1o quando o cão ainda não está treinado deve andar à guia de treino (trela comprida)
vá para um descampado ou local desejado para o treino.
leve biscoitos ou ração. atire a bola perto com uma guia grande. quando ele agarrar a bola, chame-o e diga 'junto' ou 'trás'. se ele não ligar incite-o com o biscoito. se ele trouxer a bola, diga 'dá' ou 'solta' (você é que escolhe a palavra, mas tem de ter em atenção que terá de ser sempre a mesma!) e dê-lhe o biscoito se ele largar. diga 'lindo'. ele larga a bola porque vai comer o biscoito, mas é como uma troca, ele dá a bola, você dá a guloseima. se ele não der, nas primeiras vezes pode tirar-lha da boca. ele deve tar à guia porque se quiser fugir com a bola, deve dar um puxãozinho para si. caso ele largue a bola, espere um pouco e mande novamente mas sem dar recompensa.
a educação e treino deve ser progressiva, por isso deve fazer este treino quando ele já tenha as ''bases'', como o senta, o junto, o deita, o quieto, o fica, etc
não podemos ensinar uma criança a fazer contas se não ensinarmos os numeros primeiro
por isso antes de mandar a bola o cão deve ser mandado sentar. e quando devolver a bola deve fazer o mesmo. nunca lhe dê uma recompensa sem o mandar sentar (em qualquer treino)
à medida que ele vai aprendendo (depois de fazer o exercicio bem feito inúmeras vezes), deverá reduzir nas recompensas de comida e substituí-las por festas e elogios. um cão com o treino completo já não recebe guloseima e faz o exercício correctamente.
os exercícios devem ser dados com paciência e entre brincadeiras. não deve fazer mais que 15 minutos por dia e se possível 5 minutos de cada vez. devem ser feito também no fim do passeio higiénico
