Terrário - Holbrooki

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

domingo jul 13, 2008 12:58 am

Bem, depois de muito trabalho, pesquisa e euritos gastos (ainda me falta o material de iluminação :o ) finalmente o meu primeiro terrário semi-húmido entrou na fase de teste.

Agora é deixar que a húmidade excessiva introduzida durante a 1ª fase de instalação reduza para cerca dos 70%, nomeadamente deixando secar a camada superior do substrato, e se o tapete de aquecimento instalado é o suficiente para manter os 28º máximos no lado quente com um gradiante até os 26º no lado frio, temperaturas diurnas claro está.

Por outro lado, e não menos importante para a experiência é ver se o ficus que plantei no lado frio pega e desenvolve. Neste caso tenho algumas dúvidas, visto ser a minha primeira planta num terrário, e a minha experiência anterior com plantas não ter sido muito feliz...hehehehe

Espero que dentro de 4 ou 5 dias o terrário esteja já mais estável e dê para tirar algumas conclusões. Provalmente irei ter que colocar uma lâmpada de cerâmica fraquita para dar um pouco mais de calor, em especial durante o inverno.

Vamos lá ver quanto tempo irá ela ocupar o terrário até ir para um definitivo, a construir em madeira (principio contraplacado marítimo).

Aqui ficam umas imagens do processo até ao momento.

Imagem

Agora é deixar repousar por uns dias...

Dicas, conselhos e críticas são muito bem vindas.

PS: Utilizem umas luvas.... já perdi conta ao número de vezes que já lavei as mãos e ainda estão uma desgraça!!! :evil:

Uma camada de Leca para captar o excesso de humidade no substrato.
Imagem

Imagem

Aplicação de uma rede que permite separar eficazmente a leca do substrato, impedindo este de se compactar sobre a leca, sob pena de reduzir drásticamente o seu efeito, permitindo drenar o excesso de humidade.
Imagem

Primeira camada de substrato constituido por uma mistura de fibra de coco (plantation soil da exo-terra), turfa e forest bark.
Imagem

Segunda camada de substrato...
Imagem

Criação de uma bolsa de água equivalente a metade da camada de leca, que irá servir de reservatório de humidade interna do substrato.
Imagem

Segunda fase do projecto com a introdução de emento de decoração. Tronco, pedras, toca em fibra de coco no lado frio, e Planta (uma para começar e ver no que dá....
Imagem

Imagem

Imagem
johnnyodc
Membro Veterano
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

domingo jul 13, 2008 1:13 am

parabéns,está um espectaculo...agora puderia por os custos e tal :lol:

muito fixe...boa sorte :P
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

domingo jul 13, 2008 1:34 am

Sim senhor, dá gosto ver estes projectos, força com ele e ficamos à espera de novidades..
abraço
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

domingo jul 13, 2008 10:38 am

sim sr muito fixe, qualquer dia tambem qanho coragem e posto o meu novo projecto 130x70x70 [cm] pa um Db!
Brake
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

domingo jul 13, 2008 11:00 am

Ta muito porreiro,sim senhor! Bom trabalho.

Aquela rede nao deveria ter os buracos um pouco maiores? So estou a fazer esta pergunta,porque nao vejo buracos nenhuns na rede,mas tb nao percebo nada de terrarios plantados e com varias camadas de substrato! :oops: :oops:

Cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Thorgarth
Membro Veterano

domingo jul 13, 2008 11:07 am

psylizart Escreveu:Ta muito porreiro,sim senhor! Bom trabalho.

Aquela rede nao deveria ter os buracos um pouco maiores? So estou a fazer esta pergunta,porque nao vejo buracos nenhuns na rede,mas tb nao percebo nada de terrarios plantados e com varias camadas de substrato! :oops: :oops:

Cumps
A rede que apliquei foi comprada no AKI e é própria para plantas. Se não estou em erro chama-se geotex e supostamente é utilizada para proteger as plantas de ervas daninhas, entre outros males, permitindo passar a húmidade para a terra. Tem uma malha fininha mas filtra e drena a água bem. Pelo menos terá sido desenhada com esse fim em mente. O único problema é que se vende em rolos do tamanho deste mundo e do outro..... :evil: a 14 euros o rolo!!!
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

domingo jul 13, 2008 11:11 am

Ok ,entao ja ta percebido. Realmente para quem quer so um pouco dessa rede,ta lixado... Tem que levar um rolo inteiro,pelo menos deviam vender ao metro.

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Silente
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2008 12:48 pm

domingo jul 13, 2008 11:28 am

supostamente a rede que falas serve para os substratos nao se misturarem estou certo? (se me dizem estou errado bato com a cabeca na parede xD) :lol:
<strong>Bruno Cardoso</strong>
Silente
Membro Veterano

domingo jul 13, 2008 11:30 am

ora bolas nao respondi a tempo xD
Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

domingo jul 13, 2008 11:49 am

está porreiro.

na altura que construí o meu terrário não me lembrei da leca, mas de qualqer forma o cabo térmico que pus por baixo acaba por me ir evaporando a humidade e nnca se acumulou humus ensopado, mas tou a pensar fazer uma troca com leca para o substrato.

quanto ao teu, eu gosto do terrário, acho que está porreiro, acho apenas que devias aproveitar melhor a altura, se vires bem so tens 1 ranquinho que te chega mesmo ao topo, acho que seria bom se arranjasses mais madeiras que te chegassem ao topo, ou então, e pessoalmente acho que ficaria mt bem, aproveitares o fundo que puseste para pendurar e segurar troncos horizontais ou fixos nesse fundo a várias alturas. poderias ainda aproveita-lo para colocar pequenas plantinhas e criar um fundo mais verdejante, de qualqe forma não sei de qe material será o fundo, por isso estou só a falar.. :p
ah! e tenho ma sujestão! não sei se as cobritas mascam verduras, se não, podias cobrir facilmente porções de area, ou toda a area da base do hums com musgo de java ;) ficava mt bonito
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
Thorgarth
Membro Veterano

domingo jul 13, 2008 12:38 pm

Taelife Escreveu:está porreiro.
quanto ao teu, eu gosto do terrário, acho que está porreiro, acho apenas que devias aproveitar melhor a altura, se vires bem so tens 1 ranquinho que te chega mesmo ao topo, acho que seria bom se arranjasses mais madeiras que te chegassem ao topo, ou então, e pessoalmente acho que ficaria mt bem, aproveitares o fundo que puseste para pendurar e segurar troncos horizontais ou fixos nesse fundo a várias alturas. poderias ainda aproveita-lo para colocar pequenas plantinhas e criar um fundo mais verdejante, de qualqe forma não sei de qe material será o fundo, por isso estou só a falar.. :p
ah! e tenho ma sujestão! não sei se as cobritas mascam verduras, se não, podias cobrir facilmente porções de area, ou toda a area da base do hums com musgo de java ;) ficava mt bonito
Sim Tae tenho em perspectiva colocar um pouco mais de verdura no background mas como sou um verdadeiro principiante nesta matéria não quero começar logo exagerando na quantidade. O background é em esferovite mas com umas adaptações e uns elementos extra consegue-se colocar facilmente umas plantinhas epífitas...

Em relação ao musgo eu tou só à espera de encontram musgo de java para colocar um pouco no lado frio do terrário on vai ficar o recipiente com água.... só que até agora não encontrei!!!
Silente
Membro Veterano

domingo jul 13, 2008 12:43 pm

querem um concelho??
Quando for assim de coisas de musgo de java e por aí fora plantas aquáticas e tal frequentem o aquariofilia.net que lá o musgo até o dão de borla :lol:
foker
Membro Veterano
Registado: sexta mar 14, 2008 8:37 am

domingo jul 13, 2008 3:57 pm

ta porreiro, tenho um progecto semelhante, mas é com cascata, ja comprei a bomba( das pequeninas ), o terrario, etc, mas estou com um problema . . . para utilizar a bomba, precido de arranjar um sistema para que a agua seja escoada e limpa( para n entupir a bomba ), e ficaria num reservatorio por baixo do substrato, que provavelmente iria fazer com um suporte em acrilico

o problema é q esse acrilico teria de ser furado num zona para q a agua conseguisse encher o deposito constantemente sem o risco de secar e queimar a bomba.

ja pensei em debaixo da cascata colocar um amontoado de predrinhas para que a agua n fica.se suja, e escoasse bem, mas ai surge outro problema, as pedrinhas iam cair pelos buracos do acrilico e iam para o reservatorio lol

as ideias n faltam, estou é preso nesta etapa :wink:
&nbsp;&nbsp;
Thorgarth
Membro Veterano

domingo jul 13, 2008 4:07 pm

foker Escreveu:ta porreiro, tenho um progecto semelhante, mas é com cascata, ja comprei a bomba( das pequeninas ), o terrario, etc, mas estou com um problema . . . para utilizar a bomba, precido de arranjar um sistema para que a agua seja escoada e limpa( para n entupir a bomba ), e ficaria num reservatorio por baixo do substrato, que provavelmente iria fazer com um suporte em acrilico
Aqueles que tenho visto não costumam ter muita coisa para além da bomba, mas isso faz com que a água seja mudada com alguma frequência, mas tudo dependo da quantidade de água em causa e onde iria estar.... se livre no terrario ou se dentro de um compartimento estanque. Talvez um filtro ajudasse nesse aspecto
foker
Membro Veterano
Registado: sexta mar 14, 2008 8:37 am

domingo jul 13, 2008 5:16 pm

pois tenh de pensar nisso . . :wink:
&nbsp;&nbsp;
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”