Agora é deixar que a húmidade excessiva introduzida durante a 1ª fase de instalação reduza para cerca dos 70%, nomeadamente deixando secar a camada superior do substrato, e se o tapete de aquecimento instalado é o suficiente para manter os 28º máximos no lado quente com um gradiante até os 26º no lado frio, temperaturas diurnas claro está.
Por outro lado, e não menos importante para a experiência é ver se o ficus que plantei no lado frio pega e desenvolve. Neste caso tenho algumas dúvidas, visto ser a minha primeira planta num terrário, e a minha experiência anterior com plantas não ter sido muito feliz...hehehehe
Espero que dentro de 4 ou 5 dias o terrário esteja já mais estável e dê para tirar algumas conclusões. Provalmente irei ter que colocar uma lâmpada de cerâmica fraquita para dar um pouco mais de calor, em especial durante o inverno.
Vamos lá ver quanto tempo irá ela ocupar o terrário até ir para um definitivo, a construir em madeira (principio contraplacado marítimo).
Aqui ficam umas imagens do processo até ao momento.

Agora é deixar repousar por uns dias...
Dicas, conselhos e críticas são muito bem vindas.
PS: Utilizem umas luvas.... já perdi conta ao número de vezes que já lavei as mãos e ainda estão uma desgraça!!!

Uma camada de Leca para captar o excesso de humidade no substrato.

Aplicação de uma rede que permite separar eficazmente a leca do substrato, impedindo este de se compactar sobre a leca, sob pena de reduzir drásticamente o seu efeito, permitindo drenar o excesso de humidade.

Primeira camada de substrato constituido por uma mistura de fibra de coco (plantation soil da exo-terra), turfa e forest bark.

Segunda camada de substrato...

Criação de uma bolsa de água equivalente a metade da camada de leca, que irá servir de reservatório de humidade interna do substrato.

Segunda fase do projecto com a introdução de emento de decoração. Tronco, pedras, toca em fibra de coco no lado frio, e Planta (uma para começar e ver no que dá....