Situação de negligência grave - Gato que vive numa floreira
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am
Enviaram-me o seguinte e-mail, que achei por bem divulgar:
Somos voluntárias no Projecto Animais de Rua, que assenta essencialmente na esterilização e apoio a animais sem lar e fomos alertadas para uma situação de maus tratos de um gato.
Deslocámo-nos ao local para avaliar a situação, encontramo-nos com a vizinha que nos alertou (que vive no prédio em frente) e à qual incomodavam os gritos e choro do animal. Deparámo-nos com um gato a viver na floreira da janela de um apartamento, num espaço muito reduzido, impróprio para qualquer animais, sem abrigo do sol, chuva e frio, e segundo os vizinhos, já lá se encontra há vários meses, sem nunca ter saído.
Fomos testemunhas dos meados desesperados do animal e das condições cruéis em que se encontra.
Tentamos por duas vezes abordar a dona do apartamento, uma das vezes sem sucesso, outra das vezes referiu apenas que tem o direito de manter e tratar o animal como bem o entender.
Fizemos vários telefonemas para o SEPNA do Porto, sem sucesso. Disseram que não podem actuar visto o animal se encontrar em propriedade privada. Continuamos de mãos atadas num país sem leis de protecção aos animais.
O Projecto Animais de Rua reitera desde já a sua total disponibilidade para acolher o animal como fiel depositária ou a qualquer outro título caso ele seja removido da situação ilícita e cruel em que se encontra, como espera que venha a acontecer com a máxima urgência.
Agradecemos qualquer diligência no sentido de encontrar uma solução para retirar o animal deste sofrimento em que se encontra e de uma vida sem sentido.
Localização: (perpendicular à Rua de Monte dos Burgos, depois de passar a Circunvalação)
Contactos:
Mafalda Azevedo, 91 688 7738
Zélia Reis, 91 602 1234 ([email protected])
Joana Pinho, 91 764 8966
Se quiserem a morada completa, PF enviem-me PM (não vou colocar aqui).
Já me ofereci para ajudar no que for preciso, embora não esteja a ver bem o que se possa fazer... A não ser organizar uma manifestação em frente à casa desta "pessoa" a ver se ganha vergonha.
Somos voluntárias no Projecto Animais de Rua, que assenta essencialmente na esterilização e apoio a animais sem lar e fomos alertadas para uma situação de maus tratos de um gato.
Deslocámo-nos ao local para avaliar a situação, encontramo-nos com a vizinha que nos alertou (que vive no prédio em frente) e à qual incomodavam os gritos e choro do animal. Deparámo-nos com um gato a viver na floreira da janela de um apartamento, num espaço muito reduzido, impróprio para qualquer animais, sem abrigo do sol, chuva e frio, e segundo os vizinhos, já lá se encontra há vários meses, sem nunca ter saído.
Fomos testemunhas dos meados desesperados do animal e das condições cruéis em que se encontra.
Tentamos por duas vezes abordar a dona do apartamento, uma das vezes sem sucesso, outra das vezes referiu apenas que tem o direito de manter e tratar o animal como bem o entender.
Fizemos vários telefonemas para o SEPNA do Porto, sem sucesso. Disseram que não podem actuar visto o animal se encontrar em propriedade privada. Continuamos de mãos atadas num país sem leis de protecção aos animais.
O Projecto Animais de Rua reitera desde já a sua total disponibilidade para acolher o animal como fiel depositária ou a qualquer outro título caso ele seja removido da situação ilícita e cruel em que se encontra, como espera que venha a acontecer com a máxima urgência.
Agradecemos qualquer diligência no sentido de encontrar uma solução para retirar o animal deste sofrimento em que se encontra e de uma vida sem sentido.
Localização: (perpendicular à Rua de Monte dos Burgos, depois de passar a Circunvalação)
Contactos:
Mafalda Azevedo, 91 688 7738
Zélia Reis, 91 602 1234 ([email protected])
Joana Pinho, 91 764 8966
Se quiserem a morada completa, PF enviem-me PM (não vou colocar aqui).
Já me ofereci para ajudar no que for preciso, embora não esteja a ver bem o que se possa fazer... A não ser organizar uma manifestação em frente à casa desta "pessoa" a ver se ganha vergonha.
-
- Membro
- Registado: sábado mai 31, 2008 10:12 am
que horror
. o que é que eu posso fazer por esse pobre animal?se me podessem dar umas dicas agradecia, vou tentar fazer tudo o que estiver ao meu alcance

-
- Membro Veterano
Entretanto, li num outro fórum que a desculpa que o SEPNA deu para não actuar era falsa. Se os animais estão na rua, dizem que não podem actuar porque não têm dono; se têm dono, não podem actuar porque é propriedade privada... Em que ficamos???
Passo a citar o que li:
"Isto é totalmente falso, eles n querem é fazer nada mas não só podem como têm essa obrigação, não se deixem levar pela conversa deles!
(...) A negligência, nomeadamente a omissão de cuidados essenciais para a garantia do bem-estar dos animais no próprio alojamento (considerada como abandono nos termos do Art.º 6.º-A, do DL n.º , de 17 de Outubro), é proibida e punível neste quadro de sanções.
Compete às autoridades garantir que isto não aconteça! Têm de assegurar a fiscalização e o cumprimento das normais legais de protecção aos animais! Pelo que li, esse animal está a ser mantido de uma forma que lhe é prejudicial e não está a receber os cuidados básicos para o seu bem-estar!
Em casos urgentes, peça a presença e assistência imediata da autoridade policial da área (PSP ou GNR). Se o caso for grave mas se não for necessário pedir a colaboração imediata da autoridade policial no local, opte por ligar directamente para a esquadra da Polícia Municipal (se existir na área), da PSP ou posto da GNR da área, explicando a situação e pedindo à autoridade policial que compareça no local e que proceda de acordo com o que a lei prevê para o caso específico denunciado.
Apresente *sempre* uma queixa da situação que denuncia à Polícia Municipal (PM), à PSP ou à GNR. Cabe à PM/PSP/GNR dirigir-se ao local, avaliar a situação, impedir qualquer acto de violência, negligência ou abuso de animais, desde que seja proibido por lei, identificar os autores destas infracções, levantar o auto referente a esses casos e enviá-lo para o Ministério Público, que determinará se o acto em causa será um ilícito de natureza contra-ordenacional ou criminal. Lamentavelmente, os actos de violência, negligência e abandono de animais não são tipificados como crimes (excepto se os animais tiverem proprietário, caso em que poderá haver crime de dano), mas como contra-ordenações.
Não aceitem um "não" como resposta das autoridades. A legislação em vigor responsabiliza as autoridades (PSP e GNR) pela fiscalização e aplicação das normas que estabelecem."
Não me surpreende porque realmente a experiência que tenho com o SEPNA do Porto é péssima...
Joanasirio, se calhar o melhor é falar ou enviar mail à associação Animais de Rua. Eu não tenho conhecimento directo dos avanços do caso, por isso nada melhor do que entrar em contacto com eles e perguntar o que fazer...
Passo a citar o que li:
"Isto é totalmente falso, eles n querem é fazer nada mas não só podem como têm essa obrigação, não se deixem levar pela conversa deles!
(...) A negligência, nomeadamente a omissão de cuidados essenciais para a garantia do bem-estar dos animais no próprio alojamento (considerada como abandono nos termos do Art.º 6.º-A, do DL n.º , de 17 de Outubro), é proibida e punível neste quadro de sanções.
Compete às autoridades garantir que isto não aconteça! Têm de assegurar a fiscalização e o cumprimento das normais legais de protecção aos animais! Pelo que li, esse animal está a ser mantido de uma forma que lhe é prejudicial e não está a receber os cuidados básicos para o seu bem-estar!
Em casos urgentes, peça a presença e assistência imediata da autoridade policial da área (PSP ou GNR). Se o caso for grave mas se não for necessário pedir a colaboração imediata da autoridade policial no local, opte por ligar directamente para a esquadra da Polícia Municipal (se existir na área), da PSP ou posto da GNR da área, explicando a situação e pedindo à autoridade policial que compareça no local e que proceda de acordo com o que a lei prevê para o caso específico denunciado.
Apresente *sempre* uma queixa da situação que denuncia à Polícia Municipal (PM), à PSP ou à GNR. Cabe à PM/PSP/GNR dirigir-se ao local, avaliar a situação, impedir qualquer acto de violência, negligência ou abuso de animais, desde que seja proibido por lei, identificar os autores destas infracções, levantar o auto referente a esses casos e enviá-lo para o Ministério Público, que determinará se o acto em causa será um ilícito de natureza contra-ordenacional ou criminal. Lamentavelmente, os actos de violência, negligência e abandono de animais não são tipificados como crimes (excepto se os animais tiverem proprietário, caso em que poderá haver crime de dano), mas como contra-ordenações.
Não aceitem um "não" como resposta das autoridades. A legislação em vigor responsabiliza as autoridades (PSP e GNR) pela fiscalização e aplicação das normas que estabelecem."
Não me surpreende porque realmente a experiência que tenho com o SEPNA do Porto é péssima...
Joanasirio, se calhar o melhor é falar ou enviar mail à associação Animais de Rua. Eu não tenho conhecimento directo dos avanços do caso, por isso nada melhor do que entrar em contacto com eles e perguntar o que fazer...
-
- Membro
- Registado: sábado jan 05, 2008 10:20 pm
SEIS ROSICOLLIES:
PeRIQUITOS:MANDARINS:CASAL DE GALINHAS HOUDAN: ROLAS DIAMANTE: CÁG

Numa floreira?!!!!e deve ser alto pois de contrário ele já teria saltado para fugir da pessoa que pelo que se vê precisaria de ser tratada...é muito triste...quando o juízo não é perfeito.....
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm
Atenção que o SEPNA precisa de DADOS e PROVAS para agir, não basta uma simples denúncia anónima ou via net. Tenho lido n situações em que se queixam do SEPNA mas na verdade são suspeitas, boatos, ou simples mitos urbanos.
POr meu lado sempre que alertei o SEPNA tomei cuidado de ter provas e assumir a denúncia e até hoje não me falharam. Admito que possam errar, mas falar de maneira que dá a entender eles não se ralarem nem fazer nada, não é correcto.
POr meu lado sempre que alertei o SEPNA tomei cuidado de ter provas e assumir a denúncia e até hoje não me falharam. Admito que possam errar, mas falar de maneira que dá a entender eles não se ralarem nem fazer nada, não é correcto.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
-
- Membro Veterano
Falei directamente com as pessoas que denunciaram o caso. Tornaram-no público porque o SEPNA nada faz! Estamos a falar da Animais de Rua, penso que saberão como fazer uma denúncia em condições.
Dizem que têm insistido mas não têm tido resultados. Eu própria já tive péssimas experiências com o SEPNA, por isso acredito no que me estão a dizer.
A justificação que dão para não agir não é não terem dados suficientes, mas sim o facto de o animal estar em propriedade privada. Isto diz tudo!
Dizem que têm insistido mas não têm tido resultados. Eu própria já tive péssimas experiências com o SEPNA, por isso acredito no que me estão a dizer.
A justificação que dão para não agir não é não terem dados suficientes, mas sim o facto de o animal estar em propriedade privada. Isto diz tudo!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 24, 2008 6:16 pm
Vi fotos deste caso noutro fórum.. se é verdade que o menino não entra em casa é mesmo vergonhoso.. está confinada a um espaço que nem um metro quadrado tem
alguém tem de fazer algo.. a SEPNA devia actuar mesmo.. mas se calhar é mesmo isso.. ainda não realizaram nenhuma queixa formal.. e ele é tão lindo assim aquele cinzentinho azulado..
não merecia isto.. se este caso fosse perto até eu ia lá perguntar a Sra se aquilo são condições para se ter um animal.. que se faça algo e rápido por mais aquele menino.. é o que desejo.

-
- Membro Veterano
Eu vi fotos do gato noutro fórum e não vejo nenhuma floreira, vejo um gato SOLTO empoleirado num parapeito de uma varanda. Se é verdade que é um risco um gato num parapeito, também é verdade da imagem mental que nos foi passada de um gato preso numa espécie de vaso...e ademais pela foto, o gato está gordinho e o pêlo bem tratado...isso deixou-me admirado...nadea Escreveu:Vi fotos deste caso noutro fórum.. se é verdade que o menino não entra em casa é mesmo vergonhoso.. está confinada a um espaço que nem um metro quadrado temalguém tem de fazer algo.. a SEPNA devia actuar mesmo.. mas se calhar é mesmo isso.. ainda não realizaram nenhuma queixa formal.. e ele é tão lindo assim aquele cinzentinho azulado..
não merecia isto.. se este caso fosse perto até eu ia lá perguntar a Sra se aquilo são condições para se ter um animal.. que se faça algo e rápido por mais aquele menino.. é o que desejo.

Não haverá exagero ?

Espero que a haver um caso, se resolva.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 24, 2008 6:16 pm
Eu compreendo o que escreveu TheGreatDane, e o gato também não me pareceu maltrarado de todo.. parece me até bem gordinho e com o pêlo bonito.. mas também não moro na rua onde vive o gatinho, e só os vizinhos poderão dizer se o mesmo passa os dias todos inteiros confinado à tal floreira ou não.. também pensei quando disseram floreira que fosse um vaso, e já compreendi que é uma pequena pequena varandita.. de qualquer modo a ser verdade tudo o que relatam uma varanda, e desse tamanho não é local para animal nenhum ficar confinado.. "só quem está dentro do convento é que sabe o que vai lá dentro..".. esperemos que a ser verdade, tudo se resolva para o bem do animal.. se não o for.. então que se esclareça tudo de uma vez..
-
- Membro Veterano
Pois é, mas veja que se não era verdadeira a parte da floreira e dos maus tratos, começo a duvidar de que o gato lá esteja..até porque um animal que esteja horas sem fim num espaço pequeno não tem bom aspecto nem pelagem brilhante.
nadea Escreveu:Eu compreendo o que escreveu TheGreatDane, e o gato também não me pareceu maltrarado de todo.. parece me até bem gordinho e com o pêlo bonito.. mas também não moro na rua onde vive o gatinho, e só os vizinhos poderão dizer se o mesmo passa os dias todos inteiros confinado à tal floreira ou não.. também pensei quando disseram floreira que fosse um vaso, e já compreendi que é uma pequena pequena varandita.. de qualquer modo a ser verdade tudo o que relatam uma varanda, e desse tamanho não é local para animal nenhum ficar confinado.. "só quem está dentro do convento é que sabe o que vai lá dentro..".. esperemos que a ser verdade, tudo se resolva para o bem do animal.. se não o for.. então que se esclareça tudo de uma vez..
Não sei como é nessa zona mas, aqui onde moro, há em frente a algumas janelas um espaço de talvez 50 cmX1 metro, quase á face da janela, que serve para pôr vasos e talvez um estendal.
Á distância a que a foto foi tirada e especialmente tendo sido feita de noite, não sei como será possivel verificar se o gato está mal ou bem tratado.
Vejo uns olhos e um animal sentado num espaço exiguo.
Á distância a que a foto foi tirada e especialmente tendo sido feita de noite, não sei como será possivel verificar se o gato está mal ou bem tratado.
Vejo uns olhos e um animal sentado num espaço exiguo.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Eu até acharia que eram fotos diferentes mas eis o link que me enviaram ( parece que já há mais que um email a correr por aí) do tópico aberto no felinus pela lagutrop...
http://www.felinus.org/forum/viewtopic. ... c&start=15
Além de serem duas fotos, dá para ver que não é 1 metro por 50 cm,( essa comparação de uma foto com a floreira dos seus vizinhos é curiosa
) é uma varanda normal, da qual ainda por cima só se vê parte. O gato está em duas fotos e parece gordo, pêlo bem tratado e não está preso. Pode estar em cima de um parapeito, de uma cadeira, ninguém sabe. Uma vizinha minha em Lisboa tinha dois gatos que adoravam ir para cima de um banco olhar para a rua e tinham acesso à casa pois ela deixava uns 30 cm da persiana aberta...pode ser isso.
Quando eu estava na faculdade vivia numa casa pombalina com dois cães. Que tinham a casa toda para eles, mas que adoravam estar na varanda todo o dia a ver as pessoas passar e se lhes fechasse a persiana ainda ma arrebentavam toda. Estou a ver que pelo andar da carruagem ainda eram capazes de dizer que os meus cães numa casa de 300m2 eram maltratados por adorarem estar à varanda.
Os gatos da minha avó adoram estar na janela a olhar para fora...serão maltratados ?
Li ainda nesse tópico que há gente que pela morada que foi inicialmente colocada andou a tentar telefonar para a dita casa sem saber nada de nada:Há gente doida...
Não julguem as coisas sobre as quais nada sabem.Vamos com calma.
http://www.felinus.org/forum/viewtopic. ... c&start=15
Além de serem duas fotos, dá para ver que não é 1 metro por 50 cm,( essa comparação de uma foto com a floreira dos seus vizinhos é curiosa

Quando eu estava na faculdade vivia numa casa pombalina com dois cães. Que tinham a casa toda para eles, mas que adoravam estar na varanda todo o dia a ver as pessoas passar e se lhes fechasse a persiana ainda ma arrebentavam toda. Estou a ver que pelo andar da carruagem ainda eram capazes de dizer que os meus cães numa casa de 300m2 eram maltratados por adorarem estar à varanda.
Os gatos da minha avó adoram estar na janela a olhar para fora...serão maltratados ?
Li ainda nesse tópico que há gente que pela morada que foi inicialmente colocada andou a tentar telefonar para a dita casa sem saber nada de nada:Há gente doida...

Não julguem as coisas sobre as quais nada sabem.Vamos com calma.
-
- Membro Veterano
Ah...e nunca vi floreiras com estendais de roupa de chão colocados nela ..deve ser uma floreira e pêras.