UVB vs Vidros
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm
Boas
Bem é assim, eu estava a ver tv, estava a ver uma reportagem que me deixou um pouco intrigado, o caso era o seguinte, existe uma rapariga que nao pode apanhar sol, e para tal as janelas (os vidros das janelas) dela tinham uma pelicula que nao permitia a entrada dos UVB, agora deixo aqui as minhas questões!
-Os UVB não passam mesmo pelo vidro?
-Se os UVB nao passam pelo vidro, visto a lampada ser de vidro, como e que os UVB saiem da mesma?
Peço desculpa se estou a fazer alguma pergunta parva, mas é que estou mesmo a toa!
Abraço e espero que me ajudem a entender!
Bem é assim, eu estava a ver tv, estava a ver uma reportagem que me deixou um pouco intrigado, o caso era o seguinte, existe uma rapariga que nao pode apanhar sol, e para tal as janelas (os vidros das janelas) dela tinham uma pelicula que nao permitia a entrada dos UVB, agora deixo aqui as minhas questões!
-Os UVB não passam mesmo pelo vidro?
-Se os UVB nao passam pelo vidro, visto a lampada ser de vidro, como e que os UVB saiem da mesma?
Peço desculpa se estou a fazer alguma pergunta parva, mas é que estou mesmo a toa!
Abraço e espero que me ajudem a entender!
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
<p></p>
sempre me disseram que os vidros filtram os uvs também ja vi uma reportagem acerca disso ..inclusive há um filme sobre esse tema eu acho que tem a ver tambem com a claridade...mas aguarda alguem mais experiente te dira...
Tens a certeza que eram os rais UVB que a rapariga não podia apanhar? Não te esqueças que a radiação solar é constituida por vários tipos de ondas, os UV, os IV, os visiveis, por ai fora.. Ve lá se não confundiste.
É que mesmo dentro dos UV, temos diferentes comprimentos de onda e consequentemente diferentes danos causados pelos raios. Uma onda de comprimento de onda muit pequeno será mais energética e consequentemente ultrapassará mais facilmente superficies como o vidro, enquanto que uma onda de maior comprimento de onda terá mais dificuldades em ultrapassar os vidros pois é menos energética.
Para teres uma ideia, a radiação ultravioleta vai de comprimentos de onda da ordem dos 400 nm a 1 nm (pode parecer muito pouco, mas em termos energéticos faz bastante diferença uma onda de 400nm para uma onda de 1nm). Agora se passa de facto os vidros ou não, é algo que me ultrapassa, mas sempre ouvi dizer que UVA e UVB não ultrapassam os vidros. Mas não nos podemos esquecer que existem ainda os UVC.
Espero ter conseguido explicar bem a minha ideia.
Abraço
Ps: quanto à lampada não te sei explicar, é uma duvida pertinente, sei que se baseia na excitação de atomos de um gás qualquer dentro das lampadas que ao desexcitarem emitem radiação ultravioleta, agora como passam pelos vidros?? foi algo que nunca me questionei :S
É que mesmo dentro dos UV, temos diferentes comprimentos de onda e consequentemente diferentes danos causados pelos raios. Uma onda de comprimento de onda muit pequeno será mais energética e consequentemente ultrapassará mais facilmente superficies como o vidro, enquanto que uma onda de maior comprimento de onda terá mais dificuldades em ultrapassar os vidros pois é menos energética.
Para teres uma ideia, a radiação ultravioleta vai de comprimentos de onda da ordem dos 400 nm a 1 nm (pode parecer muito pouco, mas em termos energéticos faz bastante diferença uma onda de 400nm para uma onda de 1nm). Agora se passa de facto os vidros ou não, é algo que me ultrapassa, mas sempre ouvi dizer que UVA e UVB não ultrapassam os vidros. Mas não nos podemos esquecer que existem ainda os UVC.
Espero ter conseguido explicar bem a minha ideia.
Abraço
Ps: quanto à lampada não te sei explicar, é uma duvida pertinente, sei que se baseia na excitação de atomos de um gás qualquer dentro das lampadas que ao desexcitarem emitem radiação ultravioleta, agora como passam pelos vidros?? foi algo que nunca me questionei :S
Última edição por PedroM10 em domingo jul 13, 2008 8:29 pm, editado 1 vez no total.
0.2 Eublepharis macularius (Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
boas
também ja vi um documentario,que dizia que os vidros filravam os uv´s,mas nao os filtra totalmente,ou seja so diminui a "força" com que eles entram...é sempre um bom tema a debater
também ja vi um documentario,que dizia que os vidros filravam os uv´s,mas nao os filtra totalmente,ou seja so diminui a "força" com que eles entram...é sempre um bom tema a debater

<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
Podde é ocorrer isso mesmo, aqui para os nossos répteis queremos o máximo proveito dos UVA/B, se tiver um vidro à frente acredito que não filtre todos os UV's, mas que filtre grande parte..johnnyodc Escreveu:boas
0.2 Eublepharis macularius (Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
a uns tempos perguntaram me a diferença entre uva e uvb a nivel dos repteis qual a mais importante explicação que nao soube dar eu sei que é preciso a lampadazita mas já agora gostava de perceber melhor uva e uvb em relação aos repteis...
-
- Membro Veterano
Furanita estamos cá e para aprender
Mas a minha duvida principal é a seguinte, se os UVB nao passam pelo vidro, como e que saiem da lampada, têm de atravessar o vidro da lampada? Certo
Este tema é confuso, mas queria mesmo perceber!
Abraços

Mas a minha duvida principal é a seguinte, se os UVB nao passam pelo vidro, como e que saiem da lampada, têm de atravessar o vidro da lampada? Certo
Este tema é confuso, mas queria mesmo perceber!
Abraços
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
<p></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
- Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...
Que bela pergunta... Vais meter o pessoal todo da arca a pensar
Acho que o melhor é ligar po fabricante pa ele explicar... Mas que é um duvida inteligente e intrigante lá isso é...

Acho que o melhor é ligar po fabricante pa ele explicar... Mas que é um duvida inteligente e intrigante lá isso é...
-
- Membro Veterano
Só não sei se alguem sabe explicarC3DR1C Escreveu:Que bela pergunta... Vais meter o pessoal todo da arca a pensar![]()
![]()

Abraços
<p></p>
<p></p>
ora vejamos vou lançar uma logica..o vidro dessas lampadas e tipo uma ceramica muito fininha certo???se as lampadas tem de ser trocadas de 6 em 6 meses porque deixam de emitir uvs talvez esse "vidro nao filtre"mas a grossura de um vidro de janela por exemplo ja é mais grosso...talvez realmente filtre os uvs...agora para gerar mais confusao se a lampada nao funde...pk deixa de emitir uvs? 

Para quem percebe inglês:
http://www.uvguide.co.uk/uvinnature.htm
Basicamente os vidros das lâmpadas são especialmente feito para não filtrarem UVB's.
Este site tb tem muito mais informação disponível.
http://www.uvguide.co.uk/uvinnature.htm
Basicamente os vidros das lâmpadas são especialmente feito para não filtrarem UVB's.
Este site tb tem muito mais informação disponível.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
penso que tal se deva ao facto de os atomos dos gases do interior em excitação continuarem a libertar energia (luz) pela reacção, mas como sabemos a luz como nos a vemos pode conter muitos tipo de radiação que não vemos, o que pode ser o caso, a reacção continua a libertar energia, mas já não reage a níveis Ultra violeta tipo Bfuranita Escreveu:ora vejamos vou lançar uma logica..o vidro dessas lampadas e tipo uma ceramica muito fininha certo???se as lampadas tem de ser trocadas de 6 em 6 meses porque deixam de emitir uvs talvez esse "vidro nao filtre"mas a grossura de um vidro de janela por exemplo ja é mais grosso...talvez realmente filtre os uvs...agora para gerar mais confusao se a lampada nao funde...pk deixa de emitir uvs?
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus