os retrievers.
ele é lavradores, ele é dourados, mas o que interessa é serem 'retrivieres' (whatever that means....

é mesmo uma moda, não só pelos registos de lopes da silva, como pelas ruas. e o melhor é que o mercado avança! é só ver as plaquinhas home made de madeira que dizem ''lavradores puros, bom preço 967xxxyyy'' por todo o lado inclusive, com muuuita lata, à porta de canis de associações.
é que nem se dão ao trabalho de conhecer a raça ou outros retrievers. aliás, espanta-me alguém querer um cão destes sem saber o que significa o termo 'retriever' e depois espantam-se se o bobi se atirar para dentro de uma fonte atrás de um pombo. ah, mas este são daqueles que não mordem (dentes de borracha) são os cães dos ceguinhos... o cão perfeito...! nem precisa de trela.
mesmo depois de milhentos casos, ainda põem o scottex no apartamento e depois dizem que come paredes...
a mim ninguém me tira a preferencia por um chesapeake bay ou a beleza do pelo de um flat coated...
os cães de bolso.
agora é o yorkshire. quanto mais minimini melhor. é o super miniatura toy é que tá a dar. até pode ser branco ou castanho às bolinhas.... é um yorkshire terrier! com lacinho ou sem lacinho... é bom pó negócio porque todos querem. a mulher quer e quer, para levar ao shopping na mala a condizer com os sapatos, o marido é que se lixa, que tem de o vir passear a noite, porque tanto colo não deu para aliviar convenientemente, de chinela no canteiro, bem escondido para que não vejam a figurinha (enquanto o vizinho é puxado pelo seu lavrador amarelo muito bem educado e acena de fugida)
outras raças pequenas também estão a reavivar, tal como o pequinois. não é preciso ter focinho para dentro, até pode ser albino, pode ter as patas tortas, mas é o meu pequinois! e não precisa de acaime no metro, sr revisor. mas veja lá aquele cão grande, esse é capaz de morder....
os caniches são intemporais, mas perderam terreno para os yorkies
os chiuhuahuas já não se vêem tanto, a britney já passou de moda também...
os 'buéda maus'!
ah, os pitbulus, os ratovailers, os staf american bull.... tudo cão buéda mau!!! o sócio amigo do meu primo arranja ninhadas, eu compro uma cadela para depois ter todos os que eu quiser! vou ter status, com sorte ainda apareço na tvi a bater no cão. sim, porque é assim que se educa. duas chapadas, e quando ele tiver força para se virar, vai para o canil e o sócio arranja outro...
and so on....
já repararam nestas tendências?
há 10 anos, ninguém conhecia um pitbull. mas se passava um doberman, até mudavam de rua, afinal eram os cães do hitler feitos em laboratório e eram programados para chegarem a uma idade e vingarem-se da espécie humana! os boxers também era daqueles que matavam crianças, nem que fosse afogados em baba.
labradores? o pessoal queria era huskys. os olhos azuis ah... deliravam a vizinhança com o 'cão dos trenós'. só que depois pensavam que não era preciso educar e lá foram eles pela primeira porta aberta.... e o pastor alemão, o cão 'faz-tudo'! já não eram vistos como cão nazi, mas como o cão bom cidadão.
para o colo eram os pinchers. de orelha espetadita, lá iam eles, talvez no chão, porque aí os cães ainda tinham pesos saudáveis de 3 kgs para cima. e claro, sempre o 'ondinhas' dos caniches, de todas as cores e tamanhos.
cada época tem uma moda para tudo. aqui decidi falar nas modas dos cães. é, pelo menos, a perspectiva do meu lado de visão.
decerto muitos por aqui têm mais anos de experiência com cães do que eu. podem aqui partilhar mais raças se se lembrarem de alguma.
contem casos e dêem a vossa opinião. têm reparado no mesmo?
isto é uma perspectiva muito geral de pessoas não ligadas à canicultura.
infelizmente, cada vez que se instala uma moda, são os cães e principalmente as raças que saem prejudicadas. com a pica de se vender, porque há mercado de procura, não se respeita estalões, desde que para um leigo de peito inchado pareça a raça x, e mais grave não se respeitam os cães. é um ciclo.