Care Sheet Lamprophis Fuliginosus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

terça jul 15, 2008 8:26 pm

Bem, comecei a interessar-me por estas cobras à relativamente pouco tempo, mas posso dizer que as acho fascinantes. Um dia destes aventuro-me :D :D

Localização geográfica

São cobras encontradas, tal como o nome comum sugere, em África, em praticamente todo o território abaixo do deserto do Saara e excluido a ilha de Madagascar

Fisionomia

São serpentes de pequeno porte, os machos raramente ultrapassam os 80/90cm e as fêmeas, um pouco maiores, podem chegar aos 120cm.
Os tons variam entre cores escuras, como castanho, preto, sendo que começam agora a aparecer cores resultantes de mutações (as chamadas fases). Tem a particularidade de apresentar os olhos em fenda, o que as torna unicas entre colubrídeos. Atingem a maturidade sexual muito cedo comparativamente a outras espécies, ao fim de um ano, e os macho com cerca de 200gramas e fêmeas até 500 gramas, estão prontos para cruzar.

Temperamento

São relativamente calmas, quando acostumadas ao manuseamento: Se tiver a pensar adquirir um exemplar bébe, tome cuidado com o isolamento do terrário, pois são peritas em fugas. Para além disso, como são os columbrideos com os dentes maiores, uma mordedura pode tornar-se bem dolorosa, no entanto não são venesosas.

Terrário

Enquanto crias podem e devem ficar num pequeno terrário ou faunário, com temperaturas diurnas na zona quente de 30/32º, nocturnas à volta dos 25/26º na zona quente, um recipiente com água suficiente para que a cobra possa refrescar-se, se for caso disso, e pelo menos um esconderijo. O sustrato deverá ser papel de cozinha. Quando adultas, deve-se colocar num terrário com 70cm de comprimento, 35cm de largura e 35cm de altura, providenciando-se as mesmas temperaturas e com um esconderijo na parte fria, um na zona quente, e novamente um recipiente com água. Se possivel alguma vegetação artificial, para que a cobra se sinta segura para sair dos refugios. O substrato poderá ser Forest bark, ou algo semelhante, contudo toda a alimentação da cobra deve ser feita fora do terrário.
Não é necessária lampada de radiação UVA-B, mas é necessária uma lâmpada para simular ciclo dia/noite caso o terrário/faunário não apanhe luz solar indirecta (num quarto com janelas, ou assim).

Alimentação

Enquanto pequenas, deve ser dado um pinki de 4 em 4 dias ou 5 em 5 dias, e consoante vão crescendo deve-se aumentar o tamanho do rato, até que se dá um rato adulto quando são adultas de 7 em 7 dias.
Por vezes são dificeis de manter pois são assustadiças e rejeitam o alimento. É necessário em algumas situações, alimentar as cobras num local escuro, que não tenha visibilidade para o exterior, como uma caixa, onde só está a cobra e o rato, se possivel com um pequeno furo na cabeça para libertar mais odor e assim a cobra se interessar por ele mais facilmente.

Fotos

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Kitten e TMsurfer, gostaria que complementassem e corrigissem com a vossa experiência pessoal na espécie.[/img]

Ps: Modificiad após sugestão do TMsurfer :wink: :wink:
Última edição por PedroM10 em quarta jul 16, 2008 9:01 am, editado 1 vez no total.
0.2 Eublepharis macularius  (Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
Silente
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2008 12:48 pm

terça jul 15, 2008 9:00 pm

Parabens pedro :D
Muito bom
<strong>Bruno Cardoso</strong>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça jul 15, 2008 10:21 pm

A minha experiência é curta ainda com elas, mas segundo dizem os livros o que tu escreveste está correcto. :wink:
Uma coisa te posso desde já dizer, têm porras para fugir :D
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quarta jul 16, 2008 12:01 am

2 coisas que deverias acrescentar:

São os colubrideos com os dentes mais longos, logo... uma dentada destas meninas doi e não é pouco.

São cobras de dificil manutenção devido a tendência a rejeitarem alimento, pois são bastante "medricas" e muita das vezes tens de fechá-las numa caixita toda escura onde nao veja movimentos para aceitar o alimento.
Última edição por TMSurfer em quarta jul 16, 2008 6:50 am, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
foker
Membro Veterano
Registado: sexta mar 14, 2008 8:37 am

quarta jul 16, 2008 1:43 am

:wink:
foker
Membro Veterano
Registado: sexta mar 14, 2008 8:37 am

quarta jul 16, 2008 1:45 am

:wink:
C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

quarta jul 16, 2008 8:30 am

Parabens PedroM10

Inamoviveis....
JCNeto
Membro
Registado: quinta mar 02, 2006 6:31 pm

quarta jul 16, 2008 10:41 pm

Boas.

Sim é verdade... Elas por vezes são um pouco "manhosas"para aceitar o alimento.
Isto porque na natureza não comem só ratos... Comem muitos repteis também.

ps: A ultima foto é linda..... :lol:

Cumps,
José Neto
<p>msn <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p><p>mail: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a> </p><p><a href="http://www.guttatatuga.eu">www.guttatatuga.eu</a></p>
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

quinta jul 17, 2008 9:21 am

JCNeto Escreveu:Boas.

Sim é verdade... Elas por vezes são um pouco "manhosas"para aceitar o alimento.
Isto porque na natureza não comem só ratos... Comem muitos repteis também.

ps: A ultima foto é linda..... :lol:

Cumps,
José Neto
espero que não leves a mal por ter colocado uma foto do teu site :wink:
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
JCNeto
Membro
Registado: quinta mar 02, 2006 6:31 pm

quinta jul 17, 2008 10:42 am

Boas.

Não, claro que não levo a mal.

Cumps,
José Neto.
<p>msn <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p><p>mail: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a> </p><p><a href="http://www.guttatatuga.eu">www.guttatatuga.eu</a></p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”