Sim eu percebo que eles escolham um lider, mas com que critérios? todos nós lhe damos carinho e comida e passeios...
Não sei se interessa mas o meu cão era o primeiro da ninhada , o chamado Alfa (?).
Como é que o cão escolhe a pessoa a quem dá mais atenção?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 23, 2008 7:36 pm
<p><strong>Joana</strong></p>
Como a minha mãe costuma dizer os cães substituem as sombras dos donos.SiameseMaria Escreveu: No entanto dormem sempre do meu lado da cama, para onde quer que me desloque dentro de casa tenho-os sempre colados a mim, de manhã, basta mexer-me que lá estão eles sentados a olhar para mim...
Acho que sou por eles considerado como "O Dono"...
Como já disseram, na cabeça deles há um líder e depois há os outros. Por exemplo fui passar o fds ao Douro a casa de um familiar e levei o meu cão que só está habituado a nadar em praia e rio. Nunca tinha visto uma piscina à frente. Entrou a primeira vez, mas como não tinha maneira de subir a não ser por um lado não voltou a entrar (ficou com medo de não conseguir sair da água)...Seguramente estavam lá todas as pessoas com quem ele convive diariamente a darem ordem para ir buscar uma bola; não obedeceu, fui lá eu e dei a ordem...ainda "ganiu" com medo de não ter pé para sair, mas entrou. E porque é que entrou, porque sendo o suposto líder confia naquilo que o mando fazer, mesmo que para ele parece algo perigoso. E só não aprendeu a mergulhar, porque eu não entrei na piscina...aí saltava logo atrás de mim

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
- Contacto:
Mais importante do que "a quem dá mais atenção" é "na hora da verdade a quem é que obedece"
Se assim não fosse, os treinadores caninos apenas conseguiriam treinar os seus próprios cães.
Temos que ser nós a "pensar" como eles, e não ao contrário.
Eles respeitarão sempre o "chefe" e é bom que sejamos nós

Se assim não fosse, os treinadores caninos apenas conseguiriam treinar os seus próprios cães.
Temos que ser nós a "pensar" como eles, e não ao contrário.
Eles respeitarão sempre o "chefe" e é bom que sejamos nós

<p>Cumprimentos, </p>
Eu lencei esta pergunta porque a minha cadela parece que quer mudar de dono 
Ela foi deixada à minha porta em pequena e como já com 2 ou 3 meses tinha um comportamento que fazia lembrar um pouco um animal selvagem, eu tentei não lhe "quebrar o espirito" e arrisquei criá-la de forma a que me visse um pouco mais como igual em vez de como dono.
Entretanto vim passar uns meses a casa dos meus pais e ela afeiçoou-se imediatamente à minha mãe, que é a pessoa mais "bruta" com ela.
Gostaria também de saber as vossas experiências no que se refere aos factores que afectam a decisão dos cães e das cadelas na escolha do dono.

Ela foi deixada à minha porta em pequena e como já com 2 ou 3 meses tinha um comportamento que fazia lembrar um pouco um animal selvagem, eu tentei não lhe "quebrar o espirito" e arrisquei criá-la de forma a que me visse um pouco mais como igual em vez de como dono.
Entretanto vim passar uns meses a casa dos meus pais e ela afeiçoou-se imediatamente à minha mãe, que é a pessoa mais "bruta" com ela.
Gostaria também de saber as vossas experiências no que se refere aos factores que afectam a decisão dos cães e das cadelas na escolha do dono.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
O que aconteceu com a sua cadela foi precisamente o que ela precisava; um pulso forte que a dominasse que foi o que acabou por acontecer; caso da sua mãe
...!
Leo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: terça set 23, 2003 3:33 pm
O Sllash também escolheu o meu marido como o "chefe" apesar de, antes de mudarmos de casa, ele só o ver ao fds, e apesar de ser comigo que faz os maiores passeios, sou eu que, na maioria das vezes, lhe dou de comer.... Ele escolheu o meu marido, talvez por ser ele que lhe ralha mais a sério, que o põe de castigo qd é preciso, mas que brinca tb muito com ele. O respeito e adoração que tem pelo meu marido são impressionantes...
Leonilde: essa não é um opinião mais política do que zoológica? 
Estou a brincar, mas gostaria de acrescentar o seguinte: a cadela parece mais "despersonalizada", menos senhora do seu nariz. Perdeu pelo menos em grande parte o aspecto que mais me cativou desde que a deixaram à minha porta.
Se nós muitas vezes fazemos escolhas que estão longe de ser o melhor para nós, cá me parece que os animais também não estão imunes a este tipo de situação.

Estou a brincar, mas gostaria de acrescentar o seguinte: a cadela parece mais "despersonalizada", menos senhora do seu nariz. Perdeu pelo menos em grande parte o aspecto que mais me cativou desde que a deixaram à minha porta.
Se nós muitas vezes fazemos escolhas que estão longe de ser o melhor para nós, cá me parece que os animais também não estão imunes a este tipo de situação.
-
- Membro Veterano
Mas "atão" claro que éareisdeus Escreveu:Leonilde: essa não é um opinião mais política do que zoológica?

Agora, sériamente, a cadela precisava sentir-se dominada e foi o que a cativou no pulso que a sua mãe demonstrou ter

Depende de cada ser... uns precisam sentir-se dominados e outros precisam sentir-se dominantes

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Claro que não e logo a partir da domesticaçãoareisdeus Escreveu:

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>