Dúvidas sobre a gripe dos gatos
Moderador: mcerqueira
Boas, estive a ler uns artigos sobre a gripe dos gatos, mas ainda tenho algumas dúvidas. É verdade que a gripe dos gatos é hereditária e nesse caso passa obrigatoriamente a toda a ninhada ou pode haver excepções?Esta pode ser transmitida apenas pelo espirro e contacto com outros gatos?Pergunto tudo isto porque às vezes aparecem na minha rua gatos e até gatas grávidas, que com pena alimento e no caso das gatas, até dou abrigo e faço por dar os gatinhos (na altura certa), mas penso que é importante estar informada para no caso de algum dia aparecer um com os sintomas.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)
Olá Angel
A gripe dos gatos ou Coriza, é uma doença do aparelho respiratório.
Pode ser transmitida por contacto directo, através de secreções nasais, saliva e oculares. Ou indirectamente através de espirros e tosse. Acho que também pode ser tranmitida através de recipientes, mantas e outros objectos.
Normalmente ocorre em ambientes de sobrepopulação, colónias de gatos e gatis, embora também possa ocorrer em casa, basta estar expostos ao vírus.
O corrimento ocular, nasal, espirros, febre e perda de apetite, são alguns dos sintomas que um gatinho infectado pode apresentar.
Há tratamento e se esta for detectada numa fase inicial o tratamento até é relativamente rápido. Mas se não for tratada, pode provocar cegueira e até à morte.
Os gatinhos jovens são os mais afectados, talvez porque tenham um sistema imunitário frágil. A vacinação é uma forma de prevenir.
A gripe dos gatos ou Coriza, é uma doença do aparelho respiratório.
Pode ser transmitida por contacto directo, através de secreções nasais, saliva e oculares. Ou indirectamente através de espirros e tosse. Acho que também pode ser tranmitida através de recipientes, mantas e outros objectos.
Normalmente ocorre em ambientes de sobrepopulação, colónias de gatos e gatis, embora também possa ocorrer em casa, basta estar expostos ao vírus.
O corrimento ocular, nasal, espirros, febre e perda de apetite, são alguns dos sintomas que um gatinho infectado pode apresentar.
Há tratamento e se esta for detectada numa fase inicial o tratamento até é relativamente rápido. Mas se não for tratada, pode provocar cegueira e até à morte.
Os gatinhos jovens são os mais afectados, talvez porque tenham um sistema imunitário frágil. A vacinação é uma forma de prevenir.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)
Quanto à vacinação, não estou certa se esta previne totalmente. Acho que ajuda apenas a fortalecer o sistema imunitário. Caso um gato vacinado apanhe o vírus, tem mais capacidade de defesas e de combater o vírus.
Vou aguardar que alguém mais experiente saiba explicar isto melhor.

Vou aguardar que alguém mais experiente saiba explicar isto melhor.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Muito bem, Twiguy
e não, nenhuma vacina previne na totalidade mas minimiza o efeito da doença caso ela tenha que surgir
Leo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

É! Só mesmo dentro da mesma espécie

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>