Xixi no sitio errado!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

zukaine
Membro Júnior
Registado: quarta jun 04, 2008 9:39 am

sexta jun 20, 2008 1:01 pm

Ola. Tenho uma pequenina la em casa, e outra mais velhita com 4 meses. Elas estao se a entender devagarinho e andam sempre atras uma da outra, mas mantenho comeres e wc separados.

Pois bem, á uns dias atras encontrei uma poça de agua ao pé do WC da maior, mas nao liguei, nem me cheirou mal. Nao é que ontem eu tava a olhar pra pequenina, ela apronta-se e 'zás', faz o seu xixi mesmo ao pe da porta do WC da outra. Eu nao tive mais que pensar, zaguei me com ela, fiz muito barulho para ela se assustar e pensar que tinha feito algo errado, e tirei-a de lá. Limpei o sitio que nem cheirava tao mal quanto eu esperava (nao sei se é por ser pequena) e lá ficou.

Agora gostava de perceber porque é que isto aconteceu. Sei que a pequenina nao consegue ainda entrar no wc, nao passa a porta (é normal, tive que ensinar a outra, por isso nao me espanta). Mas fiquei pasma com aquilo.

Será que ela sabe que é ali que se fazem as necessidades e entao como nao entra, faz ali mesmo? É que nem é a wc dela, e ela nunca fez nada no chao, bem... uma vez fez em cima da tampa do wc dela porque era de cartao e ao saltar para cima dela fechou a entrada, ela tadinha la se desenrascou, mas nem assim fez fora. e claro que nem me zanguei, os bixos sao muito espertos, e ela teve a atitude correcta. Isto agora... :o

Digam la o que pensam, para eu resolver isto. Andam por enquanto afastadas e cada uma no seu canto, mas quando as junto se for para haver estes descuidos tenho que saber como agir.

Obrigada.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta jun 20, 2008 1:35 pm

A maiorizinha consegue fazer no WC da mais pequena?

Se consegue passe só para um até a outra conseguir entrar no maior.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jun 20, 2008 2:07 pm

Crias de tenra idade a irem a W.C.'s fechados, é complicado... :wink:

Repare que se fizerem fora por "ansiedade" pelo receio da porta do w.c., andam a retardar o acto de urinar e só nas últimas o fazem mas no chão, o que lhes pode trazer problemas urinários...pelo acumular de sedimentos...que se vão agregando uns nos outros...e lá vêm os problemas de saúde... e até a hipótese de enraizar o mau hábito...!

Sendo tão pequenitas, eu colocaria caixas sem as portas....! Mais tarde, já mais crescidinhas e já mais ambientadas à caixa... então faria o treino...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
zukaine
Membro Júnior

sexta jun 20, 2008 4:33 pm

Ola. Em resposta á primeira situaçao: a mais velha nao faz ainda no wc da pequenina, mas anda ali sempre a inspeccionar, se calar quando se sentir a vontade e fizer, passo tudo para o mesmo.

Apesar de o mais certo é comprar um para cada um e depois elas que façam como quizerem pois um axo um ser pouco, e o que ja lá tenho nao ser muito grande.

Em relaçao á segunda questao. pois a pequenina tem o seu wc mais pequenino, todo aberto e sem portas, pois o tecto tive que o tirar ja que ela sentou se me cima dele, como referi no testamento :roll:
A outra residente, ja tinha o seu wc 'decente', daquelas caixinhas de plasticos fechadas e com portinha de entrar, mas desde cedo aprendeu a utilizar, nao fosse um dia inteiro ter andado la de volta dela ate ela entrar pela porta.

Sei que vou ter que fazer o mesmo a esta pequeruxa, mas fazer fora é novidade e ainda nestas circunstancias. Enfim...
zukaine
Membro Júnior

sexta jun 20, 2008 4:38 pm

Tive a ler tudo e novo e axo que nao entenderam bem, elas tem dois wc, cada uma tem o seu,e em sitio separados, para nao haver conflitos :lol: e mesmo assim a mais pequenina vem fazer o seu xixi á frente do wc da mais velha.

Claro que isto so acontece quando as junto, ou seja quando tou em casa.

Se fosse gato iria pensar que estava a marcar territorio, mas é tao pequena, que mesmo assim.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta jun 20, 2008 4:43 pm

Mas não precisa ter 2.

Um apenas chega perfeitamente.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Catybr
Membro Júnior
Registado: segunda fev 11, 2008 5:40 pm

sábado jun 21, 2008 6:22 pm

boas ;)
Em resposta ao post anterior, daquilo que sei, os vets aconselham 1 caixa a mais do q o nº de gatinhos.
Dlana
Membro Júnior
Registado: segunda nov 05, 2007 4:38 pm

domingo jun 22, 2008 11:34 am

pois Catybr tb me deram a mesma indicação! quando tinha apenas a sissi tinha já 2 caixotes, agora com a vinda da mimi passaram a ser 3!
Catybr
Membro Júnior

quarta jul 09, 2008 2:58 pm

:( Hoje o Mickey fez cocó na minha banheira... :o :o :o
A areia dele foi limpa ontem ao final da tarde (sendo que tem 2 caixas só para ele), não houve mudanças cá em casa, o acesso ao WC não estava limitado... nada disso!!!!! Alguém tem alguma ideia do que pode ter provocado isto? Já tiveram experiência semelhante? Ah, de vez em qdo ele faz chichi na banheira, o 1º chichi do dia, depois durante o dia vai ao wc dele... :( e depois pára durante uns tempos, esquece de ir à banheira... sugestões para resolver a situação?
ps - fechar o WC com a banheira não resulta, pq está lá o arranhar dele - a tulha da roupa, sendo q não consigo convencê-lo a adoptar outro arranhador :cry:
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

quarta jul 09, 2008 4:49 pm

A minha Martinha fazia o mesmo, felizmente agora não faz.

Que fiz? Tenho 2 wc`s em casa. Um é o nosso (de banheira), que está sempre de porta fechada. O outro é o delas, onde têm as suas coisitas, pote, taçinhas... Antigamente a minha Martinha fazia a mesma brincadeira, ora no bidé, ora no lavatório.
Experimentei "n" marcas de areia, experimentei "n" produtos de limpeza, cheguei a limpar o pote todos os dias, experimentei mudá-lo de sítio, até experimentei colocar o pote no bidé, claro que ele caiu... borrada.

Até que um dia, experimentei colocar ração no bidé e no lavatório. Onde há comida, eles não sujam. Deu resultado :D, nunca mais houve “prendinhas” no bidé.

Hoje, a Martinha porta-se como uma senhora, faz as suas necessidades no sítio certo e já nem é preciso colocar ração no bidé. Até porque nem pode ter comida à descrição, pois está de dieta.
Em contrapartida, a Marta é limpinha, mas tem tendência para ser obesa. E esta .... :roll: :?
Catybr
Membro Júnior

sexta jul 18, 2008 12:05 pm

Twiguy:
Obrigada pela sua ajuda! Quando coloca ração é na gamela ou espalhada?

Penso ainda que o comportamento do Mickey tem a ver com os requisitos dele em relação à areia... tenho de mudar os dois caixotes todos os dias sem excepção, não basta retirar os cocós, tem de ser a areia toda...

Para além disso, falei com a vet dele acerca da quantidade de chichi q ele faz diaramente... parece-me um pouco demais... fiquei de ver a quantidade de água que ele bebe todos os dias, para controlar isso.
:roll:
yhara
Registado: sexta jul 18, 2008 4:23 pm

sexta jul 18, 2008 6:03 pm

Boas,
O colocar o comer nos sitios onde não se quer "presentes" ajuda mas uma coisa que não se deve usar é lixivia...se limparem o sitio onde fez as necessidade com lixivia ele irá de certo voltar lá, acho que gostam do cheiro....
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado jul 19, 2008 9:50 am

Bom dia.

Catybr,

Pode também colocar cascas de limão e ou de laranjas ou tangerinas nos locais, depois de devidamente limpos, porque os gatos não gostam do odor dos citrinos.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mariapint
Membro Júnior
Registado: sexta jan 11, 2008 9:17 am

sexta ago 15, 2008 6:05 pm

Desculpem-me pela ignorancia, mas 2 WCs por 1 gato?? Não fazia a minima ideia,nem tinha ouvido tal coisa. Será que tenho aì a solução para o meu problema?Alguem sabe me explicar o porquê dos 2 WC para1 gato ?
PaulaCG
Membro Júnior
Registado: quinta fev 09, 2006 8:07 pm
Localização: ! Chinchi: Tiko; 1 Hamster: Teka; 1 Pintassilgo: Nico

segunda ago 18, 2008 3:15 pm

sim também gostava de saber! o sebastião sempre foi limpinho fez sempre na areia e so tenho um wc..tiro sempre os cocos e uma vez por semana mudo a areia...mas pk mais k um wc?
Responder

Voltar para “Gatos”