Calor...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sábado jul 19, 2008 6:30 pm

Eu não a consigo localizar.... a única hipotese que vejo é estar no substrato ou enrolada na zona mais densa do ficus no canto interior direito.

Como podem ver em baixo sei que está lá, pelo meno acabei de emcontrar uma prova de vida ainda fresca :twisted: ... agora vê-la é que nem por isso.

Imagem

Imagem

Prova de vida:
Imagem

O calor já fez a primeira baixa nas plantas. O do meio já está a ficar amarelada e a perder muitas folhas (o que não é uma completa desgraça já que sempre torna o substrato não só mais giro como o alimenta).

Está na altura de meter mais gelo... hehehe
OtraTaruga
Membro Júnior
Registado: terça jul 15, 2008 1:21 am

sábado jul 19, 2008 6:31 pm

Isto vai parecer muito nerd e idiota, mas garanto-vos que é um bom truque para arrefecer a água dos vossos aquários até à temperatura pretendida.

Quem tiver estudado termodinâmica lembra-se que há uma fórmula que traduz a quantidade de energia (em calor) que viaja dum corpo para o outro. Isto trocado por miúdos é mais ou menos assim:

Se tiverem um corpo muito quente e outro muito frio e os encostarem um ao outro, o mais quente vai ficando progressivamente mais frio e o mais frio progressivamente mais quente, até se atingir o equilíbrio térmico: uma temperatura de equilíbrio entre o frio e o quente. Isto acontece porque o corpo quente "dá" energia ao corpo frio, aumentando-lhe a temperatura.

E lá está, há uma fórmula que permite calcular essa quantidade de calor. Isto até aqui parece muito despropositado mas acreditem que faz sentido. Continuem a ler, a sério.

Essa fórmula é:

Q = C x M x Variação de temperatura

Ou seja, o Q (calor dado ou recebido por um corpo) é um valor possível de determinar se multiplicarmos três outros valores:

1 VALOR: C , que é a capacidade térmica mássica (nao interessa explicar o que é, acreditem). A capacidade térmica mássica da água tem sempre o mesmo valor, que é 4185

2 VALOR: M, a massa do corpo em questao (estão a ver a quantidade de litros de água que o vosso aquário tem? Cada litro equivale a um kilograma, ou seja, 5,5 litros de água são 5 kilos e meio. Se nao souberem a quantidade de água dentro do aquário, que era o meu caso, agarrem numa régua e messam o VOLUME da água. Cada decímetro cúbico de água equivale a um litro. Um aquário com 50 decímetro cúbicos de água tem, portanto, 50 litros e 50 kg)

# VALOR: Variação de temperatura, que é o quanto a temperatura desse corpo varia. A variação de temperatura é a temperatura FINAL menos a INICIAL. Por exemplo, se um corpo que estava a 100 graus passou para 50, a variação de temperatura é a FINAL (50) menos a INICIAL (100), o que vai dar -50. Ou seja, o corpo PERDEU 50 graus de temperatura. Reparem que é mesmo porque ele estava a 100 graus mas passou para 50.

Agora reparem: imaginem que têm um aquário muito quente, imaginemos a 30 graus. E querem-no a 25 graus, que é mais fresquinho e saudável para o vosso animal. Vao usar esta fórmula patra chegar à MASSA de água FRIA que têm de por para que a água QUENTE do aquário arrefeça só até à tenperatura que desejam, que é os 25 graus.

Ou seja, primeiro calcularmos o Q (calor) que "sai" da água quente para a águia fria, se despejassem água fria pa dentro do aquário.

Q = C x M x Variação de temperatura

O C é 4185, a M é (imaginemos) 5 kg (ou seja, a quantidade de água quente em questão é de 5 litros) e a variação de temperatura é a Tempreatura FINAL menos a INICIAL (ou seja, 25-30= -5)

Se multiplicarmos os 3 valores vemos que

Q = - 104.625

Ou seja, quando misturarmos água FRIA a estes 5 litros de água QUENTE, a QUENTE perde aquela quantidade toda de energia sob a forma de calor. Como é um número NEGATIVO significa que PERDE energia, o que está certo porque a água quente vai DAR calor à fria. Até aqui tudo bem? Boa, vamos em frente:

Partimos do princípio que a água fria está a uma temperatura de 10 graus (antes de fazerem estas contas têm de pegar num bocado de água fria que vao usar e medir-lhe a temperatura, claro) Agora sabemos que a água fria que colocarmos no aquário receberá 104.625 de energia. O que queremos saber é que MASSA de água é que temos de pôr para que a temperatura da água quente chegue aos ideais 25 graus.

Entao:

104.625 = 4185 x M (que nao sabemos) x (25-10)

Ou seja, o Q é os tais 104.625, o C é os tais 4185, a variação de temperatura da água é a FINAL menos a INICIAL (25 - 10) e agora fazem-se as contas:

104.625 = 4185 x M x 15

104.625 = 15 x 4185 x M

104.625 = 62.775 x M

(e agora, para chegar ao M, como em qualquer equação:)

104.625 / 62.775 = M

(dividimos e pimba, chegamos ao M)

M = 1, 67

Ou seja, a MASSA de água fria a 10 graus de temperatura que devem juntar aos 5 litros de água QUENTE a 30 graus para chegar a uma temperatura ideal de 25 graus é de 1,67 LITROS.

Façam as vossas medições (massa de água quente no vosso aquário, temperatura da água do aquário e temperatura da água fria) e substituam nas equações usando o mesmo raciocínio.

Com 5 minutos de calculadora e alguma contas ficam com a quantidade de água fria que devem pôr no aquário para refrescar o vosso bicho.

Se no dia a seguir a água estiver quente otra vez, olhem... Façam as contas outra vez.

Talvez seja complicado e pouco prático, mas eu usei este método e resulta. A tartaruga não se queixa, tá mais fresca.

Qualquer erro nas contas de que se apercebam peço desculpa. Qualquer dúvida é so dizer.

Boa sorte. :D
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sábado jul 19, 2008 7:10 pm

e num terrario??
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
OtraTaruga
Membro Júnior

sábado jul 19, 2008 7:21 pm

:| Pois, boa pergunta.

A maravilha do aquário é que é tudo água, basta acrescentar ou tirar de acordo com as necessidades, agora num terrário... E gelo? Não sei, não quero arriscar até porque não percebo nada de terrários...
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

sábado jul 19, 2008 7:34 pm

Thorgarth Escreveu:Eu não a consigo localizar.... a única hipotese que vejo é estar no substrato ou enrolada na zona mais densa do ficus no canto interior direito.

Como podem ver em baixo sei que está lá, pelo meno acabei de emcontrar uma prova de vida ainda fresca :twisted: ... agora vê-la é que nem por isso.

Imagem

Imagem

Prova de vida:
Imagem

O calor já fez a primeira baixa nas plantas. O do meio já está a ficar amarelada e a perder muitas folhas (o que não é uma completa desgraça já que sempre torna o substrato não só mais giro como o alimenta).

Está na altura de meter mais gelo... hehehe

Ve por tras de background (acho que se chama assim, tpu a falar da parte de tras do terrario)!
O teu terrario nao tem entradas nos cantos superiores?
Abraço e vai dando noticias
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
Thorgarth
Membro Veterano

sábado jul 19, 2008 7:45 pm

Outro problema do calor é a dificuldade que se tem em manter os vegetais minimamente frescos no interior dos terrarios...

Eu como tenho estado de férias tenho mudado os vegetais do meu DB para aí umas 3 vezes por dia....
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

sábado jul 19, 2008 9:00 pm

se o fundo for da exoterra ve atras onde tem os canais para passar os fios, a minha costumava se esconder ai e ainda hoje nao sei como entrava!!!
Thorgarth
Membro Veterano

domingo jul 20, 2008 9:04 pm

Nem vos digo nada.... :o

É que não a encontrava mesmo e já estava MUITO preocupado, pelo que resolvi começar a retirar tudo o que lá tinha dentro. Primeiro as plantas, depois o tronco, as rochas e por fim o substrato... e tirava, e tirava.... e nada. Até que, quando já estava perto da tela que separa o substrato da leca comecei a ouvir uns sons. :twisted:

Não é que ela estava já na camada inferior, no meio da leca e da água toda contente!! Bem sei que elas gostam de humidade, e os pântanos do Louisiana são bem húmidos mas a humidade naquela camada é extrema... :twisted:

Depois de voltar a colocar tudo no lugar (à segunda nunca fica tão bem, especialente quando se tenta fazer igual) tentei a minha sorte de novo e não é que passado 20 minutos já nada se via da verdinha :o ! Já estava a pensar que tinha de refazer tudo de novo mas aguentei firme e cerca de uma hora depois lá a localizei no cantinho, debaixo do ficus a espreitar...

Com este calor todo a humidade e a temperatura mais baixa na camada da leca devem ser irresistíveis para ela....
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

domingo jul 20, 2008 9:33 pm

Native Escreveu:e num terrario??
num terrario seria a mesma coisa, usando a mesma formula, com a particularidade de a atmosfera do terrario ser ar e nao agua, logo a formula seria a mesma apenas teriamos que subestituir o calor especifico da aqua pelo do ar (cp do ar=0,240
se nao estou em erro) mas para isso seria preciso ter disponivel ar fresco para insuflar no terrario, como isso é dificil eu sugiro que se encoste ao terrario, objectos mais frios, como gelo por exemplo, pela mesma lei o terrario (objecto mais quente) vai passar calor para o objecto mais frio, e ir verificando a descidas de temperatura
agora se alquem quiser uma formula que relacione volume de gelo e temperatura em funçao do volume de ar do terrario e temperatura... posso desenvolve-la e posta-la aqui
Brake
OtraTaruga
Membro Júnior

domingo jul 20, 2008 9:58 pm

Brake Escreveu:
num terrario seria a mesma coisa, usando a mesma formula, com a particularidade de a atmosfera do terrario ser ar e nao agua, logo a formula seria a mesma apenas teriamos que subestituir o calor especifico da aqua pelo do ar (cp do ar=0,240
se nao estou em erro)
Boa :D mas o problema é mesmo esse, o do ar nao ser "puro". No entanto acho que vai dar ao mesmo, pode ser que a temperatura varie um bocadinho mais ou um bocadinho menos... Mas acho que vai dar ao mesmo. Se usarmos a capacidade térmica mássica do gelo e a do ar, deve ser possível ver que quantidade de gelo é necessária, certo? :?
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

domingo jul 20, 2008 10:31 pm

Já agora, tudo o que fôr gelado deve-se pôr por cima do terrário, certo? O ar frio tende a descer para o terrário substituindo o ar quente que sobe e sai do terrário...?
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
OtraTaruga
Membro Júnior

domingo jul 20, 2008 10:42 pm

Só o ar frio tende a descer, e nao "o frio". Ou seja, se tiveres um cubo de gelo gigante e dois aquários, um por cima e outro por baixo do cubo gigante, o aquário de baixo nao vai ficar mais frio do que o que está por cima do cubo. A transferência de calor faz-se pelo contacto entre os corpos, independentemente da posição. Isto sou eu que digo, acho que é assim... :?
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

domingo jul 20, 2008 11:03 pm

OtraTaruga Escreveu:
Brake Escreveu:
se nao estou em erro)
Boa :D mas o problema é mesmo esse, o do ar nao ser "puro". No entanto acho que vai dar ao mesmo, pode ser que a temperatura varie um bocadinho mais ou um bocadinho menos... Mas acho que vai dar ao mesmo. Se usarmos a capacidade térmica mássica do gelo e a do ar, deve ser possível ver que quantidade de gelo é necessária, certo? :?
o facto do ar nao ser puro nao faz mal, aproximamos a ar puro o erro é minima.

OtraTaruga Escreveu:Só o ar frio tende a descer, e nao "o frio". Ou seja, se tiveres um cubo de gelo gigante e dois aquários, um por cima e outro por baixo do cubo gigante, o aquário de baixo nao vai ficar mais frio do que o que está por cima do cubo. A transferência de calor faz-se pelo contacto entre os corpos, independentemente da posição. Isto sou eu que digo, acho que é assim... :?
bom neste caso tas a pensar bem, alias quase, quando se gera um diferente gradiente de temperatura no terrario, o ar que existe no seu interior começa a circular por convecçao natural, por isso na minha opinao o terrario de baixo iria refrescar mais rapido. pois o ar iria circular a medida que o ar frio iria descer e o quente sobia, no terrario de cima nao iria haver circolaçao pois o ar frio concentra-se em baixo e o ar quente em cima, dificultando a transferencia de calor.
Brake
OtraTaruga
Membro Júnior

domingo jul 20, 2008 11:33 pm

Brake:

Ta tudo dito :D tens razao, obrigado pela explicação. Realmente eu fiquei a pensar nisso e soava estranho. Mas agora está tudo claro.

E viva a termodinâmica.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”