Eu e a minha namorada temos uma Chinchila novinha, com os seus 8 mesitus, desde que nasceu

Ela tem estado bem, salta, dorme, come, bébé, toma banho depois da brincadeira e como já sabe que depois do banho é hora de ir para casa, ela vai toda contente e adormece na sua gaiola.
Agora as duvidas..
- Por vezes, quando ela está a brincar, tem a mania de passado 20 mins de brincadeira, começar a fazer barulhinhos, mini-ginchos como se tivesse a tentar falar, mas faz estes barulhos enquanto corre, ou simplesmente para nas nossas pernas ou perto de nós e começa a fazer esses barulhos.
Nós ficamos preocupados que ela esteja a sentir-se mal ou cansada e damos-lhe a areiazinha e ela depois vai para casa. O que poderá ser??
- Costuma-mos deixar a parte de cima da gaiola, por ser muito grande perto da casa, ela sobe la para cima, mas como aquilo é em grade, ela como é óbvio magoar-se-a lá em cima. Como habitua-la a não subir lá para cima??
- Ontem foi um dia inesquecível... Nunca nos aconteceu tal antes, e daí o meu motivo para ter ido ler ainda mais sobre chinchilas para tentar encontrar solução para o que aconteceu... Isto é, ela ontem estava a brincar, a "tentar" roer os sapatos, pois nunca consegue, mas estava a correr e a saltar toda feliz, e ela tem um brinquedo, mais propriamente uma caixa de cartão, que tentou roer, e foi após isso, que lhe deu um género de ataque... Ela começou por baixar a orelha direita e a contorcer-se toda, enrolou a caudinha, e não tinha equilíbrio quase nenhum, e tentar morder/raspar com a parte esquerda do focinho que estava atrofiada no rebordo da caixa da gaiola e da sua casa... Parecia um genero de uma caembria na cara, parecia que estava mesmo mesmo mal, como em choque... Mas também notei que entretanto alguém entrou no sitio onde estávamos e ela voltou a por-se de pé, mas logo a seguir voltou ao mesmo... Foi horrível assistir! Ela pareceu recuperar aos poucos, re-ganhou o equilíbrio, tentou voltar a vir roer os sapatos, mas sempre com a orelha atrofiada, e passado um bocado, a orelha voltou a estar boa, tomou banhoca e voltou para a casa como se nada fosse... Foi horrível a situação

Peço desculpa pelo grande testamento, mas estou mesmo preocupado, e gostaria de saber a vossa opinião e a melhor ajuda possível

Muito Obrigado por terem lido e espero as vossas respostas!