Qual escolher?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

terça jul 22, 2008 12:10 am

P_R Escreveu:Tambem estao a fazer muito filme!

Nao é impossivel começar com uma iguana. Tem é de se ter muita força de vontade, ler muuuuuuuito antes de a comprar, ter alguns 100 euros pa investir (100 ou 150 euros nao dao para meia missa) e ter possibilidade de lhe proporcionar um espaço grande, pois sao animais que atingem quase dois metros.

Fora isso, tem uma manutenção como outro lagarto qualquer. É so ter o cuidado de borrifar e ter a disposiçao alimento (bem mais facil de arranjar e ter do que a treta dos grilos)
Concordo! Uma pessoa que se informe bastante (mas mesmo bastante!!) e bem, pode colmatar a falta de experiência com répteis.
O meu medo são sempre aqueles avantesmas que chegam aqui com ideias fixas e com a mania que já sabem tudo e depois só fazem asneira! Esses só vão lá com a experiência, normalmente más experiências infelizmente...
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
Zomba
Membro
Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos

terça jul 22, 2008 12:30 am

Armindo77 Escreveu:
P_R Escreveu:Tambem estao a fazer muito filme!

Nao é impossivel começar com uma iguana. Tem é de se ter muita força de vontade, ler muuuuuuuito antes de a comprar, ter alguns 100 euros pa investir (100 ou 150 euros nao dao para meia missa) e ter possibilidade de lhe proporcionar um espaço grande, pois sao animais que atingem quase dois metros.

Fora isso, tem uma manutenção como outro lagarto qualquer. É so ter o cuidado de borrifar e ter a disposiçao alimento (bem mais facil de arranjar e ter do que a treta dos grilos)
Concordo! Uma pessoa que se informe bastante (mas mesmo bastante!!) e bem, pode colmatar a falta de experiência com répteis.
O meu medo são sempre aqueles avantesmas que chegam aqui com ideias fixas e com a mania que já sabem tudo e depois só fazem asneira! Esses só vão lá com a experiência, normalmente más experiências infelizmente...
É evidente que com vontade se faz tudo.

Agora o utilizador perguntou se seria uma boa escolha.
Sinceramente, para primeiro réptil acho uma má escolha, mas isto é no geral.
A maioria das pessoas não está preparada para cuidar de um réptil que vai necessitar de um espaço gigantesco quando for adulto. Se fosse só espaço, mas o espaço tem que estar limpo, húmido e aquecido (contas de luz a subirem no inverno). A juntar a isto tudo, a iguana não é dos répteis mais fáceis em termos comportamentais, aliás, podem ser bastante temperamentais. Ter um gecko leopardo de 15/20cm temperamental é uma coisa, uma iguana de 2 metros é outra!

Outra coisa que acho importante é o critério de escolha da iguana como primeiro réptil: a alimentação!
Não é, na minha opinião, um critério válido na decisão entre um gecko leopardo e uma iguana, p.ex! São répteis tão diferentes nos demais aspectos que a alimentação é o menos.

Boa sorte no estudo e escolha!
<p>&nbsp;1.1.0 Eublepharis macularius</p>
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

terça jul 22, 2008 12:38 am

Se não achas piada a geckos, cobras não queres e os dragões comem muito assim como os camaleões, escinsos e o que te valha...

As hipoteses que vejo são Tartarugas ou mesmo uma Iguana...

Se optares por tartarugas tens de ver se gostas mais de terrestres ou aquaticas, há umas bem engraçadas nos 2 grupos... vai depender de ti.

Se decidires pela iguana, acho que tens de ter mais em atenção é se tens espaço para um terrário de 2m*1.5m*2m por exemplo... e se tens "estofo" para lidar com um animal que pode não ter um feitio muito amigável.... (por vezes)

Seja como for, decidas o que decidires, dou-te os parabéns por te preocupares em ter tudo em ordem, pesquisar bastante e pedir opiniões a quem tem mais experiencia antes de teres o animal... com uma atitude dessas com certeza irás ter sucesso, independentemente da escolha :wink:

EDIT: É verdade, também tens a hipotese das bombinas ou dos tritões :wink:
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

terça jul 22, 2008 12:41 am

ponderou a hipotece do SAPO? :idea:

"ver final da pagina 2"
k901
Membro
Registado: sexta jul 18, 2008 10:33 pm

terça jul 22, 2008 12:53 am

se queres dar boas condiçoes ao reptil e melhor pensares em gastar pai uns 500€!!!! pois se tens espaço opta por uma iguna verde ; se nao tens opta por um camaleao de folha, anolis verde ou entao um gecko!!!
boa srte!!!
Romena8
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

terça jul 22, 2008 1:12 am

WikWik Escreveu:Boas pessoal,gostaria de vos pedir uns concelhos e opiniões...É o seguinte,eu desde sempre tive uma grande paixao por animais,sobretudo exóticos ou répteis,e a muito custo convenci os meus pais a deixarem me ter mais um animal,mas agora encontro me num dealema...Eu ja tenho dois porquinhos da india e gostava de ter um réptil,mas nao sei qual seria a melhor escolha...Cobras tao fora de questao,tal como geckos e dragoes barbudos...Estou virado para a iguana,acham que seria uma boa escolha?

Cumprimentos
dragão barbudo era o melhor definitivamente ;). eles são super mansos e calmos, faceis nos adaptarmos a eles e eles a nos, o que não é o caso das iguanas (o unico mal é a despesa com o alimento vivo, pois eles comem que se fartam xD).
visto que não deves saber "o que é" uma iguana e o seu temperamento (muito dificil)...
Aconselho-te a quando te decidires, informares-te bem sobre tudo o que é necessario, pois nao deve ser qualquer um que pode ter um reptil, mas sim uma pessoa que trate bem dele e lhe de todas as condiçoes necessárias à sua sobrevivencia (visto que esta completamente fora do habitat dele).
<strong>K&aacute;tia</strong>
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça jul 22, 2008 10:07 am

Zomba Escreveu: É evidente que com vontade se faz tudo.

Agora o utilizador perguntou se seria uma boa escolha.
Sinceramente, para primeiro réptil acho uma má escolha, mas isto é no geral.
A maioria das pessoas não está preparada para cuidar de um réptil que vai necessitar de um espaço gigantesco quando for adulto. Se fosse só espaço, mas o espaço tem que estar limpo, húmido e aquecido (contas de luz a subirem no inverno). A juntar a isto tudo, a iguana não é dos répteis mais fáceis em termos comportamentais, aliás, podem ser bastante temperamentais. Ter um gecko leopardo de 15/20cm temperamental é uma coisa, uma iguana de 2 metros é outra!!
Queres que te comece a nomear pessoal aqui no forum que começou com iguanas?
A questão é se o detentor esta ou nao disposto a pesquisar muito, tem muita força de vontade, etc, e nao ser como aqueles nabos que aparecem aqui e ja sabem tudo, nao aceitando criticas que nao vao de encontro áquilo que querem ouvir!
Eu tambem concordo que uma iguana nao é o reptil mais facil de se manter e o mais indicado para começar. Sou obrigado a concordar que um DB pode ser um lagarto mais facil de manter que uma iguana. Mas nao posso concordar com o que estao a tentar passar, que é que é quase impossivel começar com uma iguana!
Tao quem so gostar de iguanas como faz? Tem primeiro de comprar um DB para ganhar experiencia, e so depois uma iguana? hehehe

O espaço tambem tem que estar limpo e aquecido num DB. Manter um terrario humido tambem nao é nada doutro mundo!
Claro que concordo que as iguanas podem virar algo agressivas, mas se forem devidamente habituadas e acompanhadas desde jovens, a probabilidade de ficarem indomaveis é quase nula!
Zomba Escreveu: Outra coisa que acho importante é o critério de escolha da iguana como primeiro réptil: a alimentação!
Não é, na minha opinião, um critério válido na decisão entre um gecko leopardo e uma iguana, p.ex! São répteis tão diferentes nos demais aspectos que a alimentação é o menos.
!
Porque é que a alimentação nao pode ser um factor de escolha?
Uma igy é diferente de um DB porque um é tropical e outro é desertico. Um fica maior que o outro. Mas fora isso, nao sao lagartos na mesma?

Eu digo-te muito sinceramente, que nao tenho lagartos por causa da alimentação! Ter sempre grilos em casa, a mim não dá com nada!
É muito mais pratico ter vegetais e frutas no frigo, ou ate mesmo ir aqui ao quintal buscar verdurinhas biologicas para elas que ter de comprar grilos, e ter de ter uma caixa com grilos dentro de casa a cantar e a comer e a morrer e etc.

Se ele gosta de lagartos em geral, nao tem preferencia nenhuma e tiver espaço para ambos, porque é que a alimentação nao pode ser um factor de escolha?
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

terça jul 22, 2008 11:28 am

WikWik,

Falam das despesas dos dragões barbudos com a comida mas... não sei se sabem mas 3saladas diárias para uma iguana fica ao fim do mês bastante mais caro que 1000grilos por mês, não sei se já fizeram as contas mas prontos.
Então vamos aos Pros e contras

Iguana:

Prós:

Facil arranjar alimento
Quem gosta, a sua beleza
(E acreditem que não há mais)

Contras:

A alimentação fica bastante cara apesar de acharem que não
Necessário borrifar várias vezes ao dia o terrário (2pelo

menos)
Um animal bastante temperamental
Dificil manutenção
Animal de grande porte com necessidade de terrários enormes

Querem mais ?
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

terça jul 22, 2008 12:10 pm

Romena8 Escreveu: dragão barbudo era o melhor definitivamente ;). eles são super mansos e calmos, faceis nos adaptarmos a eles e eles a nos, o que não é o caso das iguanas (o unico mal é a despesa com o alimento vivo, pois eles comem que se fartam xD).
Romena8 olha que por vezes não é bem assim!
Abraço
trustz
Membro Veterano
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

terça jul 22, 2008 12:11 pm

se pegares nela sem lhe cortar as unhas, podes ficar com marcas para toda a vida como eu :wink: tenho aqui umas quantas que já não saem :|

:P
Ricardo Leitão
Calsonic
WikWik
Membro
Registado: segunda abr 14, 2008 11:37 pm

terça jul 22, 2008 12:42 pm

Trustz

O sapo é lindo mas nao é o tipo de reptil que mais me fascina,gosto de um reptil com o qual possa interagir,como é o caso da iguana...

P_R

Concordo com tudo o que disse,e eu tenho toda a vontade do mundo de pesquisar e proporcionar as melhores condiçoes possiveis a uma iguana,no caso de a comprar...Não quero comprar por impulso.obviamente antes faria uma pesquisa e pesaria prós e contras...A parte alimentar é outro dos aspectos em que estamos de acordo,eu ja alimento dois porquinhos da india por isso os vegetais estao sempre presentes ca em casa e quem alimenta duas barriguinhas tambem alimenta três...Alem disso nao me passa pela cabeça ter grilos em casa,visto que dragoes barbudos sao autenticos devoradores de grilos...

Quanto ao temperamento da iguana,por mim é perfeito seja qual for,pois com carinho e dedicaçao qualquer monstrinho acaba por se tornar mais docil...Eu arranjei trabalho nestas ferias para melhorar as condiçoes dos meus porquinhos e é um trabalho que custa a fazer,por ai ja veem a força de vontade que tenho para dar do melhor aos meus animais...

Cumprimentos
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

terça jul 22, 2008 1:03 pm

Então olha, o que te digo é...achas que tens espaço para no futuro ter um terrário 2m*1.5m*2m ?
trustz
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 1:17 pm

o terrário onde tenho a minha iguana, dá para eu entrar lá dentro mais 3 iguas a mim. no entant está a ficar pequeno. a iguana tem 2 anos , tem 1.40m, unhas, come que se farta, precisa de lampada propria, lampada de cerâmica para aquecer, agua limpa todos os dias, alimentação vareada, boneco para se masturbar, etc. são só alguams das coisas que eu tenho cá em casa. :wink:
Ricardo Leitão
Calsonic
Zomba
Membro
Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos

terça jul 22, 2008 4:11 pm

P_R Escreveu:[A questão é se o detentor esta ou nao disposto a pesquisar muito, tem muita força de vontade, etc, e nao ser como aqueles nabos que aparecem aqui e ja sabem tudo, nao aceitando criticas que nao vao de encontro áquilo que querem ouvir!
Exacto. Eu disse que se aplicava no geral (os nabos de que falas), mas neste caso pode bem ser uma pessoa que tenha condições e vontade para manter um reptil destes.
Apenas tentei alertar para alguns cuidados "especiais" que as iguanas necessitam e que a maioria das pessoas que as veem nas lojas, quando teem 10 cm não se apercebem.

Continuo a achar que a alimentação não faz assim tanta diferença, mas é SÓ a minha opinião.

Uma coisas que acho importante neste caso: dinheiro! Ter uma iguana pressupõe investimento em condições, nomeadamente terrário(s).
WikWik Escreveu:Se tiver que gastar 100€ gastarei,se tiver que gastar 150€ idem aspas,eu quero certificar-me que darei todas as condiçoes possiveis ao reptil que comprar,pois a uns anos ja tive uma iguana,mas a estupidez da idade que me levou a te-la por capricho,teve um preço muito alto e agora sinto que está na altura de dar tudo o que nao soube dar a uma nova iguana ...
Acho bastante pouco, mas se calhar sou pouco poupado.

Faço minhas estas palavras (perdoa-me a ousadia :))
NhamNham Escreveu:Então olha, o que te digo é...achas que tens espaço para no futuro ter um terrário 2m*1.5m*2m ?
e acrescento e dinheiro para tal.

Se sim, gostas de lagartos, tens vontade e paciência, então FORÇA!

P_R: acho que devemos alertar para o máximo. A pessoa depois reune informações e decide. Assim não se pode queixar que não foi avisada. Se calhar até já sabia, mas nunca é demais relembrar.

Um abraço
<p>&nbsp;1.1.0 Eublepharis macularius</p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado jul 26, 2008 7:19 pm

Adomingos Escreveu:compra um dragao femia eh lindo;D
e os grilos nem fikam karos
Porquê fêmea?

Os grilos não ficam caros, naaaaa, alimentar um DB é baratissimo!!!!!!!
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”