Temperamento do Yorkie filhote

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

dnisy
Membro
Registado: quarta mai 28, 2008 1:48 am
LELLO coelho fuzzy
RUPERT coelho hermelin

sábado jul 19, 2008 9:48 pm

Meu caozinho está adquirindo algumas manias que acho que estamos errando em alguma coisa, como por exemplo:
:!: Ele tosse quando está contrariado, quando leva bronca, quando toma vacina, quando toma banho. Fora isso não há tosse, a vet está acompanhando o problema, mas ao exame não há nada!?
:!: Ele agora começou a fazer xixi em todos os lugares quando estamos em casa. Quando fica sozniho não faz fora do lugar (utilizo aquele acessório higiênico Yogui - pipi dog). Pôxa, com duas semanas que estava em casa já fazia no lugar certo! Eu utilizava tapetes higiênicos (tipo fralda, só mudei porque começou a rasgá-los) Nunca fazia fora do lugar.
:!: Fica choramingando quando eu e meu marido estamos conversando sem dar atenção a ele.

Será que estou mimando meu cãozinho ou é atitude normal para yorkies filhotes desta idade? Vai fazer 5 meses daqui a uma semana.

Agradeço a opinião de vocês
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

sábado jul 19, 2008 11:06 pm

Não estou a perceber no que quer dizer com tosse? Mesmo tosse? Acho que o seu yorkie está a fazer de tudo para chamar a vossa atenção.
dnisy
Membro
LELLO coelho fuzzy
RUPERT coelho hermelin

domingo jul 20, 2008 9:41 pm

Sim jclarinos, creio que ele esteja querendo mesmo chamar a atenção.

Não percebo a razão, pois dou muita atenção a ele já que sou eu quem cuido, quem dá limites, quem leva aos passeios. Estive pensando e acho que deva haver um pouco de ciúmes onde o cão queira que eu lhe dê mais atenção do que ao marido pois a maior parte das coisas que lhe faço se dão antes do marido chegar. Ambos trabalhamos fora mas eu chego em casa primeiro.

Será isso? Os Yorkies são assim?

O cachorro da minha irmã, um Lhasa apso, quando conversamos todos animadamente em reunião familiar vai para o meio da roda e fica deitado de barriga para cima olhando pra cara de um e de outro conforme cada um fala :lol: é muito engraçado! Mas não o vejo em demosntrações de mimo excessivo.

j clarinos como se porta a sua?
jclarinos
Membro Veterano

segunda jul 21, 2008 12:02 am

Eu acho que ele deve ter um problema de comportamento, pode ter sido mimado de mais e agora como diz ela pode ter ciumes do seu marido ou quere-la só para ele :roll: eu não sou muito entendida neste campo. Os yorkies são muito apegados ao dono, mas mesmo assim a minha nunca teve esses comportamentos, sabe respeitar a hora da brincadeira, da saida, do estar sossegada quando tem de ser, mas claro que também tem as manias dela :wink: eles são muito teimosos e se calhar a dnisy está-lhe a satisfazer os desejos todos, tem de ter atenção a isso e pô-lo no seu lugar..quando ele estiver a choramingar quando estiver a falar com o seu marido, diga-lhe um Não forte e ignore-o, não lhe dê festinhas nem lhe dê atenção, pois é isso que ele quer. Espero ter ajudado :wink:
dnisy
Membro
LELLO coelho fuzzy
RUPERT coelho hermelin

terça jul 22, 2008 12:32 am

Estarei me esforçando a ser bastante firme com ele, pois não o quero mau educado. Mesmo porque se sua pelagem ficar correspondente ao padrão quero colocar os papelotes. Sei que para isso o cão deve ser bastante disciplinado!

E na hora de brincar, aí sim, brincaremos bastante e ficaremoa à vontade.

Notei que está faltando um dentinho (bem na frente) de ontem pra hoje. Nossa já caiu!? Talvez até seja isso que esteja a contribuir, a fase da troca de dentes...

Obrigada!
jclarinos
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 12:02 pm

Mas a troca de dentes não tem nada a ver com ciumes. A troca de dentes poderia enventualmente pô-lo louco, a roer tudo a correr por todo o lado. Seja sempre firme e vai ver que não tem problemas. Compre alguns livros de como lidar com comportamentos de cães.
dnisy
Membro
LELLO coelho fuzzy
RUPERT coelho hermelin

quarta jul 23, 2008 1:35 am

:D Ah sim, jclarinos... ele anda bem louco... :D

Está muito mudado o pobrezinho, tanto que estou estranhando. A ciumeira não tenho notado nestes dia, pois estou dando-lhe pouca atenção quando provoca. E posso dizer também que ficou bem melhor depois do passeio no parque.
Agora os ataques de corrida, pulos, roer, rasgar papel e fazer xixi por onde bem entende, isso sim ele mudou muito, pois era um cãozinho educado!
Tenho pena, pois tenho lhe dito muitos NÃOS! Mas fazer o que? Tem aí seus brinquedinhos para distrair-se e ossonihos para roer, assim se distrai e fica mais alegre.
De resto é observar as mudanças de comportamento e procurar ler a respeito como você sugere!

Abraço
:wink:
jclarinos
Membro Veterano

quarta jul 23, 2008 10:08 am

Ao menos já está melhor da ciumeira :D isso de correr, brincar, roer, é normal, especialmente na mudança dos dentes. As necessidades vai ter de ter paciência e ensina-lo novamente onde deve fazer. Exactamente com os passeios no parque e etc ele vai acalmando. A minha tem mil brinquedos espalhados por todo o lado e ontem quando cheguei a casa tinha um sapato meu todo roido :| foi a primeira vez, mas penso que seja dos dentes dela, pois tem dentição dupla e tenho de marcar o mais rápido possivel para remover os dentes de leite. :roll: ela neste momento então está doida, não lhe consigo fazer uma festinha começa logo a morder, tadinha deve tar a sofrer já com os dentes assim.
dnisy
Membro
LELLO coelho fuzzy
RUPERT coelho hermelin

quinta jul 24, 2008 12:18 am

Jclarinos olha só o que aconteceu agora ha pouco:
Cheguei do trabalho Dax me fez festinha, dei-lhe comida, sentei numa poltrona peguei o computador ele subiu na outra e ficou quieto, depois desceu por si só.
:)
Então tocou o telefone, comecei a conversar e pronto! O sossego acabou! :D :D :D Ele subia, descia, pisava no notebook, mordiscava, labia, "que cachorrada"!!! :D :D :D
Agora está lá no chão brincando com tranquilidade de novo... pode uma coisa dessas? Já vou jogar bolinha com o pobre :wink:

Agora com relação ao uso do sanitário yogui percebo que ainda precisarei usar muita persistência com ele :? E ainda tem a questão dos dentes e dos hormônios... :o

É muito bom poder conversar sobre estes assuntos, pois me deixa mais segura e posso acertar mais do que errar na criação dele.
Um abraço!
aldaa
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am

quinta jul 24, 2008 12:43 am

dnisy Escreveu:(...)Então tocou o telefone, comecei a conversar e pronto! O sossego acabou! :D :D :D Ele subia, descia, pisava no notebook, mordiscava, labia, "que cachorrada"!!! :D :D :D
Agora está lá no chão brincando com tranquilidade de novo... pode uma coisa dessas? Já vou jogar bolinha com o pobre :wink:
Aqui esta um erro terrível…!!! O cão faz tudo para que você lhe dê atenção, porque ele acha que você tem essa obrigação, e o que é que você faz? Dá-lhe razão indo brincar á bolinha com ele…
O que você devia ter feito é simplesmente ignora-lo. Nem olhar para ele sequer, fizesse ele o que fizesse. Ou quanto muito coloca-lo para fora da divisão que você estava, e fechar a porta.

É o dono que tem de decidir quando brincar, quando comer, quando passear, quando acarinhar, etc… e nunca o cão!

Se você não lhe mostrar que quem manda na casa é você, então a tarefa de educar a fazer no sítio certo vai ser muito mais complicada.
dnisy
Membro
LELLO coelho fuzzy
RUPERT coelho hermelin

quinta jul 24, 2008 1:06 am

:!: Pois bem, uma coisa tão simples que nem sequer me passou pela cabeça: colocá-lo em outra área e fechar a porta!

Valeu muito a dica, pois preciso educá-lo sim, corretamente.
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quinta jul 24, 2008 9:26 am

E vai ter que ter algum cuidado ao longo de toda a vida do canito para não lhe dar atenção quando ele exige....porque ele não pode exigir.Você é que manda. O meu descobriu dois meses atrás que, se se sentar e ganir vamos a correr ver o que ele tem. e depois lá ficava a abanar a caudinha e a querer brincar.... sim. era só fita. e ele tem 12 anos... hehe
trate disso enquanto ele é pequenino que depois é bem pior... tenho visto Yorkies que "mandam" nos donos hehe
NathalyGo
Membro
Registado: sábado jun 14, 2008 2:01 pm

quinta jul 24, 2008 9:42 am

É verdade o meu por exemplo, só ladrava mesmo em caso de necessidade, porque quando ele veio cá pra casa ele tinha 6 mesinhos, e ainda ladrava por tudo e por nada, e nós ignoravamos, só ligavamos quando ele pedia alguma coisa, tipo pra ir a rua, comida, agua, ou assim, até que ele percebeu que ladrar do nada não resultava. Em relação as necessidades, eu tive o meu durante 10 anos, e ele nunca se habituou a fazer só na rua, fazia na rua, mas tambem fazia dentro de casa, por exemplo eu moro numa moradia, entao deixavamos a porta aberta pra ele ir ao quintal fazer as necessidades, ele via a porta aberta, mas fazia na mesma dentro. :/ Mas isso porque tambem nunca o "obrigamos" a fazer só mesmo na rua, é uma questao de paciencia... eles aprendem. E é verdade segue os conselhos aqui dos foristas em relação a eles mandarem, pois eles e qualquer outro animal, se lhe damos "confianças" eles abusam logo, e querem até mandar.
:lol: :wink:
jclarinos
Membro Veterano

quinta jul 24, 2008 11:10 am

dnisy,
Foi como eu lhe disse nos primeiros posts, tem de o ignorar quando ele tentar chamar a sua atenção só para ele, ele não pode fazer isso. Nunca deveria ir brincar á bola com ele, tem de fazer o oposto. :wink:
dnisy
Membro
LELLO coelho fuzzy
RUPERT coelho hermelin

domingo jul 27, 2008 10:36 pm

jclarinos Escreveu:Ao menos já está melhor da ciumeira :D isso de correr, brincar, roer, é normal, especialmente na mudança dos dentes. As necessidades vai ter de ter paciência e ensina-lo novamente onde deve fazer. Exactamente com os passeios no parque e etc ele vai acalmando. A minha tem mil brinquedos espalhados por todo o lado e ontem quando cheguei a casa tinha um sapato meu todo roido :| foi a primeira vez, mas penso que seja dos dentes dela, pois tem dentição dupla e tenho de marcar o mais rápido possivel para remover os dentes de leite. :roll: ela neste momento então está doida, não lhe consigo fazer uma festinha começa logo a morder, tadinha deve tar a sofrer já com os dentes assim.
Os dentes do Dax estão caindo rapidamente agora, este final de semana notei esta grande mudança nele. Os incisivos inferiores já saíram todos e um já nasceu. Os superiores estão incompletos e cada vez que lhe examino vejo diferença em sua dentição. Espero que todos os dentes decíduos caiam, vamos ver o que ocorre. Observo pelos posts de vocês que pode chegar aos nove meses com dentes retidos.

O restante dos problemas estão se acertando. Comprei os livros, fizemos passeios no parque onde pôde ficar solto e na compania de outros cães saudáveis e treinados e "pessoas do bem", seus donos. Impusemos limites, demos atenção e carinho.

Não o deixamos tantas horas sozinho no apartamento, que era parte dos problemas, pois o filhote chegou a ficar completamente só durante o dia todo e apesar de não ser habitual aconteceu por 2 dias seguidos na semana passada, foi uma alteração desfavorável na rotina tanto nossa, quanto dele.

Com relação às necessidades notei que ele sabe muito bem onde deve fazer. Na nossa ausência NUNCA faz fora, pois a casa permanece limpa. Na nossa presença tem acertado a maior parte do tempo e então usamos o reforço positivo, mas às vezes ainda deixa pequenas surpresas... Além das ações que já fizemos ainda devo mudar o produto de limpeza, pois li que alguns em vez de repelir atraem o cão e já que quando erra, erra sempre no mesmo lugar...

De qualquer forma, muito obrigada, a todos :D
Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”