Algumas duvidas urgentes - Chinchila
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm
eu dou-lhes alfafa em cubo de 2 em dois dias, feno todos os dias á disposição e alfafa em rama todos os dias á disposição. Podes misturar o feno com a alfafa..na bola...é o que eu faço
..

Hm de facto é uma ideia
Terei que ponderar isso, muito obrigado!
Agora só falta a solução para amanha, o refresco da casa... Talvez tente por as couvetes dentro de algo plástico para ver o que acontece... Se ela começar a roer, fico sem ideias... Tento os azulejos, e se ela se deitar lá em cima, então ai é que terei que inventar, ou mesmo comprar uma ventoinha só para ela

Agora só falta a solução para amanha, o refresco da casa... Talvez tente por as couvetes dentro de algo plástico para ver o que acontece... Se ela começar a roer, fico sem ideias... Tento os azulejos, e se ela se deitar lá em cima, então ai é que terei que inventar, ou mesmo comprar uma ventoinha só para ela

Esqueça por completo a ideia da ventoinha, não resolve absolutamente nada porque as chinchilas não suam. A ventoinha Apenas serve para refrescar o ar do ambiente em que a gaiola da chinchila estiver.
Em relação ao refresco para o dia de hoje experimente a opção das covetes na embalagem de plástico. Se ela começar a roer, veja se ela persiste. Se não, tente a opção de dizer NÃO e ver se ela pára e usa apenas as covetes somente para se refrescar.
Em relação ao transporte dos nossos meninos eu uso uma transportadora para pequenos roedores. Têm de ter em atenção que a transportadora não pode ser grande demais porque isso pode-lhes provocar stress. No fundo da transportadora convém pôr papel absorvente e um bocadinho de feno. Leve MUITO papel absorvente para ir trocando ao longo da viagem.
Durante a viagem tem de ir fazendo paragens frequentes, para deixar a chinchila descansar e 'respirar'! Não se esqueça da água, que é muito importante.
Boa sorte
Em relação ao refresco para o dia de hoje experimente a opção das covetes na embalagem de plástico. Se ela começar a roer, veja se ela persiste. Se não, tente a opção de dizer NÃO e ver se ela pára e usa apenas as covetes somente para se refrescar.
Em relação ao transporte dos nossos meninos eu uso uma transportadora para pequenos roedores. Têm de ter em atenção que a transportadora não pode ser grande demais porque isso pode-lhes provocar stress. No fundo da transportadora convém pôr papel absorvente e um bocadinho de feno. Leve MUITO papel absorvente para ir trocando ao longo da viagem.
Durante a viagem tem de ir fazendo paragens frequentes, para deixar a chinchila descansar e 'respirar'! Não se esqueça da água, que é muito importante.
Boa sorte

<strong>Inté</strong>
Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
-
- Membro
- Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
- Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)
No que toca à questão feno vs alfafa... tudo depende da ração.
Nas rações que têm uma base de alfafa, deve-se dar feno, e nas que têm feno como base, deve-se dar alfafa. Praticamente todas as rações têm uma base de alfafa, pelo que é absolutamente indispensável dar feno. A alfafa é demasiado rica para estar a ser dada na ração e como complemento todos os dias, além de que as fibras do feno são essenciais para manter o bom funcionamento do tracto digestivo. As chinchilas não são como outros animais que se aconchegam no feno, o melhor é por o feno numa coisinha própria, como a bola que aqui foi postada ou uma mangedoura (mas ao comprar, tenha cuidado com o tamanho dos furos, não compre com buracos muito grandes para não haver hipótese de ela lá ficar com uma pata presa). Eu arranjei um daqueles comedouros para pássaros em aço inoxidável (uma igual a esta: http://www.amfpet.com.br/img_produtos/1001_E1.JPG), e noto que, quando elas puxam o feno, caem sempre mais uns bocados para o chão, e nesses elas não tocam. Mas sempre que ponho feno fresco, elas vão a correr para ele e ficam ali ainda um bocado a comer. Mesmo que a sua chin desperdice mais do que o que come, convém ter SEMPRE feno, em grandes quantidades. Pode ser uma questão de ela não gostar do feno que comprou, há chins q só gostam dele verdinho, outras preferem-no seco. Quanto mais verde for o feno, melhor, mas se ela so comer do seco... mais vale seco que nada.
Nas rações que têm uma base de alfafa, deve-se dar feno, e nas que têm feno como base, deve-se dar alfafa. Praticamente todas as rações têm uma base de alfafa, pelo que é absolutamente indispensável dar feno. A alfafa é demasiado rica para estar a ser dada na ração e como complemento todos os dias, além de que as fibras do feno são essenciais para manter o bom funcionamento do tracto digestivo. As chinchilas não são como outros animais que se aconchegam no feno, o melhor é por o feno numa coisinha própria, como a bola que aqui foi postada ou uma mangedoura (mas ao comprar, tenha cuidado com o tamanho dos furos, não compre com buracos muito grandes para não haver hipótese de ela lá ficar com uma pata presa). Eu arranjei um daqueles comedouros para pássaros em aço inoxidável (uma igual a esta: http://www.amfpet.com.br/img_produtos/1001_E1.JPG), e noto que, quando elas puxam o feno, caem sempre mais uns bocados para o chão, e nesses elas não tocam. Mas sempre que ponho feno fresco, elas vão a correr para ele e ficam ali ainda um bocado a comer. Mesmo que a sua chin desperdice mais do que o que come, convém ter SEMPRE feno, em grandes quantidades. Pode ser uma questão de ela não gostar do feno que comprou, há chins q só gostam dele verdinho, outras preferem-no seco. Quanto mais verde for o feno, melhor, mas se ela so comer do seco... mais vale seco que nada.
Muito obrigado pela sua resposta, de facto ajudou imensoNadeshda Escreveu:No que toca à questão feno vs alfafa... tudo depende da ração.

Então mas de qualquer das maneiras, aconselha-me a por feno numa dessas bolas, e mais o cubinho de alfafa??
Uma transportadora grande demais, pode-lhes provocar stress?? Pensava que era mais o contrario, quanto mais pequeno fosse, mais iam-se sentir apertadas... A questão do papel absorvente é importante porque? Não sabia que se devia por de facto, mas com que objectivo?jmiguel15 Escreveu:Esqueça por completo a ideia da ventoinha, não resolve absolutamente nada porque as chinchilas não suam. A ventoinha Apenas serve para refrescar o ar do ambiente em que a gaiola da chinchila estiver.
Boa sorte
A viagem dura 20/30 mins +/-, e é sempre em auto-estrada, nesses 20/30 mins não há nenhuma paragem possível para se fazer. Em relação a agua, terei que lhe por o bebedouro agarrado, mas só tenho medo que com algum buraco ou assim, possa sair um bocado de agua e molhar a chin

Obrigado mais uma vez

Obrigado, Cumprimentos
-
- Membro Veterano
Tenta evitar fazer a tal viagem nas horas de maior calor
O papel absorvente penso que seja para a urina
Eu não sei bem porque nunca fiz viagens com as chinchilas...arranjo sempre alguém para tratar delas na minha ausencia

O papel absorvente penso que seja para a urina

Eu não sei bem porque nunca fiz viagens com as chinchilas...arranjo sempre alguém para tratar delas na minha ausencia

Uma coisa que reparei e talvez seja importante mencionar...
Costumo deixar a gaiola na zona mais fresca da minha casa (cozinha) onde o chão é de mármore (penso eu, e está sempre frio), encostada a janela grande, ou seja, está sempre na corrente de ar. Durante o dia, a chin costuma estar sempre a dormir, pelo menos estes dias, dentro da sua casotinha, que por ventura, esta situada o mais possível ao pé da janela!
Em suma o que quero dizer é... Como a casa está nessa corrente de ar, a madeira é arrefecida, e daí ela se sentir bem la dentro... Escuro e fresco... Como podem ver na imagem onde está situada:

Não sei, mas acho que pode ser uma maneira útil para outras pessoas usarem.
Estou certo ou errado?
Mas obrigado pela dica
Costumo deixar a gaiola na zona mais fresca da minha casa (cozinha) onde o chão é de mármore (penso eu, e está sempre frio), encostada a janela grande, ou seja, está sempre na corrente de ar. Durante o dia, a chin costuma estar sempre a dormir, pelo menos estes dias, dentro da sua casotinha, que por ventura, esta situada o mais possível ao pé da janela!
Em suma o que quero dizer é... Como a casa está nessa corrente de ar, a madeira é arrefecida, e daí ela se sentir bem la dentro... Escuro e fresco... Como podem ver na imagem onde está situada:

Não sei, mas acho que pode ser uma maneira útil para outras pessoas usarem.
Estou certo ou errado?
Hm certo, mas no meu caso terei mesmo que a levarTiagoGrilo Escreveu:Tenta evitar fazer a tal viagem nas horas de maior calor![]()
O papel absorvente penso que seja para a urina![]()

Obrigado, Cumprimentos
-
- Membro Veterano
Penso que essa "corrente de ar" deve fazer +- o mesmo que a ventoinha...se sim,parece que apenas refresca o ar do ambiente em que a gaiola da chinchila está.. 

Também claro! Mas o ar ao bater sobre a casota dela, refresca o seu interior, inclusive o plástico da gaiola onde ela está deitada la dentro, alem do mais que a pedra da cozinha ao ser fria, também refresca o plástico por baixo, mantendo-se assim sempre fresquinhaTiagoGrilo Escreveu:Penso que essa "corrente de ar" deve fazer +- o mesmo que a ventoinha...se sim,parece que apenas refresca o ar do ambiente em que a gaiola da chinchila está..

Terei alguma razão ou estou errado? lol

Obrigado, Cumprimentos
-
- Membro Veterano
Penso que refresca apenas a gaiola e não a chinchila pois pelos vistos esta não soa...mas sinceramente já não sei bem 

Então e o chão ser de pedra fria, refresca o plástico, logo refresca onde ela está deitada não?TiagoGrilo Escreveu:Penso que refresca apenas a gaiola e não a chinchila pois pelos vistos esta não soa...mas sinceramente já não sei bem

Ninguem aqui é sábio

Penso que mesmo não suando a chinchila, o ar fica mais fresco, fica num ambiente mais fresco, logo não irá sofrer tanto de calor pelo exterior também

Obrigado, Cumprimentos
-
- Membro Veterano
"Penso que mesmo não suando a chinchila, o ar fica mais fresco, fica num ambiente mais fresco, logo não irá sofrer tanto de calor pelo exterior também"
Concordo..mas não tenho a certeza..
Concordo..mas não tenho a certeza..

Cá estou eu de volta, e espero responder a todas as duvidas colocadas durante a minha ausência!
Em relação ao feno e à alfafa o melhor será mesmo arranjar uma daquelas bolas ou então uma manjedoura e misturar lá os dois. É o que eu faço!
No que toca à transportadora, agora fiquei em duvida
Mas acho que é se a transportadora for grande demais pode provocar maior stress.
O papel absorvente serve para absorver a urina da chinchila. Porque se esta urinar durante a viagem e depois a urina andar lá de um lado para o outro, vai molhar o pelo e pode vir a trazer problemas mais graves a a seguir. Digo isto por experiência própria!
Convém, que dentro da gaiola, a chinchila também tenha um bocadinho de feno.
A água é essencial, mas ao mesmo tempo pode-se tornar um problema por causa da chinchila se poder molhar. Se não for sozinho no carro, o que pode fazer é de 10 em 10 minutos, pedir à pessoa que o acompanha a colocar o bebedouro à disposição da chinchila.
A tijoleira que tem por baixo da gaiola é provável que ajude a chinchila a refrescar, mas o que pode fazer é colocar os azulejos por baixo do plástico da gaiola. Porque assim a chinchila já se consegue refrescar e não se molha.
Tem que ter em atenção que NÃO pode haver corrente de ar na divisão onde a chinchila está, porque isso pode-lhe provocar problemas respiratórios e constipações. As correntes de ar por vezes podem ser muito perigosas para a saúde das chinchilas.
Em relação ao feno e à alfafa o melhor será mesmo arranjar uma daquelas bolas ou então uma manjedoura e misturar lá os dois. É o que eu faço!

No que toca à transportadora, agora fiquei em duvida

O papel absorvente serve para absorver a urina da chinchila. Porque se esta urinar durante a viagem e depois a urina andar lá de um lado para o outro, vai molhar o pelo e pode vir a trazer problemas mais graves a a seguir. Digo isto por experiência própria!

A água é essencial, mas ao mesmo tempo pode-se tornar um problema por causa da chinchila se poder molhar. Se não for sozinho no carro, o que pode fazer é de 10 em 10 minutos, pedir à pessoa que o acompanha a colocar o bebedouro à disposição da chinchila.
A tijoleira que tem por baixo da gaiola é provável que ajude a chinchila a refrescar, mas o que pode fazer é colocar os azulejos por baixo do plástico da gaiola. Porque assim a chinchila já se consegue refrescar e não se molha.
Tem que ter em atenção que NÃO pode haver corrente de ar na divisão onde a chinchila está, porque isso pode-lhe provocar problemas respiratórios e constipações. As correntes de ar por vezes podem ser muito perigosas para a saúde das chinchilas.
<strong>Inté</strong>
Já agora, como é que se percebe que a chinchila está constipada? Está constantemente a espirrar?jmiguel15 Escreveu:Cá estou eu de volta, e espero responder a todas as duvidas colocadas durante a minha ausência!
Obrigado
![]()
Bom terei que passar a fazer isso, embora pense que a comida dela já traga algum feno
No que toca à transportadora, agora fiquei em duvidaMas acho que é se a transportadora for grande demais pode provocar maior stress.
Mas pela lógica, as chins não gostam de se sentir apertadas, daí eu pensar que quanto maior melhor, nem que seja uma gaiolinha de um coelho ou assim
O papel absorvente serve para absorver a urina da chinchila. Porque se esta urinar durante a viagem e depois a urina andar lá de um lado para o outro, vai molhar o pelo e pode vir a trazer problemas mais graves a a seguir. Digo isto por experiência própria!![]()
Ok apontado então
Provavelmente não irei sozinho
Era uma ideia que tinha em mente realmente, mas de momento, ela só tem o chão da cozinha que é de pedra fria, e a janela aberta... Visto que ela está dentro da casota, não está em contacto directo com a corrente de ar, mas por agora, também não tenho mais nenhuma solução para lhe refrescar a gaiola... Já hoje não a vou soltar para ela não aquecer.
Eu reparei também que a chin coça-se bastante, mesmo com a boca por vezes tenta morder-se tipo a coçar... É normal certo?
Hoje temos sorte, de momento por aqui estão 29ºC, mas na minha casa estão 19,5ºC, ou seja, não está tão quente quanto afirmavam, e o melhor, é que a temperatura 4ª e 5ª feira irá descer um pouquinho o que vai ajudar na viagem também

Obrigado, Cumprimentos
Mais qualquer duvida, é só perguntar!Já agora, como é que se percebe que a chinchila está constipada? Está constantemente a espirrar?
Sim, quando a chinchila está constipada, espirra com algum frequência (mas atenção que os espirros podem não ser apenas por constipações ;D), pode também haver apatia, falta de apetite, prostração e uma respiração mais ofegante que o normal. Neste caso o melhor é mesmo ir a um veterinário para o problema ser diagnosticado e tratado a tempo!
Eu reparei também que a chin coça-se bastante, mesmo com a boca por vezes tenta morder-se tipo a coçar... É normal certo?
Certo. xD
Hoje temos sorte, de momento por aqui estão 29ºC, mas na minha casa estão 19,5ºC, ou seja, não está tão quente quanto afirmavam, e o melhor, é que a temperatura 4ª e 5ª feira irá descer um pouquinho o que vai ajudar na viagem também
Que sorte, cá pelo norte não posso dizer que estamos ao fresquinho! :S Par teres uma ideia eu já nem ponho os azulejos no frigorífico, ponho-os no congelador e mesmo assim, 10 minutos depois de os colocar na gaiola, já estão à temperatura ambiente! Coitadinha da minha menina!

De qualquer das maneira eu tenho um tópico aqui no fórum que se chama 'Duvidas de Chinchilas'. Aqui tens muita informação útil que te pode ajudar, em qualquer duvida que possas ter!
Boa sorte para a viagem!

<strong>Inté</strong>