AJUDA! o meu caniche é toy ou anão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
N3kinha
Membro Veterano
Registado: sábado jun 24, 2006 3:21 pm
Localização: Dois Cães: Lobo- Pastor Alemão; Ruffus- X Labrador. Duas Tartarugas

quarta jul 23, 2008 2:31 pm

dinodane Escreveu:.. Vejamos, um casal de cães com LOP da mesma raça que produzem uma ninhada: os cachorros não foram registados do LOP. São puros? São. Pode provar-se? Não.
Retirado de: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... E2nica+lop

Parem de andar as voltas com isto :?
<p><strong>Cumprimentos</strong></p>
<p>Carolina Cap&ecirc;lo</p>
<p>&nbsp;</p>
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quarta jul 23, 2008 2:34 pm

N3kinha...eu coloquei esse link.
Realmente não faz sentido insistir com alguém que não percebe porque não quer. ...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 23, 2008 2:56 pm

N3kinha Escreveu:
dinodane Escreveu:.. Vejamos, um casal de cães com LOP da mesma raça que produzem uma ninhada: os cachorros não foram registados do LOP. São puros? São. Pode provar-se? Não.
Retirado de: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... E2nica+lop

Parem de andar as voltas com isto :?
Pois é. Mas como eu disse no post citado, isso dava pano para mais umas quantas tendas de campanha. Mas vamos lá outra vez.
Há outra situação em que os cães são puríssimos e filhos de pais registados and so on e no entanto não podem ter LOP simplesmente porque aquela cadela já pariu mais do que devia no espaço de tempo estipulado pelo Clube Português de Canicultura... é ético e aceitável? Um criador não pode tratar as suas reprodutoras como meras parideiras, é correcto incentivar essa prática?

Na minha opinião, a canicultura é um hobby sério onde se pretende preservar as raças e se possível melhorá-las. Como se pode preservar uma raça se os animais que nascem não têm qualquer registo genealógico?

Como se pode pensar que o registo no LOP é apenas útil para expos e afins como já li aqui? Mas o que vos custa compreender que a base da existência de uma raça é o raio do registo genealógico que evita não existirem misturas de outras raças?

Francamente não entendo esta discussão. É evidente que um cão pode ser de raça pura sem ter LOP. É bastante evidente também que ninguém pode dizer que não há mistura de raças num cão mesmo que seja igualzinho à raça X se não houver papelinho ou certezas quanto à ascendência. Mas também já devia ser evidente para todos vocês que o papelinho é o MÍNIMO que um cão de raça deve ter e que se não o tem algo não está a ser feito como deve ser. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

vandoxa
Membro Veterano
Registado: sábado out 30, 2004 8:12 pm

quarta jul 23, 2008 2:58 pm

dinodane, um aparte, faz parte da sos dogue alemão?
cathypt
Membro Júnior
Registado: quarta jul 23, 2008 2:30 pm
Garfield - Europeu Comum (adopta-me?)
e mais uns tantos em co

quarta jul 23, 2008 2:59 pm

Os meus cães sempre foram cães de raça pura, contundo nunca tiveram o papel do LOP. Acho que realmente isso só existe para efeitos de exposição mas também sou uma novata e estou a aprender a pouco e pouco.
dinodane
Membro Veterano

quarta jul 23, 2008 3:03 pm

vandoxa Escreveu:dinodane, um aparte, faz parte da sos dogue alemão?
Isso vem a propósito de quê?

N3kinha
Membro Veterano
Localização: Dois Cães: Lobo- Pastor Alemão; Ruffus- X Labrador. Duas Tartarugas

quarta jul 23, 2008 3:04 pm

dinodane Escreveu:Pois é. Mas como eu disse no post citado, isso dava pano para mais umas quantas tendas de campanha. Mas vamos lá outra vez.
Há outra situação em que os cães são puríssimos e filhos de pais registados and so on e no entanto não podem ter LOP simplesmente porque aquela cadela já pariu mais do que devia no espaço de tempo estipulado pelo Clube Português de Canicultura... é ético e aceitável? Um criador não pode tratar as suas reprodutoras como meras parideiras, é correcto incentivar essa prática?

Na minha opinião, a canicultura é um hobby sério onde se pretende preservar as raças e se possível melhorá-las. Como se pode preservar uma raça se os animais que nascem não têm qualquer registo genealógico?

Como se pode pensar que o registo no LOP é apenas útil para expos e afins como já li aqui? Mas o que vos custa compreender que a base da existência de uma raça é o raio do registo genealógico que evita não existirem misturas de outras raças?

Francamente não entendo esta discussão. É evidente que um cão pode ser de raça pura sem ter LOP. É bastante evidente também que ninguém pode dizer que não há mistura de raças num cão mesmo que seja igualzinho à raça X se não houver papelinho ou certezas quanto à ascendência. Mas também já devia ser evidente para todos vocês que o papelinho é o MÍNIMO que um cão de raça deve ter e que se não o tem algo não está a ser feito como deve ser. :|
Última edição por N3kinha em quarta jul 23, 2008 3:07 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
N3kinha
Membro Veterano

quarta jul 23, 2008 3:06 pm

:D Aleluia! :wink: Concordo com tudo o que disse Dinodane!
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano

quarta jul 23, 2008 3:06 pm

cathypt Escreveu:Os meus cães sempre foram cães de raça pura, contundo nunca tiveram o papel do LOP. Acho que realmente isso só existe para efeitos de exposição mas também sou uma novata e estou a aprender a pouco e pouco.
Mas como é que sabe que "sempre foram de raça pura"?

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta jul 23, 2008 3:10 pm

dinodane Escreveu:
cathypt Escreveu:Os meus cães sempre foram cães de raça pura, contundo nunca tiveram o papel do LOP. Acho que realmente isso só existe para efeitos de exposição mas também sou uma novata e estou a aprender a pouco e pouco.
Mas como é que sabe que "sempre foram de raça pura"?
Então não se vê logo??? Basta olhar para elas... mas de frente, porque de lado não dá para ter aquela percepção... 8)
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quarta jul 23, 2008 3:15 pm

cathypt... eu sabia o que era o LOP, mas até alguém me explicar por inteiro a justificação de existirem ninhadas "puras" sem LOP eu não tinha verdadeira compreensão da sua importância. Foi uma das pequenas grandes coisas que aprendi por aqui. ;)
N3kinha
Membro Veterano

quarta jul 23, 2008 3:21 pm

E que fique claro que, eu acho um perfeito absurdo uma pessoa comprar um suposto cão de raça sem o registo no LOP, não só por questões de comprovativo da pureza de um cão, mas também, pelo controlo de ninhadas… Também acho absurdo quem compre cães a criadeiros, como já foi dito o LOP não garante um bom exemplar da raça, por isso "apostem" na compra de cães em bons criadores!
<p>&nbsp;</p>
Brijas
Membro
Registado: domingo set 16, 2007 4:36 pm

quinta jul 24, 2008 10:34 am

angeleyes20 Escreveu:http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... E2nica+lop

aí tem. demorei..... 1 minuto ;)
Ma tenho as suas habilidades..... Do que li apenas vejo que o LOP é um é um documento que certifica que o cão que o detém pertence a uma determinada raça ( portanto um certificado). E ponto, o resto são consequências desse atestado como por exemplo a participação em exposições.
Não me parece que estava errada na minha convicção.
BigBrother
Membro Veterano
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

quinta jul 24, 2008 10:47 am

Estava, sim, errada na sua convicção. O LOP é bem mais que um certificado ou comprovativo de pertença a uma raça. Assim de repente, o LOP serve também:

- para ver quais são os planos de criação do criador (ou se é que os tem de todo ...) e assim desde logo classificá-lo em criador a sério, ou criador de vão de escada/criadeiro

- para ver a qualidade dos cães que estão por detrás e, assim, ter uma ideia da potencial qualidade do cachorro

- para ver que doenças é que andam a passear no pedigree e que, mais tarde ou mais cedo, podem "saltar cá para fora" (giro giro é quando estas bombas relógio explodem nas mãos de quem acha que o LOP só serve para levar o cão a exposições :twisted: )
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quinta jul 24, 2008 11:08 am

BigBrother... clap clap clap.

mas vá-se lá perceber porquê há quem se recuse a entender.
Responder

Voltar para “Cães”