Ajuda - Dois labradores com problemas de agressividade

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cathypt
Membro Júnior
Registado: quarta jul 23, 2008 2:30 pm
Garfield - Europeu Comum (adopta-me?)
e mais uns tantos em co

quarta jul 23, 2008 2:37 pm

Boa tarde,

A minha família possui dois labradores machos (Alfa e Apolo), nascidos em Fevereiro do ano passado. Desde a vacina da raiva (um dia de calor, com uma multidao de pessoas com os caes), isto penso que fins de Junho, principios de Julho, começaram a demonstrar agressividade. Nada de muito anormal, umas ronasdelas mas ao minimo "Nao" paravam. Passou um tempo de calma e desde há uns dias que tem vindo a piorar, e quando digo piorar é mesmo HORRIVEL. Aconselhamo.nos com o Hospital Veterinario de Real (Braga) que nos disserm que era um golpe de calor, provavelmente passava com muita agua e com um sitio fresco. Mas não melhorou. Há dois dias o meu pai cobrou duas correntes para eles (sim, chegou a este estado). Telefonamos entao ao veterinario que tinha acompanhado a minha cadela e que acompanhou estes quando era cachorritos. Disse-nos que era agressividade territorial e que a soluçao era castra-los. Antes deste telefonema tiveram uma luta feia, com varias pessoas a tentar separa-los. Foram castrados ontem, de manha mas o problema não melhorou.

Com muita pena da minha familia, se isto não melhorar a soluçao passara por coloca-los para adopçao SEPARADOS.

Queria saber se alguem de vos tem conselhos ou a indicaçao de alguem em Braga que possivelmente possam ajudar-nos com isto. Muito obrigada pela atençao.

P.S.: A agressividade demosntrasse principalmente nas horas de maior calor e com pessoas há beira mas agora piorou e é durante todo o dia, com ou sem calor, com ou sem pessoas.
cathypt
Membro Júnior
e mais uns tantos em co

quarta jul 23, 2008 2:42 pm

Ah e esqueci-me de dizer que o problema é de um cão , o Apolo, que é o mais "fraco dos dois" (menos um quilo que outro, mais baixo e mais entroncado). Só que o outro também responde e prontos :roll:
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta jul 23, 2008 2:54 pm

Mas acha mesmo que os "efeitos" da castração demoram um dia a ver os resultado???
cathypt
Membro Júnior
e mais uns tantos em co

quarta jul 23, 2008 2:55 pm

Ninguém tem alguns conselhos ou mesmo experiencias parecidas :( ?

Porque se a situçao não melhorar, eu não vou ter voto na matéria para os meus pais :cry: E sempre me recusei a abandonar animais por problemas que eles tivessem, mesmo a minha cadela.
cathypt
Membro Júnior
e mais uns tantos em co

quarta jul 23, 2008 2:57 pm

Desculpe, não tinha visto a sua mensagem =)

Não tenho experiência nisto, nunca tinha mandando castrar os meus cães por que os meus pais e os meus avós são da "escola antiga". Desculpem, mas é que já estou mesmo tão em baixo por causa desta situação que não sabia mais que fazer. Mas caham mesmo que os problemas passarão com a castração? =/
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta jul 23, 2008 3:01 pm

O efeito da castração só é visível ao fim de vários meses, não é obviamente imediato... :roll:

O problema de dominância e territorialidade não tem rigorosamente nada a ver com o calor nem com a vacina da raiva, tem a ver com hierarquias.
E não, não vão passar com a castração... podem abrandar, mas não param.

A melhor solução passa por consultar um treinador e frequentar uma escola de treino canino.
cathypt
Membro Júnior
e mais uns tantos em co

quarta jul 23, 2008 3:08 pm

Um treinador? :? Resolve mesmo? Nunca pensei que viessemos a precisar de um para eles, já que o meu pai tem experiencia com caes e mão bastante firme. Será possível "educá-los em casa"? E pelo que passa um curso de obediência? Os ditos "truques" e "ordens" ou é muito mais complexo?
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quarta jul 23, 2008 3:13 pm

Perder algum tempo com eles para os "educar"... Se vê que não consegue leve-os a uma escola.
Eu adoptei 2 cães, um com 4 meses e outro com mais de 2 anos, no mesmo dia, e desde o 1º segundinho que entraram lá em casa que nunca lhes permiti qualquer atrito entre o mais velho e o mais novo. Foram repreendidos imediatamente. Quem manda sou eu! O stress aumentava principalmente na hora da comida: mas teimei em colocar as tigelas juntinhas e se quisessem comer, comiam os dois juntos, mas sempre comigo a olhar para eles... sempre que o mais velho fazia "cara feia" para o outro... levava logo comigo! Agora... são os melhores amigos do mundo e ... até quando estão a comer, juntos, deixam que os meus 4 gatos lhes roubem uns "berlindes"!
Quanto à castração, acho que fez muitissimo bem, mas o resultado não se vê realmente num dia! Pode não alterar em nada o comportamento de ambos, mas de certeza que não é só num dia que vai ver qualquer resultado.
Quanto ao calor e à àgua, perdoem-me a ignorância, mas nunca ouvi que a agressividade pudesse resultar desses factores...
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta jul 23, 2008 3:13 pm

cathypt Escreveu:Um treinador? :? Resolve mesmo? Nunca pensei que viessemos a precisar de um para eles, já que o meu pai tem experiencia com caes e mão bastante firme. Será possível "educá-los em casa"? E pelo que passa um curso de obediência? Os ditos "truques" e "ordens" ou é muito mais complexo?
Quando os cães disputam a posição hierárquica e o dono não tem mão neles, como é o caso, então a situação é bastante mais complexa, não deve ser resolvida por quem não tem experiência.
Pode educá-los em casa, há treinadores que vão a casa...
E sim é obediência mas não só, isso é só um começo, há muitas outras coisas envolvidas.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta jul 23, 2008 4:02 pm

Boas,

Também sou de Braga e também levo os meus cães ao HVR.

Apesar de não ter razões de queixa e até aconselhar ás pessoas esse estabelecimento penso que o seu caso, apesar de estar de fora e de falar um pouco "de cor" foi um pouco mal avaliado. Pelo que descreve penso que é mais grave de que uma simples vaga de calor ou que se resolva com a castração.

Penso que a solução passará mesmo por um treino especifico. Esse treino tanto poderá ser feito na sua casa como se deslocando lá. Em Braga tem várias boas opções, mas se se aconselhar no HVR eles também teem bons contactos.

Boa sorte

Pedro
cathypt
Membro Júnior
e mais uns tantos em co

quarta jul 23, 2008 4:10 pm

Muito obrigada pelos conselhos :D Sou realmente uma novata nestes assuntos :roll:

Os meus cães, quando mais pequenos, comiam duma mesma caçarola, mas nunca houve problemas até porque nenhum comia mais que o outro. Depois cresceram e com aquelas bochechas deitavam tudo por fora :) Por isso compramos duas caçarolas de inox maiores. Comem há distancia duma passada de criança e nunca houve problemas mesmo quando ninguém estava perto deles. Um acabava de comer, via que o outro ainda estava a comer e afastava.se. Quando acabavam trocavam de caçarolas só mesmo para lamber os restos da ração :o Nunca me agradou muito essa ideia, mas hey, não havia nenhum problema que eu encontrasse na altura (espero que não tenha contribuído para a situação actual) :?

Quanto à castração: sempre fui a favor dela, apesar de nem tocar no assunto por causa do machismo do meu avô que tem cães ( que dizia: pra kê o dinheiro, não vale a pena, deixa-os andar por aí que não faz nenhum mal) -.-'' e por medo da reacção dos meus pais (que estavam redondamente enganados em relaçao ao preços - levaram-nos 75 euros por cão mais antibioticos e "cone de protecção", não sei se é muito ou pouco, mas pelo menos nada comparado aos 200 euros que a inha mãe pensava). Tenho esperança que abrande um pouco o seu mau comportamento e penso que até foi boa ideia porque nesta zona existem várias cadelas "de rua" (infelismente não as posso ajudar, estou a tomar conta de dois gatos que gostava realmente de adoptar e que infelismente se estão a multiplicar =/).

Quanto ao calor e á água: foi a indicação do Real Hospital Veterinário no dia a seguir á "concentração" para a vacina da raiva. As pessoas que conheço com cães também ficaram surpreendidos mas até que acreditei, pois o cão mais agressivo quando chegou a casa nem tinha forças para beber água, contudo tinha para rosnar :o Isto devia era ser a "treta dele" mas adiante.

Em relação aos treinos: tenho tempo para os treinar em casa sim, pois a partir até de 5º feira o meu pai está de férias para me ajudar (digamos que a combinação de apenas uma miuda de 13 anos com dois caes labradores possivelmente agressivos um com o outro não me parece uma boa ideia, apesar de tentar :| ). Vou tentar falar com o meu pai sobre a possibilidade duma escola de treino mas acho que primeiro tenho de ver os preços :roll: Pois sim, eu sei que os meus cães não têm preço, mas não sou a única com o voto na matéria (já que nem sequer o tenho). Quando começaram a rosnar foram repreendidos também e por isso esta situação desapareceu mas o problema é que voltou, e apesar das repreensões, continuam. O meu pai é o líder, sempre o foi desde o princípio quando eram apenas bolas de pêlo saltitantes. Ensinou-os as não ganirem de noite quando eram pequenos, que não deviam destruir as plantas ou o que quer fosse (apesar das asneiras ocasionais -.-'), a comportarem-se devidamente na rua (nunca tiveram problemas de andar de trela: um puxão é o bastante para pô-los de volta ao normal depois de verem um gato na rua) e o que possam imaginar. Tem uma mão firme e realmente não sei o que aconteceu para ficarem assim, talvez a idade e a necessidade de definiram o seu lugar na hierarquia ou o facto de estarem a testar qual deles o mais forte. Pois a agressividade é apenas e só um com o outro, não contra pessoas desconhecidas ou animais diferentes. Quando entram em modo "Luta" não param e é preciso ambos o meu pai e o meu padrinho para os segurar (isto a ultima luta, que foi despoletada numa questao de um segundo pois estavam juntos e nem sequer rosnaram como o normal- se é que isto se pode dizer). Vou fazer como ambos me disseram, tentar pôr a mão neles novamente e arranjar um treinador ( e não será por culpa minha que não o arranjam). Obrigada pelos conselhos :wink:
cathypt
Membro Júnior
e mais uns tantos em co

quarta jul 23, 2008 4:12 pm

No HVR? Não são a clinica dos meus cães mas o meu pai já foi lá e não tem razões de queixa. Muito bem, vamos lá para arranjar os contactos (: Estava a pensar na Norte Dog, pois creio que têm um centro de treino lá.
ElMariachi
Membro Veterano

quarta jul 23, 2008 4:32 pm

cathypt Escreveu:No HVR? Não são a clinica dos meus cães mas o meu pai já foi lá e não tem razões de queixa. Muito bem, vamos lá para arranjar os contactos (: Estava a pensar na Norte Dog, pois creio que têm um centro de treino lá.
Sim a NorteDog é do melhor que há em Braga. Os preços é que são um pouco (nada de especial) mais elevados que outras escolas igualmente boas. Mas como lhe disse aconselhe-se com o seu vet. De certeza que teem bons contactos :wink:

Pedro
cathypt
Membro Júnior
e mais uns tantos em co

quarta jul 23, 2008 4:33 pm

Sabe quanto custa em média um "curso" (as lições necessarias) :?:
ElMariachi
Membro Veterano

quarta jul 23, 2008 4:55 pm

cathypt Escreveu:Sabe quanto custa em média um "curso" (as lições necessarias) :?:
Não lhe posso dar certezas pois já há alguns anos que não tenho a necessidade de ver escolas de cães.. Mas tenho uma ideia (mais uma vez não sei se actual ou correcta) de um curso com a duração minima de 6 meses ficaria por volta dos 300 euros mensais numa boa escola canina.

Não sei se alguém pode dar uma informação mais actualizada...

Pedro
Responder

Voltar para “Cães”