Será que eu sou insensível?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Será que sou eu que sou insensível ou são os outros que adoram armar-se em benfeitores?
Eu tenho 4 cadelas neste momento, tenho quase 49 anos de idade, tenho cães desde que nasci e nunca, desde que me lembro foi deixado que um animal na minha casa sofresse ou deixasse de ter qualidade de vida.
Adoro todos os meus animais sem excepção, como já levo uma vida relativamente longa, já tive que mandar eutanasiar uns quantos, o que nunca fui foi egoísta ao ponto de os deixar em sofrimento.
Meus caros, um cão com leish avançadissima, com um tumor canceroso ou com qualquer outra doença grave deve ser eutanasiado. Tomara eu que quando chegar a minha vez de estar doente com doença terminal, já se possa fazer o mesmo a humanos.
O maior e ultimo acto de amor que podemos dar aos nossos companheiros de uma vida (a deles infelizmente excessivamente curta) é quando estão em sofrimento termos a coragem de lhe acabar com ele.
Pronto, atirem lá as pedras à vossa vontade.
Eu tenho 4 cadelas neste momento, tenho quase 49 anos de idade, tenho cães desde que nasci e nunca, desde que me lembro foi deixado que um animal na minha casa sofresse ou deixasse de ter qualidade de vida.
Adoro todos os meus animais sem excepção, como já levo uma vida relativamente longa, já tive que mandar eutanasiar uns quantos, o que nunca fui foi egoísta ao ponto de os deixar em sofrimento.
Meus caros, um cão com leish avançadissima, com um tumor canceroso ou com qualquer outra doença grave deve ser eutanasiado. Tomara eu que quando chegar a minha vez de estar doente com doença terminal, já se possa fazer o mesmo a humanos.
O maior e ultimo acto de amor que podemos dar aos nossos companheiros de uma vida (a deles infelizmente excessivamente curta) é quando estão em sofrimento termos a coragem de lhe acabar com ele.
Pronto, atirem lá as pedras à vossa vontade.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro
- Registado: sexta jun 20, 2008 12:39 pm
Concordo plenamente, tanto em animais como em pessoas... Sou a favor.. 

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Concordo plenamente consigo. Aliás, foi isso que disse ao médico quando tive que tomar a decisão de mandar eutanasiar uma das minhas cadelas, em virtude de ter um tumor com metástases muito espalhadas. Ele também não queria, somente lhe prolongava o sofrimento mais meia dúzia de dias.
Custa muito, mas penso que tomei a decisão certa e ela, apesar de "animal irracional" dito por alguns, pela sua maneira de agir nesse último dia, percebeu e agradeceu-me. Ainda hoje me vêem lágrimas aos olhos (já foi à alguns anos) mas continuo a pensar que tomei a decisão correcta.
Custa muito, mas penso que tomei a decisão certa e ela, apesar de "animal irracional" dito por alguns, pela sua maneira de agir nesse último dia, percebeu e agradeceu-me. Ainda hoje me vêem lágrimas aos olhos (já foi à alguns anos) mas continuo a pensar que tomei a decisão correcta.
Concordo com a eutanásia quando não existem mais recursos... quando o animal está a sofrer sem necessidade e sem esperança.
Mas quando há esperança e solução, porquê escolher o caminho mais facil? porquê desistir de uma vida?
Não acho que uma pessoa seja insensível por eutanasiar um animal que está a sofrer, quando não há soluções. Acho que é um acto de coragem e amor, principalmente quando gostamos muito do animal em questão.
Mas se pelo o contrario, um animal tenha hipoteses de sobrevivencia, acho que eutanasiar é o melhor caminho para quem não se quer dar ao trabalho... e nesses casos, têm um acto de coragem aqueles que lutam e se sacrificam para salvar uma vida... principalmente quem já não tem muito para si proprio, e partilha aquilo que tem.
Mas quando há esperança e solução, porquê escolher o caminho mais facil? porquê desistir de uma vida?
Não acho que uma pessoa seja insensível por eutanasiar um animal que está a sofrer, quando não há soluções. Acho que é um acto de coragem e amor, principalmente quando gostamos muito do animal em questão.
Mas se pelo o contrario, um animal tenha hipoteses de sobrevivencia, acho que eutanasiar é o melhor caminho para quem não se quer dar ao trabalho... e nesses casos, têm um acto de coragem aqueles que lutam e se sacrificam para salvar uma vida... principalmente quem já não tem muito para si proprio, e partilha aquilo que tem.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Kitten , como quase sempre concordo contigo!
Clap clap clap!
Acho que estava na hora de se deixar de sonhar com o paraíso e olhar para o que realmente existe nu e cru!
E mais não digo porque já são muitos anos nesta lide dos animais e sinceramente já fico feliz se pelo menos 1 pessoa em muitas que lêem este tipo de tópicos abrir os olhinhos...
Clap clap clap!
Acho que estava na hora de se deixar de sonhar com o paraíso e olhar para o que realmente existe nu e cru!
E mais não digo porque já são muitos anos nesta lide dos animais e sinceramente já fico feliz se pelo menos 1 pessoa em muitas que lêem este tipo de tópicos abrir os olhinhos...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Kitten!
Não posso concordar mais contigo.
É que é puro egoismo.....
Para mim não és tu a insensivel.
Insensivel é quem tem coragem de ver um animal sofrer , sem qualidade de vida, e prolongar-lhe esse sofrimento porque gosta muito dele. Gosta?????????????????
Não posso concordar mais contigo.
É que é puro egoismo.....
Para mim não és tu a insensivel.
Insensivel é quem tem coragem de ver um animal sofrer , sem qualidade de vida, e prolongar-lhe esse sofrimento porque gosta muito dele. Gosta?????????????????

Sofia
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Um beta splendens
Três hamsters campbell
Não é insensibilidade.
Eutanasiar um animal de estimação é de facto um acto de amor supremo. Permite-se que ele parta em paz e sem sofrimento em vez de se ficar a ver a degradação da sua saúde e a perda da sua dignidade.
Quando já não há esperança nem solução...é a saída mais digna para o animal e mais dificil para o dono. Não é facil terminar a vida de um amigo.
Eutanasiar um animal de estimação é de facto um acto de amor supremo. Permite-se que ele parta em paz e sem sofrimento em vez de se ficar a ver a degradação da sua saúde e a perda da sua dignidade.
Quando já não há esperança nem solução...é a saída mais digna para o animal e mais dificil para o dono. Não é facil terminar a vida de um amigo.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 28, 2008 5:42 pm
Insensibilidade é saber que o animal está a sofrer.Conheço muitas pessoas que optaram por adormecer os animais e ainda hoje falam deles com muito carinho.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Porque há muita gente que acha que os cães só devem de "ir" quando chega a hora deles.buzio Escreveu:então se toda a gente concorda, porque raio se fazem peditórios online e pedinchices também para cães que não vão ter a minima qualidade de vida??

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Logicamente eu quando falo em eutanásia não falo em faze-la quando o animal parte uma pata, e mesmo assim depende da fractura e da idade do animal.__dani__ Escreveu:Concordo com a eutanásia quando não existem mais recursos... quando o animal está a sofrer sem necessidade e sem esperança.
Falo em casos de cães velhos, sem hipótese de adopção, em estados miseráveis de sarna, de leish, com tumores, etc., etc., etc.. E muitos novos que vão andar em instituições a vida toda muitos deles nascidos na propria instituição.
Agora pergunto eu, não é muito mais humano eutanasiar um cachorro à nascença do que deixá-lo numa instituição para o resto da vida?
Última edição por kitten em quinta jul 24, 2008 10:25 am, editado 1 vez no total.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
E és buéda insensível
Tadinhos dos cães... vê-se mesmo que não gostas de animais
Pronto, acabou o recreio
Obviamente que concordo contigo, pouco mais há a dizer. No entanto gostava aqui de fazer uma distinção de situações onde eu acho que a eutanásia deve ser usada com mais "sangue frio".
Já disseram aqui que "se houver algo a fazer não se deve ir pelo caminho mais fácil". Isto é verdade sim, mas com um animal NOSSO, e não com animais de rua não adoptáveis. Não estou a ser elitista, apenas a ver a realidade dos factos. Todos são cães e todos têm direito à vida, é verdade, mas para quê investir tempo, dinheiro e muito sofrimento num cão que vai passar o resto da sua vida num canil ou numa associação ou mesmo na rua???
É óbvio, e isso já todos nós passámos por um ou outro episódio, que se um cão nosso apanhar Dirofilariose ou Leishmaniose ou mesmo se tiver um tumor cancerígeno, é nossa obrigação tratar dele, de preferência sem peditórios, isso denota logo falta de responsabilidade, é sinal que temos mais animais do que aqueles que podemos manter. E tudo faremos para o salvar, se não for possível, e o animal estiver em sofrimento sem esperanças de melhoras, então aí a nossa última "boa acção" para com o nosso companheiro é optar pela eutanásia.
Agora cães ou cadelas de rua, com piómetras em último grau, tumores, Leish, etc etc, eu sou de opinião que devem ser abatidos, a menos que haja alguém que o queira adoptar e responsabilizar pelos tratamentos, e o animal não esteja em fase terminal.
Xuga

Pronto, acabou o recreio

Obviamente que concordo contigo, pouco mais há a dizer. No entanto gostava aqui de fazer uma distinção de situações onde eu acho que a eutanásia deve ser usada com mais "sangue frio".
Já disseram aqui que "se houver algo a fazer não se deve ir pelo caminho mais fácil". Isto é verdade sim, mas com um animal NOSSO, e não com animais de rua não adoptáveis. Não estou a ser elitista, apenas a ver a realidade dos factos. Todos são cães e todos têm direito à vida, é verdade, mas para quê investir tempo, dinheiro e muito sofrimento num cão que vai passar o resto da sua vida num canil ou numa associação ou mesmo na rua???
É óbvio, e isso já todos nós passámos por um ou outro episódio, que se um cão nosso apanhar Dirofilariose ou Leishmaniose ou mesmo se tiver um tumor cancerígeno, é nossa obrigação tratar dele, de preferência sem peditórios, isso denota logo falta de responsabilidade, é sinal que temos mais animais do que aqueles que podemos manter. E tudo faremos para o salvar, se não for possível, e o animal estiver em sofrimento sem esperanças de melhoras, então aí a nossa última "boa acção" para com o nosso companheiro é optar pela eutanásia.
Agora cães ou cadelas de rua, com piómetras em último grau, tumores, Leish, etc etc, eu sou de opinião que devem ser abatidos, a menos que haja alguém que o queira adoptar e responsabilizar pelos tratamentos, e o animal não esteja em fase terminal.
Xuga
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD
Boa pergunta alguém tem opiniões sobre isto?kitten Escreveu: Agora pergunto eu, não é muito mais humano eutanasiar um cachorro à nascença do que deixá-lo numa instituição para o resto da vida?
Casos terminais não se discute...mas e cachorros??
Eu pessoalmente acho que a eutanásia de cachorros a nascença é um pouco forçado, a hipótese de adopção é consideravelmente grande com cachorros.
Mas ainda assim não desdenho a hipótese se for um caso sem outra saida...

Cumps.
Nuno Coelho
Nuno Coelho
Concordo plenamente com a Texuga!
Animais abandonados, maltratados uma vida inteira, realmente o que merecem é um fim a tudo isso com dignidade.
Não me choca nada que os canis abatam animais nessas condições.
Quanto às pedinchiches e lamechices parece-me que isso está a passar de uma moda para uma profissão. Ou seja um modo de vida, tipo quero ajudar mas têm que me ajudar a mim..... e na volta vou conseguindo uns trocados......
Quanto aos bébés não será forçado tambem obrigá-los a viver uma vida inteira sem prespetivas de nada??????
Animais abandonados, maltratados uma vida inteira, realmente o que merecem é um fim a tudo isso com dignidade.
Não me choca nada que os canis abatam animais nessas condições.
Quanto às pedinchiches e lamechices parece-me que isso está a passar de uma moda para uma profissão. Ou seja um modo de vida, tipo quero ajudar mas têm que me ajudar a mim..... e na volta vou conseguindo uns trocados......
Quanto aos bébés não será forçado tambem obrigá-los a viver uma vida inteira sem prespetivas de nada??????
Última edição por nicosa em quinta jul 24, 2008 10:45 am, editado 1 vez no total.
Sofia
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Sim é mais fácil a adopção... em quase 90% dos casos, senão mais, por impulso porque tudo o que é pequenino é fofinho... E depois???Nuno_Coelho Escreveu:Boa pergunta alguém tem opiniões sobre isto?kitten Escreveu: Agora pergunto eu, não é muito mais humano eutanasiar um cachorro à nascença do que deixá-lo numa instituição para o resto da vida?
Casos terminais não se discute...mas e cachorros??
Eu pessoalmente acho que a eutanásia de cachorros a nascença é um pouco forçado, a hipótese de adopção é consideravelmente grande com cachorros.
Mas ainda assim não desdenho a hipótese se for um caso sem outra saida...é caso para meditar.

Ah pois é... a adopção é um acto lindo, mas um cão não dura os 10 minutos da adopção, um cão dura 10 ou mais anos...