Torção de estômago

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

quinta mai 29, 2003 4:16 pm

Os sintomas então são tipo "gastrite" !!!
Bem diga-se de pasagem que temos de estar sempre alerta :roll: :roll: :roll:
teresadonat
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

quinta mai 29, 2003 5:55 pm

Encontrei alguns sites com informação sobre torção gástrica:

http://www.blacklab.com.br/torcaogastrica.htm

http://www.terravista.pt/ilhadomel/1944/saude.html

Dilatação e torção gástrica do cão é um problema normalmente associado com sobrecarga alimentar e aerofagia, principalmente em raças de grande porte. A dilatação pode ser devida à aerofagia ou à fermentação, principalmente com a participação de Clostridium. Dependendo do grau de torção, o baço usualmente é deslocado caudalmente e para direita, dobrando em forma de "V" e tornando-se extremamente congestionado, podendo sofrer enfarte ou ruptura. A obstrução de veias pela torção e pressão exercida pela dilatação resulta em diminuição do retorno venoso pela veia porta e veia cava posterior, causando choque. A endotoxemia, devida à necrose da mucosa gástrica, é uma complicação comum, assim como a compressão diafragmática.

Já dá para ficar com uma ideia...

Atenção redobrada aos nossos canitos!!!

Fiquem bem
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta mai 29, 2003 7:49 pm

[quote=AnaS]
Nenhum cão saudável morre à fome tendo a oportunidade de comer, por isso devia ver bem o que se passa com os seus cães.
Deixa-lhes a comida sempre disponivel?
...
[/quote]

Os meus cães não têm a comida sempre à disposição. Deixo-lhes as tigelas cerca de meia hora e depois são retiradas. Quando lhes dividia a comida em duas refeições, só a Nina é que deixava um pouco de ração. Ela sempre foi um pouco magra demais. A única ração que ela come toda de uma só vez é a de cães mini mas a vet desaconselhou este tipo exactamente por causa da torção do estômago. O que acontece é que os meus cães são de guarda, estão todo o dia a correr pela quinta e por isso pensei que talvez fosse melhor dar uma única refeição, à noite, quando eles ficam sossegados. Mas se ela emagrecer muito, volto a dividir a ração por duas vezes.
Maria João
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta mai 29, 2003 7:53 pm

O que interessa mais que o jargão é saber que o animal começa a querer vomitar sem o conseguir, oiu no máximo deita uma espuma esbranquiçada. Pode começar a esfregar a barriga no chão,arfar com dificuldades respiratórias e á medida que o tempo passa a barriga começa a inchar.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Deniseschg
Registado: domingo dez 30, 2001 5:37 pm

quinta mai 29, 2003 9:43 pm

oi a alguns anos perdi meu Schnauzer Gigante com torção gastrica, e pasme o estomago estava completamente vazio, ele chegou a ser operado, pois de imediato eu percebi (já que na hora ele quis vomitar e o vomito não saiu) corri para o vet de confiança que tudo fez para tentar salva-lo o que é impossivel ou quase impossivel, afinal só em abrir o estomago o animal já corre sério risco de infecção , mas como Jacke já era idos ele não resistiu a anestesia, e teve 2 paradas cardiacas, e o coração não resistiu.
é só antes e depois de seu cão comer ou beber agua não fazer exercicios com ele principalmente em raças mais pesadas como os molossos, e meu cão tbm não fez exercicios , digo que Jcke morreu na quele dia por que ele tinha que morrer, pois estava tranquilo em casa e tinha se alimentado 12 hs antes e tinha defecado normalmente e urinado tbm o Vet não entendeu o por que da torção , e muito menos eu.
um abraço
Denise
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

sexta mai 30, 2003 9:55 am

[quote=CasadeAnaval]
O que interessa mais que o jargão é saber que o animal começa a querer vomitar sem o conseguir, oiu no máximo deita uma espuma esbranquiçada. Pode começar a esfregar a barriga no chão,arfar com dificuldades respiratórias e á medida que o tempo passa a barriga começa a inchar.
[/quote]

Obrigada , assim ficamos bem mais esclarecidos e ATENTOS ... ;) ;)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta mai 30, 2003 7:13 pm

De nada

É uma das situações que mais me preocupa e sobre a qual as pessoas estão menos informadas.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo jun 01, 2003 4:19 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 7:54 am, editado 1 vez no total.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda jun 02, 2003 9:07 am

Pronto, lá vou voltar a dividir a ração por duas refeições.
Maria Jo&atilde;o
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

segunda jun 02, 2003 9:11 am

CasadeAnaval Escreveu: É uma das situações que mais me preocupa e sobre a qual as pessoas estão menos informadas.
Eu antes de ler aqui, não sabia desta possibilidade. De manhã não há problema porque comem e ficam no jardim, só passeiam mais para o fim da manhã, mas à noite, geralmente jantam às 20:00 e passeiam por volta das 21:30 22:00. Como qualquer boxer que se preze, correm que se desunham, brincam, puxam...etc. Deverão passear mais tarde, ou a esta hora já não haverá problemas de maior? Haverá mais possibilidaded e a cachorra ter problemas ou não tem nada a ver? Nunca houve chatice, mas lá está...é até ao dia... :|
Responder

Voltar para “Cães”