Chip obrigatorio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado jun 07, 2008 4:40 pm

flamingos Escreveu:se este pais esta como esta, se (nao) ouvesse leis ai a k estava-mos tramados! virava a republica das bananas :wink:
mesmo com leis já é a república das bananas :P
anjjazul
flamingos
Membro Veterano
Registado: terça jan 08, 2008 6:43 pm

sábado jun 07, 2008 4:49 pm

PODE QUERER :wink:
<p>SOU 1 BAIXOTE DE PELO SERDOSO COM 8 ANO , QUE ANDO A PROCURA DE NOVOS AMIGOS, CHAMO-ME RIP</p>
joanitinha
Membro Veterano
Registado: sexta mai 23, 2008 7:36 pm

sábado jun 07, 2008 9:00 pm

E como é que se vai controlar se os cães estão ou não chipados? Se calhar fazem uma inspeção a todos tipo tropa...acho difícil controlar isso... :o :o :o
<p><strong>Joana</strong></p>
flamingos
Membro Veterano
Registado: terça jan 08, 2008 6:43 pm

sábado jun 07, 2008 9:04 pm

:cry:
<p>SOU 1 BAIXOTE DE PELO SERDOSO COM 8 ANO , QUE ANDO A PROCURA DE NOVOS AMIGOS, CHAMO-ME RIP</p>
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

quarta jul 09, 2008 9:19 pm

Para não estar a abrir outro tópico do mesmo assunto, eu esta manhã levei a minha Sushi ao vet para colocar o microchip, mas ela tem levado a tarde a coçar-se no pescoço, no sitio onde o mesmo foi colocado, será que não o vai deslocar de sitio ou magoar?

Obrigada
xtina_xm
Membro Veterano
Registado: quinta dez 23, 2004 8:11 pm

quarta jul 09, 2008 10:15 pm

é pouco provavel k o desloque mas msm k o faça n ha problema, pk mtas vezes eles por eles msm migram pa cima ou para baixo as vezes ate pa perto das pernas.
:lol:
magoar tb é pouco provavel mas ralhe com ela pa nao mexer ou vista-lh uma t-shirt velha so pa ela nao fazer ferida...
eheheh :P
frias77
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2007 3:25 pm

quinta jul 10, 2008 8:44 am

Eu acho que é uma boa iniciativa... mas tb já me perguntei como vai ser feito o controlo. Até porque há muitos donos que nunca levam os animais ao vet. A não ser que a policia ande a passar revista não estou a ver como se poderá ter a certeza que todos os animais nascidos a partir de 01/07 estão chipados.
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

quinta jul 10, 2008 9:49 am

Segundo sei já é suposto os cães e demais animais serem registados nas juntas de freguesias à séculos. E no entanto quantos deles é que de facto estão registados??? Quantos deles vão ao veterinário sem que este confirme o registo ou não? Alguns dirão que não é obrigação dele, ok. E quantas fiscalizações ás casas é que a junta de freguesia faz???? Com tantos funcionários a pastarem todo o dia será que não conseguem organizar isto?

Agora os chips, acho muito bem, e tal como já foi dito deveria ser obrigatório para todos, e na minha opinião a esterilização tb. Mas tal como o registo na junta de freguesia, acredito sinceramente que não passará de mais uma lei que meia duzia de cidadões cumpridores e zelosos irão cumprir. Claro que isto dos chip é muito mais simples de controlar, bastava que todos os vet passassem a dita raquete sobre todos os cães que lhes passem pelas mãos pela primeira vez, independentemente da história que lhe contar o dono (foi oferta, foi achado, já o tenho à anos etc...) E quando o cão não tiver chip o que vai fazer o vet? Trancar cão e dono no consultório até chagada da policia?????

E a Policia, vai andar pelas ruas a pedir os documentos dos carros, motas, cães, gatos, galinhas e patos?????? Sabe Deus para passar multas aos maus condutores.

Mas se calhar até vão mesmo fazer cumprir a lei, fiscalizar e responzabilizar os donos. A ver vamos.
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quinta jul 10, 2008 10:13 am

É fácil fazer Leis (é só escrever num papel e pronto), o difícil é fazer com que estas sejam cumpridas. E aqui é uma questão de mentalidade: nós, portugueses, a 1ª coisa em que pensamos quando sai uma “nova Lei” é imaginarmos uma maneira de a contornar.
Por exemplo, é proibido, e portanto é aplicada (ou deveria ser) a correspondente coima, àquele que não apanhe os dejectos do seu animal quando o passeia na rua. No entanto, são muito poucas as pessoas que o fazem. E não o fazem porque ninguém lhes aplica essa coima, prevista na Lei! Na rua onde trabalho, em Lisboa, passam-se diariamente “n” casos desses. E é uma rua em que se deixar o carro, nem que seja 5 minutos “fora do sítio”, aparece logo a Polícia Municipal que passa a multa. No entanto, mesmo à frente deles, passa-se o caso que atrás referi com um qualquer cãozinho e … nada se passa! Já os confrontei (à Policia Municipal) com essa realidade e fui simplesmente ignorado!
O caricato é que apesar da Lei existir, a CM de Lisboa tem uma “brigada” de motitas, que deve custar uma fortuna, que mais não faz do que andar pelos passeios a apanhar esses dejectos. Dejectos esses, que não deveriam existir, uma vez que são proibidos! Acho que é um contra-senso muito grande!
No fundo temos este sentimento de impunidade, que … é real, verdade seja dita!
Quanto ao chip, eu que tenho 2 SRD´s puros ( :D ), adoptados numa Associação, foram chipados logo na 1ª visita ao veterinário. E não por qualquer Lei me obrigar, mas porque, caso aconteça alguma coisa todos saberem que eles são meus! E isto é para o bem (caso se percam) e para o mal (caso façam alguma asneira).

http://quinta-da-queimada.blogspot.com
Tchuza
Membro Veterano

quinta jul 10, 2008 11:24 am

Bom dia.
A minha cadela está registada e tem licença na junta de freguesia do concelho em que resido e tem microchip, não por ser obrigatório, porque eu quero! A maioria dos meus vizinhos não tem nada disso e para além disso deixam os seus cães passearem sozinhos na rua sem trela.
Um exemplo de uma situação que me aconteceu; no outro dia fui trabalhar, fui descendo as escadas do prédio, quando abro a porta da rua, sai me a Sushi disparada a minha frente, eu nem reparei que ela tinha saído de casa, pois foi a primeira vez que aconteceu... Agora imaginemos que eu não via a cadela a sair, e chegava a casa e não a encontrava em lado algum?!
E se alguém a encontrasse? Ela tem uma chapa na coleira que diz "Sushi" e no outro lado diz "tenho microchip", e levando ao vet, conseguiriam chegar até mim e eu iria recuperar a minha bebezinha!
Espero que nunca aconteça ela se perder, agora sempre que saio de casa, certifico-me que ela se encontra no interior... mas é melhor prevenir que remediar.

Em relação a ela se coçar no sitio onde foi colocado o microchip, hoje ainda não o fez... devia ser a habituação...
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quinta jul 10, 2008 11:43 am

Nunca coloquem o nome do animal na coleira.. Isso é o ideal para alguém com menos boas intenções chamar por ele e levá-lo...

Coloquem sim o vosso nome e um contacto, ou so mesmo o contacto e do outro lado podem dizer que tem microchip...

Pedro
SandraNunes
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2008 5:42 pm

quinta jul 10, 2008 11:53 am

O real que acontece é se o cão fugir quem passar por ele nem lhe ligar, só uma pessoa que se preocupe com animais é que ao ver um cão a andar na rua é que o colhe e leva-o a um vet, e essas pessoas estão em extinção. No outro dia saiu uma noticia onde um Sr. colocou uma foto do cão atropelado e pedia a boa vontade das pessoas para reconhecer o cão e dizer quem eram os donos porque o cão atravessou-se á frente do carro e ele teve prejuizos.É claro que os donos não apareceram nem com a GNR a bater á porta das pessoas, e ainda ouvi o comentário "por isso é que não ponho chip ao meu se ele fizer prejuizos ninguem pode provar que é meu", com estas mentalidades não se vai longe.
Se fosse o meu eu ia querer ir busca-lo para lhe dar um enterro,era o minimo que podia fazer e os estragos claro que eram do meu bolso.
Tchuza
Membro Veterano

quinta jul 10, 2008 12:03 pm

ElMariachi Escreveu:Nunca coloquem o nome do animal na coleira.. Isso é o ideal para alguém com menos boas intenções chamar por ele e levá-lo...

Coloquem sim o vosso nome e um contacto, ou so mesmo o contacto e do outro lado podem dizer que tem microchip...

Pedro
Realmente vendo o seu ponto de vista até tem razão, vou ver se trato de mudar a chapa. :wink:
Nerusonu
Membro Júnior
Registado: segunda jul 21, 2008 7:07 pm

quinta jul 24, 2008 11:59 pm

Já agora aproveitando o tópico, vou buscar uma cadelinha com 2 meses ao criador e assim que chegar a minha casa vou levá-la ao vet para tratar disso e de possiveis vacinas que tenha de levar(foi desparasitada e tem a 1ª vacina, não sei se deve tar a levar outra, só qd a levar ao Vet ou falando com o criador posso saber isso), a minha dúvida é se há algum limite minimo de idade para por o chip? Será que com dois meses é nova demais?
In35
Membro Veterano
Registado: segunda jul 30, 2007 3:38 pm

sexta jul 25, 2008 1:23 pm

Olha não te sei dizer se com dois meses é nova de mais para levar o chip o meu levou aos 3 meses e meio (se não estou em erro).

Quanto ao registar na junta... quando fui para registar o meu parecia uma coisa vinda do outro mundo tudo a empurrar uns para os outros ninguém me queria atender, quando realmente me atenderam foi assim para o bastante demorado.

Em relação aos policias por acaso não tive razão de queixa até agora, o meu cão anda de açaime e trela de 1m, já por duas vezes que vem um cão que os donos os deixam andar à solta (porque não fazem mal) para morder no meu cão e a polícia estava de passagem, e ambos os donos foram abordados e obrigados a meter a trela ao cão, um deles levado para a esquadra pois dizia que o cão não fazia mal que não tinha de andar de trela...lol

Há sempre dois lados, mas o maior problema na minha opinião é a falta de informação que as entidades possuem.
Responder

Voltar para “Cães”