papoila,
Julgo que o apadrinhamento é capaz de funcionar na maioria dos canis, mesmo que não o digam preto no branco. Nenhuma associação que eu conheça está em condições de recusar ajuda para tornar melhor a vida dos animais que alberga. Só posso falar pelo canil de S. Pedro de Sintra, que é onde faço trabalho voluntário. Temos cerca de 200 cães e por mais que tentemos dar algum mimo a eles, é muito difícil prestar a atenção devida a cada um... Daí a ideia do apadrinhamento: cada madrinha/padrinho dedica-se a um canito e presta-lhe uma atenção especial que é impossível de dar pelas pessoas que tratam deles no dia-a-dia.
Quanto ao fazer trabalho voluntário... Da primeira vez que lá fui também chorei baba e ranho quando vi a canzoada toda junta, a implorar por um miminho, não aguentei...
Depois, respirei fundo e pensei: "Mas afinal vim aqui para ajudar ou não?". E decidi-me pelo ajudar!

Hoje em dia vou com alegria só de pensar que vou distribuir uns mimicos por aqueles tontos. Sei os nomes de todos e tento sempre saber como vão todos (é claro que é difícil e escapa sempre um ou outro que estão menos à vista).
Bom, mas se a papoila e a will estão interessadas temos de tentar contornar o problema do transporte. Não sei bem o que fazer, mas qualquer coisa se há-de arranjar! Eu, infelizmente, não conduzo apesar de ter carta há 9 anos... coisas de mulher...

senão já sabia quem vos levava!
Ana