Zomba Escreveu:
É evidente que com vontade se faz tudo.
Agora o utilizador perguntou se seria uma boa escolha.
Sinceramente, para primeiro réptil acho uma má escolha, mas isto é no geral.
A maioria das pessoas não está preparada para cuidar de um réptil que vai necessitar de um espaço gigantesco quando for adulto. Se fosse só espaço, mas o espaço tem que estar limpo, húmido e aquecido (contas de luz a subirem no inverno). A juntar a isto tudo, a iguana não é dos répteis mais fáceis em termos comportamentais, aliás, podem ser bastante temperamentais. Ter um gecko leopardo de 15/20cm temperamental é uma coisa, uma iguana de 2 metros é outra!!
Queres que te comece a nomear pessoal aqui no forum que começou com iguanas?
A questão é se o detentor esta ou nao disposto a pesquisar muito, tem muita força de vontade, etc, e nao ser como aqueles nabos que aparecem aqui e ja sabem tudo, nao aceitando criticas que nao vao de encontro áquilo que querem ouvir!
Eu tambem concordo que uma iguana nao é o reptil mais facil de se manter e o mais indicado para começar. Sou obrigado a concordar que um DB pode ser um lagarto mais facil de manter que uma iguana. Mas nao posso concordar com o que estao a tentar passar, que é que é quase impossivel começar com uma iguana!
Tao quem so gostar de iguanas como faz? Tem primeiro de comprar um DB para ganhar experiencia, e so depois uma iguana? hehehe
O espaço tambem tem que estar limpo e aquecido num DB. Manter um terrario humido tambem nao é nada doutro mundo!
Claro que concordo que as iguanas podem virar algo agressivas, mas se forem devidamente habituadas e acompanhadas desde jovens, a probabilidade de ficarem indomaveis é quase nula!
Zomba Escreveu:
Outra coisa que acho importante é o critério de escolha da iguana como primeiro réptil: a alimentação!
Não é, na minha opinião, um critério válido na decisão entre um gecko leopardo e uma iguana, p.ex! São répteis tão diferentes nos demais aspectos que a alimentação é o menos.
!
Porque é que a alimentação nao pode ser um factor de escolha?
Uma igy é diferente de um DB porque um é tropical e outro é desertico. Um fica maior que o outro. Mas fora isso, nao sao lagartos na mesma?
Eu digo-te muito sinceramente, que nao tenho lagartos por causa da alimentação! Ter sempre grilos em casa, a mim não dá com nada!
É muito mais pratico ter vegetais e frutas no frigo, ou ate mesmo ir aqui ao quintal buscar verdurinhas biologicas para elas que ter de comprar grilos, e ter de ter uma caixa com grilos dentro de casa a cantar e a comer e a morrer e etc.
Se ele gosta de lagartos em geral, nao tem preferencia nenhuma e tiver espaço para ambos, porque é que a alimentação nao pode ser um factor de escolha?