Será que vai ter mais bebes?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

terça jul 15, 2008 10:49 pm

A criação de periquitos não é de facto muito exigente. É necessário uma gaiola espaçosa; um local calmo e com condições higiénias e ambientais agradáveis (nada de correntes de ar); um casal; um ninho; bastante cálcio à disposição; alimentação completa, desde papas próprias a legumes e frutas frescas, e claro, as sementes adequadas. Se não se sente à vontade para o fazer, então é melhor que não faça. E digo-lhe já que é muito responsável a sua atitude, fazer criação "porque sim" é de facto sempre desaconselhável. :wink:
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
NathalyGo
Membro
Registado: sábado jun 14, 2008 2:01 pm

quinta jul 24, 2008 2:32 pm

NOVIDADE!!! nasceu outro piriquito...mas ainda não saiu cá pra fora...vamos ver se este já saiu parecido com a mãe, porque o a outra nasceu igualzinha ao pai. :) E eu que pensava q ela nunca ia por nenhum, pois comia-os todos, ou deitava-os pela janelinha.
Romena8
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

quinta jul 24, 2008 5:15 pm

NathalyGo Escreveu:NOVIDADE!!! nasceu outro piriquito...mas ainda não saiu cá pra fora...vamos ver se este já saiu parecido com a mãe, porque o a outra nasceu igualzinha ao pai. :) E eu que pensava q ela nunca ia por nenhum, pois comia-os todos, ou deitava-os pela janelinha.
desculpe, mas como é que ve se ele é parecido com o pai ou com a mãe se acabou de nascer e nascem todos iguais???
<strong>K&aacute;tia</strong>
NathalyGo
Membro

sexta jul 25, 2008 7:53 pm

Lol pq no caso dos meus, a piriquita chocou 1º um ovo, e não sei se já tinha outro lá dentro ou não, mas só agora é que nasceu outro. o 1º que nasceu é femea, e a cor é igualzinha ao pai, agora o outro que nasceu a pouco tempo ainda não saiu da casinha, logo ainda não sei com quem ele é parecido.
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

sexta jul 25, 2008 10:15 pm

Se o piri nasceu à pouco como é que consegues ver o sexo?
Vamos fazer amigos entre os animais.
NathalyGo
Membro

sábado jul 26, 2008 11:07 am

A 1º q nasceu já saiu cá pra fora da casinha, já anda pela gaiola. Já dá pra ver... agora este ultimo q saiu é q ainda não saiu por isso é que disse q não sei se é femea ou macho.
Romena8
Membro Veterano
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

sábado jul 26, 2008 2:46 pm

NathalyGo Escreveu:A 1º q nasceu já saiu cá pra fora da casinha, já anda pela gaiola. Já dá pra ver... agora este ultimo q saiu é q ainda não saiu por isso é que disse q não sei se é femea ou macho.
Tipo, isso é muittooooo estranho,há alguma coisa de errado !!
As piriquitas por norma põe ovos de 2 em 2 dias, e os piriquitos bebés também nascem com a diferença de 2 dias (sensivelmente) uns dos outros.
Como é que um ja está ca fora e o outro nasceu agora??? isso já devem ser é de ninhadas diferentes !! porque as piriquitas muitas vezes põe ovos com piriquitos ainda dentro do ninho. você devia controlar melhor os seus piriquitos ;), pois os pais até podem matar os mais pequenos para criar novamente !

Depois ainda não pode ter a certeza do sexo do pequenino porque so a partir dos 4/5 meses de idade é que se começam a definir macho ou femea! (a menos que já tenha esta idade claro, mas como disse que saiu a pouco tempo do ninho é dificil ;))

pelo menos foi o que aconteceu com todas as ninhadas que os meus piriquitos tiveram, e olhe que já foram algumas ;).
NathalyGo
Membro

sábado jul 26, 2008 3:11 pm

É assim segundo o q me foi dito, o sexo dos piriquitos podem ser vistos pelo narizinho, os machos sao azuis, e as femeas, rosadas. podes me confirmar isso? Pois é assim eu não sei, na altura q o 1º nasceu, estava ainda um ovo la dentro, entao fiquei sempre a xpera q nascesse, e so agora a pouco tempo é que o outro nasceu pra ai a 1 semana, o outro q até já saiu do ninho já tem cerca de 1 mes e meio, 2, não tnh bem a certeza. Antes d nascer o 1º smp,ela colocava os ovos comia-os sempre e mandava-os pra fora do ninho, ou msm q n comesse mandava-os pra fora na msm. Mas na altura q nasceu o 1º ficou lá um ovinho, e esse não sei s é o q nasceu agora ou não, mas ela nc mais mandou nenhum ovinho ca pra fora. portanto não sei...
Romena8
Membro Veterano

sábado jul 26, 2008 8:29 pm

NathalyGo Escreveu:É assim segundo o q me foi dito, o sexo dos piriquitos podem ser vistos pelo narizinho, os machos sao azuis, e as femeas, rosadas. podes me confirmar isso? Pois é assim eu não sei, na altura q o 1º nasceu, estava ainda um ovo la dentro, entao fiquei sempre a xpera q nascesse, e so agora a pouco tempo é que o outro nasceu pra ai a 1 semana, o outro q até já saiu do ninho já tem cerca de 1 mes e meio, 2, não tnh bem a certeza. Antes d nascer o 1º smp,ela colocava os ovos comia-os sempre e mandava-os pra fora do ninho, ou msm q n comesse mandava-os pra fora na msm. Mas na altura q nasceu o 1º ficou lá um ovinho, e esse não sei s é o q nasceu agora ou não, mas ela nc mais mandou nenhum ovinho ca pra fora. portanto não sei...
A mãe deve ser novinha dai esse comportamento ;).
Pois esse segundo ovo não me parece da mesma ninhada, nasceu com uma diferença muito grande, ou senão foi você que não reparou que ele la estava (o que é um bocadinho dificil). já tem penas esse 2º?

O nariz dos machos é azul sim, mas o das femeas não é rosa é branco (que na altura do cio fico acastanhado). E os bebés permanecem com o nariz rosa durantes meses (+/- 5meses) até começar a ganhar cor ;).
NathalyGo
Membro

domingo jul 27, 2008 9:20 am

Pois...é assim lembro-me que na altura que a 1º nasceu vi lá dentro outro ovinho, mas esse não sei o que ela fez, se realmente é este, ou este é de outra ninhada.
Pois... mas o narizinho desta que nasceu a pouco tempo(da que já está ca fora) é rosinha, e o da mãe também, do que nasceu agora não sei porque ainda não o vi, ela poe-se sempre a frente. lol
paulop
Membro Veterano

domingo jul 27, 2008 10:39 am

NathalyGo Escreveu:Pois...é assim lembro-me que na altura que a 1º nasceu vi lá dentro outro ovinho, mas esse não sei o que ela fez, se realmente é este, ou este é de outra ninhada.
Pois... mas o narizinho desta que nasceu a pouco tempo(da que já está ca fora) é rosinha, e o da mãe também, do que nasceu agora não sei porque ainda não o vi, ela poe-se sempre a frente. lol
São todos quando nascem.

Com uma diferença assim tão grande já deves ter aves de duas posturas.
NathalyGo
Membro

domingo jul 27, 2008 11:04 am

Pois,isso não sabia q nasciam todos com o nariz rosa, mas a que eu falei q tem isso já está fora do ninho a pra ai 1 mes, ou mais, acho que já era suposto dar pra ver. Não percebi o que querias dizer com "Com uma diferença assim tão grande já deves ter aves de duas posturas
."
paulop
Membro Veterano

domingo jul 27, 2008 11:12 am

Se dizes que tens um no ninho que nasceu à pouco e o outro já nasceu à um mês ou mais, tens piris pequenos de duas posturas diferentes, ou seja o ovo que viste lá dentro quando nasceu o primeiro deve ter sido comido e foi feita nova postura.
NathalyGo
Membro

domingo jul 27, 2008 11:50 am

Ah pois...como não vi nenhuma casca, nem vestigios do outro ovo, nem pensei nisso, mas talvez e o q aconteceu msm. Ah e afinal, não é um, são 2, desta vez nasceram 2.lool vou ter de comprar outra gaiola, porque aquela já esta a ser pequena, sera que assim que eles sairem ca pra fora, posso mete-los na outra gaiola? não corro o risco dela depois não por mais?
Romena8
Membro Veterano

domingo jul 27, 2008 12:32 pm

NathalyGo Escreveu:Pois...é assim lembro-me que na altura que a 1º nasceu vi lá dentro outro ovinho, mas esse não sei o que ela fez, se realmente é este, ou este é de outra ninhada.
Elas as vezes comem os próprios ovos. esse 2º então deve ser de outra ninhada.
A sua piriquita tem o nariz rosa?? nunca vi, são sempre brancos ou castanhos !!
Responder

Voltar para “Aves”