Será que eu sou insensível?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo jul 27, 2008 7:02 pm

por acaso, neste só apoio um. e uns tantos casos que me passam aqui por casa.
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo jul 27, 2008 7:04 pm

buzio Escreveu:por acaso, neste só apoio um. e uns tantos casos que me passam aqui por casa.
:wink:
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

domingo jul 27, 2008 7:06 pm

mas chocam-me cães saudáveis e adoptáveis a serem abatidos todos os dias ou a morrerem de fome em canis
Não conheço nenhuma associação com os cães a morrerem de fome.
Inclusive, as mesmas pessoas que salvem animais contribuem para a alimentação dos cães em algumas que passam dificuldades.
Mas se conhece, diga quais são para se alargar a ajuda...

Há uma grande diferença entre ajudar financeiramente e adoptar.
Uma ajuda financeira não é um compromisso para a vida, é um acto isolado.
Adoptar um animal é um compromisso.

É super cretino pensar que se o leão da rodésia não tivesse sido salvo (e foram 4000 €) isso iria corresponder à adopção de x cães...

Se conhece cães a pão e água e outras situações de maus tratos, o melhor é denunciar ao SEPNA.
E lutar por leis que confiram aos animais um estatuto civilizado em vez do estatuto de coisas.

Mais uma vez não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Parece-me que confunde canis municipais (pex. o de Braga, que cita) com canis de associações o que me deixa entender que não conhece a realidade de umas e outras.

As associações vem combatendo para proporcionarem aos seus animais melhores condições - a Focinhos e Bigodes está a fazer novas boxes, a UZ procura voluntários para passearem os seus canitos.
Pode-se ser padrinho de um animal mediante uma pequena contribuição e passeá-lo (assim proporcionando umas horas de alegria e felicidade ao bicho).

Eis aqui uma acção meritória que não custa muito.

Os canis municipais é diferente - são regulados por normas de eutanásia cega (a excepção que eu conheço é o canil de Sintra).
Isto é, se um cão não é adoptado num determinado período, é abatido.
Tanto o de Lisboa como o de Oeiras, poupam os mais adoptáveis, ié, alargam o período...

Tanto o canil de Braga, como o de Lisboa tem voluntários que procuram retirar de lá os mais adoptáveis.

Mas realmente não há adoptantes para tantos cães...e as associações estão cheias.
O dinheiro não resolve este problema.

O que poderia resolver era uma política de esterilização massiva , não apenas de cães nos canis ou de cães sem dono, mas alargada a quem não tivesse posses, pois muita gente não esteriliza porque é caro demais.

Já esterilizei cadelas com dono e estou em vias de esterilzar uma gata, na mesma situação.
Só dou animais esterilizados como, aliás, todas as associações que conheço.
Mas, por muita boa vontade que possa ter ou um conjunto de cidadãos possam ter, uma campanha universal tem de ser feita a nível do estado.

O que interessa é combater por isto, não é promover a eutanásia que já é praticada pelos canis municipais desse país fora.
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo jul 27, 2008 7:08 pm

a acrescentar antes de ler a mensagem da aisd. Há também alguns pequenos projectos válidos e interessantes em portugal.
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo jul 27, 2008 7:10 pm

buzio Escreveu:a acrescentar antes de ler a mensagem da aisd. Há também alguns pequenos projectos válidos e interessantes em portugal.
Claro que sim..,as longe de um grupo de associações que são literalmente criminosos pelas condições em que têm os animais e no terror em que fazem viver os associados.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
nicosa
Membro Veterano
Mensagens: 1706
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

domingo jul 27, 2008 7:24 pm

Existe um casal que há anos luta contra o cancro do seu caniche (até abriram um blog sobre este assunto).
Existe uma forista, aqui mesmo, que luta contra o cancro de uma gata sua.
Provavelmente terá todo o valor do mundo essa luta. Mas como podemos afirmar com certezas que sujeitar os animais a sessões de terapias violentas e agressivas são o melhor para o animal.´
Eu detestaria que o meu cão fosse sujeito a " agressões" dessas por sistema. Se já leu o tal blog então tambem lá leu como fica o animal depois de cada sessão. Pergunto isso é gostar do animal? Ou é prolongar o sofrimento ao bicho para evitar que sofra a dona? Assim todos lhe dão palmadinhas nas costas e lhe enchem o ego. E o preço disso é o cão que está a pagar.
É fácil criar regras se não formos nós a ter de as pôr em prática.
É fácil fazer leis que nunca se aplicam a nós.
Neste caso esta ideia está desajustada. É por tanto gostarmos dos nossos animais que defendemos adormecê-los a vê-los sofrer irrecuperavelmente.
E quem diz que, se tiver uma doença terminal espera que haja eutanásia, desconhece que são os terminais que mais desejam viver, que se agarram à vida com unhas e dentes, que negam estarem a morrer contra todas as evidências
...
Desculpe mas com certeza quem desconhece a realidade do sofrimento de um ser humano em doença terminal é você.
Uma pessoa que sofre atrozmente com dores ou se vê feita um vegetal chega a suplicar que a deixem morrer. Seguramente ( e ainda bem para si ) nunca viu um desses doentes........
Termino lembrando Eça de Queirós que dizia - a maior de todas as virtudes é a justiça mas acima dela, está a mesericórdia
Precisamente a misericórdia pode vestir muitos fatos.....
Sofia
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo jul 27, 2008 7:24 pm

aisd, eu falei em canis, nem sequer falei somente em associações. Conheço sim, a realidade já que fui/sou voluntária desde que me conheço.
sou fat desde tenra idade também. Depreender uma coisa dessas de meia dúzia d frases, é que não tem qualquer sentido.

Por lidar directamente com questões desta índole é que penso assim, porque quando comecei também era impensável para mim não tentar recuperar um animal.

O caso do pão e água foi falado neste mesmo fórum o ano passado. Não me lembro onde foi mas tenho quase a certeza que era Norte. Se acha que em muito canil os cães não passam fome, então é a aisd que não conhece a situação em portugal (será correcto depreender isto pelo que disse? claro que não)

É super cretino achar isso? olhe eu não acho, se calhar sou cretina, pronto, mais um título a juntar ao mau feitio.
A vida é importante para mim, e não há nada mais difícil do que a decisão de eutanásia (isto em resposta à primeira mensagem em que diz que é o caminho mais fácil, não não é, porque é o caminho que pesa)

Eu não vou nem por sombras comparar o donativo financeiro com a adopção (porque será?), mas sem dinheiro nada se faz, porque sem dinheiro nem há associação nem há nada.

e só conhece associações que dão animais esterilizados, eu conheço muitas que dão animais à porta de supermercados. esterilizados ou não, e que seguem directamente para uma familia sem sequer saber onde vão parar (em contrapartida também conheço outras que não o fazem)

Não defendo a banalização da eutanásia, mas defendo políticas (e não politiquices) de adopção e de controlo. Este meu modo de pensar adquiri com alguns anos de experiência e com muita asneira que fiz pelo caminho.
mas com erros as pessoas aprendem (ou não).

editei para corrigir alguns erros de digitação e palavras repetidas.
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

domingo jul 27, 2008 9:25 pm

É super cretino pensar que se o leão da rodésia não tivesse sido salvo (e foram 4000 €) isso iria corresponder à adopção de x cães...
Na minha opinião, 4.000 euros dava para esterelizar muitas cadelas, e com isso evitar o nascimento de muitos cachorros, futuros habitantes das ruas e canis, futuros estropiados e desgraçados que tanta pena inspiram a muita gente. Mas....obviamente que cada um faz com o seu dinheiro o que bem entende, e se alguém decidiu contribuir com 4.000 euros para prolongar a vida de um cão com a espinha partida, está no seu pleno direito. Eu até compreendo.........dá muito mais "tempo de antena" salvar um cão ceguinho, de três patas e sem uma orelha, do que estelizar uma cadela saudável.
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo jul 27, 2008 10:25 pm

Bem, ainda bem que existem os supercretinos, porque senão em Portugal por ano seriam salvos somente 150 animais a 4.000 euros cada um e os outros milhares que são salvos, não o seriam.

Devo dizer que fiquei :o por saber que se conseguiu angariar 4000 euros para salvar um cão...bem pelo menos DIZ-SE que se angariou 4000 euros, o que é diferente de se ter angariado ;) .

Como disse o PauloC1 e muito bem, cada um faz com o seu dinheiro o que quiser e não é da conta de ninguém a menos que o venham dizer na net a outros.

Mas penso por exemplo na associação Bianca que andava num email que circulava às aranhas com 6000 euros de dividas, é uma associação com apoio a 100 e tal animais e que parece que faz um trabalho esforçado, trabalho esse que é conhecido de bastantes das pessoas que angariaram 4000 euros para o Leão da Rodésia. Quem puder que explique à Bianca qual o critério de forma a eles poderem adaptar as suas formas de angariar fundos...
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jul 28, 2008 11:48 am

Eu estive com a pessoa que tirou o Leão da Rodésia do Canil, e nõa foram 4.000€, dito pela própria, mas sim entre 2.000€ e 3.000€. Sei que é bastante ainda, e na altura também comentei isso com ela, que achava o dinheiro mais "bem empregue" com outros N casos que vão aparecendo... Adiante...

Na minha opinião, que vale o que vale, e relativamente a este caso em particular, eu acho que SE aparecesse um potencial adoptante para este cão, e estivesse disposto a gastar os 2.000€ ou 3 ou 4 mil, o que fosse com ele, era um problema dele, e achava muito bem que o fizesse, pois adoptou um animal e assumiu todos os encargos daí inerentes. Agora reunir donativos para tratar este cão, não concordo.

Quanto à política, e agora vou fugir um pouco ao tema, do resgate de animais de RAÇA de um canil em detrimento de rafeiros, aí estou de acordo apenas e só porque temos de ser práticos e ver a realidade, e a realidade diz-nos que os de raça são AINDA mais facilmente adoptáveis do que os rafeiros.

E quem diz que a eutanásia é o caminho mais fácil, não sabe o que diz ou vive num mundo à parte do nosso...

Por fim, estamos aqui a falar de animais de rua, de associações e de canis, no que diz respeito à eutanásia de animais saudáveis ou recém nascidos, porque é um dado adquirido que nós pelos nossos animais, pelo menos é nossa obrigação, fazemos TUDO o que está ao nosso alcance para lhes valer em horas difíceis. Mas isto também inclui a eutanásia.

Xuga
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

segunda jul 28, 2008 12:21 pm

óbvio que não me choca gastar o que quer que seja com os nossos próprios animais, não só os cães, mas os restantes, no meu caso em particular.
No entanto cada vez mais observo adoptantes em espera que o animal seja tratado, vacinado e transportado à custa dos donativos (engraçado, na maioria das vezes não se fala em esterilizado, porque quando um cão com raça (aparente) sai esterilizado, o número de contactos para adopção reduz drasticamente)
O que me choca é gastar esses 2000 mil euros, muitas vezes em animais com poucas possibilidades de adopção (claro que há excepções e cada caso é um caso) e com fraca qualidade de vida em detrimento de esterilizações ou recuperação de casos simples.
kitten
Membro Veterano
Mensagens: 5667
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Localização: muitos !!!!!

segunda jul 28, 2008 2:51 pm

buzio Escreveu:óbvio que não me choca gastar o que quer que seja com os nossos próprios animais, não só os cães, mas os restantes, no meu caso em particular.
No entanto cada vez mais observo adoptantes em espera que o animal seja tratado, vacinado e transportado à custa dos donativos (engraçado, na maioria das vezes não se fala em esterilizado, porque quando um cão com raça (aparente) sai esterilizado, o número de contactos para adopção reduz drasticamente)
O que me choca é gastar esses 2000 mil euros, muitas vezes em animais com poucas possibilidades de adopção (claro que há excepções e cada caso é um caso) e com fraca qualidade de vida em detrimento de esterilizações ou recuperação de casos simples.
A mim também não me choca gastar o que for necessário com qualquer dos meus animais, mas na certeza porém que há limites e como diz o ditado, Quem sabe o que vai no convento é quem lá está dentro. Neste momento da minha vida, gastar 2000€ com qualquer um dos meus animais é impensavel, logo provavelmente teria que recorrer à eutanásia.

Eu não considero que "obrigar" um animal canceroso a fazer quimio, sem qualquer esperança de vida, seja ser misericordioso, isso é ser bonzinho e amiguinho dos animais, coisa que eu não sou. Nestes casos um acto de misericórdia e terminar-lhes o sofrimento, mas quem sou eu para julgar seja quem for ...

Havia uma cantiga no tempo "da outra senhora" do Padre (na altura) Francisco Fanhais, que dizia assim: Vamos brincar à caridadezinha, festa, canasta e boa comidinha...
O que que vejo fazer em uma grande parte das associações é praticar a caridadezinha, fica bem, defendem-se os animaizinhos coitadinhos, fazem-se grandes peditórios, aparecem na Tv e essencialmente ficam bem na fotografia.

É claro que o ideal era fazerem-se campanhas massivas de esterilização, quanto a isso estamos todos de acordo, mas como eu há muito que deixei de acreditar no Pai Natal e vejo diariamente como são tratados os humanos neste País em que vivemos, é lógico que não acredito nessas campanhas.

Tal como foi dito anteriormente não compreendo como se fazem peditórios para animais que não estão adoptados nem em vias disso, ainda por cima gravemente doentes, é claro que cada um é livre de fazer do seu dinheiro aquilo que entende, mas se querem ajudar ajudem as associações visto que todas elas sobrevivem só à custa da nossa boa vontade.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
nicosa
Membro Veterano
Mensagens: 1706
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

segunda jul 28, 2008 4:13 pm

kitten Escreveu:
Tal como foi dito anteriormente não compreendo como se fazem peditórios para animais que não estão adoptados nem em vias disso, ainda por cima gravemente doentes, é claro que cada um é livre de fazer do seu dinheiro aquilo que entende, mas se querem ajudar ajudem as associações visto que todas elas sobrevivem só à custa da nossa boa vontade.
Pois Kitten, mas ajudar associações não traz protagonismo , não traz a confirmação de que sou uma pessoa muito boazinha. As pessoas assim nem vão saber o que ajudei e eu goooosto que todos saibam como sou tão boazinha.Ajudar no anonimato , qual é a piada???????
Sofia
U206
Membro Veterano
Mensagens: 236
Registado: segunda fev 04, 2008 4:32 pm

segunda jul 28, 2008 4:16 pm

nicosa Escreveu:
kitten Escreveu:
Tal como foi dito anteriormente não compreendo como se fazem peditórios para animais que não estão adoptados nem em vias disso, ainda por cima gravemente doentes, é claro que cada um é livre de fazer do seu dinheiro aquilo que entende, mas se querem ajudar ajudem as associações visto que todas elas sobrevivem só à custa da nossa boa vontade.
Pois Kitten, mas ajudar associações não traz protagonismo , não traz a confirmação de que sou uma pessoa muito boazinha. As pessoas assim nem vão saber o que ajudei e eu goooosto que todos saibam como sou tão boazinha.Ajudar no anonimato , qual é a piada???????
Realmente... o que a gente quer é aparecer na televisão! :lol:
<p><strong>Cumprimentos do F&aacute;bio! ;)</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

segunda jul 28, 2008 4:23 pm

Hoje estou muito triste.

Um cão que conseguimos retirar do canil de Oeiras, foi devolvido.
Passou 2 anos preso com corrente de meio metro no quintal de gente indiscritível.
Foi queimado com cigarros, espancado e algumas unhas arrancadas.
Tem 2 palmos de altura, pêlo semi-longo, branco com algumas ondas amarelas no dorso.
É muito bonito.

Foi graças a ser tão bonito que lhe arranjámos dono.
E avisámos - o cão não está educado - puxa pela trela, nunca esteve em casa, odeia gatos.
Mesmo assim, quiseram-no.
Fomos buscá-lo.
E, durante uns tempos, tudo correu bem.

Agora foi devolvido (além do mais, o cão rói e não gosta de ficar sózinho)e, naturalmente, volta para o canil.
Onde vai ser eutanasiado, como já se esperava.

Portanto, fiquem contentes.
É menos um em tantos.

Culpado de ter tido maus donos.
Culpado de maus tratos e de solidão.

As nossas canhestras tentativas de salvar um cão jovem e bonito, falharam.
Os nossos pedidos junto de associações e FATs, falharam.
Podem festejar - a vossa tese triunfou.
Eu, estou de luto.
Responder

Voltar para “Cães”