Flexarium - calyptratus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

BrunoTDI
Membro Júnior
Registado: quinta ago 16, 2007 11:19 am

segunda jul 28, 2008 10:24 pm

Boas pessoal, tou com algumas duvidas no seguinte, tenho um calyptratus a pouco tempo, num terrario da exatorra de vidro, mas vou esta semana fazer upgrade para decididamente para um flexarium (76c x 42l x 122a cm). em termos de ventilação nem encontro melhor, a minha duvida é no substracto, ou seja, eu tava a pensar em usar uma camada de repti-sand preta e dps por cima uma camada de forest bark da exoterra, ( já tive da repti-selva e é uma m****a). este susbtrato absorve bem a água pulverizada durante 2 a 3 vezes por dia ? é que não queria que a água ficasse depositada e empapa-se o substrato....
<p>1 - Gecko Leopardo SHT / 1 - Zonossaurus Quadrilineatus / 1 - Camale&atilde;o Calyptratus / 3 - R&acirc;s Unhas Negras / 10 - Ratos Roborovski / 2 - Peixe RyuKin / 1 - Peixe Bolha / 1 - Beta</p>
<p>&nbsp;</p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda jul 28, 2008 11:21 pm

O melhor material para criar uma 1ª camada que retenha o excesso de água permitindo melhor drenar a camada superior do substrato é a Leca ou argila expandida. Vê o meu tópico sobre o terrario da holbrooki para umas ideias.
BrunoTDI
Membro Júnior

segunda jul 28, 2008 11:50 pm

já estive a ler o teu tópico, tá muito fixe mesmo, mas fikei com uma dúvida..... aquela água retida na leca, fica la sempre ? se fica, não vai originar bacterias ?
<p>1 - Gecko Leopardo SHT / 1 - Zonossaurus Quadrilineatus / 1 - Camale&atilde;o Calyptratus / 3 - R&acirc;s Unhas Negras / 10 - Ratos Roborovski / 2 - Peixe RyuKin / 1 - Peixe Bolha / 1 - Beta</p>
<p>&nbsp;</p>
Thorgarth
Membro Veterano

terça jul 29, 2008 12:01 am

O tempo que a água lá fica retida depende de muitos factores, nomeadamente da quantidade de água, da profundidade do substrato superior, da temperatura interna do terrario, e da circulação de ar.

No meu caso a reserva de água que coloquei da 1ª vez durou cerca de uma semana e meia/2 semanas, até que secou. O objectivo é tentar manter sempre uma pequena reserva de água no interior que permita a parte inferior do estrato superior ter sempre humidade disponivel, enquanto que a parte superior vai secando. É claro que necessitas de ir adicionando água à medida que esta vai evaporando.

Quanto a bactérias e fungos é sempre um risco quando a humidade é elevada mas com uma boa circulação de ar é muito raro aparecerem.

Neste momento tenho uma humidade relativa de 70% a meia altura no centro do terrario, e junto ao substrato cerca de 80%, depois de ter pulverizado já por duas vezes. As luzes que adicionei ajudam a controlar a humidade, mas já preciso de adicionar um pouco de água ao substrato de leca. Estou a pensar criar um sistema em dois cantos oposto que me permita adicionar a água sem ensopar o substrato de fibra de coco, forest bark e turfa.
BrunoTDI
Membro Júnior

terça jul 29, 2008 1:18 am

Bem, vou ter que peskisar mais um pouco sobre este assunto, o teu sistema parece-me uma escelente solução, mas tenho algum receio de águas paradas (bactérias), claro que com a circulação de ar maior, tb se evapora mais rapido......
Na base do Flexarium, vou usar o Flextray, para os substratos, existe alguma forma de aquecer a base ?
<p>&nbsp;</p>
Thorgarth
Membro Veterano

terça jul 29, 2008 10:01 am

Para aquecer a base podes utilizar um undertank pad, um tapete que aquecimento interior ou um cordão de aquecimento. Qualquer uma das soluções é viavel, dependendo apenas da potência necessária para alcançar o fim desejado. Eu no terrario da holbrooki tenho um cordão, mas no do DB por exemplo já tenho um undertank pad... Não te podes é esquecer de um termostato para a fonte de calor que escolheres.

Num flexarium muito dificilmente terás problemas com bacterias... Aliás se fizeres uma pesquisa por terrarius e/ou plantas e musgos para terrarios vais ver que encontras mesmo muitos aqua-terrarios onde a humidade é extrema (especialmente para dendrobates) e não têm qualquer problema de bacterias... É só estares com atenção e garantir uma boa circulação de ar, que no teu caso será mesmo muito fácil. Já manter a humidade é que me parece dificil a não ser que coloques um sistema de mist ou chuva.

Para tu veres ontem à noite ainda tive a borrifar o terrario para ver quanto tempo demorava a secar... passado 2 horas já não havia sinal de humidade nas paredes e background e a humidade relativa tinha voltado para os 70% a meia altura no centro do terrario. Se não tiveres um sistema automático a melhor maneira de garantires uma maior humidade será mesmo introduzires água no substrato e deixares que esta se vá libertando.
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça jul 29, 2008 10:19 am

Nao sei se vais conseguir as temperaturas que desejas no inverno, a menos que tenhas aquecimento em casa!

Conheço um clamidossaurus que ta a viver num flexarium e o tipo vai muda-lo agora para um terrario porque no inverno é pincel para manter as temperaturas pretendidas!

Eu acho flexariuns muito bons, mas nao como terrario definitivos! Aconselho o uso como terrario temporarios, para colocar fora de casa em dias amenos etc. Para defenitivos, nada como um bom velho terrario!

Pensa nisso porque um flexarium ainda é carito e depois podes ter problemas e ter de arranjar um terrario!

PS: Aquecimento no solo para um animal arboricula? So podem estar a gosar...
Thorgarth
Membro Veterano

terça jul 29, 2008 10:27 am

P_R Escreveu: PS: Aquecimento no solo para um animal arboricula? So podem estar a gosar...
ÓBVIAMENTE não poderia ser a única fonte de aquecimento, ainda para mais num flexarium.... :o Mas em qualquer caso ajuda e muito não só a manter uma temperatura ambiente mais alta como ajuda a aumentar a humidade libertando a água contida no substrato.

Seria necessário pelo menos uma fonte de calor superior, e bem potente tendo em conta a situação em causa. Uma ou duas Lâmpadas de cerâmica deverão ser suficientes mas só testando mesmo, e se o Inverno for rigoroso não sei não. O vidro já é o que é em termos de perca térmica, agora o flexarium não é tanto aquilo que perde é mais aquilo que consegue manter dentro.... :twisted:
P_R
Membro Veterano

terça jul 29, 2008 10:41 am

Thorgarth Escreveu:O vidro já é o que é em termos de perca térmica, agora o flexarium não é tanto aquilo que perde é mais aquilo que consegue manter dentro.... :twisted:
LOOL nem mais! E o consegue manter dentro é nada, ou quase nada, por isso acho muito má solução.

De todo o modo, num calyp a higrometria deve rondar os 60%, ou seja, nao é perciso filmes com lecas e águas no fundo que podem gerar, muito facilmente (mesmo com boa ventilação), colonias de bacterias e fungos que podem ser prejudiciais.
60% é uma percentagem reativamente baixa que se consegue facilmente, isto falando de um terrario, porque um flexarium, como disse, foi feito para manter animais no exterior onde as condiçoes climatericas sao as que o animal necessita, ou entao, para quem tem muita massa, numa zona climatizada da casa.

Acho que nao é uma boa escolha. Com o mesmo dinheiro, constroi-se um terrario e pêras com a ventilação que se deseja e nao temos de andar a inventar coisas...
BrunoTDI
Membro Júnior

terça jul 29, 2008 11:29 am

Boas, em relação em ter falado no aquecimento na base do flexarium, é pk da água k se pode acumuladar com as borrifadelas, e com aquecimento, ela desaparece mais rapido. Em relação a temperaturas, o meu quarto é muito quente, só para terem uma ideia, no terrario do gecko, tenho temperaturas no lado quente de 30º a 32º e 28º 29º no lado frio, sem lampadas, apenas um tapete de akecimento, 60x40x45.
De qualquer das formas, tenho em caso necessario um thermoregulador.
<p>&nbsp;</p>
P_R
Membro Veterano

terça jul 29, 2008 11:41 am

O teu quarto no inverno ta a essas temperaturas??

Casas quentes sao todas elas! Eu tenho os aquecimentos todos desligados nesta altura do ano, mas no inverno as coisas mudam de figura!
No inverno, o terrario de vidro da minha corn snake fica com a temperatura que pretendo na parte quente, mas na parte fria a cobra nem sequer vai para lá!

Eu so te estou a alertar. O flexarium nao te tras vantagem absolutamente nenhuma em relação a um terrario feito e pensado como deve de ser, mas tu é que sabes! Eu nao me acredito que a tua casa no inverno esteja a mais de 16ºC se nao tiveres aquecimento, e elevar de 16ºC para 30ºC com uma mera lampada de cerâmica não é facil!
Thorgarth
Membro Veterano

terça jul 29, 2008 11:48 am

P_R Escreveu: e elevar de 16ºC para 30ºC com uma mera lampada de cerâmica não é facil!
Há lâmpadas de de cerâmica bem potentes, e se uma não chega, colocas duas. Mas de facto um flexarium não é a melhor opção... A dificuldade de controlares todas as variáveis é MUITO maior do que num terrario fechado.
BrunoTDI
Membro Júnior

terça jul 29, 2008 11:55 am

não claro, nao me espliquei bem, as temperaturas que disse, sao as de agora, verão, no inverno é claro que descem, mas com o thermoregulador consigo aquecer o quarto e ter um temperatura ambiente de 22 a 24º + -

tenho reparado em algumas peskisas que fiz, que o pessoal na Inglaterra k tem flexariums, usam varias fontes de calor, e conseguem ter temperaturas boas, por isso, se lá conseguem e tem um tempo de mais de chuva e frio que o nosso clima cá, penso que consigo também.
<p>&nbsp;</p>
Thorgarth
Membro Veterano

terça jul 29, 2008 12:06 pm

BrunoTDI Escreveu:tenho reparado em algumas peskisas que fiz, que o pessoal na Inglaterra k tem flexariums, usam varias fontes de calor, e conseguem ter temperaturas boas, por isso, se lá conseguem e tem um tempo de mais de chuva e frio que o nosso clima cá, penso que consigo também.
Bruno é claro que consegues manter as temperaturas dentro dos parâmetros mas o gasto em energia é MUITO maior e vai exigir-te fontes de calor adicionais.... A tua sorte é mesmo não precisares de humidades muito altas se não era para esquecer!
P_R
Membro Veterano

terça jul 29, 2008 12:12 pm

Pois ha lampadas de ceramica bem potentes. Ate pode meter ar condicionado!
Eu acho é que é uma estupidez, gastar 300W em electricidade constantemente quando se pode gastar muito menos, por uma coisa que nao faz sentido nenhum!

Sim, porque gastar mais energia, ter maior dificuldade em controlar as variaveis, e conseguir ver pior o animal, porque os flexariuns nao tem nada boa visibilidade para o interior, quando se pode ter algo mais facil de controlar, mais economico, com maior visibilidade e pelo mesmo preço sensivelmente.............
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”