LIMPAR O OUVIDO!...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

imas
Membro
Registado: sexta mai 23, 2008 10:42 pm

terça jul 29, 2008 11:12 am

Bem haja! Caros amigos gostaria de questionar a melhor forma de limpar as orelhinhas do meu gato. Tenho limpo com cotonetes e nunca pensei que os Ouvidos do meu gato acomulassem tantos dejectos. A cor é escura qse Preta... É Normal tanta "porcaria" nos Ouvidinhos dos Gatos. Ele deteste que eu tire.Mas quando tiro sai tanta...Tanta... Bem escura...

Ao fim de 3 dias já estão os Ouvidos bem sujos....
danimira
Membro
Registado: quarta abr 04, 2007 9:59 pm

terça jul 29, 2008 11:17 am

Fale com o seu veterinário, ele há-de recomendar alguma loção de limpeza e explica como limpar! Mas não espere que o seu gatinho goste que lhe limpem as orelhas... :D Como eu tenho vários gatos, os que se dão bem costumam lavar as orelhas uns dos outros.
Imagem
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jul 29, 2008 12:32 pm

Se a quantidade é assim tanta, se calhar tem alguma otite por acaros.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça jul 29, 2008 12:58 pm

lagutrop Escreveu:Se a quantidade é assim tanta, se calhar tem alguma otite por acaros.
Bem verdade...
Houve uma altura em que a minha gata começou a ganhar muita porcaria nos ouvidos... fui à vet e ela disse que estava no inicio de uma otite!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça jul 29, 2008 12:59 pm

Ah...
Ele não abana a cabeça e coça as orelhinhas??

É melhor levá-lo ao vet!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
simaosinho
Membro
Registado: segunda jul 28, 2008 9:03 pm

terça jul 29, 2008 1:56 pm

imas Escreveu:Bem haja! Caros amigos gostaria de questionar a melhor forma de limpar as orelhinhas do meu gato. Tenho limpo com cotonetes e nunca pensei que os Ouvidos do meu gato acomulassem tantos dejectos. A cor é escura qse Preta... É Normal tanta "porcaria" nos Ouvidinhos dos Gatos. Ele deteste que eu tire.Mas quando tiro sai tanta...Tanta... Bem escura...

ola..gostei muito deste assunto e adorei a tua msg pois o gatinho e igual ao teu.branquinho e tudo...o meu tb acumula mta porcaria..nao si k passa
simaosinho
Membro
Registado: segunda jul 28, 2008 9:03 pm

terça jul 29, 2008 2:00 pm

imas Escreveu:Bem haja! Caros amigos gostaria de questionar a melhor forma de limpar as orelhinhas do meu gato. Tenho limpo com cotonetes e nunca pensei que os Ouvidos do meu gato acomulassem tantos dejectos. A cor é escura qse Preta... É Normal tanta "porcaria" nos Ouvidinhos dos Gatos. Ele deteste que eu tire.Mas quando tiro sai tanta...Tanta... Bem escura...

agora sim e com mais calma..o meu gatinho chama-se simao e a irma e a mafalda..ele e branco identico ao imas e a mafalda e toda cinzentinha...acontece k so o simao tem as orelhas todas sujinhas enquanto k a mafalda nao.nao sei se tem a ver c algo em especial.vou vacinar esta semana e aproveito e prgunto a vet se tem algum problma
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

terça jul 29, 2008 2:09 pm

imas, aconselho-o a levar o seu gatinho rapidamente ao veterinário pois de certeza que ele está com uma otite (ácaros de ouvido). Essa cera escura que ele tem nos ouvidos é sinal disso mesmo e sendo assim é necessário um tratamento veterinário.
Tenha muito cuidado com essas limpezas de ouvidos com cotonetes. Quando limpa os ouvidos deverá fazê-lo somente na área do ouvido externo e não ir muito fundo pois os ouvidos dos gatos são muito sensíveis. O uso de cotonetes poderá danificar o canal auditivo.

Boa sorte :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jul 29, 2008 2:34 pm

jcmac Escreveu:[imas, aconselho-o a levar o seu gatinho rapidamente ao veterinário pois de certeza que ele está com uma otite (ácaros de ouvido). Essa cera escura que ele tem nos ouvidos é sinal disso mesmo e sendo assim é necessário um tratamento veterinário.
Tenha muito cuidado com essas limpezas de ouvidos com cotonetes. Quando limpa os ouvidos deverá fazê-lo somente na área do ouvido externo e não ir muito fundo pois os ouvidos dos gatos são muito sensíveis. O uso de cotonetes poderá danificar o canal auditivo.

Boa sorte :wink:!
Eu não quis chegar tão longe mas de facto, o uso das cotonetes pode inclusive empurrar lá para dentro alguma coisa ou romper um dos frageis canais auditivos.
E nesse caso pode arriscar uma menigite ou encefalite.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

terça jul 29, 2008 3:28 pm

Só pode mesmo ser ácaros. Quando eu limpo os ouvidos á minha, não sai porcaria nenhuma. :roll:
jcmac
Membro Veterano

terça jul 29, 2008 6:13 pm

lagutrop Escreveu:Eu não quis chegar tão longe mas de facto, o uso das cotonetes pode inclusive empurrar lá para dentro alguma coisa ou romper um dos frageis canais auditivos.
E nesse caso pode arriscar uma menigite ou encefalite.
E não só :wink:!
A danificação do canal auditivo pode levar também à surdez.
Aliás, este tipo de otites se não forem tratadas podem originar infecções e estas últimas também podem levar à surdez dos gatos.
É preciso estar atento a possíveis doenças auriculares pois uma boa audição é essencial para a segurança dos felinos.

A limpeza deve ser feita com um lenço de papel e com uma solução de limpeza auricular (também já ouvi dizer que há quem use óleos minerais ou até mesmo azeite), e somente na zona do ouvido externo.
imas, com certeza que visitando o veterinário do seu gatinho ele lhe dará uma explicação de como deve proceder à limpeza dos ouvidos :wink:.
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jul 29, 2008 6:30 pm

Então mas não gostou de nenhuma das sugestões de veterinários? Como é obvio, essa é uma das questões que lhe deverá colocar e, esperemos, que ele tenha tempo disponivel para responder. Certo?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Romena8
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

terça jul 29, 2008 8:41 pm

Com o meu gato é a mesma coisa :S... cria muita porcaria e escura (castanho muito escuro). Se as orelhas dele deitarem um cheiro forte e desagradavel é que é mau sinal, de resto acho que é normal.

A veterinária aconselhou-me a limpar os ouvidos dele todas as semanas e sempre com os cotonetes húmidos. vendeu-me um liquido próprio para limpar os ouvidos dele, passo-o nos cotonetes e depois limpo-lhe os ouvidos, devem ser limpos com movimento circulares e sempre para o mesmo lado.

Não se devem limpar os ouvidos com cotonetes secos.
<strong>K&aacute;tia</strong>
Romena8
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

terça jul 29, 2008 8:48 pm

Eu ainda no inicio deste mês fui á minha veterinária e ela limpou-lhe os ouvidos, e ele tem um genero de uma cera preta (que sempre me disseram ser essa a cor normal) e a veterinária não falou nada sobre ácaros apenas reforçou a ideia de lhe limpar os ouvidos todas as semanas e com a loção. E também me disse para limpar com cotonetes (assim como outro veterinário antes já me tinha dito).
Deve é saber-se a maneira correcta de limpar os ouvidos (como já referi).
<strong>K&aacute;tia</strong>
jcmac
Membro Veterano

terça jul 29, 2008 9:26 pm

Pois a mim, a vet que acompanha as minhas meninas sempre me disse para nunca introduzir dentro dos ouvidos nenhum objecto pontiagudo ou cotonetes!
Para além de ao fazê-lo estar a empurrar a sujidade ainda mais para dentro do canal auditivo, pode-se sem querer danificar este.

Só a uma das minhas meninas é que limpo com bastante regularidade os ouvidos e porque é propensa a desenvolver otites. As outras duas vou verificando e fazendo com alguma regularidade uma limpeza, e se vir algum sinal de alarme consulto a vet e logo se vê a partir daí o que fazer.
Limpar os ouvidos com regularidade sim. Cotonetes, nem secos nem húmidos :wink:!

A limpeza... colocar algumas gotinhas de uma solução (não loção) de limpeza auricular, massajar bem o ouvido de forma a que a cera se dissolva, aguardar alguns minutos, e finalmente limpar a cera com um lenço de papel ou algodão embebido na solução apenas na zona do ouvido externo.

Quanto à cor da cera também tenho a informação que se esta for escura é sinal de alarme=otite. Aliada à cor da cera outro dos sinais é efectivamente o cheiro :wink:!
Responder

Voltar para “Gatos”