Juntar 2 Chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

terça jul 29, 2008 1:46 pm

É a 1ª vez que inicio um tópico, por isso se fizer asneira, peço desculpa.

Eu tenho 1 chinchila macho, o Freddie, cuja idade eu não sei. Só sei que ele tinha sido abandonado numa loja de animais 3 meses antes de eu o comprar. Ah, e descobri que era macho porque ele é assanhadinho e atirou-se à mão da minha mãe (ficou bem contente, o rapaz :P).

Hoje o namorado da minha mãe disse-me que me queria dar outro chinchila, para fazer companhia a este. Ele quer comprar uma fêmea, "senão ficam paneleiros" (palavras dele :P).

Realmente eu li que estes animais gostam de companhia, mas tambem li que nem sempre essas coisas correm bem. Já li o que se deve fazer para os juntar, que não é logo enfiar o novo na gaiola e esperar que se dêem bem.

Para ser honesta, eu não acho que saiba o suficiente para juntar um macho com uma fêmea e fazer criação. Não tenciono comprar uma fêmea e depois fazer asneira e deixá-la morrer por pura estupidez (que acontece demasiadas vezes). Gosto demasiado destes animais para fazer isso.

A minha pergunta é, é possível juntar dois machos? Ou é mais difícil do que juntar um macho e uma fêmea? Será que se juntar um macho ainda novinho, eles poderão dar-se bem? Ou será melhor deixar o meu chinchila sozinho, tal como está, visto que ele sempre esteve sozinho? Bom, isto já foi mais do que uma pergunta :P.

Realmente dá-me pena ver o animal ali sozinho, sem nenhum amiguinho da espécie dele para brincar, mas se tiver que o deixar sozinho, assim o farei, com muita pena. Eu até passo bastante tempo com ele durante a noite (deito-me sempre às tantas da matina), mas assim como nós, tenho a certeza que este animal também gostaria de ter um amigo igual a ele.

Qualquer ajuda é bem vinda.
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

terça jul 29, 2008 2:06 pm

Olá! Espero responder a todas as duvidas o melhor possível.

É assim, se quer juntar outra chinchila à sua, tem duas hipóteses:
- fêmea;
- macho.

Se quiser juntar uma fêmea e quiser fazer criação, tem de se informar MUITO para que tudo corra bem e para que depois não aconteçam imprevistos. Se quiser juntar uma fêmea e não fazer criação, terá de esterlizar (acho que é assim que se escreve :S) a fêmea ou castrar o macho. Este ultimo, não acho que seja uma boa opção, porque já li casos em que não deu muitos bons resultados!

Se quiser juntar um macho é melhor que seja um macho novinho para que, logo desde o inicio, não hajam duvidas da hierarquia a ser estabelecida dentro da gaiola. Ficando assim, o macho mais velho o dominante.

Em relação ao juntar uma chinchila à sua, independentemente do sexo que a 2ª for, existem várias técnicas. É apenas uma questão de se informar bem e escolher a que acha que se adapta melhor ao feitio da sua chinchila.

Eu tenho uma chinchila fêmea há uma ano e meio. Já pensei muitas vezes em arranjar uma companhia para a minha menina, mas acabei por nunca comprar por 2 razões:
1ª- Por causa do meu pai que não gosta de roedores;
2ª- Porque elas poderiam não se dar bem e depois acabar por ficar com duas gaiolas e as chinchilas separadas. E, assim, já não poderia cumprir o meu objectivo!

Agora a decisão é sua! :wink:

Boa sorte...

EDIT: Editei para corrigir uns erros!
Última edição por jmiguel15 em terça jul 29, 2008 2:32 pm, editado 1 vez no total.
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
GSfanatic
Membro Veterano

terça jul 29, 2008 2:22 pm

Obrigada pela informação.

Isto é algo que eu ainda tenho que pensar bastante. Até porque teria que comprar uma gaiola maior, pois esta é demasiado pequena para 2 chinchilas.

Por enquanto vou apenas pensar no caso e fazer pesquisa. Até lá, quanto mais opiniões melhor.

Mais uma vez, obrigada. :)
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

terça jul 29, 2008 3:21 pm

Juntar duas chins é sempre complicado e delicado, independentemente de serem do mesmo sexo ou não. Uma vez que tu própria dizes que a criação não está nos teus planos (e aí, dou-te os meus mais sinceros parabéns, pois há MUITA gente que acha q é so juntá-los e está a andar, e não pensam nas complicações que pode haver e possíveis consequências), o melhor seria mesmo comprar um macho.

Em traços muito gerais, eis o que deves fazer:
1 - quarentena. Durante o primeiro mês que tenhas a chinchila nova, convém pô-la em quarentena da outra. A chin nova pode possuir alguma doença/vírus que esteja "dormente". O stress de estar num novo ambiente afecta o seu sistema imunitário, e faz com que esta se torne mais susceptível a ficar doente. Ao fazer a quarentena, evitas que a tua outra chin também fique doente, caso a nova tenha alguma coisa. O ideal seria tê-la em divisões separadas, que elas não interajam, que laves as mãos entra manusear uma e manusear a outra, e, se possível, que quando as soltes, não as soltes na mesma divisão.

2 - "apresentá-las". Podes colocar as duas gaiolas na mesma divisão, e ir lentamente aproximando-as. Durante este tempo, podes também trocá-las de gaiola, pões uma na gaiola da outra, e vice-versa, para se irem habituando ao cheiro uma da outra. Deves ainda demorar um bom tempo neste passo, para evitar que elas se dêm mal.

3 - deixá-las interagir. A primeira vez que as deixas interagir não deve ser feito numa gaiola, mas sim com elas soltas e num território neutro para ambas, ou seja, uma divisão em que nenhuma delas tenha estado, para não haver nada daquilo de "mas o que é que estás a fazer no MEU território?". Convém que tenhas nessa divisão algumas casinhas de madeira e tubos de cartão espalhados para elas se puderem esconder caso queiram. Se virem que elas começam a lutar, no momento em que vires sangue ou que estão a arrancar pelo, separa-as logo e põe cada uma na sua gaiola, e continua a aproximar as gaiolas aos poucos, a trocá-las de gaiola, e deixa passar algum tempo até voltares a juntá-las.

4 - juntá-las na mesma gaiola. Convém que só as juntes depois de haver alguns episódios em que elas conseguem estar as duas soltas sem andar à porrada. Pode, infelizemente, dar-se o caso de elas nunca se entenderem e teres de ficar com uma chinchila em cada gaiola, mas esses casos são a minoria :wink:

Sim, é um processo moroso, mas é o mais seguro para os animais, principalmente se a chin nova for ainda bebé... como podes imaginar, uma chin adulta dá cabo da mais pequena em três tempos.
GSfanatic
Membro Veterano

terça jul 29, 2008 4:13 pm

Obrigada, Nadeshda :)
Eu estou mesmo mais inclinada para comprar um macho novinho. Tenho que falar com o namorado da minha mãe, para ele tirar da cabeça a ideia de comprar uma fêmea. Para ele é mesmo só juntar os dois e está a andar.
Responder

Voltar para “Exóticos”