Eu tenho 1 chinchila macho, o Freddie, cuja idade eu não sei. Só sei que ele tinha sido abandonado numa loja de animais 3 meses antes de eu o comprar. Ah, e descobri que era macho porque ele é assanhadinho e atirou-se à mão da minha mãe (ficou bem contente, o rapaz

Hoje o namorado da minha mãe disse-me que me queria dar outro chinchila, para fazer companhia a este. Ele quer comprar uma fêmea, "senão ficam paneleiros" (palavras dele

Realmente eu li que estes animais gostam de companhia, mas tambem li que nem sempre essas coisas correm bem. Já li o que se deve fazer para os juntar, que não é logo enfiar o novo na gaiola e esperar que se dêem bem.
Para ser honesta, eu não acho que saiba o suficiente para juntar um macho com uma fêmea e fazer criação. Não tenciono comprar uma fêmea e depois fazer asneira e deixá-la morrer por pura estupidez (que acontece demasiadas vezes). Gosto demasiado destes animais para fazer isso.
A minha pergunta é, é possível juntar dois machos? Ou é mais difícil do que juntar um macho e uma fêmea? Será que se juntar um macho ainda novinho, eles poderão dar-se bem? Ou será melhor deixar o meu chinchila sozinho, tal como está, visto que ele sempre esteve sozinho? Bom, isto já foi mais do que uma pergunta

Realmente dá-me pena ver o animal ali sozinho, sem nenhum amiguinho da espécie dele para brincar, mas se tiver que o deixar sozinho, assim o farei, com muita pena. Eu até passo bastante tempo com ele durante a noite (deito-me sempre às tantas da matina), mas assim como nós, tenho a certeza que este animal também gostaria de ter um amigo igual a ele.
Qualquer ajuda é bem vinda.