Atenção, aviso importante...

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça jul 29, 2008 3:51 pm

ora bem, apesar dos gozos, a andorinha dos telhados levanta voo do chão, se este for bem plano, porque ajuda com as asas. No entanto se for em terreno com muito mato ou erva, vai ter sérias dificuldades. Mas não é em cima de uma árvore que se devem colocar, já que as suas patas não são propriamente construídas para se agarrar aos ramos...
Mesmo assim, o comentário da utilizadora não está completamente desajustado.

Colocar em sítios altos as andorinhas capturadas ou em risco é sempre bom para elas.

Transcrevo, em inglês, algumas info de um sítio sobre a "common swift"
Can the Common Swift take off from flat ground?

Yes. Healthy Common Swifts can take off from the ground easily, sometimes by pushing off with their long wings, but the ground must be smooth, so that the wings can flap freely. A Swift is not able to take off in long grass, for example.
Can the Common Swift really sleep in flight?

Yes. The Common Swift can fly without landing for very long periods. This is possible, because it can do many things while flying. It can eat, drink, sleep, and even mate while flying. Only for the breeding process Common Swifts must land. Since most birds start breeding only in their 3rd or 4th year, they stay permanently in the air for 2 or 3 years, except for checking possible nesting-holes, when they cling onto a wall for a few seconds to look inside.
in http://commonswift.org/FAQ_english.html
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

terça jul 29, 2008 5:17 pm

buzio Escreveu: ora bem, apesar dos gozos, a andorinha dos telhados levanta voo do chão, se este for bem plano, porque ajuda com as asas. No entanto se for em terreno com muito mato ou erva, vai ter sérias dificuldades.
Sim, é verdade. E também é verdade para qualquer ave que se emaranhe em terrenos de ervas altas. Nessas situações levantar voo é mais difícil. Não sei se já repararam, mas se passarmos ao pé de searas em que estejam bandos de pardais a alimentarem-se e se os surpreendermos bruscamente, há sempre um ou dois que são os últimos a fugir porque precisamente têm as ervas como obstáculo. E claro que esta seria uma situação muito problemática para uma andorinha se estivesse num solo sob um manto de gramíneas altas. Mas por isso mesmo é que nunca as andorinhas pousam em terras dessas, voam somente sobre elas para se alimentarem dos insectos, e esta situação torna-se especialmente interessante e bonita aquando da ceifa das searas pelos tratores: o trator ao ceifar a palha espanta os insectos e às vezes chegam-se a juntar dezenas de andorinhas imediatamente atrás dele para aproveitarem o seu quinhão de bichos.
No entanto a forista alega que as andorinhas não são capazes de levantar voo do chão, e por chão entende-se toda a superfície terrestre que não está coberta de água.
buzio Escreveu:Mas não é em cima de uma árvore que se devem colocar, já que as suas patas não são propriamente construídas para se agarrar aos ramos...
Mesmo assim, o comentário da utilizadora não está completamente desajustado.

Se encontrarmos uma andorinha adulta incapaz de voar devemos levá-la a um centro de recuperação. (E a forista Soraia ainda não nos explicou porque é contra isso). Se encontrarmos uma andorinha recém saída do ninho, o que não é pròpriamente comum, visto que assim que saem do ninho as crias voam para algum ramo enquanto não aguentam acompanhar os pais no voo, sendo por isso raro encontrar uma andorinha juvenil no chão, devemos então colocá-la num sítio alto; se virmos que se encontra ferida, magra ou débil fazer o mesmo que a um adulto na situação que em cima descrevi.

Can the Common Swift really sleep in flight?

Yes. The Common Swift can fly without landing for very long periods. This is possible, because it can do many things while flying. It can eat, drink, sleep, and even mate while flying. Only for the breeding process Common Swifts must land. Since most birds start breeding only in their 3rd or 4th year, they stay permanently in the air for 2 or 3 years, except for checking possible nesting-holes, when they cling onto a wall for a few seconds to look inside.

Isto encontra-se levado ao extremo nos andorinhões. Raramente pousam e têm dificuldade em empoleirar-se. Se encontrarmos um andorinhão imóvel no chão então é porque de facto algo não está bem. Outra particularidade interessante deles é os seus "gritos" que são audíveis durante a época de criação mas mais intensamente ao fim da tarde e ao crepúsculo em Julho e Agosto.
E já agora queria só dizer que ao contrário do que a similaridade morfológica das andorinhas com os andorinhões pode levar a pensar estes não são parentes; os andorinhões são apodiformes (têm afinidade com os colibris) enquanto que as andorinhas são passeriformes como o pardal ou o canário. A semelhança deve-se a convergência evolutiva . :wink:
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

terça jul 29, 2008 7:46 pm

miguelabm Escreveu:ha aqui qualquer coisa... :roll:
Estou cheio de medo, tenho 5 ninhos cheios de andorinhas em casa, hoje de manhã cedo uma delas aterrou à minha frente, olhou para mim e depois descolou. Será que é um alien disfarçado ? AJUDEM :o
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça jul 29, 2008 8:34 pm

Tambem tenho andorinhas lá em casa, no Alentejo, e fiquei surpreendida com este tópico.
Devem ser realmente aliens ou qualquer criatura estranha. É que elas poisam no terraço e levantam voo sem dificuldade.
Que elas não conseguissem levantar voo queria a minha gata!!!!!!!! :twisted:
Sofia
Romena8
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

terça jul 29, 2008 9:16 pm

texuga Escreveu:Pois eu não concordo com vocês e acho que a autora do tópico tem toda a razão :evil: MAS... maaasss..... não as podem pôr numa árvore, têm de as agarrar como quem agarra um avião de papel, começar a correr, cada vez mais rápido, sempre com a andorinha na mão e o braço bem levantado para fazer um túnel de ar entre a andorinha e o chão, e ao fim aí, sei lá, mas uns 200 ou 300 metros a correr em sprint, soltam a andorinha e esperam que ela ganhe altura. Se ela cair de boca no chão como os aviões de papel, então aí repetem tudo de novo mas primeiro afiam o bico com uma lixa de água para ser mais suave. Assim ela ganha mais aerodinâmica e já é capaz de se aguentar... 8)
Ah, e não se esqueçam de arranjar uma rede para as apanhar do chão, não vão elas levantar voo e fugir... 8)
LOOOOOL.....
<strong>K&aacute;tia</strong>
buzio
Membro Veterano

terça jul 29, 2008 11:04 pm

TitvsLivivs falo nas formas de pata da andorinha e envergadura das asas. uma andorinha tem muito mais dificuldade em levantar voo que um pardal.

obviamente que com o resto concordo absolutamente, no entanto o texto fala específicamente das andorinhas (swifts) e não de andorinhões (swalows).
TitvsLivivs
Membro Veterano

quarta jul 30, 2008 12:20 pm

buzio Escreveu: TitvsLivivs falo nas formas de pata da andorinha e envergadura das asas. uma andorinha tem muito mais dificuldade em levantar voo que um pardal.
Não, não tem. Fora um possível azar de caírem numa terra com ervas altas ou numa moita, o que penso que só acontece se a andorinha estiver doente ou tiver algum acidente, ambos conseguem levantar voo sem qualquer problema. As patas delas não permitem oferecer a impulsão das de um pardal, mas dão impulsão suficiente para descolarem sem problemas nenhuns, caso contrário, se corressemos muito depressa na direcção de uma andorinha pousada no chão, seríamos capazes de a apanhar. E acho que nem pessoas como o Asafa Powell ou o Obikwelu seriam capazes de tal proeza. :lol: :wink:

buzio Escreveu: no entanto o texto fala específicamente das andorinhas (swifts) e não de andorinhões (swalows).
Sim, precisamente, e por isso é que eu em cima disse que as características sobre as andorinhas que nesse texto estavam eram levadas ao extremo no caso dos andorinhões.
buzio
Membro Veterano

quarta jul 30, 2008 2:12 pm

ok ;)
Soraia26
Registado: terça nov 27, 2007 10:06 pm

sábado ago 02, 2008 2:43 am

Venho agradecer desde já tamanha atenção e preocupação dedicada ao tópico que aqui coloquei. Consegui que semelhantes avezinhas inofensivas fossem alvo de uma investigação árdua sob o campo psicológico e filosófico nunca visto antes. Não queria estar a alimentar tanta polémica, nem querer ferir susceptibilidades como feri. Agradeço a quem tenha tido a preocupação de explicar coerentemente sobre a raça das aves em questão e a sua morfologia. Quanto a outros debates que acabaram por acontecer, ainda bem que assim foi, pois tiveram a possibilidade de demonstrar a sua capacidade de argumentação e coerência. Peço desculpa por não ter explicado, dissecado e apresentado documentos que tivessem a aprovação geral. Devia ter escrito uma tese com todos os termos indicados e nada me pudesse ter falhado. Mas não era a minha intenção escrever um artigo científico.
Agora a explicação para quem realmente demonstrou algum interesse genuíno sobre o assunto. Quando falei nestas aves, e falei nesta situação porque acontece, não fruto da minha imaginação, pessoas apanharem do chão ( eu sei, um escândalo) andorinhas e andorinhões, tal como pardais, mas falei nestas aves porque são as que aparecem com mais frequência, em que são capazes de fazer centenas, (sim, leram bem, centenas) de quilómetros, para entregarem a ave que julgam feridas, a centros de recuperação ( estas pessoas que o fazem são verdadeiros adoradores de animais), e a solução mais simples passa por as colocarem numa árvore, porque a partir daí elas podem retomar o vôo e ir descansadinhas à sua vida. Visto que ao entregarem nestes centros apenas vão servir de isco para aves de rapina e outras que tais. Porque desengane-se quem pense que são libertadas de novo. Era apenas para evitar perderem tempo, quando a ajuda é mais fácil do que se imagina. Espero desde já ter esclarecido, ou então ter alimentado outro debate sobre o assunto. Cumprimentos.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado ago 02, 2008 3:07 am

TitvsLivivs Escreveu:
buzio Escreveu: no entanto o texto fala específicamente das andorinhas (swifts) e não de andorinhões (swalows).
Sim, precisamente, e por isso é que eu em cima disse que as características sobre as andorinhas que nesse texto estavam eram levadas ao extremo no caso dos andorinhões.
Desculpem lá mas essa citação está completamente ao contrário.

swifts são andorinhões em inglês, tal como swalows corresponde a andorinhas!!!

Os andorinhões (ordem apodiformes) vivem literalmente no ar, utilizando apenas cavidades de rochas ou de edifícios para nidificar. De facto, devido à sua estrutura aerodinâmica, têm muita dificuldade em levantar do solo, pois este não é utilizado naturalmente no seu modo de vida. Um andorinhão no solo (que por qualquer acidente lá vá parar) na maioria dos casos não consegue mesmo levantar voo. O melhor mesmo é colocá-lo no cimo de um telhado, no cimo de uma escarpa, ou na maioria dos casos em que o animal está em perfeitas condições, simplesmente atirá-lo ao ar, como já inúmeras vezes tenho feito com sucesso.
As andorinhas (ordem passeriformes, que embora se assemelhem a andorinhões morfologicamente, são parentes dos pardais, pintassilgos, rouxinois, etc.), conseguem perfeitamente poisar e descolar do solo. Se isso não acontecer é porque o animal tem problemas e deverá ser encaminhado para um centro de recuperação para tratamento adequado quando possível.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado ago 02, 2008 3:31 am

Soraia26 Escreveu: Visto que ao entregarem nestes centros apenas vão servir de isco para aves de rapina e outras que tais. Porque desengane-se quem pense que são libertadas de novo. .
Gostava de ver descrito casos concretos daquilo que acabou de afirmar!!

Se tem provas, apresente-as e faça queixa do não cumprimento por parte de funcionários de centros de recuperação devidamente credenciados.

Estas afirmações são graves!!! Os centros de recuperação ou são do estado ou têm aval do estado (ou seja, contam com dinheiros públicos - os nossos impostos- para que funcionem dentro da legalidade). Se existem infracções (que é disso que se trata) nos mesmos, alguem tem que ser responsabilizado!!!
Mas para isso não basta andar aqui em fóruns a mandar umas "bocas". Há que assumir e denunciar, caso haja provas disso!!!

Portanto, gostaria de mais elementos sobre o acima citado.
Se não tem provas, abstenha-se de calúnias, que diga-se de passagem, já estou farto de ouvir!!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado ago 02, 2008 12:51 pm

Soraia26 Escreveu: . Visto que ao entregarem nestes centros apenas vão servir de isco para aves de rapina e outras que tais. Porque desengane-se quem pense que são libertadas de novo. Era apenas para evitar perderem tempo, quando a ajuda é mais fácil do que se imagina. Espero desde já ter esclarecido, ou então ter alimentado outro debate sobre o assunto. Cumprimentos.
Pena que pessoas como a Soraia 26 façam acusações espúrias de forma anónima porque o que merecia era um processo em cima, para depois ir como uns chorar "baba e ranho" ao tribunal a dizer " desculpem, enganei-me, eu não fazia idéia" :roll:
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
buzio
Membro Veterano

sábado ago 02, 2008 3:56 pm

fang, a tradução que tenho é ao contrário, aliás, vi em vários sítios escrito swift andorinha e swalow andorinhão, mas como é óbvio neste assunto não meto as mãos no fogo.
já vou ver por onde andei e postar aqui. no site que aí está e me pareceu credível está assim.
buzio
Membro Veterano

sábado ago 02, 2008 3:56 pm

quanto ao comentário da soraia - bah
TitvsLivivs
Membro Veterano

sábado ago 02, 2008 6:45 pm

fang Escreveu:
Desculpem lá mas essa citação está completamente ao contrário.

swifts são andorinhões em inglês, tal como swalows corresponde a andorinhas!!!
Pois é.
Como a búzio diz em certos locais trocam os nomes. E eu não dei pela troca porque estava também enganado.
Responder

Voltar para “Aves”