buzio Escreveu: ora bem, apesar dos gozos, a andorinha dos telhados levanta voo do chão, se este for bem plano, porque ajuda com as asas. No entanto se for em terreno com muito mato ou erva, vai ter sérias dificuldades.
Sim, é verdade. E também é verdade para qualquer ave que se emaranhe em terrenos de ervas altas. Nessas situações levantar voo é mais difícil. Não sei se já repararam, mas se passarmos ao pé de searas em que estejam bandos de pardais a alimentarem-se e se os surpreendermos bruscamente, há sempre um ou dois que são os últimos a fugir porque precisamente têm as ervas como obstáculo. E claro que esta seria uma situação muito problemática para uma andorinha se estivesse num solo sob um manto de gramíneas altas. Mas por isso mesmo é que nunca as andorinhas pousam em terras dessas, voam somente sobre elas para se alimentarem dos insectos, e esta situação torna-se especialmente interessante e bonita aquando da ceifa das searas pelos tratores: o trator ao ceifar a palha espanta os insectos e às vezes chegam-se a juntar dezenas de andorinhas imediatamente atrás dele para aproveitarem o seu quinhão de bichos.
No entanto a forista alega que as andorinhas não são capazes de levantar voo do
chão, e por chão entende-se toda a superfície terrestre que não está coberta de água.
buzio Escreveu:Mas não é em cima de uma árvore que se devem colocar, já que as suas patas não são propriamente construídas para se agarrar aos ramos...
Mesmo assim, o comentário da utilizadora não está completamente desajustado.
Se encontrarmos uma andorinha adulta incapaz de voar devemos levá-la a um centro de recuperação. (E a forista Soraia ainda não nos explicou porque é contra isso). Se encontrarmos uma andorinha recém saída do ninho, o que não é pròpriamente comum, visto que assim que saem do ninho as crias voam para algum ramo enquanto não aguentam acompanhar os pais no voo, sendo por isso raro encontrar uma andorinha juvenil no chão, devemos então colocá-la num sítio alto; se virmos que se encontra ferida, magra ou débil fazer o mesmo que a um adulto na situação que em cima descrevi.
Can the Common Swift really sleep in flight?
Yes. The Common Swift can fly without landing for very long periods. This is possible, because it can do many things while flying. It can eat, drink, sleep, and even mate while flying. Only for the breeding process Common Swifts must land. Since most birds start breeding only in their 3rd or 4th year, they stay permanently in the air for 2 or 3 years, except for checking possible nesting-holes, when they cling onto a wall for a few seconds to look inside.
Isto encontra-se levado ao extremo nos andorinhões. Raramente pousam e têm dificuldade em empoleirar-se. Se encontrarmos um andorinhão imóvel no chão então é porque de facto algo não está bem. Outra particularidade interessante deles é os seus "gritos" que são audíveis durante a época de criação mas mais intensamente ao fim da tarde e ao crepúsculo em Julho e Agosto.
E já agora queria só dizer que ao contrário do que a similaridade morfológica das andorinhas com os andorinhões pode levar a pensar estes não são parentes; os andorinhões são apodiformes (têm afinidade com os colibris) enquanto que as andorinhas são passeriformes como o pardal ou o canário. A semelhança deve-se a convergência evolutiva .
