LIMPAR O OUVIDO!...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jul 29, 2008 9:37 pm

Otite por acaros não tem cheiros.
As outras sim.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Romena8
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

quarta jul 30, 2008 12:02 pm

jcmac Escreveu:Pois a mim, a vet que acompanha as minhas meninas sempre me disse para nunca introduzir dentro dos ouvidos nenhum objecto pontiagudo ou cotonetes!
Para além de ao fazê-lo estar a empurrar a sujidade ainda mais para dentro do canal auditivo, pode-se sem querer danificar este.

Só a uma das minhas meninas é que limpo com bastante regularidade os ouvidos e porque é propensa a desenvolver otites. As outras duas vou verificando e fazendo com alguma regularidade uma limpeza, e se vir algum sinal de alarme consulto a vet e logo se vê a partir daí o que fazer.
Limpar os ouvidos com regularidade sim. Cotonetes, nem secos nem húmidos :wink:!

A limpeza... colocar algumas gotinhas de uma solução (não loção) de limpeza auricular, massajar bem o ouvido de forma a que a cera se dissolva, aguardar alguns minutos, e finalmente limpar a cera com um lenço de papel ou algodão embebido na solução apenas na zona do ouvido externo.

Quanto à cor da cera também tenho a informação que se esta for escura é sinal de alarme=otite. Aliada à cor da cera outro dos sinais é efectivamente o cheiro :wink:!
Pois é estranho uns dizerem uma coisa e outros outra :S... a próxima vez que for com o meu gatito ao veterinário vou colocar novamente essa questão ;).

Quanto á cor ainda mais estranho é, porque a minha veterinária viu o ouvido do meu gato e viu a cor escura e não disse nada !! e ela costuma ser muito atenta a essas coisas.
Ele sempre teve os ouvidos assim, e eu costumo limpá-los com regularidade e não cheiram mal.
<strong>K&aacute;tia</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 30, 2008 9:23 pm

Boas.

Normalmente os Vets não aconselham a limpeza com os cotonetes porque sabem que há pessoas menos cuidadosas que podem pôr em causa o ouvido do animal... mas se a limpeza for efectuada só a nível do ouvido externo, não vejo aonde esteja o problema?! De qualquer forma claro que é sempre mais seguro a limpeza; não com algodão porque larga partículas que se podem alojar e aumentar o problema inicial...mas sim com gaze.

Para quem se queira esclarecer melhor sobre otites e afins... aqui deixo um link, fidedigno:

http://www.pegadas.iol.pt/index.php?opt ... &Itemid=29

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Romena8
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

quinta jul 31, 2008 10:44 am

leonildecarvalho Escreveu:Boas.

Normalmente os Vets não aconselham a limpeza com os cotonetes porque sabem que há pessoas menos cuidadosas que podem pôr em causa o ouvido do animal... mas se a limpeza for efectuada só a nível do ouvido externo, não vejo aonde esteja o problema?! De qualquer forma claro que é sempre mais seguro a limpeza; não com algodão porque larga partículas que se podem alojar e aumentar o problema inicial...mas sim com gaze.

Para quem se queira esclarecer melhor sobre otites e afins... aqui deixo um link, fidedigno:

http://www.pegadas.iol.pt/index.php?opt ... &Itemid=29

Leo
Pois deve ser isso então, porque o veterinário ensinou-me a limpar-lhe o ouvido, e eu limpo so o ouvido externo.
Já agora onde arranjo gaze? numa farmácia?
<strong>K&aacute;tia</strong>
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

quinta jul 31, 2008 12:37 pm

A minha intervenção foi no sentido de alertar para os perigos do uso de cotonetes na limpeza de ouvidos, principalmente quando se trata de pessoas menos experientes como me parece ser o caso do forista imas, e a avaliar pelos vários tópicos iniciados por ele.

Mesmo eu tendo alguma experiência a limpar os ouvidos não arrisco usar cotonetes pois um descuido pode acontecer a qualquer pessoa e por isso é melhor nem pensar em pôr em risco a segurança das minhas meninas.
A vet que acompanha as minhas meninas, e que já consulto há mais de 11 anos, ensinou-me há muito tempo como eu deveria proceder e quais os perigos inerentes ao uso de cotonetes. Prefiro continuar a seguir as suas indicações que para mim fazem todo o sentido :wink:!

Essa do algodão de facto não tinha conhecimento e até porque habitualmente é com algodão, não seco mas sim embebido na solução, que faço a limpeza. Mas é sempre bom saber estas coisas :wink:!
De qualquer das formas, e sendo assim, este é mais um motivo para não se usar cotonetes já que as pontas dos mesmos são também de algodão :wink:!

Romena8, quanto à gaze pode comprá-la em qualquer farmácia :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta jul 31, 2008 1:42 pm

Eu uso discos daqueles que se usam na remoção da nossa maquilhagem.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 31, 2008 3:47 pm

Boas, e cá venho eu com mais explicações já que a escrita tem destas coisas... e depois dá para que haja quem não entenda ou até faça que não entende!

Um cotonete tem algodão, SIM, compactado (!!!) pelo que no seu uso DEVIDO e não "super abusado" é difícil largar partículas! Quando falei em algodão, referi-me às "bolas" de algodão que normalente se compram nos super e hiper mercados.

Ainda, a gaze vende-se em farmácias, em formato de compressas (bem mais caras) ou em rolo (que faz o mesmo efeito desde que: da parte que cortam para usar, façam tipo uma almofadinha com as partes que possam estar esfarrapadas; pelo corte, dobrando-as para dentro para também não largarem partículas - este tipo de forma de as dobrar é o mesmo tipo que se usa em enfermagem para fazer as compressas) mas, qualquer trapinho LIMPO e fino, dá para a limpeza dos ouvidos :wink:

Tenham uma boa tarde já que eu vou tentar o mesmo!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

quinta jul 31, 2008 8:46 pm

lagutrop Escreveu:Eu uso discos daqueles que se usam na remoção da nossa maquilhagem.
Pois, eu até aqui também costumava usar esses discos que por sinal também são de algodão.
Pela explicação que foi dada este tipo de algodão também me parece compactado tal como o algodão que se encontra nas pontas dos cotonetes!
Não sei :?... parece-me que o melhor mesmo será eu aconselhar-me com a vet das minhas meninas. Visto que nela confio a 100% seguirei as suas recomendações :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

domingo ago 03, 2008 8:25 pm

E não esquecer:
Cera preta = familia de ácaros a viverem felizes onde não devem
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
Responder

Voltar para “Gatos”