Siames..ou não... nas mãos de um dono sem experiencia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 04, 2008 11:02 am

mOreirinha01 Escreveu:
KikoFev2008 Escreveu:O Kiko está proibido de frequentar o interior da casa por razões de higiene para os utilizadores da casa.
Questões de higiene??
Os gatos são os animais mais limpos que há... e são bem mais limpos do que certas pessoas!!
Eu sei de gente que fala muito na higiene e o blá, blá, blá do costume, especialmente aqueles que se dizem ser alérgicos ou porque tiveram um bebé e esses que conheço (fora os que não conheço) com blá, blá, blá do costume..., é pura TRETA. O que se passa nos casos que conheço, e nem são assim tão poucos quanto isso, é que essas pessoas são gente PORCA e CALONA que além de terem as casas a meter nojo e os filhos a viverem na imundice porque ver televisão sem perder as novelas e 24 horas sobre 24 horas na net e na coscuvilhice, é prioritário ao amor que têm pelos animais com que se envaidecem mostrando aos amigos, e net, as fotos para prova que são muito "amiguinhos dos animais porque até os têm"
Claro que estar num sofá refastelado a ver TV ou estar na net horas perdidas ou na coscuvilhice e a casa ir ficando com os pêlos dos gatos em rolão á frente dos pés enquanto se caminha ou as correntes de ar os repousa num canto ou por debaixo dos móveis, para essa gente é sempre melhor não ter animais porque assim não têm que limpar a extra imundice que já lhes vai na casa! Para essa gente, estar refastelado é sempre melhor que andar a limpar os dejectos dos gatos nos areões, lavar caixas do areão, aspirar a casa com a frequência de quem se pode afirmar ter higiene.
Depois há os que comem sem lavar as mãos primeiro, comem em restaurantes e tascas duvidosas, de toda a imundice que os olhos não vêem... mas não querem gatos em casa, pela higiene que eu digo ser por pura "preguicite aguda"

Tal como já foi dito, os gatos são animais, normalmente, mais asseados que qualquer outro animal doméstico. A questão é estarem numa casa em que existam donas de casa e não as "meninas e ou até senhoras" que de donas de casa têm só a filharada, marido, namorado, companheiro ou até “namorido” na falta de marido, a comprovar o contrário daquilo que são na realidade!
Há muita gente iludida com certas “higienes” e certas pessoas e depois os animais é que pagam as favas...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

sexta jul 04, 2008 11:11 am

Eu tenho 4 gatos…
Vivo numa vivenda com 2 andares e com um terreno ajardinado de tamanho razoável em toda a volta.
Têm acesso a toda a casa desde a 1ª hora em que os adoptei/apanhei. Á excepção de uma parte da casa: precisamente aquela que eles mais queriam, provavelmente… o Jardim! E não têm acesso ao jardim pelos perigos já exposto aqui por alguns foristas.
Tenho, no 1º andar um terraço grande, bem como um quarto que tem 2 janelas que dão para um pequeno telhado. Estes estão abertos, apenas e só quando estamos em casa, de modo a que eles possam apanhar sol e ver o que se passa na rua. Claro que de tempos a tempos tenho que os ir contar para ver se não falta nenhum!!! Durante a noite, por essa mesma razão, as janelas e porta do terraço ficam fechados.
A questão da higiene depende de nós, donos. Tenho 3 casas de banho em casa e os WC’s deles (tenho dois lado a lado), estão precisamente numa dessas casa de banho. Todos os dias, quando chego a casa limpo-os (não mudo a areia, mas tiro os “cocós” e as bolinhas de “xixi”). É importante ter uma areia +/- boa. Cheiros? Nem vê-los, ou melhor cheirá-los! Demoro não mais de 5 minutos neste processo.
Quanto aos pêlos… é tudo uma questão de aspirar regularmente a casa e pronto! Haverá pêlos sempre, com toda a certeza, mas nada de significativo. Quem não pode viver com eles, que arranje um peixe de aquário e não um gato ou um cão.
Quanto às asneiras… fazem muitas, ou não fossem gatos! Uns fazem mais, outros menos! Às vezes acho piada, outras nem por isso, mas tudo o resto que eles me proporcionam compensam largamento estas asneiras.
O arranhar os sofás é uma dessas asneiras que me deixam chateado, mas a opção foi não investir nuns bons sofás mas sim nuns sofás razoáveis, mais baratos e assim posso “redecorar” a sala de 2 em 2 anos, sem ter pena nenhuma de mandar aqueles sofás para o lixo!
Mas claro, antes de optar por ir buscá-los, li muito (aqui no Fórum), informei-me, vi até onde é que podia ir, contabilizei gastos com doenças e vacinas, contabilizei gastos com castrações e esterilizações (estão todos castrados e esterilizados), lembrei-me da altura das férias, do custo de uma boa ração, reunimos em “conselho de família” para analisar estes pontos todos de modo a cada um assumir a sua quota de responsabilidade para com eles, etc… e … cá estão a Mafalda, a Mónica, o Gastão e o Fred!
… e mais a Bia (cadela) e o Rafa (cão) que quando estamos em casa, também eles têm acesso à casa todinha! Inclusive dormem no nosso quarto: um de cada lado da cama!
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

sexta jul 04, 2008 11:41 am

Esqueci de um pequeno - grande pormenor: tanto eu como a minha mulher trabalhamos e temos um bébé que faz dia 12 de Julho, 6 meses de idade! Dois dos gatos acompanham-nos desde antes de casarmos (viviamos juntos e foram adoptados pelos dois), já depois de casarmos e com a minha mulher grávida, ela mesmo foi à UZ e "presenteou-me" com a Bia e o Rafa (cães) e pouco antes de o Bébé nascer ... recolhemos os outros 2 gatinhos!
Quando eram apenas 2 gatos já tinhamos algum "trabalho" para manter as coisas lá em casa, quando a minha mulher engravidou e decidimos ir buscar os 2 cães, o trabalhou triplicou, depois ainda recolhemos os outros 2 gatos e quase de seguida nasceu o Bébé... aí o "trabalho de casa" potenciou-se grandemente, mas a par do Bébé, são as alegrias daquela casa!
E no meio do processo, nunca, mas nunca privámos os nossos animais do que quer que fosse!
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 11:57 am

SiameseMaria Escreveu:Esqueci de um pequeno - grande pormenor: tanto eu como a minha mulher trabalhamos e temos um bébé que faz dia 12 de Julho, 6 meses de idade! Dois dos gatos acompanham-nos desde antes de casarmos (viviamos juntos e foram adoptados pelos dois), já depois de casarmos e com a minha mulher grávida, ela mesmo foi à UZ e "presenteou-me" com a Bia e o Rafa (cães) e pouco antes de o Bébé nascer ... recolhemos os outros 2 gatinhos!
Quando eram apenas 2 gatos já tinhamos algum "trabalho" para manter as coisas lá em casa, quando a minha mulher engravidou e decidimos ir buscar os 2 cães, o trabalhou triplicou, depois ainda recolhemos os outros 2 gatos e quase de seguida nasceu o Bébé... aí o "trabalho de casa" potenciou-se grandemente, mas a par do Bébé, são as alegrias daquela casa!
E no meio do processo, nunca, mas nunca privámos os nossos animais do que quer que fosse!
É de louvar!!!! Tomara que muitos fossem assim!!!

Vai muito da verdadeira amizade que se tenha pelos animais e vai muito por quem não se importe dos "calos nas mãos".... :wink:

Nasci entre animais, fui SEMPRE criada com animais em casa, SEMPRE mantive animais dentro de casa mesmo depois de ser independente dos meus pais, cheguei a ter 2 Dobermanns (casal) com mais 12 crias, papagaio e 2 gatas, todos dentro de casa apesar de ter por volta de 400 metros quadrados de terreno e NUNCA mas NUNCA negligênciei os meus animais ou a higiene da casa.
Talvez por isto mesmo, com todos "os calos nas mãos..." não consigo "ingerir" a forma descabida como desculpa... como muitos dizem; “não quererem animais dentro de casa, pela higiene...!” Cada um sabe de si mas eu consigo, nestes casos, enxergar-me e ver os outros...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

sexta jul 04, 2008 10:56 pm

KikoFev2008 Escreveu:O Kiko está proibido de frequentar o interior da casa por razões de higiene para os utilizadores da casa.
Eu gostava que me explicasse que razões de higiene para os utilizadores são essas porque eu ainda não percebi :?!

Moro num apartamento. Cá em casa são 3 gatinhas. Estão castradas, são vacinadas anualmente, desparazitadas de 4 em 4 meses. Entra aqui e nem cheirá-las. Do areão são diáriamente retiradas as fezes e o mesmo é limpo de 2 em 2 dias no máximo agora nesta época do ano (sendo que no inverno é invariávelmente a mesma coisa, podendo haver alturas em que isso acontece de 3 em 3 dias no máximo). As terroristas dormem comigo na minha cama, por vezes mesmo entre os lençois. Uma delas gosta de beber água do mesmo copo que eu uso, e às vezes, e como miminho saliento, deixo-as lamber o meu prato das refeições. Lambem-me a cara e as mãos e eu dou-lhes beijinhos. O pêlo, bem eu também tenho de vez em quando queda de cabelo e para isso nada mais simples e fácil do que uma boa escovadela e se for preciso aspirar o que cai ao chão... podia continuar mas, e tendo também em conta aquilo que já foi dito por outros foristas, acho que não vale a pena!
Sou asseada e saudável, e não me lembro desde que tenho a mais velha, há já quase 12 anos, de ter alguma vez contraído alguma patologia associada a todos os hábitos que desenvolvi pelo contacto com as minhas meninas!
SiameseMaria Escreveu:A questão da higiene depende de nós, donos.
:wink:
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
KikoFev2008
Membro
Registado: sexta jun 27, 2008 10:29 pm

sexta ago 01, 2008 10:00 pm

Ola Meus amigos,

Faz algum tempo que não me actualizo no forum, e estou a ver que tenho comentarios e alguns exagerados. Vamos com calma. O Kiko é limpinho, meigo e muito brincalhão. Nestas ultimas semanas fiz um teste e dei livre acesso as divisões anteriormente proibidas e o resultado foi o seguinte:

Cadeiras, cortinas e sofas danificados, para não falar do Pêlo que deixou pela casa toda, esta é a parte que me referia nas questões de higiene.
Sei que o Kiko é limpinho e não preciso comer do prato dele para afirmar isso, no que depende do dono ele terá toda a higiene recomendada e invejada.

Resumindo e concluindo, O KIKO é FELIZ no exterior e no interiror que está autorizado a frequentar (2 quartos anexos).

Neste tempo tenho aprendido com ele, já conheço muitas das suas necessidades, gostos e brincadeiras e felizmente é um gato cheio de Sorte com muito mimo e acarinhado pelo Dono.

Apenas ainda não consegui fazer com que coma dieta seca. Só come com alguma humida misturada.... grrr grande goloso!
Já bebe alguma agua e vomitos nunca mais teve... se bem que as vezes lá vai ele comer umas plantas (deixem me dizer já que são plantas não toxicas para gatos).

Alguem sabe pode desenvolver o tema bolas de pelo? Como se formam? O que acontece?

Bem hajam
relax... and love!
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado ago 02, 2008 12:28 am

KikoFev2008 Escreveu:Alguem sabe pode desenvolver o tema bolas de pelo? Como se formam? O que acontece?

Bem hajam
relax... and love!
http://www.clinicavetzoocenter.com.br/B ... 0Gatos.pdf

:wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Romena8
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

sábado ago 02, 2008 11:02 am

1- Os gatos bebem muito pouca água isso é normal. Quanto ao leite costumam gostar, mas o leite de vaca não é aconselhavel para gatos. Se ele não beber leite também não é um grande problema ;).

2- Esse comportamento, enquanto pequeno é muito normal :). Á medida que for crescendo vai perdendo esse hábito.

3- A comida deve estar sempre disponivel (ração).

4- Essas comida de lata assim como rações dos supermercados não são aconselhaveis. deveria dar-lhe ração dos veterinários ou das lojas de animais, mas visto que já come essas latas vai ser dificil mudar-lhe a alimentação, mas tente.
Quanto a comida caseira pode cozer-lhe um peixinho, sem ou com muito pouco sal. Também pode cozer carne sem nenhum tempero e sal (se ele gostar).
Quanto ao suplemento de cálcio se lhe der um boa ração já tem esse componente incluído ;).

5- Esse comportamento de morder é muito normal também, mas não o deve deixar morder, pois vai ficar mal habituado e continuara a fazer isso em adulto. Deve dizer-lhe um "Não" forte e se necessário uma palmadita, pode também segura-lo pela pele que eles têm na parte de trás do pescoço, dizer o "não" e apontar-lhe com o dedo, mostrando estar zangado com ele.

6- Depende do feitio do seu gatito, hà uns que não tem muita paciência com crianças e outros que não se importam com nada, podem fazer-lhes tudo. Mas penso que não seja aconselhavel deixa-lo (pelo menos sozinho) com o bebé, visto que ele tem esse vicio de morder e também porque as crianças conseguem ser muito chatas e não ha animal que aguente lol.

7- Banho não é necessário, visto que eles lavam-se sozinhos, a não ser que ele apareça todo sujo. Quanto aos ouvidos basta limpar 1 vez por semana, mas sempre com uma solução de limpeza própria (que se encontra nos veterinários e penso que nas lojas de animais também). Nunca limpar-lhe os ouvidos com algo seco ;). Aconselhe-se com um veterinário a melhor forma de lhe limpar os ouvidos.
Quanto às toalhitas, penso que seja mais adequado toalhitas próprias para gatos.

Bolas de pelo: formam-se devido ao facto de os gatos se limparem a eles próprios, ingerindo vários pelos que darão origem ás bolas de pêlo que se acumulam no sistema digestivo do gato (mais na garganta, penso eu).
Logo para evitar problemas futuros ele deve comer erva ou então umas pastas que se dão semanalmente que estão à venda nos vet e lojas de animais ;).
<strong>K&aacute;tia</strong>
Responder

Voltar para “Gatos”