Como soltar um papagaio africano?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
mafaloureiro
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

sexta ago 01, 2008 3:52 pm

Não :lol: . A arara e o alexandrino foram comprados a um amigo meu, também criador em Almeirim e conhecido do Sr. Manuel Cardoso. Mas a aratinga foi comprada ao Sr. Manuel Cardoso, sim. Um excelente criador também e que recomendo.
Kiko0021
Membro
Mensagens: 69
Registado: domingo nov 14, 2004 7:57 pm
Localização: Boxer's,
Pequinês,
Papagaio Cinzento

sexta ago 01, 2008 4:56 pm

mafaloureiro Escreveu:Mas a aratinga foi comprada ao Sr. Manuel Cardoso, sim. Um excelente criador também e que recomendo.
O meu papagaio foi comprado ao Sr. Manuel Cardoso.
Uma pessoa 5****

Não sei se é permitido ou não mas aqui vai o site dele:
www.paraisodasaves.net
<p>N&atilde;o &eacute; grande nem pequeno, tem pelo curto e liso, robusto o corpo e bom o feitio, &eacute; inteligente e original, obediente e pouco dado a barulho e confus&atilde;o. N&atilde;o &eacute; brinquedo de todos nem objecto de modas, mas protector e imponente, &iacute;ntegro, cheio de for&ccedil;a e coragem, com as crian&ccedil;as bondoso e prudente. &Eacute; grato e fiel at&eacute; ao ultimo momento...</p>
<p>Chega para raz&atilde;o de ser este o meu c&atilde;o?</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>" O BOXER de Johanna Thiel"</p>
mafaloureiro
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

sexta ago 01, 2008 6:41 pm

Bem, então tem uma ave de excelente qualidade, tal como a minha. :D
KaYs3r
Mensagens: 7
Registado: quinta jul 31, 2008 1:56 pm

sexta ago 01, 2008 7:11 pm

A minha ave foi comprada em Viana do Castelo numa feira há cerca de 4 ou 5 anos, não sei ao certo a sua idade.

O Paco gosta dos meus carinhos e sobe logo para a minha mão, basta por a mão perto e ele vem logo. Acho que vou seguir o conselho do colega mafaloureiro, sem querer desprezar os conselhos dos outros. Estou muito verde na "arte" de cuidar de papagaios, por isso é que peço a vossa opinião.

Muito obrigado a todos, e todas a sugestões são bem vindas :)
mafaloureiro
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

sexta ago 01, 2008 7:21 pm

Olha, para mim também foi uma aventura :D . Também fiquei bastante assustada quando soltei a minha arara pela primeira vez, só pensava que ainda se viraria contra mim, a experiência mais próxima que tinha tido antes, foi com um agapornis que criei à mão. Com a aratinga foi muito fácil e o alexandrino foi o mais complicado de todos, porque aprendeu a voar cá em casa, é uma ave grande, ía contra tudo e era bastante desastrado, só agora começa a controlar o voo. Nem sempre foi fácil ir buscá-lo em cima dos móveis, porque é uma espécie mais arisca e só agora começo a ganhar-lhe a confiança.

Lembra-te que o teu papagaio sente o teu nervosismo e o teu medo, por isso, tenta descontrair para que ele se descontraia também. Vai falando com ele, com calma, recompensa-o pelo bom comportamento, seja por guloseimas seja por palavras. Tenta estar sózinho com ele, quanto mais gente, pior. E daqui a pouco tempo já o tens à vontade num poleiro, vais ver. Boa sorte!
FIL88
Membro
Mensagens: 135
Registado: quarta set 28, 2005 3:10 pm
Localização: psitacideos

sexta ago 01, 2008 7:30 pm

Boas.

Se calhar vao ficar chateados com o que eu vou disser mas paciencia.

Acho muito bem que nao cortem as guias as aves domesticadas, principalmente a aves com tendencia a abrir as portas das gaiolas.
Assim elas quando fugirem da gaiola e sairem pra rua ja podem voar livremente.
Os criadores de aves agradecem porque assim até podem vender outra avé e tudo.

Papagaios Cinzentos e Catatuas sao os piores para abrirem as portas da gaiola e se nos descuidarmos com a porta aberta, é o era uma vez.

O corte das Guias serve para desiquilibrar a ave durante o voo.
Isto não so é importante para a avé nao fugir mas tambem para nao ganhar velocidade.
Não era a primeira ave que levanta-va voo a toda a velocidade contra um vidro, com resultados lamentaveis.

Outra coisa que se calhar não é boa ideia é ter aves a solta junto com animais predadores, tais como caes, gatos ou cobras entre outros.


Com os melhores cumprimentos Filipe
mafaloureiro
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

sexta ago 01, 2008 8:05 pm

E que tal molas para trancar as gaiolas? As minhas também sabem abrir a porta das gaiolas, por isso comprei molas. Quarenta cêntimos foi o que me custou cada uma. E quanto a não saírem pela janela, saiem sim, a diferença é que ainda têm menos hipótese de sobrevivência do que aquelas que não têm as guias cortadas. Caem redondas no chão e viram presa fácil. Tenho extremo cuidado com as minhas aves, mas se um dia fugirem, pelo menos fico com esperança que sobrevivam. Já passei por isso com uma ave que adorava, tinha as guias cortadas, voou pela janela e encontrei as penas perto do gato do vizinho. Aprendi a minha lição. Fugir, fogem na mesma, basta haver uma distração da nossa parte. E duvido que os criadores agradeçam, pelo menos os que conheço, preocupam-se bastante com as aves que vendem e cada uma que morre, seja em que situação for, é uma perda irreparável...tanto para a maioria dos donos como para alguns criadores, pelo menos. Quanto a baterem num vidro, tanto batem com as guias cortadas como da outra forma, a diferença é a altitude a que o fazem e a velocidade, mas nada impede que o façam a velocidade suficiente para morrerem. Pensar que cortar as guias aumenta a segurança da ave é uma falsa ilusão, se me disserem que é por preguiça dos donos, para não terem de subir escadotes para as irem buscar em cima do candeeiro, já faz mais sentido... :D
VMPH
Membro
Mensagens: 123
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

sexta ago 01, 2008 9:43 pm

Nunca é demais dizer que, mesmo que se cortem as guias a papagaios, eles voam. Ficam é com menos resistência e voam com menos altitude. Tenho dois papagaios amazónicos: um macho e uma fêmea. Não sei a idade, mas julgo serem novos. Ela, brava, tem o hábito de voar, com um voo bem direccionado, que sabe para onde quer ir e vai; ele, ou por imitação ou por instinto, de vez em quando, voa, mas é mais trapalhão e vai contra a parede. Fico com medo que ele se magoe? Claro que fico! Porém, não mudo nada. Não mudo por uma razão simples: para beneficiar um - se é que há algum benefício em ter um bicho preso na gaiola, quando pode estar livre -, tenho de prejudicar o outro, que, com frequência, costuma voar para o parapeito ou marquise.
KaYs3r Escreveu:Obrigado pela resposta, sem dúvida que me fez pensar bem. O problema é que também tenho receio de pegar nele e tirá-lo da gaiola para ficar na minha mão, tenho medo que voe. Alguém sabe algum "truque" para evitar que o papagaio tente voar? (Se é que isso existe)
Kiko0021 Escreveu:VMPH o amigo KaYs3r diz que já tentou deixar a gaiola aberta para ele andar à vontade, e ele levantou voo, mas assustou-se e bateu numa parede, a conclusão que eu tiro daqui é que a ave dele não sabe andar fora da gaiola, não tem noção dos espaços e ao voar descontrola-se e fica muito assustada, até a respiração fica alterada (não é verdade KaYs3r?) e assim sem o corte das guias vai ser um pouico dificil ensinar o papagaio a andar fora da gaiola.
Estabelecermos um contacto com um animal demora o seu tempo. O outro papagaio que tive, até ele vir para o meu braço e fazer o que bem queria dele, demorou cerca de seis meses e aconteceu normalmente. Estes estão cá há três meses, são mais bravos que o outro e não sei quanto tempo demorará, nem se tal acontecerá. Há, porém, formas de ganharmos a sua confiança aos poucos. Como? Simples: guloseimas. Por que não arranjar uma coisa que ele gosta muito e meter cá fora, a 50 cm ou 1m da gaiola, para fazer com que ele vá até lá, sem ter que voar, aumentando, por que não, depois, aos poucos, essa distância?
Kiko0021 Escreveu:VMPH só não concordo consigo (mas respeito a sua opinião e o seu ponto de vista, pois cada cabeça a sua sentença) quando diz que não acha bem que um papagaio ande solto por casa, aqui discordo do que diz, pois acho que um papagaio cizento deve estar o mais tempo possivel connosco donos, pois setem-se muito sozinhos, entram em stress com muita facilidade, quando se sentem sozinhos e aí tornam-se um problema sério. Conheço uma pessoa que tem uma catatua que quando a filha foi estudar p/ a faculdade a ave entrou em stress até as proprias penas arrancava, pq sentia a falta dela, até que ela a teve de levar c/ ela.
Talvez por ter tido um papagaio que morreu e ter tido um enorme desgosto, sou da opinião que, caso se decida ter aves, que sejam duas. São animais caros? São, sem dúvida, mas foi uma decisão que tomei, fazendo alguns esforços financeiros e, também, opções, pois havia muita coisa que tinha no espaço onde eles estão e agora não tenho nada (uma secretária apenas para estar a estudar um pouco), para que eles estejam o mais à-vontade possível. Outra razão a juntar-se ao desgosto que tive: precisamente por saber o que eles sofrem quando não estamos ao pé deles - o meu ficava a gritar parte do dia quando eu ia para as aulas, mesmo estando cá pessoas em casa -, convém que eles tenham alguém em casa durante o dia - como sabemos, nem sempre acontece na maioria das casas, ou mesmo que aconteça, pelo que acabei de dizer, eles elegem uma pessoa e sofrem se essa pessoa não está -, e, ao haver um casal, seja do sexo oposto ou não, fazem companhia um ao outro.

Como tudo na vida, é uma questão de opções.
FIL88
Membro
Mensagens: 135
Registado: quarta set 28, 2005 3:10 pm
Localização: psitacideos

sábado ago 02, 2008 12:49 am

Bem em relaçao a molas para as aves que tem isso depende das gaiolas porque nao sao especies com grande tendencia para abrir portas. O unico que pode estragar umas gaiolas de forem de arame fino é o Alexandrino quando for adulto.Para um cinzento ou uma Catatua como eu referi, ela la estar ou não nao vai fazer grande diferença. Ja agora eu compro as molas a 25 centimos cada.

Se uma ave conseguir fugir com uma asa cortada nunca vai muito longe e torna-se mais facil recupera-la.
Quando uma ave deste genero foge, as hipoteses de sobrevivencia nao sao grandes, normalmente acabam por ser apanhadas por outras pessoas ou por predadores.

Se acha que uma ave tem a mesma segurança dentro de uma casa com uma asa cortada e sem uma asa cortada então não corte, eu so lhe desejo boa sorte para as suas mas não diga publicamente que não faz diferença para outras pessoas não seguirem o exemplo.

Em relação aos criadores se preocuparem ou nao com as suas aves, a quem se preocupe a quem so ande nisto pelo dinheiro, é pra todos os gostos.

VMPH concordo plenamente contigo uma ave nunca deve ser mantida só.
Se não for possivel arranjar uma avé da mesma especie pode se colocar uma de outra especie perto dela.

Bem mas o importante aqui não é discutir estas coisas.
KaYs3r o teu maior problema é não estares a vontade com a tua ave, ainda nao te sentes confiante para lhe mexeres de qualquer maneira.
Para mim o melhor que tens a fazer é agarrares no teu papagaio ires para um divisao da casa pequena para que ele nao possa fugir para muito longe de ti e brincares com ele.

Os cinzentos sao das aves mais meigas que existem, so precisam de criar laços com a pessoa que cuida dele para que possam mostrar a sua verdadeira faceta.
mafaloureiro
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

sábado ago 02, 2008 11:34 am

Digo públicamente que não faz diferença, tal como o senhor diz que faz. Já as tive das duas formas e sei perfeitamente cortar guias, e não, não faz diferença. Os cuidados deverão ser os mesmo, porque não há nada que deixe de lhes poder acontecer, se cortarem as guias. Todas as aves que tenho cá em casa abrem portas, sim senhor. Se calhar são sobredotadas, uma vez que percebi que o senhor não lhes atribui grande inteligência :roll: , deve ser por falta de experiência na convivência com estas espécies e falta de informação, com certeza. Mas não diga isso públicamente, porque vai na volta, ainda outras pessoas acreditam :lol: . Quanto à facilidade em apanhar uma ave com as guias cortadas, depois de fugir, bem depende se a quer encontrar viva ou morta. Nisso, tem razão, encontra-se mais fácilmente uma com as guias cortadas, nem sempre pelos melhores motivos. Tal como sempre disse nas minhas respostas: esta é a [b]MINHA[/b] opinião. Opinião de quem já teve as aves das duas formas, que eu saiba, quem responde em fóruns, é sempre de uma perspectiva pessoal. O que interessa é evitarem-se os acidentes, e tanto com as guias cortadas ou não, os cuidados deverão ser os mesmos. Se calhar dá mais trabalho treinar uma ave sem as guias cortadas, pois, talvez. Mas também o prazer de as ter aumenta exponencialmente, porque sabemos que estão perto de nós porque querem e não porque não têm grandes alternativas. Logo, invistam um pouco mais na segurança das aves e no seu treino em vez de optarem pela via mais rápida, mais uma vez, é a MINHA opinião a quem colocou este tópico para discussão. Agradeço os seus votos de boa sorte, embora possa ficar descansado, elas estão em excelentes condições, desejo o mesmo para as suas... 8).

Já agora, para matar a curiosidade, porque é que as molas não resultam com os seus cinzentos e catatuas? Não me diga que as destroem, bem, o modelo que tenho, com certeza não é passível de ser destruído com o bico, com a força com que prende também não é passível de arranque. Mas talvez seja por isso que custou os quarenta cêntimos LOL.

E pesquise um pouco, não são só os cinzentos e as catatuas que têm inteligência no mundo fantástico dos psitacídeos, vai ver que se surpreende... :wink:
FIL88
Membro
Mensagens: 135
Registado: quarta set 28, 2005 3:10 pm
Localização: psitacideos

sábado ago 02, 2008 2:35 pm

Boa tarde antes de mais agradeço-lhe imenso os seus votos.

Ora acho que não vale a pena discutir mais aqui se se deve cortar as guias ou não que o forum agradece. Isso fica ao criterio e se consegue tomar conta das suas aves sem ter de cortar elas agradecem lhe com certeza e acho que é um exemplo para muitos, infelizmente nem todas as pessoas conseguem.

Eu nao disse que não acho as suas aves inteligentes, eu disse sim que nao sao especies com muita tendencia para abrir portas, Se acha que as suas conseguem abrir as portas facilmente exprimente ter um cinzento ou uma catatua, as araras são diferentes elas desfazem a porta.

Em relaçao as especies de aves que tem em casa, Alexandrinos faço criação essas arantingas weddellii nunca gostei e as aras nobillis que ja nao se chamam assim a bastante tempo nos dias de hoje sao chamadas Diopsittaca nobilis, so gosto das outras duas subespecies, que acho que desapareceram de portugal, se encontrar algum casal a venda diga-me por favor.

Em relação as molas eu uso estas

http://osmeuscompanheiros.com.sapo.pt/mola.jpg


Se tiver conhecimento de um modelo mais resistente agradecia que mo mostra-se pois farto-me de mandar destas molas para o lixo.

Eu pessoalmente ja vi um macho adulto de Cataua Alba inutilizar uma gaiola de papagaios em menos de um minuto, se nao acredita eu mostro-lhe a gaiola onde ele se encontra agora.

Em relação a pesquisa é verdade que ainda preciso de aprender muitas coisas mas se quiser apareça nas Caldas da Rainha e pode ser que aprenda algo.
Pedro21
Membro Veterano
Mensagens: 319
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

domingo ago 03, 2008 4:49 pm

FIL88 Escreveu:B
Se acha que uma ave tem a mesma segurança dentro de uma casa com uma asa cortada e sem uma asa cortada então não corte, eu so lhe desejo boa sorte para as suas mas não diga publicamente que não faz diferença para outras pessoas não seguirem o exemplo.
Eu não acho que é igual para a segurança da ave ter asas cortadas ou não, acho que é muito menos seguro para elas terem as asas cortadas, e pior ainda se forem cortadas só de um lado como tu sugeres, a asa pode ser cortada na fase inicial para a criar aprender a voar mas de modo a não ganhar velocidade, agora a longo prazo? para que ter um pet que não pode voar? para isso teríamos um cão, dava no mesmo.
Pedro Ramalho
FIL88
Membro
Mensagens: 135
Registado: quarta set 28, 2005 3:10 pm
Localização: psitacideos

domingo ago 03, 2008 9:28 pm

Amigo Pedro como eu ja referi acima à mafaloureiro e dei lhe os parabens, nem toda a gente consegue ser responsavel para manter uma ave a solta em casa

Em relaçao a ser cortada uma asa não me venhas disser que elas não conseguem voar, se quiseres vens a minha casa no fim de semana e ves se voam ou não.
Ainda para mais tu és suspeito porque vais pra lisboa ver os papagaios que la andam a solta por isso:lol:

Em relação a ter a ave como pet eu gosto muito de aves, mas é de as ver a interagir com outras da mesma especie, ve-las a nascer, crescer, emfim ver o seu ciclo de vida.Nunca tive uma ave como pet e não gosto mas tambem não critico quem tenha.

Conheço quem tenha aves a solta dentro de casa, mas sabes tão bem como eu que não sao muitas, a grande maioria das pessoas tem a ave sempre dentro da gaiola, mas o cão anda a solta pela casa. :lol:
Kiko0021
Membro
Mensagens: 69
Registado: domingo nov 14, 2004 7:57 pm
Localização: Boxer's,
Pequinês,
Papagaio Cinzento

segunda ago 04, 2008 9:29 am

Boas.
FIL88 Escreveu:Conheço quem tenha aves a solta dentro de casa, mas sabes tão bem como eu que não sao muitas, a grande maioria das pessoas tem a ave sempre dentro da gaiola, mas o cão anda a solta pela casa. :lol:
O meu papagaio quando eu estou por casa anda sempre a solta.
<p>N&atilde;o &eacute; grande nem pequeno, tem pelo curto e liso, robusto o corpo e bom o feitio, &eacute; inteligente e original, obediente e pouco dado a barulho e confus&atilde;o. N&atilde;o &eacute; brinquedo de todos nem objecto de modas, mas protector e imponente, &iacute;ntegro, cheio de for&ccedil;a e coragem, com as crian&ccedil;as bondoso e prudente. &Eacute; grato e fiel at&eacute; ao ultimo momento...</p>
<p>Chega para raz&atilde;o de ser este o meu c&atilde;o?</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>" O BOXER de Johanna Thiel"</p>
silp
Mensagens: 10
Registado: terça ago 05, 2008 10:48 am

terça ago 05, 2008 11:13 am

solte-o para fora e assim ele ja voa

é provavel q nunca mais o veja mas nao intressa
Responder

Voltar para “Aves”