Férias!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
imas
Membro
Registado: sexta mai 23, 2008 10:42 pm

sábado ago 02, 2008 11:29 am

Olá a todos e para quem vá de férias, desejo repouso e uma boa viajem.

Tenho um gatinho de apartamento.Ou seja mal sai á Rua.

No entanto vou de férias para o Campo uma semana, e levo o gatinho Claro,mas a vivenda para onde vou,uma casa de uma avó da minha Prima é mto arejada e a Porta de Casa está sempre Aberta No Verão. É um hábito que a senhora tem... Tenho receio, pk apesar de ir descansar e estar lá em Casa,também vou ás piscinas com a minha prima. Mas tenho receio de deixar o Gato e ele fugir pela Porta. Tenho uma Coleira e um fim de semana que estive lá ele enrolou-se todo nela... Não é mto cómoda para o Bicho... Ela a senhora, diz sempre "coitadinho do gato deixem-no solto que ele não foge... Mas verdade que tenho mto medo. Acham que exagero e que os gatos não fogem como eu imagino que aconteça?.... Não sei o k fazer, porque qdo sair, se o deixar sem coleira tenho medo k ele fuja, se o deixar com, tenho medo que ele se magoe e se enrole nela....
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sábado ago 02, 2008 12:08 pm

Se tiver possibilidades, deixe o gato em sua casa e peça a alguém que lá vá duas vezes ao dia dar-lhe água e comida e que lhe dê uns miminhos... é sempre a melhor opção...

Um gato de apartamento, que viveu sempre no interior, não faz ideia de como sobreviver no exterior nem dos perigos que lá existem... se ele calha de ir dar uma volta, ou alguma coisa do género, pode perder-se e o imas pode nunca mais o ver... :|

Se não o poder deixar em casa... Prenda-o numa divisão da casa, o quarto onde vai ficar, por exmplo, deixe-o lá dentro, com as janelas e portas fechadas!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

sábado ago 02, 2008 12:28 pm

Quando oiço falar em férias e levar os animais de estimação, cada vez mais me considero uma sortuda :D

A minha Klara tem agora 1 aninho e 2 meses, logo, nunca antes tinha ido passar férias com ela, depois de ela já estar a viver connosco. Isto porque fomos buscar a Klara numa altura em que íamos de férias, então, passei 15 dias com ela na casa de férias, que, para ela seria o seu "novo lar". Correu tudo bem. Ela por vezes chorava um pouco, mas creio que seria por ter sido separada dos pais, já que tinha apenas 3 meses...

Este ano, lá fomos nós de férias e não havia possibilidade de a deixar cá, pois não conseguimos ninguém que pudesse dar um olhinho por ela, já que para nós era impensável deixá-la na casa de alguém. Ela teria de ficar na sua casa e alguém ir vê-la para a alimentar e prestar todos os restantes cuidados.

Não hesitámos sequer em levá-la, uma vez que ela é muito carente e especialmente agarrada ao dono. Só posso dizer que se portou que nem uma lady!!! Não sofreu qualquer alteração comportamental, comia e bebia com normalidade, não houve alteração nas fezes, continuava a querer brincadeira, enfim, fiquei super feliz e orgulhosa da minha "patanisca" :lol:

Ah, inclusive, arranjou um amigo! Um cão... :lol: Fez amizade com um cão logo em 2/3 dias +/- :D

O meu maior receio era que ela tentasse fugir, por se ver num ambiente completamente diferente do que estava habituada, isto porque, infelizmente ela teve de ficar no terraço da casa. A minha cunhada tem um bebé com 1 aninho (meu afilhado) e o pequeno tem asma, descoberta recentemente, então animais em casa NÃO :(
Não estando na minha casa, não pude opinar sobre o local onde a Klara ficaria, mas eu levei todo o enxoval dela: cama, cobertorzinho (just in case), WC fechado, as pedras habituais, o peluche dela (que é a sua almofada), as taças do comer e água, tentei que ela se sentisse o mais possível em casa...

Fiquei tão feliz, a sério, correu tudo bem e agora já não tenho qualquer receio em levar a Klara connosco :D
No entanto, sei que regra geral é sempre um pouco complicado levar animais de férias, especialmente gatos...

Toda a sorte para todos vós que ainda vão de férias e têm de levar os vossos bichanos :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

segunda ago 04, 2008 1:10 pm

Se o seu gatito não costuma sair de casa e já não é um "gatito", eu acho que o melhor seria deixa-lo em casa e confiar em alguém (familiar ou amigo) para lhe ir limpando a areia, deitar comida e água.
Os gatos estranham um pouco as mudanças de ares quando já são adultos pois são animais territoriais.
Um gato assustado pode tentar fugir do sitio onde está em busca do seu território, e se o sítio para onde vai não é fechado corre um risco bem grande de o perder. Também pode desenvolver comportamentos que não são muito agradáveis, como a marcação mesmo quando já são castrados, para se sentirem mais seguros no novo local.

Por isso, se o conseguir manter em sua casa será melhor para si e para o gato, pois ele não ficará stressado e você conseguirá usufruir de umas férias mais relaxantes em vez de andar preocupado ou de sofrer dissabores.

Mas se não conseguir ninguém, pelo menos tente fecha-lo numa divisão com comida, água e areia sempre que se ausentar... infelizmente esta solução não resolverá o stress que o gato irá passar, mas ao menos ele não fugirá evitando outros males.

Deixa-lo preso apenas com a coleira não me parece muito boa ideia, principalmente se forem daquelas coleiras de pescoço... já tive uma experiência um pouco desagradável com um cão, pois este com medo saltou por detrás dum caixa, mas ficou dependurado... valeu-lhe o facto de eu estar por perto. Mesmo as outras de costas não me dão grande confiança... e se o fio se enrola ao pescoço?... É por isso que os meus gatos não têm coleira, tenho mesmo imenso medo. Prefiro verificar todas as saídas possíveis para garantir que eles não fogem.
miranda13
Membro
Registado: segunda jul 21, 2008 7:41 am

quinta ago 21, 2008 7:43 am

calculo que as ferias ja tenham terminado...de qualquer forma deixo aqui minha opiniao dada a experiencia que temos c nosso gato.

é gato castrado e de interior, tem quase 3 anos. como n´´os lhe chamamos, é um "gato de estufa" :D

mas sempre que vamos de ferias ou passar um fim semana para um local onde haja espaço para andar no exterior..sempre o deixei andar à vontade, mas claro a dar uma olhadela de vez em quando, nao vá ele meter-se em apuros.

quando chegamos a algum local com jardim, etc... ele na 1ª/2ª hora "desaparece"... chama-se ...chama-se e chama-se e NADA DE TITO.

mas quando menos contamos ele la aparece calmamente.

no inicio ficava mt preocupada, mas agora ja percebi como ele funciona.

quando se apanha em liberdade quer ir explorar ao maximo o local, sem ir para muito longe (porque gosta de sentir que se houver perigo os donos ou o refugio (casa) estao por perto, mas nao vem porque acha que o vamos prender.

connosco funciona , mas claro que cada gato é um gato :D
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta ago 21, 2008 8:31 am

E você tem tido muita sorte porque mesmo aos gatos de exterior, recomenda-se aos donos, quando mudam de casa, que durante um mês não os deixem sair de casa porque podem não saber voltar.

Calculo que o seu gato esteja vacinado contra FELV tambem não é?
Nem haja outros gatos para onde ele vai....

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 21, 2008 3:17 pm

miranda13 Escreveu:
quando chegamos a algum local com jardim, etc... ele na 1ª/2ª hora "desaparece"... chama-se ...chama-se e chama-se e NADA DE TITO.

mas quando menos contamos ele la aparece calmamente.
Até ao dia em que não aparecerá! :roll: por variadas razões que só ele as poderia contar se fosse possível um gato falar mas que não é possível porque não fala e porque já não regressou ou já nem existirá mais no Mundo dos gatos vivos de donos inconscientes dos perigos!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”