Olá!!
Antes de mais, parabéns pela adopção
A ração...
Eu não dou comida húmida à minha, só ração seca...Noutro dia comprei uma latinha de comida húmida (salmão, já que ela adora salmão), como mimo, e ela mandou-ma comer a mim (não gosta de ração húmida), além disso, comida húmida a mais provoca-lhe gases... E é uma ajuda na formação de tártaro... A ração seca tem todos os nutrientes que eles necessitam e ajudam-nos a ter uma melhor higiene a nível dos dentes já que a comida fica agarrada e eles sentem a necessidade de a tirar!
Mas é lógico que às vezes ela tem uns miminhos...
Às vezes a minha mãe coze um peixinho para ela, mas muito de longe a longe... e muitas das vezes ela nem o come, é muito selectiva!
Leite... Não dê leite do nosso ao gato... há gatos alérgicos à lactose e uma pessoa nunca sabe aul será a reacção do gato, por isso não vale o risco... No entanto, o gatinho também não vai precisar de leite algum, uma boa ração e água sempre fresquinha é tudo o que necessita!
As ídas ao vet...
Ele tem de levar a primeira vacina aos 2 meses e o reforço um mês de pois (com a minha gata foi assim)... e depois é vacinado anualmente...
Depois ainda há a vacina da leucose felina, que é necessária se o gatinho tiver acesso à rua e a gatos de rua, e eu espero que não seja o caso...
Depois ainda tem de ser desparazitado internamente...
Há diferentes formas de desparatização... comprimidos, pastas... mas o vet do seu futuro gatinho logo dirá qual a mais indicada para ele e qual a frequência das desparatizações!!
Também o deve desparazitar externamente, com um desparazitante comprado no vet, próprio para a idade e peso do gatinho...
Depois dos 6 mesinhos ainda há a possibilidade de o castrar, que é sempre das melhores coisas que podemos fazer dos nossos animais...
Mais...
Tendo ele 2meses e meio, deve estar prestes a muar os dentinhos... Se o vir desdentado, não se assuste, é normal...
Eles começam a mudar os dentes por volta dos 3 meses e aos 7 meses devem ter a dentição complecta!!
Em casa deve ter uma caixa de areia...
Um comedouro... um bebedouro...
Um arranhador onde ele possa afiar as unhas...
Uns brinquedinhos... Umas bolinhas (que não sejam de esponja ou de algum material que ele possa cortar e engolir) mas, por norma, eles preferem bolinhas de papel... Uns brinqueditos com catnip...
Ah...
Muita atenção a janelas e a varandas e a portas... Atenção a detergentes... A linhas, a fios, a agulhas, a coisas que possam ser fácilmente engolidas.. A fios eléctricos...
Um gato é como um bebé... Qualquer coisa serve para brincar, pra comer, para beber... A mínima coisa pode pô-los em mau estado...
E acho que o básico está aqui...
Boa sorte com o pequeno!