abrços
incubaçao artificial de ovos ajuda urgente....
-
carvalhosa
- Registado: quarta jul 30, 2008 10:41 am
oi gente... sou novo no forum e o meu problema é o seguinte estou a tentar incubar uns ovos ( coisa que ja fiz com sucesso uma vez) a temperatura ideal á incubaçao é de 38,5ºC mas ao contrario da 1ª vez estou a ter muitas dificuldades em regular a temperatura. sao 9 ovos de espanha portanto, quantos mais nascerem melhor e as variaçoes na temperatura n ajudam nada... desta vez fiz isto um bocado a pressa porque quem os estava a incubar era a minha tia so que ela nao conseguiu que a ave dela chocasse os ovos e como eu ja tinha chocado uma vez ovos com bons resultados pediu-me para eu tentar chocar estes....... precisam-se ideias para eu conseguir regular a temperatura!
abrços
abrços
-
carvalhosa
a técnica é rudimentar e para muitos pode ser insultuosa mas tudo começou com umas experiências para a escola sobre aves então usei na altura ( a cerca de 6 meses ) um antigo aquário quadrado revestido com lençóis para impedir a dissipação rápida do calor com uma lâmpada económica de 11w constantemente ligada sobre os ovos e 2 termómetros para medir a temperatura no centro e nos cantos da "incubadora" coberto com um cobertor... o que na altura resultou bem ao incubar um ovo de galinha que eclodiu com o azar de o pintainho ter nascido com uma ma formação que não sei se se deveu as condições de incubação ou a uma ma formação hereditária pois quem me arranjou o ovo ( a minha avó ) disse-me que já tinha tido 2 pintainhos com a mesma malformação das mesma galinhas. Desta vez esta tudo da mesma só que são 9 ovos muito maiores da mesma espécie. não é nada de que me orgulhe muito porque as condições são vergonhosas e não é propriamente uma espécie exótica mas é uma espécie que eu sempre gostei. eu tinha pensado fazer uma chocadeira melhor só que foi tudo muito a pressa porque os ovos já tinham vindo de Espanha e não convinha andarem de um lado para o outro....FIL88 Escreveu:So uma pergunta onde é que estas a incubar os ovos?
Em relaçao a temperatura eu uso a 37.4, mas isso tambem pode variar ligeiramente de especie para especie
Um abraço Filipe
Renato
Boas o que interesa é uma pessoa se desenrascar.
Bem a dificuldade em controlares a temperatura pode se dever as flutuaçoes na temperatura que tem havido
De qualquer forma tens duas hipoteses o aproximar ou afastar da lampada vai fazer subir ou descer a temperatura, a outra é tapares ou destapares o aquario.
De qualquer forma vais ter de andar constantemente a fazeres ajustes.
Em relaçao a temperatura a que falaste esta correcta para esse esquema.
Se estiveres de ferias ja tens com que te entreteres por um tempo.
Boa sorte com isso
Bem a dificuldade em controlares a temperatura pode se dever as flutuaçoes na temperatura que tem havido
De qualquer forma tens duas hipoteses o aproximar ou afastar da lampada vai fazer subir ou descer a temperatura, a outra é tapares ou destapares o aquario.
Boa sorte com isso
-
carvalhosa
FIL88 Escreveu:Boas o que interesa é uma pessoa se desenrascar.
Boa sorte com isso
obrigado e espero que de certo para o maior numero de ovos possível só não tenho esperanças para um que veio rachado ao nono dia vejo se tem alguma coisa e depois vai fora porque o mais certo é não ter nada!
ai esta uma boa solução: estar sempre a verificar! e como estou de ferias e coisas para fazer nao abundam é facil estar sempre a fazer correcçoes....
mto obrigado
cumps Renato
Há um outro factor muito importante durante a fase de incubação dos ovos, é a humidade.
O ambiente dentro da incubadora tem de ser bastante húmido e por vezes, mesmo nas chocadeiras convencionais há necessidade de pulverizar os ovos com água tépida, sobretudo durante os 3 ultimos dias antes do nascimento dos pintos (facilita o nascimento).
Esta humidade, normalmente consegue-se, deixando dentro da chocadeira um recepiente permanentemente com água. Este recepiente, nas chocadeiras sem controlo de humidade, deverá ser tão largo quanto possível , para que a superfície em contacto com o ar seja grande.
Na minha chocadeira, que eu mesmo construi, e que funciona perfeitamente, este recepiente é um tabuleiro que ocupa todo o fundo da incubadora.
Também de não menor importância, é o facto de os ovos deverem ser mexidos (virados) pelo menos duas vezes ao dia. A falta desta operação, tem como consequência a má formação dos pintos. Suspender esta operação nos 3 ultimos dias antes do nascimento.
Quanto à temperatura, tal codo disse e bem o FIL88, a temperatura deve ser, no caso das galinhas, de 37.2 a 37.4ºC. Temperaturas mais elevadas fazem com que o desenvolvimento dos pintos seja mais rápido, nascendo assim antes do tempo normal que é de 21 dias. Por seu lado, temperaturas mais baixas atrasam o nascimento dos pintos. Ambas as situações, como é obvio, são prejudiciais ao normal desenvolvimento do embrião.
Se mais dúvidas existirem, estou aqui para ajudar.
Até lá...
O ambiente dentro da incubadora tem de ser bastante húmido e por vezes, mesmo nas chocadeiras convencionais há necessidade de pulverizar os ovos com água tépida, sobretudo durante os 3 ultimos dias antes do nascimento dos pintos (facilita o nascimento).
Esta humidade, normalmente consegue-se, deixando dentro da chocadeira um recepiente permanentemente com água. Este recepiente, nas chocadeiras sem controlo de humidade, deverá ser tão largo quanto possível , para que a superfície em contacto com o ar seja grande.
Na minha chocadeira, que eu mesmo construi, e que funciona perfeitamente, este recepiente é um tabuleiro que ocupa todo o fundo da incubadora.
Também de não menor importância, é o facto de os ovos deverem ser mexidos (virados) pelo menos duas vezes ao dia. A falta desta operação, tem como consequência a má formação dos pintos. Suspender esta operação nos 3 ultimos dias antes do nascimento.
Quanto à temperatura, tal codo disse e bem o FIL88, a temperatura deve ser, no caso das galinhas, de 37.2 a 37.4ºC. Temperaturas mais elevadas fazem com que o desenvolvimento dos pintos seja mais rápido, nascendo assim antes do tempo normal que é de 21 dias. Por seu lado, temperaturas mais baixas atrasam o nascimento dos pintos. Ambas as situações, como é obvio, são prejudiciais ao normal desenvolvimento do embrião.
Até lá...
Penosa, não conseguir entender direito quanto vc diz que há necessidade de pulverizar os ovos com água tépida, sobretudo durante os 3 ultimos dias antes do nascimento dos pintos (facilita o nascimento).
E dopis vc fala que os ovos não devem ser mexidos nos ultimos 3 dias antes do nascimento. Gostaria que vc me tirasse essa dúvida.
Outra coisa; eu a temperatura de 38ºC é recomendada?
Abraços.
E dopis vc fala que os ovos não devem ser mexidos nos ultimos 3 dias antes do nascimento. Gostaria que vc me tirasse essa dúvida.
Outra coisa; eu a temperatura de 38ºC é recomendada?
Abraços.
Penosa Escreveu:Há um outro factor muito importante durante a fase de incubação dos ovos, é a humidade.
Até lá...