quarta nov 19, 2008 10:38 am
Sou de Lagos e vou ao Zoo de Lagos pelo menos uma ou duas vezes por ano com os meus filhos.
É verdade que me tenho deparado com algumas situações de lamentar. Mas conheço a "génese" do Zoo, assim como conheço os seus donos e sei que se deparam com dificuldades tremendas para manterem os animais e dar-lhe a dignidade que eles merecem. O Zoo nasceu do amor e interesse que os donos sempre tiveram pelos animais. Foi construído sem qualquer ajuda ou subsidio, e ainda hoje eles se debatem por causa das verbas, que nunca chegam para fazer face ás necessidades. Acreditem que nunca aquelas pessoas visaram obter qualquer lucro com o zoo. Actualmente pensam que tenham alguns subsídios (muito poucos, quase simbólicos). As receitas de bilheteira não são suficientes. Sei que têm lutado por dar melhores condições aos animais, e sei também que alguns foram apadrinhados, à semelhança do que se passa no Zoo de Lisboa.
Eu pessoalmente tenho a melhor impressão das pessoas que trabalham / colaboram no zoo Lagos, nunca me deparei com ninguém arrogante, mas essa é a minha experiência.
sei também que alguns animais são acolhidos por lá, vindos de particulares.
A falta de verbas poderá explicar a falta de condições em que alguns animais se encontram. Devemos mostrar a nossa indignação sempre que não concordemos com alguma coisa, especialmente se se tratar de seres vivos, que não podem manifesta-se, como é o caso dos animais, porém, acho que poderíamos fazer algo mais do que apenas a "crítica gratuita". Já pensaram por exemplo e apadrinhar algum animal? ou em fazer uma doação ao zoo de Lagos (ou a qualquer outro)? Porque não enviar mensagens directas ao zoo a expor o que entendem estar errado e a sugerir alterações para dar melhores condições aos animais? Porque não solicitar uma reunião com os donos / directores e falar abertamente do assunto? Experimentem solicitar a tal reunião, porque tenho conhecimento de que eles são bastante acessíveis a contactos destes.
É que se todos nós, que gostamos e nos preocupamos com os animais ajudarmos um bocadinho, todos os bocadinhos farão com certeza a diferença...vale a pena pensar nisto.
M. cump.
Martagil