que antifungico usam para vossas chins?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
que antifungico usam para vossas chins?
uso o chinchila fungi stop da witte molen... mas nao sei se sera o melhor pq de vez em qd a minha chin coça-se...
elas mudam de pêlo agora??
obrigada
uso o chinchila fungi stop da witte molen... mas nao sei se sera o melhor pq de vez em qd a minha chin coça-se...
elas mudam de pêlo agora??
obrigada
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am
Esse anti-fungico é bastante mau... tem enxofre demais! Sendo o enxofre bastante inflamável, não é o mais aconselhado nesta altura do ano e também não é muito eficaz, pois não é um fungicida.
Eu uso um que mado preparar no labotório farmaceutico e eles vendem-me directamente.
Quem quiser saber mais sobre esse anti-fungico, pode mandar-me mp
Eu uso um que mado preparar no labotório farmaceutico e eles vendem-me directamente.
Boa sorte e fiquem bem! Aymara
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am
Nesta altura podem perder pelo, mas há muito tempo que devem ter feito a muda de pelo, pois trata-se de uma preparação para o calor.chinchilavis Escreveu:elas mudam de pêlo agora??
obrigada
Boa sorte e fiquem bem! Aymara
Fiquei sem saber qual a razão das propriedades "supostamente" inflamáveis do enxofre, com o facto de ser utilizado em determinada altura do ano?!?!?!?!Esse anti-fungico é bastante mau... tem enxofre demais! Sendo o enxofre bastante inflamável, não é o mais aconselhado nesta altura do ano e também não é muito eficaz, pois não é um fungicida.

Perigo da Chinchilla arder?!? Fiquei curioso, já que uso nas minhas e nunca as vi pegar fogo. Nem sequer se coçam quanto mais....
Já agora, o enxofre, dependendo da sua fórmula química, pode ter efectivamente propriedades anti-fúngicas. Mais uma que não entendi das afirmações proferidas acima.
Relativamente a "fórmulas mágicas", acredito que haja melhores, mas o preço também deve ser consideravelmente superior.
Para terminar, não me parece que a Witte Molen faça estes produtos, para andar a matar chinchillas. A marca até tem o seu nome, apesar de não ser das melhores!
Cumprimentos
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda out 07, 2002 6:04 pm
- Localização: boxer,gata,esquilo siberiano, esquilo richardson, porquinhos da india,chinchilas, periquitos, coelho
Boa tarde!!
Gostaria de saber qual a razão de dizer que witte molen e bastante mau??
enxofre a mais??
Não se deve usar nesta altura??? hahaha!!!
Uso Witte molen há uns largos anos e nunca tive problema algum.
Estou a falar com bastante conhecimento na materia.. Não estou a mandar postas de pescada
Caso não saiba ha sumos no mercado com trioxido de enxofre, e não andamos para ai a explodir. Conservante é mais uma propriadades do enxofnre.
O enxonfre tem 1001 aplicações depende da maneira como for manipular e trabalhado..
Deixo aqui uma sugestão comece a ler os rótulos dos sumos, sabonetes, géis de banho etc
Gostaria de saber qual a razão de dizer que witte molen e bastante mau??
enxofre a mais??
Não se deve usar nesta altura??? hahaha!!!
Uso Witte molen há uns largos anos e nunca tive problema algum.
Estou a falar com bastante conhecimento na materia.. Não estou a mandar postas de pescada
Caso não saiba ha sumos no mercado com trioxido de enxofre, e não andamos para ai a explodir. Conservante é mais uma propriadades do enxofnre.
O enxonfre tem 1001 aplicações depende da maneira como for manipular e trabalhado..
Deixo aqui uma sugestão comece a ler os rótulos dos sumos, sabonetes, géis de banho etc
-
- Membro
- Registado: quinta mai 15, 2008 1:00 am
- Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.
Vou ter que responder a esta mensagem, pois não gostei do tom cínico da mesma, nem da falta de cultura implícita, podendo induzir em erro os leitores menos informados.
Como nem todos os leitores são Doutores, ou Engenheiros, e provavelmente alguns nem sequer foram bons alunos em Química, ou Veterinária, vou tentar ser acessível a todos, pedindo desculpa por algumas respostas mais técnicas.
- O enxofre adquire uma coloração avermelhada, fica "menos sólido" e podem ver uma chama azulada bem viva e bem acesa.
Isto acontece com TODOS os enxofres, sejam eles alfa, ou beta (só há estes dois tipos).
Se o enxofre não fosse inflamável "supostamente" não seria usado na fórmula da pólvora, uma mistura de nitrato de potássio (KNO3), carbono e enxofre.
Quanto ao ser usado em determinada altura do ano, tem a ver com níveis de temperatura e humidade atmosférica, pois o enxofre em cristais (pó) como é usado nos pretensos fungicidas, pode tornar-se perigoso em contacto com água, ou dióxidos, logo, mais perigoso no verão em que as temperaturas, os dióxidos existentes no ar e a humidade têm níveis mais altos.
Espero não estar a ser demasiado técnico. Em português corrente, posso dizer que veterinariamente, quimicamente e não supostamente, o enxofre é uma *** como fungicida. Funciona bem com o oídio e outros parasitas, fungos, bactérias e etc das plantas, mas não tanto com as chinchilas, pois os seus fungos não são do mesmo tipo.
O enxofre, pelas suas características, pode funcionar como fungicida inibidor e não curativo. Existem estes dois tipos de fungicidas, os que previnem a expansão do fungo, inibindo a sua reprodução, pois actuam a nível reprodutivo e os que curam (preventivos e curativos), destruindo os fungos já instalados.
O enxofre pode inibir a expansão de um fungo instalado, mas não funcionar com muitos outros. Na realidade, se dessemos um banho à Chinchila doente com benzosarnol, aguarrás, ácido sulfúrico (enxofre), petróleo, ou metanol, decerto matariamos a chinchila, mas os fungos morreriam primeiro. Ora isso não faz de nenhum dos produtos citados, um fungicida adequado.
É que fungicida significa (não, não vou despejar latim), matador de fungos. Não deve ser, contudo prejudicial à saúde do animal.
Os riscos, só os corre quem quer!
A autora do post (caso não saiba é uma sumidade em chinchilas) não referiu nunca o facto delas poderem arder, mas como já expliquei, o calor do verão já é suficientemente mau para as chinchilas, quanto mais com pó de enxofre à mistura.
Conheci ao longo dos últimos anos, várias chinchilas, criadas em casa de donos menos informados, mas asseados, que não dão banho regularmente às chinchilas, e nunca usaram anti-fungos no banho. Espero não ter que explicar que falo dos adequados banhos de areia e não de duche caseiro.
Uma chinchila saudável, não se coça.
Agora, segundo vários (MUITOS) depoimentos existentes aqui (a ARCA não é o Mundo) e em muitos outros fóruns e sites espalhados pelo Mundo inteiro, criadores que usam enxofre em chinchilas, mais tarde ou mais cedo, constatam algumas reacções alérgicas.
Estas reacções ocorrem por causa do enxofre, da sua origem e qualidade, mas também dos excipientes que são usados na mistura.
Se as suas chinchilas não se coçam, ficamos todos felizes. No dia em que se coçarem, saberá que o fungicida não está a funcionar bem.
Não o desejo, como é evidente. O meu papel é informar!
Quanto ao dependendo da sua fórmula química, não queira iludir os menos estudiosos, pois o enxofre é um não-metal puro e não há duas fórmulas químicas para o mesmo elemento. Chama-se S, tem uma massa de 32 e é composto por 16 protões e 16 electrões. À temperatura ambiente encontra-se no estado sólido, mas pode mudar de estado em função da temperatura. Contudo, a sua fórmula química permanece inalterada.
Esta quem não percebeu fui eu. Afinal, digo eu com alguma malícia, devia estudar um pouco mais antes de fazer comentários disparatados. Quer aprender, aprenda. Não quer, não perturbe quem quer aprender!
No caso do enxofre, faz sentido o que diz, pois é o 16º produto mais existente à superfície da Terra, portanto EXTREMAMENTE barato.
É mesmo um belo dum negócio, pois até mata qualquer coisa, não mata as chinchilas e, caso o dono das mesmas não as deixe apanhar nenhum fungo específico não "queimável" pelo enxofre, até parece funcionar.
Se o preço dos bons funguicidas compensa, ou não, se é consideravelmente superior ou não, depende de quem vende e de quem compra, ou onde compra.
Um frasco da Lobcar com 10 gramas de fungicida pode custar 3 euros e meio. Um frasco de 40 gramas de Witte Molen pode custar 6 euros.
Um frasco de 30 gramas de um bom fungicida pode custar 3 euros e meio.
Não vou ensinar álgebra básica a ninguém. Façam as contas e vejam lá se vale a pena continuar a comprar maus produtos.
Depois, há que pensar numa outra pergunta:
- Se usamos apenas uma pequenina dose de fungicida no banho da chinchila e uma embalagem de 30 gramas pode durar muito tempo, quanto teria que custar para valer uma VIDA, a vida do vosso animal?
Mas vou contar-vos duas histórias que talvez ajudem a perceber esta questão. As marcas, por muito boas que sejam, são entidades comerciais e só sobrevivem neste mundo interesseiro se encontrarem trunfos financeiros, pois os trunfos de qualidade levam as pessoas a dizer o que respondi antes "mas o preço também deve ser consideravelmente superior".
Portanto, hoje, vende o que é barato, ou o que rende dinheiro e não o que é bom. Produtos de qualidade são comprados por uma minoria mais bem informada, mais abastada, ou mais preocupada, mas é verdade que nenhuma marca teria futuro se fosse 100% honesta.
1º Exemplo - Cães - Royal Canin.
Não é preciso falar de chinchilas. Falo do leite em pó para cachorros bébés que precisam ser alimentados a biberão. Vejam o leite em pó para cão da royal canin e comparem com o leite para gato. ??? Pois é. A fórmula é a mesma, portanto: Cão = Gato.
Errado, claro, mas produzir uma tonelada de pó de leite para cada espécie é muito mais caro do que produzir duas toneladas de pó e mudar os rótulos.
Pior que isso (depois da falta de rigor, vem a falta de qualidade), um cão, ou um gato bébé não precisa de Leite, mas sim de Colostro, aquilo que as mães produzem nos primeiros 8 dias de vida das crias.
Ora, há colostro à venda em portugal, nas boas lojas de animais. Não é mais caro que o leite da Royal Canin e é muito mais adequado. Só não compra quem não sabe...
Mas alguém vai por em causa a imagem de marca da Royal Canin? Eu ponho, tecnicamente falando, e ninguém o pode negar!
2º Exemplo - Chinchilas - Lobcar
Esta é outra, uma Marca que muitos pensam ser espanhola, muito boa e que não passa de uma sociedade por quotas de um senhor Lobato e outro senhor Carvalho. São meros importadores de produtos, alojam tudo no mesmo armazém, não possuem nenhum laboratório para produzir o seu anti-fungus e ainda têm cães à solta no mesmo espaço onde embalam os produtos.
Falo com conhecimento pessoal de causa. Estive lá várias vezes e vi sacos de ração abertos no armazém com o cão a meter o nariz lá dentro.
Quanto ao anti-fungus, deixo um desafio. Aquela porcaria diz ser composta por dois produtos. Peguem na embalagem, leiam bem os dois componentes e vão ao Google pesquisar sobre eles.
Resultado? NENHUM
Aqueles produtos não são conhecidos nem do Google, nem de nenhum Laboratório com que já trabalhei.
Nome do produto: FRAUDE
Na realidade, é parte de enxofre e muito pó de talco.
A embalagem é de 60ml, dava para 30 gramas de pó, mas só traz 10 gramas dentro.
Conheço vários casos documentados veterinariamente de chinchilas que apanharam fungos, mesmo tomando banhos regulares com o fungicida da Lobcar.
Agora percebem o que as marcas são capazes de fazer? Um dia escrevo um livro sobre isto, mas até lá, POR FAVOR, respeitem os conhecimentos de quem vem aqui ajudar os outros e não falem do que não sabem!
Perceberam a mensagem?
Como nem todos os leitores são Doutores, ou Engenheiros, e provavelmente alguns nem sequer foram bons alunos em Química, ou Veterinária, vou tentar ser acessível a todos, pedindo desculpa por algumas respostas mais técnicas.
A "inflamabilidade" não é uma propriedade, mas uma característica. No caso do Enxofre, não é "supostamente" é "científicamente", para não falar de quimicamente. Quem quiser comprovar, pode fazer a mesma experiência que os alunos do secundário fazem nas escolas: Coloquem um pouco de enxofre em pó numa vasilha aberta, ao ar. Aqueçam a base de um copo de vidro (digo vidro por ser menos condutor que os metais), aqueçam com um isqueiro e encostem ao enxofre em pó. Resultado?gaacr Escreveu:Fiquei sem saber qual a razão das propriedades "supostamente" inflamáveis do enxofre, com o facto de ser utilizado em determinada altura do ano?!?!?!?!
- O enxofre adquire uma coloração avermelhada, fica "menos sólido" e podem ver uma chama azulada bem viva e bem acesa.
Isto acontece com TODOS os enxofres, sejam eles alfa, ou beta (só há estes dois tipos).
Se o enxofre não fosse inflamável "supostamente" não seria usado na fórmula da pólvora, uma mistura de nitrato de potássio (KNO3), carbono e enxofre.
Quanto ao ser usado em determinada altura do ano, tem a ver com níveis de temperatura e humidade atmosférica, pois o enxofre em cristais (pó) como é usado nos pretensos fungicidas, pode tornar-se perigoso em contacto com água, ou dióxidos, logo, mais perigoso no verão em que as temperaturas, os dióxidos existentes no ar e a humidade têm níveis mais altos.
Espero não estar a ser demasiado técnico. Em português corrente, posso dizer que veterinariamente, quimicamente e não supostamente, o enxofre é uma *** como fungicida. Funciona bem com o oídio e outros parasitas, fungos, bactérias e etc das plantas, mas não tanto com as chinchilas, pois os seus fungos não são do mesmo tipo.
O enxofre, pelas suas características, pode funcionar como fungicida inibidor e não curativo. Existem estes dois tipos de fungicidas, os que previnem a expansão do fungo, inibindo a sua reprodução, pois actuam a nível reprodutivo e os que curam (preventivos e curativos), destruindo os fungos já instalados.
O enxofre pode inibir a expansão de um fungo instalado, mas não funcionar com muitos outros. Na realidade, se dessemos um banho à Chinchila doente com benzosarnol, aguarrás, ácido sulfúrico (enxofre), petróleo, ou metanol, decerto matariamos a chinchila, mas os fungos morreriam primeiro. Ora isso não faz de nenhum dos produtos citados, um fungicida adequado.
É que fungicida significa (não, não vou despejar latim), matador de fungos. Não deve ser, contudo prejudicial à saúde do animal.
Observação infantil e sem fundamento. Não havia necessidade desta observação.gaacr Escreveu:Perigo da Chinchilla arder?!? Fiquei curioso, já que uso nas minhas e nunca as vi pegar fogo.
A autora do post (caso não saiba é uma sumidade em chinchilas) não referiu nunca o facto delas poderem arder, mas como já expliquei, o calor do verão já é suficientemente mau para as chinchilas, quanto mais com pó de enxofre à mistura.
Nem todas as chinchilas se coçam. Se estiverem limpas e saudáveis, não há razão para se coçarem (excepto por questões de grooming).gaacr Escreveu:Nem sequer se coçam quanto mais....
Conheci ao longo dos últimos anos, várias chinchilas, criadas em casa de donos menos informados, mas asseados, que não dão banho regularmente às chinchilas, e nunca usaram anti-fungos no banho. Espero não ter que explicar que falo dos adequados banhos de areia e não de duche caseiro.
Uma chinchila saudável, não se coça.
Agora, segundo vários (MUITOS) depoimentos existentes aqui (a ARCA não é o Mundo) e em muitos outros fóruns e sites espalhados pelo Mundo inteiro, criadores que usam enxofre em chinchilas, mais tarde ou mais cedo, constatam algumas reacções alérgicas.
Estas reacções ocorrem por causa do enxofre, da sua origem e qualidade, mas também dos excipientes que são usados na mistura.
Se as suas chinchilas não se coçam, ficamos todos felizes. No dia em que se coçarem, saberá que o fungicida não está a funcionar bem.
Não o desejo, como é evidente. O meu papel é informar!
Já expliquei que o enxofre é "corrosivo" para alguns organismos, por isso é usado como pesticida e fungicida de plantas, mas não é obrigatoriamente cura para todos os males.gaacr Escreveu:Já agora, o enxofre, dependendo da sua fórmula química, pode ter efectivamente propriedades anti-fúngicas. Mais uma que não entendi das afirmações proferidas acima.
Quanto ao dependendo da sua fórmula química, não queira iludir os menos estudiosos, pois o enxofre é um não-metal puro e não há duas fórmulas químicas para o mesmo elemento. Chama-se S, tem uma massa de 32 e é composto por 16 protões e 16 electrões. À temperatura ambiente encontra-se no estado sólido, mas pode mudar de estado em função da temperatura. Contudo, a sua fórmula química permanece inalterada.
Esta quem não percebeu fui eu. Afinal, digo eu com alguma malícia, devia estudar um pouco mais antes de fazer comentários disparatados. Quer aprender, aprenda. Não quer, não perturbe quem quer aprender!
Não há mesmo fórmulas mágicas. Há é produtos mais adequados que outros.gaacr Escreveu:Relativamente a "fórmulas mágicas", acredito que haja melhores, mas o preço também deve ser consideravelmente superior.
No caso do enxofre, faz sentido o que diz, pois é o 16º produto mais existente à superfície da Terra, portanto EXTREMAMENTE barato.
É mesmo um belo dum negócio, pois até mata qualquer coisa, não mata as chinchilas e, caso o dono das mesmas não as deixe apanhar nenhum fungo específico não "queimável" pelo enxofre, até parece funcionar.
Se o preço dos bons funguicidas compensa, ou não, se é consideravelmente superior ou não, depende de quem vende e de quem compra, ou onde compra.
Um frasco da Lobcar com 10 gramas de fungicida pode custar 3 euros e meio. Um frasco de 40 gramas de Witte Molen pode custar 6 euros.
Não vou ensinar álgebra básica a ninguém. Façam as contas e vejam lá se vale a pena continuar a comprar maus produtos.
Depois, há que pensar numa outra pergunta:
- Se usamos apenas uma pequenina dose de fungicida no banho da chinchila e uma embalagem de 30 gramas pode durar muito tempo, quanto teria que custar para valer uma VIDA, a vida do vosso animal?
Ignorância comercial. Não é crime. Ninguém é obrigado a saber tudo.gaacr Escreveu:Para terminar, não me parece que a Witte Molen faça estes produtos, para andar a matar chinchillas. A marca até tem o seu nome, apesar de não ser das melhores!
Mas vou contar-vos duas histórias que talvez ajudem a perceber esta questão. As marcas, por muito boas que sejam, são entidades comerciais e só sobrevivem neste mundo interesseiro se encontrarem trunfos financeiros, pois os trunfos de qualidade levam as pessoas a dizer o que respondi antes "mas o preço também deve ser consideravelmente superior".
Portanto, hoje, vende o que é barato, ou o que rende dinheiro e não o que é bom. Produtos de qualidade são comprados por uma minoria mais bem informada, mais abastada, ou mais preocupada, mas é verdade que nenhuma marca teria futuro se fosse 100% honesta.
1º Exemplo - Cães - Royal Canin.
Não é preciso falar de chinchilas. Falo do leite em pó para cachorros bébés que precisam ser alimentados a biberão. Vejam o leite em pó para cão da royal canin e comparem com o leite para gato. ??? Pois é. A fórmula é a mesma, portanto: Cão = Gato.
Errado, claro, mas produzir uma tonelada de pó de leite para cada espécie é muito mais caro do que produzir duas toneladas de pó e mudar os rótulos.
Pior que isso (depois da falta de rigor, vem a falta de qualidade), um cão, ou um gato bébé não precisa de Leite, mas sim de Colostro, aquilo que as mães produzem nos primeiros 8 dias de vida das crias.
Ora, há colostro à venda em portugal, nas boas lojas de animais. Não é mais caro que o leite da Royal Canin e é muito mais adequado. Só não compra quem não sabe...
Mas alguém vai por em causa a imagem de marca da Royal Canin? Eu ponho, tecnicamente falando, e ninguém o pode negar!
2º Exemplo - Chinchilas - Lobcar
Esta é outra, uma Marca que muitos pensam ser espanhola, muito boa e que não passa de uma sociedade por quotas de um senhor Lobato e outro senhor Carvalho. São meros importadores de produtos, alojam tudo no mesmo armazém, não possuem nenhum laboratório para produzir o seu anti-fungus e ainda têm cães à solta no mesmo espaço onde embalam os produtos.
Falo com conhecimento pessoal de causa. Estive lá várias vezes e vi sacos de ração abertos no armazém com o cão a meter o nariz lá dentro.
Quanto ao anti-fungus, deixo um desafio. Aquela porcaria diz ser composta por dois produtos. Peguem na embalagem, leiam bem os dois componentes e vão ao Google pesquisar sobre eles.
Resultado? NENHUM
Aqueles produtos não são conhecidos nem do Google, nem de nenhum Laboratório com que já trabalhei.
Nome do produto: FRAUDE
Na realidade, é parte de enxofre e muito pó de talco.
A embalagem é de 60ml, dava para 30 gramas de pó, mas só traz 10 gramas dentro.
Conheço vários casos documentados veterinariamente de chinchilas que apanharam fungos, mesmo tomando banhos regulares com o fungicida da Lobcar.
Agora percebem o que as marcas são capazes de fazer? Um dia escrevo um livro sobre isto, mas até lá, POR FAVOR, respeitem os conhecimentos de quem vem aqui ajudar os outros e não falem do que não sabem!
Perceberam a mensagem?
As <strong>verdades</strong> são duras, não são? A <strong>morte</strong> dos animais também!
-
- Membro
- Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.
É a opinião de muita gente entendida, incluindo a autora do post em questão e a única pessoa credenciada em Portugal e a ter estudado durante muito tempo a composição dos fungicidas disponíveis, além de ter formação veterinária.tuta Escreveu:Gostaria de saber qual a razão de dizer que witte molen e bastante mau?? enxofre a mais??
Quando ela diz enxofre a mais, não significa que não pudesse ter um pouco, mas não 60% de enxofre, ou mesmo 75% como é o caso dos fungicidas Witte Molen.
Além disso, a Witte Molen dá a composição do produto? NÃO!
O resto já expliquei no post anterior. Serve para si também!
Nesta altura, quer dizer, com muito calor, os banhos das chinchilas devem ser reduzidos e os antifungus fazem menos falta do que noutras épocas.tuta Escreveu:Não se deve usar nesta altura??? hahaha!!!
As chinchilas não suam mais de Verão do que de Inverno (chinchilas não suam) e quando se banham dispendem muita energia, aumentando a temperatura do seu corpo, o que é pior do que não tomar banho.
Devem fazer a sua higiene mais cuidadosamente, pelo fresco, à noite de preferência e se tiverem uma BOA AREIA, não há necessidade de juntar enxofre, pois os únicos bichos que o enxofre mata não são comuns no Verão.
Essa do hahaha, só posso dizer que foi um riso estúpido e ignorante. Não lhe fica nada bem. Não sabe? Aprenda, mas não goze com quem sabe!
Há uns largos anos? Granda pinta.tuta Escreveu:Uso Witte molen há uns largos anos e nunca tive problema algum.Estou a falar com bastante conhecimento na materia..
Desculpem lá, mas por vezes também preciso desabafar.
Já disse antes que há muita gente que nunca usou fungicidas e nunca teve problemas. Que prova isso? Quem não conhece um avô que morreu aos 100 anos, a fumar dois maços por dia e a beber imenso? Quem não conhece um miúdo que morreu de cancro do pulmão, ou de cirrose hepática? Que prova isso?
Apenas prova que vale a pena prevenir. O resto está na mão de cada um.
Quanto ao bastante conhecimento na matéria, ponho isso em causa pela atitude e ignorância técnica da sua resposta.
Tem chinchilas há quantos anos?
Quantas chinchilas tem?
Quantos livros já leu e quantos cursos específicos já tirou?
Formação Química, Veterinária, Médica?
Criador reconhecido?
Produção de nados anual?
Estudos, pesagens e filtragens dos produtos administrados?
Desparazitações periódicas?
Conhecimento na matéria? Muitos portugueses já têm muito conhecimento, mas não o aplicam desta maneira. Parece mais uma menina mimada, que ficou ofendida por falarem mal do fungicida que usa, do que alguém interessada em "conhecimento na matéria". Se assim fosse, ouvia quem sabe, questionava-se com elegância e sabedoria, e não assumia atitudes destas.
Isto aqui também não é uma peixaria. Se fosse, as suas postas chegavam congeladas!tuta Escreveu:Não estou a mandar postas de pescada
O trióxido de enxofre é líquido - SO3 - Três átomos de Oxigénio para Um de Enxofre. O trióxido de enxofre, é o mesmo que anidrido sulfúrico e basta juntar água para ter ácido sulfúrico. SO3+H2O=H2SO4tuta Escreveu:Caso não saiba ha sumos no mercado com trioxido de enxofre, e não andamos para ai a explodir.
Convém esclarecer que o SO3 é libertado pelo Enxofre aquecido. Perceberam?
Quanto ao facto de haver produtos com SO3 no mercado, recordo que nós também ingerimos Açúcar, Mel, Sal, Presunto, Moscatel, Vinagre, McDonald, etc. Não pretende sugerir que as chinchilas os possam ingerir, pois não?
É que nós somos Homens e estamos a falar de Chinchilas.
Depois, não deturpe a verdade com questões de peixaria: Estamos a falar de preventivos para a pele e não de sumos alimentares!
Além disso, pare de ser parva (e peço desculpa pelo termo, mas é uma parvoíce falar em chinchilas que ardem, ou explodem). Ninguém, MUITO MENOS A AUTORA DO POST em questão, disse que o uso de enxofre nas chinchilas as leva à morte, à explosão, ou à incineração. Não sabe ler, aprenda.
Esta é mesmo para rir. Quer dizer com isso que o uso de enxofre na pele das chinchilas as conserva?tuta Escreveu:Conservante é mais uma propriadades do enxofnre.
O enxofre é usado como conservante há muito anos, desde os mais remotos tempos do vinho, mas no estado líquido SO2 e nunca no estado sólido.
Contudo, não vejo qual o interesse em dizer que o enxofre é usado como conservante de bebidas. Que tem isso a ver com fungicidas para chinchilas?
Uma das grandes propriedades do enxofre, é ser um elemento fundamental para a nossa saúde. Nenhum organismo vivo (comum) sobreviveria sem enxofre no seu metabolismo, pois o enxofre é parte integrante da vida.
Mas que tem isso a ver com fungicidas de qualidade? O enxofre não o é certamente, por isso, não vale a pena ir ao Google e procurar coisas sobre o enxofre só para desdizer o que foi inicialmente muito bem dito.
Já vimos isto antes: Ácido Sulfúrico, Pólvora, Trióxido de Enxofre, Pão da Indústria (esta não cheguei a explicar, vejam no Googletuta Escreveu:O enxonfre tem 1001 aplicações depende da maneira como for manipular e trabalhado..

Até há quem o use como fungicida para chinchilas!

Eu deixo outra. Estudem mais, informem-se mais e percam essa arrogância ignorante e sem sentido. Aprendam a ler e a ouvir.tuta Escreveu:Deixo aqui uma sugestão comece a ler os rótulos dos sumos, sabonetes, géis de banho etc
Voltemos à questão inicial: Que fungicida usam vocês?
Alguém está a usar o produto "altamente elaborado e estudado" de um "grande" (falso) laboratório do "Dr. Rui Loureiro" ?
As <strong>verdades</strong> são duras, não são? A <strong>morte</strong> dos animais também!
-
- Membro Júnior
- Localização: boxer,gata,esquilo siberiano, esquilo richardson, porquinhos da india,chinchilas, periquitos, coelho
Ante de mais nada veja como fala com as pessoas. Não e o único a ter conhecimento na matéria, se é que as tem.
Um forum e um sitio para se trocar de ideias, acho que não ofendi ninguém... simplesmente questionei.... ou não tenho esse direito?
Mas ja vi que se sentiu bastante ofendido.. mas nem era consigo..
Não meti em causa o conhecimento dela mas não me venham dizer
Pois isso não é. Se me disser que há produtos melhores não direi que não..
Como me justifica ter clientes que nunca vacinaram o cão/gato a não ser a obrigatória "raiva" e, como se diz em bom português estão rijos como a Pêra. E outras que tem as vacinas todas em dia fazem analises regularmente...e passam a vida doentes..?
ou ainda,
Aqueles clientes que nunca usaram coleiras, pós, pipetas e ou qualquer produto semelhante e, os cães, não apanham um único parasita.....
Enquanto outros usam coleiras, pipetas e estão sempre minados de pulgas e caraças??
No meu entender, quer se use um bom, ou um mau anti-fúngico, qualquer Chinchilla poderá ter problemas. Seja Witte Mollen com enxofre ou "Anti-fúngico Maria Joaquina"! E não vale a pena atirar areia para os olhos com teses de laboratório, pois há pessoas que têm Chinchillas há anos, extremamente saudáveis, até com criações bem sucedidas, sem anti-fúngico algum!
Posso dizer-lhe que se calhar ainda não tinha ouvido falar em chinchillas, ja eu lidava com elas..
Não venho ao fórum fazer o meu curriculum.....nem gabar-me, ou ofender as pessoas ou dar lições de sapiência, como tentou dar, julgando-me talvez uma potencial aluna sua.... simplesmente errou na porta.
Não queira a fazer de mim parva...
Nunca aleguei que o pó da Witte Molen era usado como tratamento... mas sim como preventivo.
"Ayamara "desculpa se te ofendi, mas este fórum serve para trocar ideias e descordei completamente da sua afirmação que julgo excessiva.
Acho que me compreende...
Já agora, deixo uma palavra de agradecimento ao seu Advogado de Defesa, Prof. Dr. Mestre Anti Fungus.
Um forum e um sitio para se trocar de ideias, acho que não ofendi ninguém... simplesmente questionei.... ou não tenho esse direito?
Mas ja vi que se sentiu bastante ofendido.. mas nem era consigo..
Não meti em causa o conhecimento dela mas não me venham dizer
Esse anti-fungico é bastante mau..
Pois isso não é. Se me disser que há produtos melhores não direi que não..
Seria melhor conferir primeira a percentagem, consta na embalagem.Quando ela diz enxofre a mais, não significa que não pudesse ter um pouco, mas não 60% de enxofre, ou mesmo 75% como é o caso dos fungicidas Witte Molen.
Além disso, a Witte Molen dá a composição do produto? NÃO
Esta comparação é de morte, mas vou-lhe levantar um questão:Há uns largos anos? Granda pinta.
Desculpem lá, mas por vezes também preciso desabafar.
Já disse antes que há muita gente que nunca usou fungicidas e nunca teve problemas. Que prova isso? Quem não conhece um avô que morreu aos 100 anos, a fumar dois maços por dia e a beber imenso? Quem não
conhece um miúdo que morreu de cancro do pulmão, ou de cirrose hepática? Que prova isso?
Como me justifica ter clientes que nunca vacinaram o cão/gato a não ser a obrigatória "raiva" e, como se diz em bom português estão rijos como a Pêra. E outras que tem as vacinas todas em dia fazem analises regularmente...e passam a vida doentes..?
ou ainda,
Aqueles clientes que nunca usaram coleiras, pós, pipetas e ou qualquer produto semelhante e, os cães, não apanham um único parasita.....
Enquanto outros usam coleiras, pipetas e estão sempre minados de pulgas e caraças??
No meu entender, quer se use um bom, ou um mau anti-fúngico, qualquer Chinchilla poderá ter problemas. Seja Witte Mollen com enxofre ou "Anti-fúngico Maria Joaquina"! E não vale a pena atirar areia para os olhos com teses de laboratório, pois há pessoas que têm Chinchillas há anos, extremamente saudáveis, até com criações bem sucedidas, sem anti-fúngico algum!
Posso garantir-lhe que tenho formação na area, apesar de não ser rato de laboratório, nem devoradora de bibliografia de bioquímica. E, acima de tudo, lido com animais diariamente...Quanto ao bastante conhecimento na matéria, ponho isso em causa pela atitude e ignorância técnica da sua resposta.
Tem chinchilas há quantos anos?
Quantas chinchilas tem?
Quantos livros já leu e quantos cursos específicos já tirou?
Formação Química, Veterinária, Médica?
Criador reconhecido?
Produção de nados anual?
Estudos, pesagens e filtragens dos produtos administrados?
Desparazitações periódicas?
Posso dizer-lhe que se calhar ainda não tinha ouvido falar em chinchillas, ja eu lidava com elas..
Não venho ao fórum fazer o meu curriculum.....nem gabar-me, ou ofender as pessoas ou dar lições de sapiência, como tentou dar, julgando-me talvez uma potencial aluna sua.... simplesmente errou na porta.
Veja como fala.....não andamos na escola nem me conhece de lado algum para me estar a chamar menina muito menos mimada... até por que, não chamei aqui ninguém de "cota". Nem interessa a minha vida pessoal ou a de ninguém aqui do fórum.Parece mais uma menina mimada, que ficou ofendida por falarem mal do fungicida que usa, do que alguém interessada em "conhecimento na matéria". Se assim fosse, ouvia quem sabe, questionava-se com elegância e sabedoria, e não assumia atitudes destas.
Ninguem disse que o enxofre nas Chinchillas seria usado como conservante, mas sim que o ingerimos, e que tem outras finalidades...Esta é mesmo para rir. Quer dizer com isso que o uso de enxofre na pele das chinchilas as conserva?
Não queira a fazer de mim parva...
Nunca aleguei que o pó da Witte Molen era usado como tratamento... mas sim como preventivo.
"Ayamara "desculpa se te ofendi, mas este fórum serve para trocar ideias e descordei completamente da sua afirmação que julgo excessiva.
Acho que me compreende...
Já agora, deixo uma palavra de agradecimento ao seu Advogado de Defesa, Prof. Dr. Mestre Anti Fungus.
Bem... onde isto já vai!!!
Não me julgue tão ignorante.
De qualquer forma, fico a aguardar por uma patente nova, algo que venha enriquecer o mercado. Só nos daria jeito.... e aos nossos animais!
Quem falou em curativo, não fui eu!
Espero também que tenha todos esses cuidados com a sua saúde, quando pensa tomar um medicamento, tal como demonstra ter em relação aos anti-fúngicos a disponibilizar às Chinchillas! É que há por aí muita coisa que se toma e, supostamente, não deveria ser prejudicial.
Ou estaremos agora a querer convencer os foristas de que, a fórmula mágica de que fala, esse magnífico anti-fúngico cuja fórmula a Aymara é detentora, é totalmente inofensivo, de tal forma que as Chinchillas saem radiantes após o seu banho?
E sim,... sabemos todos muito bem que as Chinchillas não devem tomar banho de imersão... muito menos com tioconazol. Quem sabe algumas pessoas não pensem também borrifar a areia com Canesten...? Espero que não!
Já desinfectar a gaiola com Virkon S, ou miconazole da Beaphar...podemos até especular sobre isso.
Além de que, seria necessário explorar detalhadamente esses testemunhos a ponto de saber se as doses foram respeitadas. Naturalmente alguém o terá feito!?!?
2º)Obrigado pela explicação do elemento, também tenho conhecimentos da tabela periódica. Não preciso aprender mais sobre o enxofre, obrigado. Mas poderia ter falado um bocadinho sobre os isótopos, já agora!
Efectivamente expressei-me mal nessa frase. O que queria dizer é que o enxofre, poderia ter várias aplicações, dependendo da fórmula química (não do elemento, mas da associação com outros elementos). Isto, por que foi dito que o enxofre não era fungicida.
E ainda há por aí muito cão a alimentar-se de trinca de arroz, quando por menos 1 café por dia, podia comer bem melhor.
Agora tente lá educar isto!
Se vamos começar a entrar em comversas comerciais, não saímos daqui hoje!
Há um exemplo flagrante à venda:
- "detergente sem fosfatos, preserve o meio-ambiente"
logo de seguida:
- " a sua máquina sofre de calcário? use XXYY, elimina o calcário da sua máquina" ( esqueceram-se de informar que está carregado de fosfatos )
Podemos ficar aqui a semana toda, se quiser falar sobre ignorância comercial. Como diz o outro: - "quem não sabe é como quem não vê"!
Sempre respeitei os conhecimentos (apesar de serem parcos em alguns tópicos e apesar de haver muito suposto sabichão ) de quem quer ajudar, mas é preciso que se fundamente as afirmações proferidas.
Volto a dizer que o meu comentário no início deste tópico, não foi pernicioso para ninguém, simplesmente gosto de questionar afirmações e alguns dogmas que por vezes vejo instalados.
Fundamente-se, mas com o uso da razão!
Cumprimentos
- Com esta, só lhe posso dizer: "presunção e água benta, cada qual toma a que quer"!Como nem todos os leitores são Doutores, ou Engenheiros, e provavelmente alguns nem sequer foram bons alunos em Química, ou Veterinária, vou tentar ser acessível a todos, pedindo desculpa por algumas respostas mais técnicas.
Obrigado pela recordação dos tempos de secundário em que nos divertíamos todos a brincar com o enxofre. Reli a sua descrição com alguma nostalgia, confesso!A "inflamabilidade" não é uma propriedade, mas uma característica. No caso do Enxofre, não é "supostamente" é "científicamente", para não falar de quimicamente. Quem quiser comprovar, pode fazer a mesma experiência que os alunos do secundário fazem nas escolas: Coloquem um pouco de enxofre em pó numa vasilha aberta, ao ar. Aqueçam a base de um copo de vidro (digo vidro por ser menos condutor que os metais), aqueçam com um isqueiro e encostem ao enxofre em pó. Resultado?
Quanto à temperatura e aos dióxidos estamos de acordo! Já ao facto de a humidade ter níveis mais altos.....Quanto ao ser usado em determinada altura do ano, tem a ver com níveis de temperatura e humidade atmosférica, pois o enxofre em cristais (pó) como é usado nos pretensos fungicidas, pode tornar-se perigoso em contacto com água, ou dióxidos, logo, mais perigoso no verão em que as temperaturas, os dióxidos existentes no ar e a humidade têm níveis mais altos.
Espero não estar a ser demasiado técnico

Isso é um problema da Witte Mollen, não meu! Aliás, o pouco que uso é realmente só como preventivo pois felizmente as minhas Chinchillas gozam e sempre gozaram, todas elas, de boa saúde.Espero não estar a ser demasiado técnico. Em português corrente, posso dizer que veterinariamente, quimicamente e não supostamente, o enxofre é uma *** como fungicida. Funciona bem com o oídio e outros parasitas, fungos, bactérias e etc das plantas, mas não tanto com as chinchilas, pois os seus fungos não são do mesmo tipo.
De qualquer forma, fico a aguardar por uma patente nova, algo que venha enriquecer o mercado. Só nos daria jeito.... e aos nossos animais!
Ah.. afinal de contas, no início do tópico, o nosso amigo enxofre não era fungicida. Agora, até pode funcionar como tal... já estamos no bom caminho!O enxofre, pelas suas características, pode funcionar como fungicida inibidor e não curativo. Existem estes dois tipos de fungicidas, os que previnem a expansão do fungo, inibindo a sua reprodução, pois actuam a nível reprodutivo e os que curam (preventivos e curativos), destruindo os fungos já instalados.
Quem falou em curativo, não fui eu!
Bom, se vamos começar a falar no que se dá aos animais como "curativo" e que, no entanto, tem efeitos colaterais..... não saíamos daqui hoje.É que fungicida significa (não, não vou despejar latim), matador de fungos. Não deve ser, contudo prejudicial à saúde do animal.
Espero também que tenha todos esses cuidados com a sua saúde, quando pensa tomar um medicamento, tal como demonstra ter em relação aos anti-fúngicos a disponibilizar às Chinchillas! É que há por aí muita coisa que se toma e, supostamente, não deveria ser prejudicial.
Ou estaremos agora a querer convencer os foristas de que, a fórmula mágica de que fala, esse magnífico anti-fúngico cuja fórmula a Aymara é detentora, é totalmente inofensivo, de tal forma que as Chinchillas saem radiantes após o seu banho?
E sim,... sabemos todos muito bem que as Chinchillas não devem tomar banho de imersão... muito menos com tioconazol. Quem sabe algumas pessoas não pensem também borrifar a areia com Canesten...? Espero que não!
Já desinfectar a gaiola com Virkon S, ou miconazole da Beaphar...podemos até especular sobre isso.
Naturalmente, nunca ninguém disse que tal não seria possível. Até nós proprios, ao usar anti-micóticos podemos ter reacções alérgicas.Agora, segundo vários (MUITOS) depoimentos existentes aqui (a ARCA não é o Mundo) e em muitos outros fóruns e sites espalhados pelo Mundo inteiro, criadores que usam enxofre em chinchilas, mais tarde ou mais cedo, constatam algumas reacções alérgicas.
Além de que, seria necessário explorar detalhadamente esses testemunhos a ponto de saber se as doses foram respeitadas. Naturalmente alguém o terá feito!?!?
Pode até nem ser um problema de fungos... não sejamos tão obtusos!Se as suas chinchilas não se coçam, ficamos todos felizes. No dia em que se coçarem, saberá que o fungicida não está a funcionar bem.
1º) Não é suposto o enxofre ser a cura para todos os males. Alguém o disse? Creio que não.Já expliquei que o enxofre é "corrosivo" para alguns organismos, por isso é usado como pesticida e fungicida de plantas, mas não é obrigatoriamente cura para todos os males.
2º)Obrigado pela explicação do elemento, também tenho conhecimentos da tabela periódica. Não preciso aprender mais sobre o enxofre, obrigado. Mas poderia ter falado um bocadinho sobre os isótopos, já agora!

Efectivamente expressei-me mal nessa frase. O que queria dizer é que o enxofre, poderia ter várias aplicações, dependendo da fórmula química (não do elemento, mas da associação com outros elementos). Isto, por que foi dito que o enxofre não era fungicida.
Todos os dias tento convencer pessoas a respeito dos preços de alguns produtos disponíveis nas grandes superfícies, relativamente à sua qualide, mas olhe que não é fácil!Um frasco da Lobcar com 10 gramas de fungicida pode custar 3 euros e meio. Um frasco de 40 gramas de Witte Molen pode custar 6 euros.
E ainda há por aí muito cão a alimentar-se de trinca de arroz, quando por menos 1 café por dia, podia comer bem melhor.
Agora tente lá educar isto!
Não deve ser para mim, com certeza!Ignorância comercial. Não é crime. Ninguém é obrigado a saber tudo
Lobcar é muito boa? Isso é para rir! Quem tem essa opinião foi bem enganado(a)!2º Exemplo - Chinchilas - Lobcar
Esta é outra, uma Marca que muitos pensam ser espanhola, muito boa
Se vamos começar a entrar em comversas comerciais, não saímos daqui hoje!
Há um exemplo flagrante à venda:
- "detergente sem fosfatos, preserve o meio-ambiente"
logo de seguida:
- " a sua máquina sofre de calcário? use XXYY, elimina o calcário da sua máquina" ( esqueceram-se de informar que está carregado de fosfatos )
Podemos ficar aqui a semana toda, se quiser falar sobre ignorância comercial. Como diz o outro: - "quem não sabe é como quem não vê"!
Acho que deve escrever um livro, sim senhor!Agora percebem o que as marcas são capazes de fazer? Um dia escrevo um livro sobre isto, mas até lá, POR FAVOR, respeitem os conhecimentos de quem vem aqui ajudar os outros e não falem do que não sabem!
Sempre respeitei os conhecimentos (apesar de serem parcos em alguns tópicos e apesar de haver muito suposto sabichão ) de quem quer ajudar, mas é preciso que se fundamente as afirmações proferidas.
Volto a dizer que o meu comentário no início deste tópico, não foi pernicioso para ninguém, simplesmente gosto de questionar afirmações e alguns dogmas que por vezes vejo instalados.
Fundamente-se, mas com o uso da razão!
Cumprimentos
-
- Membro
Não sou advogado de defesa de ninguém, apenas da VERDADE. Qualquer pessoa com formação técnica adequada sabe que o enxofre não pode ser um bom fungicida para chinchilas!tuta Escreveu:Já agora, deixo uma palavra de agradecimento ao seu Advogado de Defesa, Prof. Dr. Mestre Anti Fungus.
Experimente perguntar a qualquer Veterinário com Formação em Chinchilas (e não aqueles que lhes mandam dar banho com água) que fungicida usaria num animal destes e vai ver que nenhum produto indicado começa pela letra E, nem por S, não vá ter origem latina, ou inglesa!
PS: Peço desculpa pela falta de rigor na composição do witte molen, que era muito superior, mas parece ter sido reduzido, passando agora a ser mais pó de talco do que enxofre. As actuais percentagens são: 45,4% de Enxofre Puro 54,6% de Talco de Veneza e 0% de Fungicida
Estamos perante uma mistura de metade de pó de talco e metade de enxofre. Ainda acham que é um bom fungicida?
Quem quiser que tire as suas conclusões!
-
- Membro
A minha observação não era para si, mas para o público em geral. Os fóruns não são só seus, nem meus, são de todos. Há aqui pessoas com 8 anos, 12 anos, 70 anos e 80 anos. Com a Quarta Classe, com o Ensino Básico e com Formação Catedrática muito alta, por isso a minha observação.gaacr Escreveu:Espero não estar a ser demasiado técnico
Não é fácil falar para tanta gente, especialmente quando há interesses comerciais por trás das afirmações e posições defendidas.
Quem quiser que fale mais do assunto. Eu dei o meu parecer técnico.
-
- Membro Júnior
Não sou advogado de defesa de ninguém, apenas da VERDADE. Qualquer pessoa com formação técnica adequada sabe que o enxofre não pode ser um bom fungicida para chinchilas!
Experimente perguntar a qualquer Veterinário com Formação em Chinchilas (e não aqueles que lhes mandam dar banho com água) que fungicida usaria num animal destes e vai ver que nenhum produto indicado começa pela letra E, nem por S, não vá ter origem latina, ou inglesa!
Já lhe tinha dito na mensagem anterior que tenho formação na área.....
Não há veterinários com formação em chinchillas, mas sim veterinários especializado em exóticos....
Deculpe lá mas só por curiosidade...mas a Ayamara não vende o seu maravilhoso anti-fungicoNão é fácil falar para tanta gente, especialmente quando há interesses comerciais por trás das afirmações e posições defendidas.
Da que pensar....
-
- Membro
Não pensem muito que pensam mal.tuta Escreveu: Não há veterinários com formação em chinchillas, mas sim veterinários especializado em exóticos....
Deculpe lá mas só por curiosidade...mas a Ayamara não vende o seu maravilhoso anti-fungico
Da que pensar....
Por Veterinários com "formação" em chinchilas, entenda-se "Veterinários que tenham feito cursos, ou especializações no estrangeiro (cá não há) em Chinchilas".
Não vamos discutir aqui, neste tópico, a existência ou não de Especialistas em Exóticos, pois a Ordem dos Veterinários não os reconhece, portanto, isso é apenas uma força de expressão.
Os Exóticos são MILHARES, por isso, podem existir médicos que se tenham dedicado (especializado, formado, ou informado, tanto faz) em exóticos e não em chinchilas particularmente. Isso é outro assunto que dá pano para mangas.
De qualquer forma, a questão é que NENHUM Veterinário aconselharia ENXOFRE como FUNGICIDA. Não vale a pena brincar com títulos para fugir à questão.
Para esclarecer, porque é evidente que conheço a Aymara, ela não pode ser incluida em "interesses comerciais", pois não ganha 1 cêntimo com o que possa vender. Que eu saiba, ela não tem nenhuma loja. Compra um bom fungicida por encomenda directa ao Laboratório e como não vendem pequenas quantidades, ela dispensa aos amigos e interessados, o que é muito diferente de quem vende este ou aquele fungicida, porque tem uma loja e não tem alternativa para um mau produto.
Felizmente para os animais, há pessoas que como eu, são livres de escolher o que compram e não têm que ceder a pressões comerciais.
Mas continuo a dizer: A escolha é sempre de cada um e só a cada um cabe!
Nunca vi fórum como este da arca de noé. Participo em muitos, mas este é demais. A quantidade de pseudo-intelectuais, julgando-se donos da razão e da sabedoria universal que existe por aqui é incrível. E, mais grave, participam nos tópicos sempre de forma arrogante e altiva, chega a ser incomodativo, para não dizer outras coisas.
Parece-me até que, algumas pessoas, vêm para aqui lançar toda a ira que têm em si, como se tivessem de arranjar alguém a quem ofender, talvez por lhes estar a correr mal o dia, ou mesmo a vida. Não sei, mas que vejo por aqui muita gente amargurada, lá isso sem dúvida nenhuma! Amargurada e inflexível, com muita falta de humildade.
Indo directo à questão, que este tópico já começa a feder mais que o próprio enxofre:
Volto a dizer que aqui ainda ninguém é atrasado mental para V/Exa ter de explicar o que é ou deixa de ser um veterinário de exóticos. Não existe em Portugal nenhum profissional especializado em Chinchillas, se existe, apresentem-me que terei todo o gosto de o/a conhecer. E mesmo que existisse, não faria dele uma pessoa mais conhecedora que outra qualquer que lide com elas diariamente. A única diferença é que ganha dinheiro com isso.
Aliás, como foi dito por si, nem sequer a Ordem reconhece especialização alguma. Se é ou se não é assim, não sou eu que o digo, é o senhor.
" Presunção e água benta, cada qual toma a que quer"
- Não seja presunçoso que não lhe fica nada bem! Uma pessoa que até parece ser conhecedor e inteligente, não há nada mais vergonhoso que ser-se presunçoso. Há muita gente que tem gosto por animais e não pensa somente no dinheiro. O senhor não conhece as pessoas para estar a tirar juízos de valor dessa maneira!
Não julgue os outros sem os conhecer, não tire ilações precipitadas. Comente os posts mas não tente ir para além do que lhe compete, que é comentar como forista que é!
Além de que, esse discurso de retórica barato não é sequer para aqui chamado.
Provavelmente comprará muitas outras coisas para uso no seu quotidiano que, para os olhos de alguns, será deitar dinheiro para o lixo! E nós todos também! Como tal, não vale a pena tentar assumir posturas elitistas. Olhe que no melhor pano cai a nódoa.
Ninguém está livre das pressões comerciais, por isso essa frase é uma autêntica nulidade! Mas eu sou humilde o suficiente para perceber que, em algumas alturas (mesmo sendo obrigado), sou vítima de pressões comerciais. Há quem seja mais susceptível ao marketing mas, em alguma altura das nossas vidas, somos todos.
Podemos seleccionar o que achamos ser o mais adequado, contudo, só funciona à luz do nosso saber. Até alguém nos provar o contrário, todos nós adquirimos, no nosso dia-a-dia, um rol de produtos que julgamos úteis,... quer seja para animais ou para nós próprios. Até que em determinado dia, surge uma sumidade a dizer que afinal determinado produto não serve para nada; que andámos a ser enganamos durante uma série de anos e, afinal de contas o produto Z é que é bom!
Poderia dar N exemplos, mas na indústria farmacêutica é flagrante!
Não estou com isto a a tentar valorizar o tão citado produto composto à base de talco e enxofre, estou somente apenas a afirmar que, o que para nós hoje é bom, amanhã pode ser visto como sendo mau. Como tal, não nos julguemos donos da sabedoria e do bom-senso que, sem saber podemos estar a cometer erros graves.
E aproveitando uma frase sua:
Cumprimentos
Parece-me até que, algumas pessoas, vêm para aqui lançar toda a ira que têm em si, como se tivessem de arranjar alguém a quem ofender, talvez por lhes estar a correr mal o dia, ou mesmo a vida. Não sei, mas que vejo por aqui muita gente amargurada, lá isso sem dúvida nenhuma! Amargurada e inflexível, com muita falta de humildade.
Indo directo à questão, que este tópico já começa a feder mais que o próprio enxofre:
Volto a dizer que aqui ainda ninguém é atrasado mental para V/Exa ter de explicar o que é ou deixa de ser um veterinário de exóticos. Não existe em Portugal nenhum profissional especializado em Chinchillas, se existe, apresentem-me que terei todo o gosto de o/a conhecer. E mesmo que existisse, não faria dele uma pessoa mais conhecedora que outra qualquer que lide com elas diariamente. A única diferença é que ganha dinheiro com isso.
Aliás, como foi dito por si, nem sequer a Ordem reconhece especialização alguma. Se é ou se não é assim, não sou eu que o digo, é o senhor.
Não aconselharia enxofre nem produto algum!De qualquer forma, a questão é que NENHUM Veterinário aconselharia ENXOFRE como FUNGICIDA. Não vale a pena brincar com títulos para fugir à questão.
Volto a repetir, pois parece-me que devo ter escrito anteriormente em letras pequenas para que pudesse ter observado. Caramba, estamos num espaço público!Felizmente para os animais, há pessoas que como eu, são livres de escolher o que compram e não têm que ceder a pressões comerciais.
" Presunção e água benta, cada qual toma a que quer"
- Não seja presunçoso que não lhe fica nada bem! Uma pessoa que até parece ser conhecedor e inteligente, não há nada mais vergonhoso que ser-se presunçoso. Há muita gente que tem gosto por animais e não pensa somente no dinheiro. O senhor não conhece as pessoas para estar a tirar juízos de valor dessa maneira!
Não julgue os outros sem os conhecer, não tire ilações precipitadas. Comente os posts mas não tente ir para além do que lhe compete, que é comentar como forista que é!
Além de que, esse discurso de retórica barato não é sequer para aqui chamado.
Provavelmente comprará muitas outras coisas para uso no seu quotidiano que, para os olhos de alguns, será deitar dinheiro para o lixo! E nós todos também! Como tal, não vale a pena tentar assumir posturas elitistas. Olhe que no melhor pano cai a nódoa.
Ninguém está livre das pressões comerciais, por isso essa frase é uma autêntica nulidade! Mas eu sou humilde o suficiente para perceber que, em algumas alturas (mesmo sendo obrigado), sou vítima de pressões comerciais. Há quem seja mais susceptível ao marketing mas, em alguma altura das nossas vidas, somos todos.
Podemos seleccionar o que achamos ser o mais adequado, contudo, só funciona à luz do nosso saber. Até alguém nos provar o contrário, todos nós adquirimos, no nosso dia-a-dia, um rol de produtos que julgamos úteis,... quer seja para animais ou para nós próprios. Até que em determinado dia, surge uma sumidade a dizer que afinal determinado produto não serve para nada; que andámos a ser enganamos durante uma série de anos e, afinal de contas o produto Z é que é bom!
Poderia dar N exemplos, mas na indústria farmacêutica é flagrante!
Não estou com isto a a tentar valorizar o tão citado produto composto à base de talco e enxofre, estou somente apenas a afirmar que, o que para nós hoje é bom, amanhã pode ser visto como sendo mau. Como tal, não nos julguemos donos da sabedoria e do bom-senso que, sem saber podemos estar a cometer erros graves.
E aproveitando uma frase sua:
Assim sendo, não se sinta tão incomodado com o que as outras pessoas escolhem ou deixam de escolher.Mas continuo a dizer: A escolha é sempre de cada um e só a cada um cabe!
Cumprimentos
Última edição por gaacr em terça ago 05, 2008 10:56 pm, editado 1 vez no total.