"Não gosto de gatos"
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am
"Não gosto de gatos" - Certamente que todas as pessoas que gostam de gatos perceberam onde eu queria chegar com este título...
A verdade é que tenho dificuldade em conter-me quando ouço alguém dizer que não gosta de gatos. Tenho verificado que essa opinião é baseada em preconceitos: "os gatos são traiçoeiros", "os gatos são manhosos", "nunca se sabe quando vão atacar", etc.
O curioso é que quem diz estas coisas, invariavelmente... nunca teve gatos!
Hoje tive o azar de me sentar à mesa com três pessoas que não gostavam de gatos. Não sei como, mas a conversa foi parar ao tema "animais" e todas as pessoas eram da mesma opinião a respeito dos gatos: não gostavam.
Lá lhes expliquei que toda a vida tive gatos e todos eram meigos, que os gatos não são traiçoeiros nem manhosos mas têm sim uma linguagem corporal que nem toda a gente sabe interpretar, e dei a entender que a maioria dos gatos "ariscos" são-no porque foram mal-educados (por exemplo, no caso de donos que os atiçam propositadamente, e depois eles quando vêm uma mão atacam logo). Não sei se as convenci!
Bem, hoje lá me consegui conter, mas normalmente quando ouço este tipo de coisas passo-me um bocado. Na altura contive-me mas agora que estou a pensar neste assunto até me sinto triste.
Como reagem vocês? O que dizem para desmistificar as histórias que atribuem aos gatos toda a espécie de defeitos?
A verdade é que tenho dificuldade em conter-me quando ouço alguém dizer que não gosta de gatos. Tenho verificado que essa opinião é baseada em preconceitos: "os gatos são traiçoeiros", "os gatos são manhosos", "nunca se sabe quando vão atacar", etc.
O curioso é que quem diz estas coisas, invariavelmente... nunca teve gatos!
Hoje tive o azar de me sentar à mesa com três pessoas que não gostavam de gatos. Não sei como, mas a conversa foi parar ao tema "animais" e todas as pessoas eram da mesma opinião a respeito dos gatos: não gostavam.
Lá lhes expliquei que toda a vida tive gatos e todos eram meigos, que os gatos não são traiçoeiros nem manhosos mas têm sim uma linguagem corporal que nem toda a gente sabe interpretar, e dei a entender que a maioria dos gatos "ariscos" são-no porque foram mal-educados (por exemplo, no caso de donos que os atiçam propositadamente, e depois eles quando vêm uma mão atacam logo). Não sei se as convenci!
Bem, hoje lá me consegui conter, mas normalmente quando ouço este tipo de coisas passo-me um bocado. Na altura contive-me mas agora que estou a pensar neste assunto até me sinto triste.
Como reagem vocês? O que dizem para desmistificar as histórias que atribuem aos gatos toda a espécie de defeitos?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
Normalmente, quando me dizem:
-Ai, não gosto nada de gatos...
Eu respondo:
-Azar o teu
Porque só há dois motivos para não se gostar de gatos...
Ou nunca os teve e não os conhece...
Ou não gosta porque em algum momento se sentiu inferiorizado perante um gato...
Há um amigo meu que diz:
Gatos, que horror, não gosta nada, são mesmo nojentos...
Um dia perguntei-lhe se ele já tinha tido algum gato e contei-lhe tudo o que eu e a minha gata fazemos, desde os mimos às brincadeiras que temos e ele ficou muito admirado a olhar para mim...
Quanto a eles serem traiçoeiros...
Não concordo...
Eu sei exactamente quando a minha gata vai atacar
Falando a sério...
Um dono que conhece o seu gato não o acha traiçoeiro, nunca... Mas que os gatos são um pouco imprevisiveis para quem não os conhece, isso são
Antes também não gostava de gatos... Quer dizer... Dizia que não gostava porque nunca me interessei muito por eles e eles pareciam-me demasiado estranhos e misteriosos...
Não sei como cresceu esta paixão que tenho pelos gatos, mas hoje afirmo, com toda a certeza, que eles são os animais mas inteligentes e mais fantásticos deste mundo...
E, mesmo aqueles gatos mais ariscos, podem ser aquele apoio nos momentos mais dificeis, eles sabem quando precisamos deles, eles são verdadeiros amigos
Eu não gosto de gatos... AMO-OS
-Ai, não gosto nada de gatos...
Eu respondo:
-Azar o teu

Porque só há dois motivos para não se gostar de gatos...
Ou nunca os teve e não os conhece...
Ou não gosta porque em algum momento se sentiu inferiorizado perante um gato...
Há um amigo meu que diz:
Gatos, que horror, não gosta nada, são mesmo nojentos...
Um dia perguntei-lhe se ele já tinha tido algum gato e contei-lhe tudo o que eu e a minha gata fazemos, desde os mimos às brincadeiras que temos e ele ficou muito admirado a olhar para mim...
Quanto a eles serem traiçoeiros...
Não concordo...
Eu sei exactamente quando a minha gata vai atacar

Falando a sério...
Um dono que conhece o seu gato não o acha traiçoeiro, nunca... Mas que os gatos são um pouco imprevisiveis para quem não os conhece, isso são

Antes também não gostava de gatos... Quer dizer... Dizia que não gostava porque nunca me interessei muito por eles e eles pareciam-me demasiado estranhos e misteriosos...
Não sei como cresceu esta paixão que tenho pelos gatos, mas hoje afirmo, com toda a certeza, que eles são os animais mas inteligentes e mais fantásticos deste mundo...
E, mesmo aqueles gatos mais ariscos, podem ser aquele apoio nos momentos mais dificeis, eles sabem quando precisamos deles, eles são verdadeiros amigos

Eu não gosto de gatos... AMO-OS

<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
Desde pequena que adoro todo o tipo de animais, mas fiquei especialmente fã de cães, depois de ter o meu Babu. Ele durou ainda cerca de 13 anos e era como o meu "irmão mais novo". Sempre achei que era "uma pessoa de cães", até ter aparecido a Trudy na minha vida! Aprendi e continuo a aprender muito com ela e consegue surpreender-me quase todos os dias! Cães e gatos são bastante diferentes, mas adoro ambos e acho que os gatos também são muito afectuosos, queridos e leais!
Beijocas a todos!
Beijocas a todos!
Eu também pensava que não gostava de gatos antes de ter o meu!
Eram todas aquelas ideias que se ouvem sobre gatos...
Toda a gente dizia que eram traiçoeiros, que atacavam o dono, que eram inexpressivos, eu sei lá o que já me disseram ao saberem que ía ter um gato. Passados tantos anos de convivência, a minha experiência tem mostrado que sim são independentes, que podem ser agressivos ( o meu desde pequeno que o é ), mas também podem ser meigos, obedientes, sabem muito bem quem é o dono, são espertos e inteligentes, brincalhões, fazem muita companhia, sentem quando o dono não está bem, sentem a sua falta, tantas coisas que só tendo um gato se pode avaliar. E não estou nada arrependida e ainda bem que ultrapassei os preconceitos.

Eram todas aquelas ideias que se ouvem sobre gatos...
Toda a gente dizia que eram traiçoeiros, que atacavam o dono, que eram inexpressivos, eu sei lá o que já me disseram ao saberem que ía ter um gato. Passados tantos anos de convivência, a minha experiência tem mostrado que sim são independentes, que podem ser agressivos ( o meu desde pequeno que o é ), mas também podem ser meigos, obedientes, sabem muito bem quem é o dono, são espertos e inteligentes, brincalhões, fazem muita companhia, sentem quando o dono não está bem, sentem a sua falta, tantas coisas que só tendo um gato se pode avaliar. E não estou nada arrependida e ainda bem que ultrapassei os preconceitos.
<p>" A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-á vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-á vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
é muito curioso!!!! eu também era assim!!! eu nunca tinha tido nenhum gato e não gostava mesmo , inclusivé tinha medo. sempre que ia almoçar á minha sogra que tinha um siamês, tinham que o fechar na varanda pois eu não me sentava á mesa ! não suportava sequer o toque do pêlo!
pois e graças ao meu marido e já vou no 4ª membro!!! amo-os como nunca imaginei que fosse possivel. faço tudo pelos meus meninos como se fossem meus filhos! um sentimento que nunca pensei que fosse possivel!
são amigos, inteligentes (ao contrário do que se diz), companheiros e leais. sem palavras os melhores amigos que podemos ter!!! só quem tem pode avaliar!
aconselho a toda a gente a experimentar . não sei se como eu vão conseguir parar! são o melhor do mundo!
pois e graças ao meu marido e já vou no 4ª membro!!! amo-os como nunca imaginei que fosse possivel. faço tudo pelos meus meninos como se fossem meus filhos! um sentimento que nunca pensei que fosse possivel!
são amigos, inteligentes (ao contrário do que se diz), companheiros e leais. sem palavras os melhores amigos que podemos ter!!! só quem tem pode avaliar!
aconselho a toda a gente a experimentar . não sei se como eu vão conseguir parar! são o melhor do mundo!
Também já me deparei com situações dessas, eu fico um bocado passada quando dizem essas coisas sobre os gatos, principalmente porque o meu primeiro animal de companhia foi uma gata e ainda hoje vive comigo!
Ela NUNCA mas nunca mesmo, arranhou alguém, nem nunca teve um comportamento agressivo; daí não sei de onde tiram a ideia que são maus e que são falsos... Falsas são as pessoas, os animais não, eles agem institivamente e não para prejudicar este ou aquele... Digo eu...
Depois há aqueles que não gostam de gatos porque dizem que as casas das pessoas que têm gatos cheiram mal
Claro, se não limparem o caixote obviamente que a casa não fica a cheirar muito bem, mas isso é como tudo, se não despejar-mos o lixo fora, no dia a seguir é um fedor que não se pode!
Enfim... Ahhh e também há aqueles que nunca estiveram na presença de um gato, nem nunca fizeram exames médicos, mas são altamente alérgicos aos gatos....
Ela NUNCA mas nunca mesmo, arranhou alguém, nem nunca teve um comportamento agressivo; daí não sei de onde tiram a ideia que são maus e que são falsos... Falsas são as pessoas, os animais não, eles agem institivamente e não para prejudicar este ou aquele... Digo eu...
Depois há aqueles que não gostam de gatos porque dizem que as casas das pessoas que têm gatos cheiram mal

Claro, se não limparem o caixote obviamente que a casa não fica a cheirar muito bem, mas isso é como tudo, se não despejar-mos o lixo fora, no dia a seguir é um fedor que não se pode!
Enfim... Ahhh e também há aqueles que nunca estiveram na presença de um gato, nem nunca fizeram exames médicos, mas são altamente alérgicos aos gatos....

-
- Membro Júnior
- Registado: segunda ago 04, 2008 3:48 pm
eu tambem nao gosto de gatos. e nao tem nada a ver com preconceitos. gosto do meu gato porqe fui o pai e a mae dele. encontrei-o no lixo com apenas horas de vida, e tratei dele como se fosse um filho, logo vejo-o como tal, o que voces teem que preceber e que ninguem e obrigado a gostar de gatos, e nem todos os que nao gostam se relacionam com as questoes tradicionais do traicoeiro e etc.. precebo aquilo que voces sentem..
pensem nisso pessoal
abraços
pensem nisso pessoal
abraços
-
- Membro
- Registado: terça fev 19, 2008 8:19 pm
- Localização: Pastor alemão-Kaiser SRD-Tico Caturra- Laranjinha/Napoleão Tartaruga- Karolina
Chinchila-Kiev
Eu não tenho gatos mas conheço muitas pessoas que têm mais do que um
São todos muito meigo e nunca me atacaram mesmo quando não conhecem.
Quando alguém diz que não gosta de gatos pergunto sempre:
Então porquê, ja teve algum ja alguma vez foi atacada/o por um?
Acabo sempre por não obter resposta
São todos muito meigo e nunca me atacaram mesmo quando não conhecem.
Quando alguém diz que não gosta de gatos pergunto sempre:
Então porquê, ja teve algum ja alguma vez foi atacada/o por um?
Acabo sempre por não obter resposta
-
- Membro Veterano
Eu sei que ninguém é obrigado a gostar. Se gostássemos todos do amarelo, o que seria do azul...? Além disso, gostos não se discutem.Supermendes Escreveu: o que voces teem que preceber e que ninguem e obrigado a gostar de gatos, e nem todos os que nao gostam se relacionam com as questoes tradicionais do traicoeiro e etc..
Nos casos que conheço, a frase "Não gosto de gatos" deve-se à ignorância e aos preconceitos. Nunca ouvi ninguém dizer que não gostava, simplesmente porque não. Ouço sim muita gente a dizer que não gosta de gatos porque os acha traiçoeiros, manhosos, estúpidos, ou simplesmente porque tem medo. E essas pessoas, invariavelmente... nunca tiveram gatos!
Se alguém me disser: "Não gosto porque são demasiado independentes, não fazem muita companhia", "Prefiro cães" ou até "Não gosto porque não gosto", respeito, apesar de não concordar.
-
- Membro
- Localização: Pastor alemão-Kaiser SRD-Tico Caturra- Laranjinha/Napoleão Tartaruga- Karolina
Chinchila-Kiev
Claro é a coisa certa a fazer.Butterfly_21 Escreveu: Se alguém me disser: "Não gosto porque são demasiado independentes, não fazem muita companhia", "Prefiro cães" ou até "Não gosto porque não gosto", respeito, apesar de não concordar.
Aliás o medo também se deve respeitar mas claro que muitas vezes o medo se deve a más esperiências com x coisa na infância por exemplo:
Pessoa atacada por um gato na infância tem medo de gatos

Mas daí a pergunta que eu faço se ja foi atacado.
-
- Membro Veterano
Até o medo eu tento combater, mas sempre com respeito pelo sentimento da pessoa, claro.rgkaiser Escreveu:Claro é a coisa certa a fazer.Butterfly_21 Escreveu: Se alguém me disser: "Não gosto porque são demasiado independentes, não fazem muita companhia", "Prefiro cães" ou até "Não gosto porque não gosto", respeito, apesar de não concordar.
Aliás o medo também se deve respeitar mas claro que muitas vezes o medo se deve a más esperiências com x coisa na infância por exemplo:
Pessoa atacada por um gato na infância tem medo de gatos![]()
Mas daí a pergunta que eu faço se ja foi atacado.
Uma ex-colega de trabalho minha dizia que não gostava de gatos porque durante a sua infância, uma vez, ia a passar por uma casa e um gato, segundo ela, saltou-lhe para a cabeça

Tentei explicar-lhe que ou tinha sido sem querer (o gato não tinha intenções de lhe saltar para a cabeça, de certeza, porque eles não fazem isso), ou então poderia ter sido maltratado.
-
- Membro
Chinchila-Kiev
Mas com o medo também não concordo pois temos que ver.
Conheço uma pessoa que quando era pequena foi atcada por um cão e tem medo do Kaiser.
E digo sempre:
Foi atacado por um cão não por este.
E como o Kaiser é super-meigo e doce ele proprio não percebeu o porquê daquela pessoa ter tanto medo dele.
e com outros animais o mesmo a pessoa tem medo que um animal da mesma especie possa fazer o mesmo.
Conheço uma pessoa que quando era pequena foi atcada por um cão e tem medo do Kaiser.
E digo sempre:
Foi atacado por um cão não por este.
E como o Kaiser é super-meigo e doce ele proprio não percebeu o porquê daquela pessoa ter tanto medo dele.
e com outros animais o mesmo a pessoa tem medo que um animal da mesma especie possa fazer o mesmo.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm
As pessoas têm o direito por experiências de vida de dizser que não gostam de gatos. POr ignorância idem aspas, apesar de a ignorância ficar mal a todos.
O que não se pode é quem não gosta de gatos desrespeitar quem gosta, ou quem gosta desrespeitar quem não gosta,
TOLERÂNCIA
O que não se pode é quem não gosta de gatos desrespeitar quem gosta, ou quem gosta desrespeitar quem não gosta,
TOLERÂNCIA
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
-
- Membro Veterano
A ignorância, tento combatê-la. Confesso que por vezes me falta a tolerância para aguentar a ignorância... É que pior que não saber, é não querer saber e insistir que os gatos são manhosos, traiçoeiros e maus... porque sim.
As próprias histórias e filmes infantis veiculam esse tipo de preconceitos, como já foi até exposto num tópico aqui no fórum: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... t=vil%F5es
As próprias histórias e filmes infantis veiculam esse tipo de preconceitos, como já foi até exposto num tópico aqui no fórum: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... t=vil%F5es