Duvida sobre chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
rgkaiser
Membro
Registado: terça fev 19, 2008 8:19 pm
Localização: Pastor alemão-Kaiser SRD-Tico Caturra- Laranjinha/Napoleão Tartaruga- Karolina
Chinchila-Kiev

domingo ago 03, 2008 12:13 pm

Para alguns a resposta deve ser muito obvia mas para quem é a primeira chinchila acho que é uma duvida normal, digo eu...
Bem a duvida é:
Qual é a altura da muda de pêlo das chinchilas?
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

domingo ago 03, 2008 1:14 pm

durante o ano todo, mas mais abundante nas estaçoes tipo passagem do inverno para a primavera e assim...
<p>1.0.0&nbsp; carcharodon carcharias</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
rgkaiser
Membro
Localização: Pastor alemão-Kaiser SRD-Tico Caturra- Laranjinha/Napoleão Tartaruga- Karolina
Chinchila-Kiev

domingo ago 03, 2008 1:17 pm

Obrigada pela resposta
é que o meu está a largar muito pelo.
Sempre que pego no Kiev fico quase com outro kiev de pelo pegado à camisola
TheBug
Membro
Registado: quinta mai 15, 2008 1:00 am
Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.

terça ago 05, 2008 1:03 am

Bom, digo o mesmo que tu. A pergunta pode parecer básica, mas como é a tua primeira chinchila e não sei há quanto tempo, nem sei se tiveste o "azar" de a comprar sem informação prévia, ou adquirida, pergunto:

- Tens dado banho à chinchila?

Cuidado, pessoal menos informado, as Chinchilas tomam banho de areia, areia própria. Não as levem para a praia para tomar banho de água salgada, nem banho de sol, nem banho de areia da praia... Seria o fim da Chinchila!

Pergunto isto, porque embora algumas larguem mais pêlo que outras, depende muito do que comem, do que bebem, dos banhos de areia, do fungicida usado, etc.
As <strong>verdades</strong> s&atilde;o duras, n&atilde;o s&atilde;o? A <strong>morte</strong> dos animais tamb&eacute;m!
rgkaiser
Membro
Chinchila-Kiev

terça ago 05, 2008 9:56 am

TheBug Escreveu:Bom, digo o mesmo que tu. A pergunta pode parecer básica, mas como é a tua primeira chinchila e não sei há quanto tempo, nem sei se tiveste o "azar" de a comprar sem informação prévia, ou adquirida, pergunto:

- Tens dado banho à chinchila?

Cuidado, pessoal menos informado, as Chinchilas tomam banho de areia, areia própria. Não as levem para a praia para tomar banho de água salgada, nem banho de sol, nem banho de areia da praia... Seria o fim da Chinchila!

Pergunto isto, porque embora algumas larguem mais pêlo que outras, depende muito do que comem, do que bebem, dos banhos de areia, do fungicida usado, etc.
Sim tenho dado o banho na areia QUE SE COMPRA NA LOJA DE ANIMAIS.
E antes de adquirir a chinchila foi me informar a varios sites.
TheBug
Membro
Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.

terça ago 05, 2008 10:09 am

Okay, então há que verificar o resto das coisas. Vou apontar apenas alguns aspectos importantes. Depois vocês ficam a discutir os assuntos. Eu vou entrar hoje num novo projecto e não devo voltar aqui tão cedo (podem aproveitar para dizer mal de mim, ehehe).
As chinchilas largam pêlo e caganitas por todo o lado, mas no caso de acharmos que é pêlo a mais, devemos verificar:

- Os níveis de Humidade das instalações
- Temperatura das instalações
- Qualidade e especificidade da alimentação (marca, tipo)
- Guloseimas (sim, não, quais)
- Água com vitaminas, especialmente A,C,D e E (sim, às vezes, nunca)
- Qualidade da Areia do Banho (mais fina, mais grossa)
- Qualidade do Fungicida usado na Areia (enxofre, outro, ou nenhum)
- Gaiola (madeira, metal, ou plástico)
- Movimentação exterior e iluminação (stress, medo, sossego, inquietude)
- Forragem das gaiolas (aparas, areias, serraduras, fenos, corn cobs, granulados)
- Fenos (qualidade dos fenos, alfafas e palhas)
- Produtos usados na limpeza e desinfecção das gaiolas

Parece exagero, mas todos estes factores são importantes para a qualidade de vida das chinchilas. Se elas largam MUITO pêlo, provavelmente estamos a fazer mal alguma coisa, MAS, note-se: As Chinchilas largam pêlo TODO o ano!

Espero que gostes de ter chinchilas. São encantadoras!
As <strong>verdades</strong> s&atilde;o duras, n&atilde;o s&atilde;o? A <strong>morte</strong> dos animais tamb&eacute;m!
rgkaiser
Membro
Chinchila-Kiev

terça ago 05, 2008 10:23 am

Obrigada desde ja pelas respostas.
Boa sorte para o seu novo projecto.
E falar mal de si nunca pois ajudou mais, tenho que ver esses aspectos.
E vou estar mais alerta no foruns dos exocticos e sub-foruns das chinchilas para ver se obtenho mais informação.
TheBug
Membro

terça ago 05, 2008 10:43 am

O meu projecto é apenas mais um livro, mas quando escrevo tenho que ausentar-me das "fofocas" dos fóruns que nem sempre são saudáveis para a mente de um escritor!

Como ainda cá estou, deixo em privada, um Fórum específico sobre Chinchilas, com quem podes aprender muita coisa. Um dia vais ver que alguém vai aprender contigo também. Todos temos muito mais a aprender do que a ensinar.

PS: A piada do falarem mal de mim, tem a ver com a minha postura Não Comercial, Técnica e Imparcial que por vezes não é muito bem aceite por terceiros. No fundo, eu sou um Bug! :twisted:
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça ago 05, 2008 11:05 am

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
TheBug
Membro

terça ago 05, 2008 11:41 am

kitten Escreveu::lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Marota! Tu sabes... :wink:
kitten
Membro Veterano

terça ago 05, 2008 11:58 am

Há um ditado que diz que o diabo não sabe muito por ser diabo, é por ser velho :lol: :lol:
Madalena Marques
TheBug
Membro

terça ago 05, 2008 12:07 pm

kitten Escreveu:Há um ditado que diz que o diabo não sabe muito por ser diabo, é por ser velho :lol: :lol:
Já o Burro velho não aprende línguas. E não é por ser velho, é por ser Burro!

:wink: :lol:
kitten
Membro Veterano

terça ago 05, 2008 12:47 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Exóticos”