Dogue Alemao merle
Moderador: dinodane
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm
Eu vou tirar umas férias dino. Sinceramente não tem lógica, pois hoje foram apagadas 3 intervenções minha com a justificação de #estarem fora do tópico# E eram do genero da acima, nada de insulto ou indirecta, nada com más intenções. Mas a forma como apagaram e as notas da moderação davam a entender que sim.
Como tal, parece que uma das moderadoras da arca, a Tmelo não sabe a diferença entre moderar e censurar pelo que vou uns tempos para o forum mundo dos animais e até que as pessoas ganhem juizo. Não tenho pachorra para ver coisas sem malicia apagadas e colocadas como editadas enquanto temos pessoas como o mike1985 que insulta toda a gente do pior e cá andou n meses sempre a insultar os outros sem nada de positivo. Expulsam a texuga e ele sendo a culpa somente dele da discussão.
Quanto a moderação precisar de informações sobre veterinaria, cinofilia, rações, etc, pergunte aos miudos que se registam aqui 10 vezes por dia para gozar com a arca, que os idiotas dos veteranos que aqui andam e que sabem ao menos um pouco do que falam estão onde sejam respeitados. Não admito que um garoto de 16 anos possa dizer aqui as calinadas que lhe apetece e que nem de forma educada lhe possa ser chamada a atenção.
A minha vida não é isto, por isso passar bem. A dinodane é melhor mdoeradora que muita gente por isso a minah saida nada tem a ver com ela. simpelsmnente enchi de ver que para a moderação o critério de apagamentos é cego e a meu ver injusto.
Como tal, parece que uma das moderadoras da arca, a Tmelo não sabe a diferença entre moderar e censurar pelo que vou uns tempos para o forum mundo dos animais e até que as pessoas ganhem juizo. Não tenho pachorra para ver coisas sem malicia apagadas e colocadas como editadas enquanto temos pessoas como o mike1985 que insulta toda a gente do pior e cá andou n meses sempre a insultar os outros sem nada de positivo. Expulsam a texuga e ele sendo a culpa somente dele da discussão.
Quanto a moderação precisar de informações sobre veterinaria, cinofilia, rações, etc, pergunte aos miudos que se registam aqui 10 vezes por dia para gozar com a arca, que os idiotas dos veteranos que aqui andam e que sabem ao menos um pouco do que falam estão onde sejam respeitados. Não admito que um garoto de 16 anos possa dizer aqui as calinadas que lhe apetece e que nem de forma educada lhe possa ser chamada a atenção.
A minha vida não é isto, por isso passar bem. A dinodane é melhor mdoeradora que muita gente por isso a minah saida nada tem a ver com ela. simpelsmnente enchi de ver que para a moderação o critério de apagamentos é cego e a meu ver injusto.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Tenho muita pena que "mude de poiso" Vasco, porque geralmente acho as suas intervenções pertinentes e partilho de muitos dos seus pontos de vista.
Convém esclarecer que o mike1985 foi banido sim (entretanto já regressou com novo nick desta feita para insultar os que o baniram) e que a Texuga não foi.
Enfim.
Convém esclarecer que o mike1985 foi banido sim (entretanto já regressou com novo nick desta feita para insultar os que o baniram) e que a Texuga não foi.
Enfim.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=14617
Por lapso, esqueci-me de referir um dos tópicos mais interessantes sobre esta questão.
E no seu seguimento, notem que a Grijó teve CINCO merle numa ninhada de 11 (um morreu, não sei se era merle ou não), tenho mesmo que retirar uma citação do tópico acima:
Por lapso, esqueci-me de referir um dos tópicos mais interessantes sobre esta questão.
E no seu seguimento, notem que a Grijó teve CINCO merle numa ninhada de 11 (um morreu, não sei se era merle ou não), tenho mesmo que retirar uma citação do tópico acima:
100% de acordo....pois se o merle for com alelos ambos dominantes ou seja MM, temos animais albinos, surdos e por aí além.... pode dar origem na maioria dos casos a animais mal marcados e problemas de saúde como surdez, cataratas, estrabismo, problemas de pele, má formação dos orgãos, etc, etc....
Eu também gosto muito do arlequim de porcelana... agora... será válido correr estes riscos para os animais em termos de mortalidade e problemas de saúde somente para potenciar mais uma pelagem?
A mim parece-me que os custos para os animais seriam excessivos
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
- Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas
e já que estamos nesta conversa aproveito para colocar uma questão.
no caso de um merle ter LOP/RI e ser apto para criação (penso que a Ana Cenoura referiu um exemplo de uma cadela do afixo Iskandar), com que cores poderia ser cruzado um merle? pela lógica, só com o preto, certo?
no caso de um merle ter LOP/RI e ser apto para criação (penso que a Ana Cenoura referiu um exemplo de uma cadela do afixo Iskandar), com que cores poderia ser cruzado um merle? pela lógica, só com o preto, certo?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 13, 2007 5:40 pm
Desculpem ter retirado o que aqui estava mas era o que eu pensei ter desaparecido e, como tal, não merceia a pena estar repetido...
Última edição por AnaCenoura em segunda ago 04, 2008 10:17 pm, editado 1 vez no total.
Ana Madrugo
-
- Membro Veterano
(Já tinha respondido a tudo e tão bem "xplicadinho" e ao submeter, desapareceu tudo....omega2 Escreveu:e já que estamos nesta conversa aproveito para colocar uma questão.

O merle está incluso no grupo dos negros de arlequim e arlequins, logo, pode ser cruzado com qualquer uma destas colorações.
Evidentemente que quem faz este tipo de trabalho (a quem eventualmente é permitida a reprodução de merles; é que não se consegue facilmente estas autorizações), tem muita "estaleca" e está bem consciente dos riscos que corre.... ou não!

É claro que o verdadeiro resultado do trabalho de grades canis nem sempre "sai à rua" e há muita coisa por muita gente ignorada!!!! (E talvez ainda bem!)
Mas sim.... o merle "autorizado" pode também cruzar com o arlequim...
Ana Madrugo
-
- Membro Veterano
- Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas
hmmm, mas falando assim de uma forma leiga, será que é aconselhável aproximar genes "perigosos"?
quer dizer, sabemos que há possibilidade de nascerem cães merle numa cruza entre arlequim/preto, arlequim/arlequim ou mesmo preto/preto.
se numa ninhada resultante de preto/preto surgir um merle, será que esse merle pode cruzar novamente com um preto, ou mesmo com outro arlequim?
quer dizer, sabemos que há possibilidade de nascerem cães merle numa cruza entre arlequim/preto, arlequim/arlequim ou mesmo preto/preto.
se numa ninhada resultante de preto/preto surgir um merle, será que esse merle pode cruzar novamente com um preto, ou mesmo com outro arlequim?
-
- Membro Veterano
Sim...omega2 Escreveu:hmmm, mas falando assim de uma forma leiga, será que é aconselhável aproximar genes "perigosos"?
Coloca a questão com o arlequim ou ate mesmo com o negro... Se tens um negro resultado de uma cruza de negro e arlequim, poderás cruzá-lo novamente com arlequim?
Aqui o único problema é mesmo o transporte de informação genética associada aos arlequins e merles!
(É mais ou menos como aquela coisa de gatos tricolores - branco, preto e castanho - serem todos fêmeas e, se forem machos, são estéreis!)
Mas as combinações genéticas são uma coisa fantástica.... e tu podes tirar cães maravilhosos de cruzas merle e arlequim (bem como coisas horríveis...

Ana Madrugo
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
- Contacto:
É por causa de gente como esta, que se mete a criar sem saber o que faz, que se consegue dar cabo de uma raçabuzio Escreveu:a grijó mandou.me uma pm a dizer que eu podia chorar à vontade
Grijó, eu nem me vou por com os típicos post de off topic da arca. agora não me venha dizer que é criadora. um criador não poe em cheque um bebe que ainda nem sequer nasceu. Contrariar conhecimentos de anos e anos de trabalho é giro? olhe... leve lá a bicicleta.
que me desculpem os restantes.

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Não se está mesmo a ver que a cadela tinha que exerimentar as maravilhas da maternidade?dinodane Escreveu:Prosseguindo a discussão depois deste incidente, gostaria de perguntar à Grijó qual o interesse que teve em promover uma cruza incorrecta do ponto de vista do estalão da raça, imagino que a Grijó não seja ignorante sobre a maior incidência de problemas genéticos que podem advir desse cruzamento e que até nem se podem manifestar nesta geração mas em gerações seguintes. Qual é o interesse também de fazer uma ninhada que nem LOP pode ter?![]()
![]()

-
- Membro Veterano
- Contacto:
A Ana que me corrija aqui, se eu estiver errada, uma vez que os pretos e os arlequim, estão fora da minha "guerra". De um cruzamento de dois negros, sejam eles de arlequim ou não, nunca poderá saír um merle ou um arlequim, certo?omega2 Escreveu:
-
- Membro Veterano
A probabilidade é muito menor mas pode sair, sim... Evidente que se alguém pretende tirar arlequins de uma ninhada, nunca a fará entre dois negros mas, se estes forem os dois negro de arlequim, há, efectivamente, probabilidade de sair arlequins.susanalapa Escreveu:A Ana que me corrija aqui, se eu estiver errada, uma vez que os pretos e os arlequim, estão fora da minha "guerra". De um cruzamento de dois negros, sejam eles de arlequim ou não, nunca poderá saír um merle ou um arlequim, certo?
Havia aqui algures um post porreiro que explicava esta coisa das cores no dogue alemão... não o encontro; quando escrevo a morada que tinha guardada lá em cima, diz-me que este post não existe...

Ana Madrugo
-
- Membro Veterano
hmmm, e se houver antecedentes arlequim nos pais da ninhada (preto/preto)?
bem sei que isto da genética nunca é um dado adquirido, e é sempre um bom tema para se discutir
bem sei que isto da genética nunca é um dado adquirido, e é sempre um bom tema para se discutir

Isto no que toca aos arlequins, certo?AnaCenoura Escreveu:A probabilidade é muito menor mas pode sair, sim... Evidente que se alguém pretende tirar arlequins de uma ninhada, nunca a fará entre dois negros mas, se estes forem os dois negro de arlequim, há, efectivamente, probabilidade de sair arlequins.susanalapa Escreveu:A Ana que me corrija aqui, se eu estiver errada, uma vez que os pretos e os arlequim, estão fora da minha "guerra". De um cruzamento de dois negros, sejam eles de arlequim ou não, nunca poderá saír um merle ou um arlequim, certo?
Sair um Merle de dois Pretos, independentemente da sua ascendência, parece-me impossível ....
-
- Membro Veterano
- Contacto:
A mim também me pareceCindelP Escreveu:Isto no que toca aos arlequins, certo?AnaCenoura Escreveu:A probabilidade é muito menor mas pode sair, sim... Evidente que se alguém pretende tirar arlequins de uma ninhada, nunca a fará entre dois negros mas, se estes forem os dois negro de arlequim, há, efectivamente, probabilidade de sair arlequins.susanalapa Escreveu:A Ana que me corrija aqui, se eu estiver errada, uma vez que os pretos e os arlequim, estão fora da minha "guerra". De um cruzamento de dois negros, sejam eles de arlequim ou não, nunca poderá saír um merle ou um arlequim, certo?
Sair um Merle de dois Pretos, independentemente da sua ascendência, parece-me impossível ....