Iguanas subnutridas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

misspucca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 15, 2007 3:57 pm

quarta ago 06, 2008 4:59 pm

Venho mais uma vez pedir-vos conselhos..
Foram-me dadas mais 2 iguanas, num estado inimaginável...
Vinham com nacos com 2cm de altura de pele morta, patas tortas, e pouco apetite..
Segundo os donos anteriores, estavam com eles há 2 anos, tinham luz uvb e comiam sempre raçao..
Ainda nao as medi, mas a mais pequena é mais pequena que a palma da minha mao, e a maior, do tamanho da minha mao «isto sem rabo claro».
Desde que estão comigo, já vão petiscando, e ja estao menos raquiticas...
Gostava que os mais experientes me dessem conselhos para as recuperar..
Elas já tem um novo dono á espera, onde irão para um espaço grande, numa quinta, mas so as queria deixar ir quando estivessem minimamente...
Amanha tento por fotos..
<strong>Por favor adicionar o c&eacute;rebro antes de abrir a boca!</strong>
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

quarta ago 06, 2008 5:04 pm

sem imagens, não te posso aconselhar a nada mais detalhado. fico a aguardá-las..

inicialmente o que te posso aconselhar é que vás com elas a um vet o mais rápido possível, para se poder saber em concreto o estado da sua saúde.

só depois do diagnóstico é que acho que é correcto poder avançar-se com este tipo de ajudas. é escusado estarmos aqui a supor coisas, quando não sabemos como é que está realmente a saúde do animal.
misspucca
Membro Veterano

quarta ago 06, 2008 5:08 pm

Pois, um vet ja as viu...
Disse para lhes dar comidinha :evil: que elas iam ao sitio..
Vou tentar marcar consulta com outro, e logo logo digo algo..
Quanto a fotos acho que amanha ja consigo.
misspucca
Membro Veterano

quarta ago 06, 2008 5:12 pm

Acabei de ligar para outro vet, está de ferias, ja marquei consulta para dia 19 de Agosto.
korbe
Membro Veterano

quarta ago 06, 2008 5:42 pm

até lá dá-lhe saladas frescas pulvilhadas com suplementos tanto vitamínico como de cálcio 2 vezes ao dia, água sempre disponível, fornece-lhes uma lâmpada UVB de radiação 8.0 que esteja colocada a uma distância não superior a 30 cm's do animal, tenta manter uma temperatura estável de 30º a 32º e uma percentagem estável de 80% de húmidade no interior do terrário. os banhos também são uma boa forma de elas se refrescarem e aliviarem o intestino, e ajudam a amolecer a pele que está presa..
Primitive
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm

quarta ago 06, 2008 6:58 pm

Boa onda!!! Ve agora é se vão msm para boas mãos :wink:
Romena8
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

quarta ago 06, 2008 7:49 pm

korbe Escreveu:até lá dá-lhe saladas frescas pulvilhadas com suplementos tanto vitamínico como de cálcio 2 vezes ao dia, água sempre disponível, fornece-lhes uma lâmpada UVB de radiação 8.0 que esteja colocada a uma distância não superior a 30 cm's do animal, tenta manter uma temperatura estável de 30º a 32º e uma percentagem estável de 80% de húmidade no interior do terrário. os banhos também são uma boa forma de elas se refrescarem e aliviarem o intestino, e ajudam a amolecer a pele que está presa..
É isso tudo :). Ah! Só mais uma coisa, que se calhar já sabes mas é importante, não lhes dês alface porque faz com que as fezes delas fiquem muito moles e não alimenta nada ;). Elas costumam gostar muito de couve e pepino :P, entre outras coisas claro, varia muito as frutas, os legumes e hortaliças (faz mesmo as ditas saladas :P).

Se têm mesmo 2 anos estão muito pequenas :S e devem estar também subnutridas, segue à risca todos os conselhos do korbe ;).

Boa Sorte com elas :).
Última edição por Romena8 em quarta ago 06, 2008 7:52 pm, editado 1 vez no total.
<strong>K&aacute;tia</strong>
korbe
Membro Veterano

quarta ago 06, 2008 7:51 pm

Romena quando falo em "saladas", deduzo que a utilizadora já esteja ciente que alimentos deve ou não deve dar às iguanas.
Romena8
Membro Veterano
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

quarta ago 06, 2008 7:53 pm

korbe Escreveu:Romena quando falo em "saladas", deduzo que a utilizadora já esteja ciente que alimentos deve ou não deve dar às iguanas.
Eu sei ;), mas como não tenho a certeza se ela sabe, nunca é demais informar :).
korbe
Membro Veterano

quarta ago 06, 2008 7:58 pm

ela "supostamente" tem uma iguana.. logo deduzo que ela saiba disso..
Romena8
Membro Veterano

quarta ago 06, 2008 8:01 pm

korbe Escreveu:ela "supostamente" tem uma iguana.. logo deduzo que ela saiba disso..
Mas isso eu não sei ;), nos animais dela não tem lá iguana nenhuma, logo nao sou adivinha, só estou a tentar ajudar ;)...
skins
Membro
Registado: sexta jul 25, 2008 4:46 pm

quinta ago 07, 2008 12:24 pm

dava jeito era umas fotos... :roll:
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta ago 07, 2008 1:15 pm

Sol natrural estimula muito o apetite...se puderes dar á mais um ponto em favor da recuperação...mas 2cm de altura de pele de mudas anteriores é uma armadura...é mesmo 2cm? :lol: 8)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
misspucca
Membro Veterano

quinta ago 07, 2008 4:12 pm

Sim sei que alimentos devo dar, pesquiso bastante..
Sim tenho uma iguana que também me foi dada ha pouco tempo, mas ja antes de ter estava «minimamente» informada...
misspucca
Membro Veterano

quinta ago 07, 2008 4:13 pm

Native Escreveu:Sol natrural estimula muito o apetite...se puderes dar á mais um ponto em favor da recuperação...mas 2cm de altura de pele de mudas anteriores é uma armadura...é mesmo 2cm? :lol: 8)
Sim Native, infelizmente em algumas zonas era... ;(
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”