Grand danois resgatado de canil de abate- ADOPTADO

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Rufos
Membro
Registado: sexta fev 09, 2007 10:51 am
Localização: Rufos e Zorba (cães), Zeus, Pretinha e Pandora (gatos)

quarta ago 06, 2008 10:31 pm

Boa noite a todos

Perdoem-me a sinceridade, mas dado que a situação não está a avançar com falinhas mansas... porque não se recorre à legislação portuguesa?!

Rosário, bem sei que te tinham pedido para fazer isto de forma "particular", sem envolver instituições, associações, sosdoguealemão... o que for. Mas temo que se não recorrermos às entidades competentes antes seja tarde demais.

No fórum não existe nenhum advogado(a) que nos possa ajudar?? Estive a consultar a legislação, e não vi lá nenhuma alinea que indique que os canis têm autoridade para fazer o que bem querem do cão. Se ele não está doente, se a avaliação do médico veterinário indica que ele não é perigoso... basta basear-nos na legislação:
Porque não pedimos à LPDA para enviarem um fax a darem conta que estão ao corrente da situação e pretendem saber o motivo da recusa da adopção do Simão?

Desculpem, mas não me parece que o caminho que estamos a seguir seja o mais correcto neste momento, pois não estamos a recorrer às entidades competentes, e que poderão realmente colocar alguma pressão nestas "bestas".

A titulo de criosidade liguei para a GNR de oliveira de azemeis que estranha muito toda esta recusa do canil. Aconselhou-nos a ligar para a camara para saber qual é o regulamento do canil, e alertar os militares do epna (para que nos possam ajudar). Seguimos por aqui?

Bárbara[/quote]
RosaNegra
Membro Veterano
Registado: domingo nov 06, 2005 7:15 pm

quarta ago 06, 2008 11:29 pm

Porque não pedimos à LPDA para enviarem um fax a darem conta que estão ao corrente da situação e pretendem saber o motivo da recusa da adopção do Simão?
Barbara, o mail que enviei ontem para o canil tambem seguiu hoje ao final da tarde para a LPDA a pedir a intervenção deles no assunto. Enviei outra copia para o SEPNA.

Mandei tambem um mail para os municipios com jurisdição sobre o canil a pedir o regulamento do canil.

... eu disse que se nao obtivesse resposta ate ao final da tarde de hoje que ía começar a tomar medidas drásticas nao disse ?

Abraços
Rosário

<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. </p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."</p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">&nbsp;</p>
Taro
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

quarta ago 06, 2008 11:31 pm

Tenho seguido esta história até porque foi resgatado o leão da rodésia que ali se encontrava e penso que tb entregue pelos respectivos donos. Tal como nesse caso foram seguidos os procedimentos normais (termo de adopção e responsabilidade em meu nome). Já tenho resgatado outros animais de canis, o último esta 3ª feira passada, num outro canil.

Essa história do animal ser entregue com indicação de abate não me parece muito coerente, até porque ao ser entregue ao canil municipal pelo dono, o animal passa a ser propriedade da Câmara, acabando aí a responsabilidade do proprietário. Se o dono pagou algo duvido mesmo muito, aliás tal fosse o caso, o animal não estaria vivo, pois poderia ir contra os procedimentos legais do canil.

Usualmente animais entregues pelos donos que apresentem condições de saúde, ou seja, não apresentem doenças infectocontagiosas, são animais que muitas das vezes são colocados para adopção, ainda que seja feita uma reserva de 8 dias, caso o dono mude de ideias. Após o terminus da reserva realizada e não havendo sinais de problemas que vão contra a saúde pública, o animal pode sair com termo de responsabilidade do novo dono, sendo nessa altura colocado CHIP em nome do novo proprietário.

Digo isto por experiência tendo nesta terça feira resgatado um animal, após aguardar os 8 dias de reserva, e face ao animal apresentar alguns problemas (com suspeita de cardíaco) assinei igualmente um papel em que sei e aceito as condições em que o animal me foi entregue e que assumo responsabilidade pelo seu tratamento vet e claro, assinado por mim.

Assim, e não tendo conhecimento da lei/regras e costumes desse canil, pode não ser a mesma coisa, mas quando um animal é entregue e sinalizado para abate, há motivos e ainda assim são validados pelo medico de serviço e habitualmente falamos de casos de manifesta agressividade por parte do animal ou indícios de doença que ponham em questão a saúde pública, situação que o médico pode reservar a sua entrega.

Por outro lado, e exceptuando os casos de ajuda e boa fé, aconselho mesmo a anotação de todas as chamadas efectuadas a esse canil, (referente ao assunto) dia e hora, e nome da pessoa com quem se está a falar, conversas essas em que se deve enviar previamente um fax, ficando assim prova escrita do que se pretende..pois para posterior queixa, o que vale é o que está escrito senão entra-se no disse que não disse. Seria importante mencionar em fax, as condições de alojamento do animal após saída, e responsabilidade no seu tratamento/cuidados de manutenção e menção de que tem em sua posse documento referente à autorização de adopção/termo de responsabilidade. Ainda assim tal documento a enviar à Exma sra Dra, seria tb por correio azul e registado afim de em actos de má fé ser posteriormente enviada a quem de competência para analisar a situação.

Acima de tudo o mais importante é que o animal saia, mas na realidade não parece existir boa vontade, talvez por nada estar registado em papel, com identificação dos envolvidos, nomeadamente funcionários desse canil que atendem os telefones e afirmam que a Dra não está presente à hora X e à hora H.

Obrigado a todos que tanto têm feito para ajudar este animal.
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

quinta ago 07, 2008 11:58 am

Ola trago esperanças!!!!!!

Apóis varias chamadas....

Bem hoje liguei para o Dr. Rui Jardim veterinario do canil de santa maria da feira onde o Simão foi entregue e depois levado para o intermunicipal.
Expliquei a situaçao toda a ele e ele ta disposto a ajudar-nos, isto é consegui que ele ligue para a dona do simao para ela la ir ao canil para dar autorizaçao de adopçao do Simão eu disse para ele dizer que se for preciso reembolsamos a ela a taxa que pagou (nao o valor).

Ele então ta disposto a ajudar o que é bom, já uma luz ao fundo do tunel...

Ele ficou de me ligar-me assim k falar com ela...

Entretanto é saber a situaçao dele se ta vivo ou nao...
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
mistik
Membro Veterano

quinta ago 07, 2008 1:58 pm

Rosario disseram-me para mandar o e-mail que mandaste pra ele a contar toda a situaçao para a TDGV

Direcção Geral de Veterinária Largo da Academia Nacional de Belas Artes, 2 1249-105 Lisboa Tel: 213239500 Fax: 213239565
[email protected]
http://www.dgv.min-agricultura.pt
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
RosaNegra
Membro Veterano

quinta ago 07, 2008 3:39 pm

mistik Escreveu:Rosario disseram-me para mandar o e-mail que mandaste pra ele a contar toda a situaçao para a TDGV

Direcção Geral de Veterinária Largo da Academia Nacional de Belas Artes, 2 1249-105 Lisboa Tel: 213239500 Fax: 213239565
[email protected]
http://www.dgv.min-agricultura.pt
Optimo !! é que eu tb tinha madado pra DGV mas deu erro no endereço de e-mail. Vou já fazer fw pra eles ;)

Eu tambem enviei o mail para o [email protected] não sei se o Dr. Rui Jardim o terá visto !

De uma das autarquias já me responderam a dizer que tinham visto o mail e que iriam dar seguimento ao assunto ... resposta politicamente correcta mas ao menos responderam!

Abraços
Rosário
&nbsp;
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. </p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."</p>
mistik
Membro Veterano

quinta ago 07, 2008 3:53 pm

Sim é provavel que o e-mail seja enviado para o Dr.Rui Jardim uma vez que ele está responsável pelo canil de santa maria da Feira.

Eu tenho a confirmação de que ele foi deixado no canil do Municipio de Santa Maria da Feira, tanto que o vet tinha com ele a documentaçao tal como os contactos da sr.a que la foi deixar o Simão...

Ele disse-me que ia ver se amanha já me sabia dizer alguma coisa... mas se dependese dele o Simão nao seria abatido.

Vamos a ver se a senhora volta atras e se nos entretantos o cao ainda se mantém vivo.

O que me disseram é que se o cao tinha ordens para ser abatido entao porque nao o abateram e meteram para adopçao... se nao foi abatido nos 8 dias que é estipulado o cao devia de estar a levar tratamento.

Eu estou com receio de mandar e-mail para lá a dizer que falei com o dr. nao vá eles abaterem o cao de preposito... tb me disseram para dizer que se no caso de isso aconter era divulgar o que aconteceu.
Imagem
RosaNegra
Membro Veterano

quinta ago 07, 2008 4:20 pm

Eu estou com receio de mandar e-mail para lá a dizer que falei com o dr. nao vá eles abaterem o cao de preposito... tb me disseram para dizer que se no caso de isso aconter era divulgar o que aconteceu.
Eu acho que é mesme melhor nao enviar mais nada pra ninguem ... nao vamos abrir muitas frentes porque depois pode dar bronca.

Até agora estão contactados sobre a situação os municipios todos, o SEPNA, a LPDA, a DGV, o CCDR-N e o proprio canil em questão.

Agora com a intervenção directa do Vet de Sta maria da Feira tanto melhor pois é alguem que esta proximo e poderá exercer alguma pressao.

Aguardemos respostas antes de avançar mais.

Abraços
Rosário
&nbsp;
mistik
Membro Veterano

quinta ago 07, 2008 4:40 pm

Ultimas:

Liguei para uma sr. amiga da dr. teresa que ligou logo para ela para tentar evitar que ele seja abatido ate o dr. rui falar com a sra.
Ela disse-lhe que o cao tava muito mal tratado. quando ela ligou ela estava a falar ao tlf com o dr. Rui jardim, ela pediu para ela entre eles fazerem tudo para o salvar... ja liguei para ele mas ja nao esta ao serviço e tlm nao tenho.. mas por ele o cao é adoptado meio caminho andado :)
Amanha de manha se entretanto ele nao me ligar eu ligo a ver o que ele me diz.

Neste momento tenho alguma esperança...

Assim que fale com ele eu digo.
Imagem
RosaNegra
Membro Veterano

quinta ago 07, 2008 5:05 pm

Fabuloso Mistik !!!! :lol:
Um grande grande agradecimento em nome do SOS Dogue Alemão e claro que em nome do Simão, mas creio que esse terá oportunidade ainda de agradecer pessoalmente ;)

Abrações
Rosário
&nbsp;
mistik
Membro Veterano

quinta ago 07, 2008 9:03 pm

De nada :wink:

Fiz o que podia mediante os contactos que tenho ... só espero que tudo dê certo e agora acredito que sim, pk o Dr. Rui é 5*** nestas situaçoes.

Espero amanha de manha ter boas noticias...

Sei que tiveram a conversar os dois sobre o Simão, a Dr.que la esta ja tem uma cunha para adiar e nao abater para já... so falta ver se a dona altera os documentos.. depois vamos ver se vai ser preciso reembolsar a taxa que pagou.

Aiiiiiiii andei num stress que nem imaginam... um dos motivos que me fazem nao envolver muito só em alguns casos é mesmo pelo que isto me afecta...

Agora nao descanço enquanto nao fizer tudo por tudo pra tirar este menino de lá.

isto ontem e hoje foi telef para aqui e para ali...heheh

Acredito que tudo vá correr bem :P
Imagem
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 07, 2008 10:19 pm

:D Obrigada Mistik.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

snsilva
Membro
Registado: quarta jul 23, 2008 12:06 pm

quinta ago 07, 2008 11:53 pm

Não quero ser pessimista, mas a primeira pessoa contactada quando nos disseram que o Simão estava para abate foi esse Dr Rui, por ser o vet municipal do município de onde o cão veio, e foi ele que disse que, tendo sido entregue para abate, não havia nada a fazer...

Mas pode ser que, depois de toda esta pressão (que ele certamente não esperava), volte atrás e faça o seu papel.
mistik
Membro Veterano

sexta ago 08, 2008 12:05 am

snsilva Escreveu:Não quero ser pessimista, mas a primeira pessoa contactada quando nos disseram que o Simão estava para abate foi esse Dr Rui, por ser o vet municipal do município de onde o cão veio, e foi ele que disse que, tendo sido entregue para abate, não havia nada a fazer...

Mas pode ser que, depois de toda esta pressão (que ele certamente não esperava), volte atrás e faça o seu papel.
Ele também me disse isso também, que a sr.a deixou o cao para abate dai ele ter sido enviado para o intermunicipal que é onde é feito o abate agora dos caes! Segundo me informaram por ele o cao ia para adopçao o que nao dependia dele mas sim do vet que estivesse no intermunicipal, na conversa com ele falei se nao havia possibilidade de falar com a dona, e que ja tinha pedido isso ao intermunicipal mas disseram que nao podiam dar e ai ele disse-me que tinha a ficha dele lá com o contacto da sra. e que ia ligar para ela a ver se ela la ia e explicar a situaçao a ver se ela da autorizaçao de ele ser adoptado e ai fazer nova ficha se necessario tudo depende da dona.

Quando liguei ele nao estava nao sei de mais nada! sei falaram os dois e tavam a tentar resolver a situaçao o que saiu da conversa so amanha é que vou saber... Mas o que ele me disse a mim foi que por ele o cao ia para adopçao.

A minha amiga que foi quem me disse para falar com ele e me aconselhou o que dizer ja tinha falado com ele antes.

Vamos a ver!!! Eu também nao quero deitar foguetes antes do tempo

:?
Imagem
Taro
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

sexta ago 08, 2008 12:09 am

Com tanto esforço envolvido para salvar este canito, só tem de dar certo.

Que amanhã seja um dia cheio de boas notícias..
Bloqueado

Voltar para “Dogue Alemão”