AJUDA Tartaruga pardalis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Romba
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2008 10:07 pm

quarta ago 06, 2008 10:12 pm

Adquiri no dia 4 uma tartaruga pardalis, deve ter cerca de 5-6 cm e tenho o terrario com pratinho para a agua, substrato, uma caverna com feno para ela e pratinho com comida que vou trocando..

A minha dúvida é a seguinte.. ela está sempre ,mas quando digo sempre é sempre, na caverna no escuro a dormir, mas aparentemente tudo está bem pois quando a tiro de lá e a meto na comida ela come e bebe água.

Gostava de saber se este sono é normal, para terem uma ideia ontem entrou as 22h da noite e era ja 11 da manha de hoje e nao tinha saido. 13 horas a dormir?! :roll: a temperatura está boa e quando a levo para a varanda para o sol anda lá a passear...

Ajudas por favor[/b]
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

quarta ago 06, 2008 10:15 pm

Romba Escreveu:Adquiri no dia 4 uma tartaruga pardalis, deve ter cerca de 5-6 cm e tenho o terrario com pratinho para a agua, substrato, uma caverna com feno para ela e pratinho com comida que vou trocando..

A minha dúvida é a seguinte.. ela está sempre ,mas quando digo sempre é sempre, na caverna no escuro a dormir, mas aparentemente tudo está bem pois quando a tiro de lá e a meto na comida ela come e bebe água.

Gostava de saber se este sono é normal, para terem uma ideia ontem entrou as 22h da noite e era ja 11 da manha de hoje e nao tinha saido. 13 horas a dormir?! :roll: a temperatura está boa e quando a levo para a varanda para o sol anda lá a passear...

Ajudas por favor[/b]
Não percebo quase nada de tartas, mas elas não precisam de UVB?
Romba
Membro Veterano

quarta ago 06, 2008 10:16 pm

sim ela tem tudo, fonte de aquecimento e luz uvb.. mas é ridiculo ter a luz uvb ligada visto ela tar la sempre a dormir -_- nao se se é normal estou a espera de alguem entendido no assunto
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta ago 06, 2008 10:28 pm

E que temperatura tens dentro do terrario?
Que fonte de aquecimento tens?
Romba
Membro Veterano

quarta ago 06, 2008 10:31 pm

o aquecimento é uma lampada de infravermelhos da zoomed. A temperatura enda entre os 24-26 agora à noite. O senhor que ma vendeu disse que era normal, pois ela estava com as outras pardalis e era mais espevitada e sentia-se mais segura e por outro lado disse-me tambem que é normal dormirem muito
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta ago 06, 2008 10:42 pm

Romba Escreveu:o aquecimento é uma lampada de infravermelhos da zoomed. A temperatura enda entre os 24-26 agora à noite. O senhor que ma vendeu disse que era normal, pois ela estava com as outras pardalis e era mais espevitada e sentia-se mais segura e por outro lado disse-me tambem que é normal dormirem muito
E de dia?
Qual a temperatura de dia?
Romba
Membro Veterano

quarta ago 06, 2008 10:46 pm

por volta dos 28-30 , mas eu quando estou em casa levo-a para a varanda apanhar um solzinho que ela gosta. o que me perturba é o sono, visto ela comer bem, beber bem, estar bem de saude...
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

quarta ago 06, 2008 11:16 pm

por acaso nao teras a luz de infravermelhos ligada de noite, é que se tems ela pode nao conseguir dormir.
Brake
Romba
Membro Veterano

quarta ago 06, 2008 11:18 pm

nao, à noite desligo tudo visto ser verao a temperatura no meu quarto está quente, até demais (para mim )
Romba
Membro Veterano

quarta ago 06, 2008 11:38 pm

neste momento acordei-a e está a comer coração de boi, rucula e chicoria que nem uma selvagem :O
Primitive
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm

quarta ago 06, 2008 11:38 pm

As minhas andam la fora no parque e também passam o tempo todo abrigadas debaixo das plantas só se mexem de manha cedo e pouco... são mais activam ao final da tarde depois daquele calor mais forte elas gostam mesmo de ser assim gostam de ser "calhaus"!!!
Por exemplo as horsfieldis e as outras testudos que tenho ja não param! andam sempre a passear e a comer isso também depende de especie para especie.

Tu pareces ter tudo em ordem... sabes se veio dum criador em ordem se esta desparasitada? se calhar é melhor informar acerca disso.....
mas se não notas nada de anormal deve-se apenas tar a habituar não ha motivos para alarme dá-lhe sossego 8)

Agora um aparte em relação ao facto de teres só uma tenho lido artigos que acreditam que as tartarugas que vivem sós começam a sofrer de problemas psicologicos e depressões como se custuma ver nos circos e zoos em relação aos felinos e aos simios e isso revela-se no seu comportamento como estarem muito quietos ou então terem "vicios" como andarem sempre as voltas e na mesma direcção... falo disto porque ja me aconteceu e desde então mantenho sempre no minimo 2 pares da msm especie ( a não ser aquelas agressivas)

para evitar este comportamento quem so tem 1 exemplar pode

- ter grandes terrarios com obstaculos para estimular o exercicio e a curiosidade ( sim sao mt curiosas)
- dar alimentos inteiros para que tenha o trabalho de os cortar e ir comendo pouco a pouco
- ir mudando o horario de alimentação criar rotinas não é muito bom assim como o local da mesma para que ela tenha de a procurar
- ir mudando a decoração de longe a longe

Mais uma coisa estudos tambem demonstram que estas tartarugas dão-se bem com humidade moderada ao contrario do que se pensa e até é bom para evitar o piramidismo desde que essa seja sempre quente e controlada, a alimentação deve ser á base de plantas silvestres e ervas fibrosas existe sites que vendem sementes especializadas para tartarugas terrestres mas tambem existe muita coisa no nosso pais para lhes dar é so pesquisar :wink:

Boa sorte são lindas!
Romba
Membro Veterano

quarta ago 06, 2008 11:42 pm

mesmo tirando.lhe a caverna ficando tudo a descoberto ela tenta encontrar um canto para dormir ou escava um pouco no substrato..

que raio de tartaruga esta :o
Romba
Membro Veterano

quarta ago 06, 2008 11:47 pm

ah pois entao o problema é mesmo serem mais timidas, ja fico mais descansado. eu estava preocupado, isto quase parecia uma semi- hibernação.

Passo aqui a publicidade, não sei se posso mas eu comprei na petosland.com. Tem cites e estava tudo em ordem com ela.

Quanto à curiosidade, ja tive de esconder os vasos todos e afins pois ela mete e boca em tudo, eu tinha um cato com folhas a pender para o chao e ela ia morder os bicos so para teres ideia.. vi a tempo foi a sorte
Romba
Membro Veterano

quarta ago 06, 2008 11:54 pm

primitive, desculpa tar a chatear mas que achas acerca do dar tomate a esta especie? é que ela adorou e adora
Primitive
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm

quinta ago 07, 2008 12:27 am

Sim é curiosa e deves-lhe proporcionar entretenimentos como pedras troncos etc sempre "seguros"
Tomate não é um alimento de todo aconselhavel como ja te disse deves ir para alimentos mais naturais (fibrosos) para teres um ideia a digestão de alimentos de cozinha é de 3 a 8 dias enquanto alimentos silvestres é de 16 a 28 (e é para este ultimo que o sistema digestivo delas estao preparados)
As minhas comem muita erva/relva e também comem cactus como opuntias (sem picos claro) ricas em fibras e calcio... alem disso a alimentação deve ser reforçada com calcio e vitass (reptivite é bom)

Eu vou procurar os sites de onde encomendo as minhas sementes veem de Inglaterra e não fica caro tenho algumas no jardim outras em vasos conforme vão acabando vou plantando! Dps mando-te :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”