Dogue Alemao merle

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

AnaCenoura
Membro Veterano
Registado: sábado jan 13, 2007 5:40 pm

quarta ago 06, 2008 12:43 pm

CindelP Escreveu:
AnaCenoura Escreveu:
susanalapa Escreveu:A Ana que me corrija aqui, se eu estiver errada, uma vez que os pretos e os arlequim, estão fora da minha "guerra". De um cruzamento de dois negros, sejam eles de arlequim ou não, nunca poderá saír um merle ou um arlequim, certo?
A probabilidade é muito menor mas pode sair, sim... Evidente que se alguém pretende tirar arlequins de uma ninhada, nunca a fará entre dois negros mas, se estes forem os dois negro de arlequim, há, efectivamente, probabilidade de sair arlequins.
Isto no que toca aos arlequins, certo?

Sair um Merle de dois Pretos, independentemente da sua ascendência, parece-me impossível ....
Isto quem me "ouve" aqui a "falar" até pensa que sou grande entendida na matéria.... Não sou!!!! Apenas sou uma apaixonada pelos dogues alemães com algum conhecimento (fraco :lol: ) em genética!!! E assim vou "cuscando" em todos os lados e aprendendo em alguns deles!

Segundo eu entendo, a probabilidade de sairem merles de um cruzamento negroXarlequim é ligeiramente maior que a de sairem arlequins.

Não conheço casos de merles derivados de cruza negroXnegro, como conheço casos de arlequins, mas também não se trata de casos em que os pais (negros de arlequim) fossem descendentes directos de merles e sim de arlequins...

Assim, pela MINHA lógica, da cruza entre 2 negros de arlequim descendentes directos de merle, há a mesma probabilidade de sairem merles como sairem arlequins da cruza entre 2 negros de arlequim descendentes directos de arlequins. (Confusãooooo :wink: )

Como são raríssimos os casos de trabalho com merles, é menos comum acontecerem casos destes.

"Penso eu de que...!!!" :lol: :lol: :lol: :lol:
Ana Madrugo
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quarta ago 06, 2008 12:58 pm

é tudo uma questão de probabilidades. se na cruza preto/preto houver ascendencia arlequim aumenta a probabilidade de sairem cães arlequim. se um exemplar preto dessa cruza for posteriormente cruzado com outro preto, a probabilidade de sair arlequim diminui, certo?

pelo que estou a depreender disto, o preto é um gene dominante e o arlequim é recessivo, certo?
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta ago 06, 2008 1:01 pm

Boas,

Confesso que tambem embora seja um assunto algo engraçdo, a mecanica dos Merles passa-me ao lago ...

No entanto, não concordo com o seguinte :
AnaCenoura Escreveu: Asim, pela MINHA lógica, da cruza entre 2 negros de arlequim descendentes directos de merle, há a mesma probabilidade de sairem merles como sairem arlequins da cruza entre 2 negros de arlequim descendentes directos de arlequins. (Confusãooooo :wink: )
Porque?

Sair Merles de Preto * Arlequim é bastante possivel, tendo em conta que o Arlequim poderá ser Merle.

Mas dois Pretos (independentemente de seres Negros de Negros, de Arlequins ou mesmo de Azuis), nunca podem portar Merle. Caso o portassem, seriam Merles e não Pretos (solidos). Daí afirmar que Preto*Preto nunca dê Merle.

A não ser que me esteja a escapar algo ...
AnaCenoura
Membro Veterano

quarta ago 06, 2008 1:55 pm

CindelP Escreveu:Boas,

Confesso que tambem embora seja um assunto algo engraçdo, a mecanica dos Merles passa-me ao lago ...

No entanto, não concordo com o seguinte :
AnaCenoura Escreveu: Asim, pela MINHA lógica, da cruza entre 2 negros de arlequim descendentes directos de merle, há a mesma probabilidade de sairem merles como sairem arlequins da cruza entre 2 negros de arlequim descendentes directos de arlequins. (Confusãooooo :wink: )
Porque?

Sair Merles de Preto * Arlequim é bastante possivel, tendo em conta que o Arlequim poderá ser Merle.

Mas dois Pretos (independentemente de seres Negros de Negros, de Arlequins ou mesmo de Azuis), nunca podem portar Merle. Caso o portassem, seriam Merles e não Pretos (solidos). Daí afirmar que Preto*Preto nunca dê Merle.

A não ser que me esteja a escapar algo ...
A mim escapa, de certeza!!! :lol:

É que, segundo os quadros mendelianos, de cruzas de negros de arlequim (quer de informação genética mmhh ou mmHh*), nunca sai nem arlequins (MmHh e MmHH), nem merles (Mmhh).

Mas como a genética da cor dos dogues alemães é "diferente" (e gira! Há sempre mais qualquer coisa para aprender!), saiem uns arlequins de negroXnegro de vez em quando!

* - " (...) A cor preto pode ter códigos genéticos diferentes sendo os cachorros de pelagem completamente iguais. Partindo do principio que temos dois cães pretos de arlequim puros (sem mistura nem de castanho nem de azul, que podem ter pois os genes que dão estas duas cores são recessivos) ignoramos o código genético da cor que não interessa para as nossas contas ficamos com mm-hh ou mm-Hh qualquer um dos dois é preto (...)" in um post que estava (e já não está) aqui na arca.
Ana Madrugo
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 06, 2008 2:09 pm

AnaCenoura Escreveu: É que, segundo os quadros mendelianos, de cruzas de negros de arlequim (quer de informação genética mmhh ou mmHh*), nunca sai nem arlequins (MmHh e MmHH), nem merles (Mmhh).

Mas como a genética da cor dos dogues alemães é "diferente" (e gira! Há sempre mais qualquer coisa para aprender!), saiem uns arlequins de negroXnegro de vez em quando!
Exacto

Daí que efectivamente que Negro*Negro (sejam negros de negros ou de arlequins) nunca sai Merles, podendo sair no entanto Arliqu

E de Negro*Arlequim poder sair perfeitamente Merles

;)
AnaCenoura
Membro Veterano

quarta ago 06, 2008 10:43 pm

CindelP Escreveu:
AnaCenoura Escreveu: É que, segundo os quadros mendelianos, de cruzas de negros de arlequim (quer de informação genética mmhh ou mmHh*), nunca sai nem arlequins (MmHh e MmHH), nem merles (Mmhh).

Exacto

Daí que efectivamente que Negro*Negro (sejam negros de negros ou de arlequins) nunca sai Merles, podendo sair no entanto Arliqu

E de Negro*Arlequim poder sair perfeitamente Merles

;)
Ora então está tudo esclarecido.... :lol:

Mas voltando aos benditos merle.... como são LINDOSSSSSSSSSSS
Ana Madrugo
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quinta ago 07, 2008 12:35 am

acho que é a cor mais bonita nos DA! obviamente que eu sou suspeita né? :P

by the way,muito se tem falado sobre o facto do merle ser aceite no estalão da raça.andei á procura e não encontrei grande coisa sobre isso. alguem sabe alguma coisa?
BigBrother
Membro Veterano
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

quinta ago 07, 2008 7:02 am

Se os arlequins são basicamente merles com branco e o merle é dominante nunca podem sair arlequins de 2 pretos. Quanto muito saem Plattenhundes, que podem ser confundidos com arlequins, mas que não o são

Imagem
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 07, 2008 9:04 am

BigBrother Escreveu: Se os arlequins são basicamente merles com branco e o merle é dominante nunca podem sair arlequins de 2 pretos. Quanto muito saem Plattenhundes, que podem ser confundidos com arlequins, mas que não o são

Imagem
Uma duvida, e os arlequins não podem ser Negros sobre o efeito do Si?
BigBrother
Membro Veterano

quinta ago 07, 2008 10:52 am

Pretos com si darão os Boston :wink:
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 07, 2008 10:56 am

BigBrother Escreveu:Pretos com si darão os Boston :wink:
Certissimo, my mistake :oops: :oops:

Queria dizer Sp (piedball).

Até porque se partimos do principio que existe o Si (irish spotting), não será igualmente logico assumir que poderá existir o Sp?
E um dogue negro sobre o efeito do Sp, originaria o Sp, sem ser necessario a presença do M?
BigBrother
Membro Veterano

quinta ago 07, 2008 12:49 pm

Os Plattenhundes são do tipo piebald. E são diferentes dos arlequins porque nestes as manchas são irregulares, todas recortadas, enquanto que nos piebald as manchas têm contornos redondos.

Já há para aí umas descobertas sobre o gene branco que indicam que não haverá os 4 alelos para o branco, como anteriormente se pensava, mas confesso que ainda não tive cabeça para ler a coisa com pés e cabeça

http://www.chromadane.com/piebald%203.htm e seguir os links indicados
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 08, 2008 10:40 am

BigBrother Escreveu:Os Plattenhundes são do tipo piebald. E são diferentes dos arlequins porque nestes as manchas são irregulares, todas recortadas, enquanto que nos piebald as manchas têm contornos redondos.

Já há para aí umas descobertas sobre o gene branco que indicam que não haverá os 4 alelos para o branco, como anteriormente se pensava, mas confesso que ainda não tive cabeça para ler a coisa com pés e cabeça

http://www.chromadane.com/piebald%203.htm e seguir os links indicados
Pois, mas confesso que sempre encarei os Plattenhundes como Arlequins, daí ter assumido de que dois pretos pudessem dar Arlequins. Nunca tinha reparado efectivamente nos diferentes tipos de manchas ...

GraZias :)
bmarina
Registado: domingo jan 14, 2007 2:15 pm

segunda set 01, 2008 1:17 pm

Ontem tive a ler algumas das justificações de alguns "criadores" ou "mais entendidos", em relação ao facto dos merle n terem lop. pelo que percebi, a justicação so é valida p eles mmo.. pq eu pessoalmente não estou minimamente preocupada se o meu cao vai a expos fazer de bonito, preocupa-me sim, o facto desses "criadores" acharem o meu menos grand danois que o deles. sempre ouvi dizer q - QD anda cm um pato, "Quaca" como um pato e ainda por cima parece um pato.. é pq é um pato!" - .. o meu "rafeiro parecido com grand danois" da assim uns ares valentes a scoobydoo.. deve ser so ideia minha..

No entanto, preocupa-me sim o facto do cruzamento do pequeno sancho com outra pequena possa dar problemas, isso sim é que preocupa, pois estou a pensar adquirir uma menina daqui a uns tempos.

Não o posso cruzar nem com merles nem com arlequins..é isso?

mais uma vez, obrigada pela ajuda
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 01, 2008 3:12 pm

Bmarina, a justificação tem a ver com uma maior incidência de desordens genéticas (surdez, albinismo, cegueira) que estão aliadas ao gene "merle", por isso o registo no LOP deles vai ser restrito, não permitindo a reprodução. Nenhum criador ou entendido na raça acha um merle "menos" que os outros DA pois sabem perfeitamente que é uma cor que sempre aparecerá. Mas também sabem que não os devem cruzar. :wink:

Um DA merle não deve cruzar nem com preto, nem com arlequim nem com nenhuma outra cor.

Se se quer aventurar na criação de Dogues Alemães a minha sugestão é que se informe muito bem antes de o fazer, isto se o que pretende é fazer algo de bom pela raça que gosta...

Também é bom informar-se bem sobre o que envolve em termos monetários fazer uma ninhada de dogues, caso seja necessária uma cesariana o que custa, quanto custa manter 10 ou 12 cachorros de 2 meses com 20 kgs cada até poderem sair para casa dos novos donos, etc.
Também é bom saber sobre doenças genéticas comuns à raça como a displasia da anca, entrópio, ectrópio, etc e convém fazer o teste da displasia a pai e mãe antes de os cruzar sob pena da sua ninhada só servir para perpetuar os genes de cães displásicos com todo o sofrimento que isso acarreta para os cães e para os donos.
Saiba também que se o pai for um merle a ninhada não terá LOP... o que é uma coisa impensável numa ninhada de cães de raça pura.

Enfim, há muito para ler e para ponderar antes de o fazer.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Dogue Alemão”