Novo inquilino no Zoo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sábado ago 09, 2008 7:15 pm

Bem após uma noita a trabalhar no substrato (3 camadas com densidades diferentes) fui hoje buscar o meu 1º ( 1º e último segundo a minha mulher :twisted: ) escorpião.

A jogar pelo seguro comecei com um Pandinus Cavimanus, que pela morfologia exterior, e sem exame mais pormenorizado me parece uma fémea (mas pode ser que me ajudem aqui).

Aqui ficam as primeiras fotos da menina Xanaxisss...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Só me falta fazer uma toca para ele se esconder quando está à superficie mas com tanto substrato para escavar acho que não o vou ver muitas vezes... :twisted:
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

sábado ago 09, 2008 8:05 pm

bem lindo mesmo
para se ver se e macho o melhor é ver os dentes por baixo
tens PM
<p>1.0.0&nbsp; carcharodon carcharias</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
Thorgarth
Membro Veterano

domingo ago 10, 2008 4:23 pm

Ainda não peguei nele para confirmar se é fémea mas como não apresenta "dentes" salientes no dedo móvel das garras, chelicera?!?! (ainda tenho que me familiarizar com os termos próprios da morfologia dos escorpiões).

De qualquer meneira deixo aqui mais umas fotos do túnel que já começou a escavar, e para minha sorte bem ao longo da parede frontal do faunário.

Imagem

Imagem
deadman
Membro Veterano

domingo ago 10, 2008 8:00 pm

ta muita louco
as queliceras se nao estou em erro sao as presas das tarantulas e nao dos escorpioes!
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

domingo ago 10, 2008 8:40 pm

que bonitooo é uma barata??? :twisted: :twisted: :twisted:
(brincadeira acho os lindos mas era animal que não tinha...lol parabens e boa sorte (não fazia ideia que esses bichos escavavam tuneis tao giros :))
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo ago 10, 2008 8:54 pm

Com estes e outros artropodes é que não me convencem. Mas parabéns é muito bonito (no género claro :twisted: )
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

segunda ago 11, 2008 11:53 am

Deadman estás enganado , as queliceras também existem nos escorpiões.

Os escorpiões têm uma forma de se alimentarem característica, usando as suas quelíceras. Estas são umas pequenas garras que saem da boca, muito afiadas, que são usadas para retirar pequenos pedaços de alimento da sua presa e colocá-los na boca.

Retirado do wikipédia .

Belo exemplar : )

Se tiveres alguma dúvida ou quiseres conhecer melhor os artropodes há um fórum bem porreiro sobre eles . Se quiseres MP :)
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

segunda ago 11, 2008 12:00 pm

Estava eu a recordar algumas coisas sobre os escorpiões e quando vou ao wikipédia vejo isto.

Os predadores naturais do escorpião são as lacraias, louva-deus, macacos, aranhas, sapos, lagartos, seriemas, corujas, gaviões, quatis, galinhas, camundongos, algumas formigas e os próprios escorpiões.

Achei muito engraçado mesmo as galinhas serem predadoras de escorpiões :lol:
Thorgarth
Membro Veterano

segunda ago 11, 2008 12:15 pm

Pois aínda tenho muito que aprender nesta área. Os dentes que acima me estava a referir são no dedo móvel dos pedipalpos. Como não encontro nenhum desses dentes de forma saliente, e também pelo facto de ser bem larga (muito mais do que o outro que eu vi e que deveria ser o macho), vou presumir, até examinar a parte inferior, que é uma fêmea.

Agora é só esperar que ela coma lá em casa pela primeira vez. Por enquanto ainda não comeu nenhum dos grilos que lá coloquei (já lá tive 4, 2 de cada vez por 1 dia, e depois voltaram para o faunário deles para se alimentarem), mas provavelmente ainda se está a ambientar, por isso é ter calma. Ela assim que as luzes se apagam sai logo da toca e começa a explorar, e mexe-se bastante bem.

No primeiro dia, até porque como era o meu 1º escorpião, tive a experimentar os seus reflexos e o seu método de ataque, para melhor poder prever o seu comportamento. É bem rápida no ataque com os pedipalpos mas ainda não a vi utilizar o telson. De qualquer modo não me pareceu muito agressiva, e só ficava danada quando eu me aproximava demais dela ou fazia gestos mais rápidos.
deadman
Membro Veterano

segunda ago 11, 2008 1:12 pm

Megred Escreveu:Estava eu a recordar algumas coisas sobre os escorpiões e quando vou ao wikipédia vejo isto.

Os predadores naturais do escorpião são as lacraias, louva-deus, macacos, aranhas, sapos, lagartos, seriemas, corujas, gaviões, quatis, galinhas, camundongos, algumas formigas e os próprios escorpiões.

Achei muito engraçado mesmo as galinhas serem predadoras de escorpiões :lol:
as minhas de vez em quando até comem cobras(pequenas)
Responder

Voltar para “Exóticos”