Piriquito com as patinhas tortinhas :( Ajuda
Os meus piriquitos tiveram a pouco tempo filhotes, (3), no entanto hoje quando fui tratar deles, um dos que nasceram a pouco tempo, estava cá fora, achei estranho, peguei nele, não reagiu, quando vi ele tem as perninhas tortinhas pra dentro, ele tem reação nas patinhas, por isso acho que nao estao partidas, sera que é deficiencia? O meu medo é que agora a mãe o rejeite e não lhe dê comida, o que posso fazer? descascei uma sementinha e meti no biquinho dele, ele não comeu...depois meti-o lá na gaiola mesmo assim, porque não sei como reagir, da maneira como estao as perninhas ele não se consegue manter num poleiro. AJUDEM-ME SFF!!
Última edição por NathalyGo em terça ago 12, 2008 8:05 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
- Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)
Ponha-o devolta no ninho !!
Uma vez também tinha um pequenino no chão da gaiola e voltei a pô-lo no ninho e a mãe continuou a alimentá-lo.
Não o ponha fora do ninho já, pois pode ser cedo demais e ele não conseguir comer sozinho :S...
Faça isso e vá vendo o papinho dele todos os dias !
Quanto às patinhas não conseguia por uma foto aqui??
É que assim não consigo perceber bem o que se passa com as patinhas dele.
Mas qualquer coisa pode sempre ir a um veterinário de animais exóticos para ver o que se passa, pois pode ser apenas uma luxação (que é facilmente tratável com um anti-inflamatorio), agora não posso afirmar nada
....
Uma vez também tinha um pequenino no chão da gaiola e voltei a pô-lo no ninho e a mãe continuou a alimentá-lo.
Não o ponha fora do ninho já, pois pode ser cedo demais e ele não conseguir comer sozinho :S...
Faça isso e vá vendo o papinho dele todos os dias !
Quanto às patinhas não conseguia por uma foto aqui??
É que assim não consigo perceber bem o que se passa com as patinhas dele.
Mas qualquer coisa pode sempre ir a um veterinário de animais exóticos para ver o que se passa, pois pode ser apenas uma luxação (que é facilmente tratável com um anti-inflamatorio), agora não posso afirmar nada

<strong>Kátia</strong>
pois só que eu acho que pode ter sido os irmaozinhos a tira-lo do ninho, pois o q ele tem nas patinhas é msm uma deficiencia. eu não sei por aqui as fotos no forum :S é assim eu acho que ele já se esta a habituar a estar fora do ninho, até porque a pouco estava com eles, e vi ele sozinho a subir po poleiro da agua, com a ajuda do biquinho, e das asinhas, e lá subiu, não bebeu aguinha, mas conseguiu subir pra la. sera que inda devo mete lo no ninho? ele ficou de ontem pra hj fora do ninho, porque não sabia a quem perguntar, entao escrevi aqui no forum, ninguem me respondeu, estava mesmo desesperada, mas agora depois d o ver acho q ele até esta bem cá fora, eu agora meti-lhe um pratinho com agua e outro com comidinha no chao pra ele ir lá comer, a pouco já esteve lá a ver os pais a comer, mas como aquilo é transparente só picava na parte de fora. :/
-
- Membro Veterano
- Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)
Pois, um dos meus pequeninos também teve um problemazito, e eu penso que tenha sido um dos irmãos e tive de separá-lo deles, mas ele ainda era muito pequenino e tive de alimentá-lo à mão.
Se forem mesmo os irmãos é melhor não estar ao pé deles mesmo.
Mas esteja atenta a ver se ele come, se não comer vai ter de dar-lhe comer à mão, com uma seringa (que qualquer veterinário lhe pode dar). Mistura daquelas papinhas próprias para piriquitos bebés (quando mais fininha melhor, para ser mais fácil de ele engolir) com água e dá-lhe. Isto é um bocado dificil de se fazer e tem de ser feito várias vezes ao dia (2 vezes ao dia, no máximo 3, 2ml de cada vez).
Pode por dessa papinha(que normalmente eles adoram) no fundo da gaiola também, pois é mais facil de ele comer que as sementes e vai-se habituando a comer sózinho.
Se ele já consegue subir aos poleiros já é bom sinal, é sinal que já é grandinho.
Pode também pegar nele com a sua mão e por ao pé de um dos pais para ver se lhe da comidinha.
O pai dos meus bebés piriquitos fazia isso (era um querido =P), mas a mãe não, é uma questão de tentar. chegue-o devagarinho ao pé dos pais e depois pare, o pequenino supostamente vai pedir-lhes comida e pode ser que lhe dêem.
Quanto à defeciência é melhor ir mesmo a um veterinário de exóticos, conhece algum?
Boa Sorte
Se forem mesmo os irmãos é melhor não estar ao pé deles mesmo.
Mas esteja atenta a ver se ele come, se não comer vai ter de dar-lhe comer à mão, com uma seringa (que qualquer veterinário lhe pode dar). Mistura daquelas papinhas próprias para piriquitos bebés (quando mais fininha melhor, para ser mais fácil de ele engolir) com água e dá-lhe. Isto é um bocado dificil de se fazer e tem de ser feito várias vezes ao dia (2 vezes ao dia, no máximo 3, 2ml de cada vez).
Pode por dessa papinha(que normalmente eles adoram) no fundo da gaiola também, pois é mais facil de ele comer que as sementes e vai-se habituando a comer sózinho.
Se ele já consegue subir aos poleiros já é bom sinal, é sinal que já é grandinho.
Pode também pegar nele com a sua mão e por ao pé de um dos pais para ver se lhe da comidinha.
O pai dos meus bebés piriquitos fazia isso (era um querido =P), mas a mãe não, é uma questão de tentar. chegue-o devagarinho ao pé dos pais e depois pare, o pequenino supostamente vai pedir-lhes comida e pode ser que lhe dêem.
Quanto à defeciência é melhor ir mesmo a um veterinário de exóticos, conhece algum?
Boa Sorte

<strong>Kátia</strong>
-
- Membro Veterano
Ah, se as taças de comida e água são transparentes mude para umas que não sejam, para ser mais facil de ele identificar a comida 

<strong>Kátia</strong>
Não conheço nenhum vet de exoticos. :/ acontece que eu infelizmente nunca habituei os meus piriquitos a andar a mão,por isso cada vez que vou tentar chegar o pequenino aos pais eles fogem, mas ontem quando estava a ver se ele se conseguia movimentar bem, o pai dele ficou paradinho a frente dele, ele começou com o biquinho a pedir comida, e ele ficou estatico a olhar pra ele, não lhe picou, nem lhe deu beijinho, nem comida, mas mesmo q não faça nada, mas que pelo menos tambem nao lhe faça mal, ja fico muito feliz porque assim posso mante lo junto da familia. Em relação a papinha, ontem fui a loja pra compra-la, mas a Sr. disse pra eu experimentar lhe por os pratinhos no chao com agua e comida pra ver se ele lá ia, e penso que tenha ido, porque ontem a noite eu estive a ver o papinho e estava cheinho...
A Srª da loja, disse me que quando eles nascem assim é raro sobreviverem, mas que não é impossivel, por isso tenho de ter mt paciencia com ele, se for o caso dar-lhe tudo a mao. Mas desde antes de ontem pra hoje já vi um gd desenvolvimento dele, porque antes andava sempre entalado nas grades de baixo, agora como ja meti umas revistas no chao, pra ele nao se entalar, ja anda la a vontade. Vou ver como ele se porta se notar algo de diferente vou procurar o veterinario entao.
Obrigada pelos teus conselhos Romena 

-
- Membro Veterano
De nada
... fico feliz por ele estar a comer
.
É sempre preferivel ele comer sozinho do que sermos nos a dar-lhe, pois eles não gostam nada !
Cntinue a vigiá-lo e muito boa sorte com o pequenino

É sempre preferivel ele comer sozinho do que sermos nos a dar-lhe, pois eles não gostam nada !
Cntinue a vigiá-lo e muito boa sorte com o pequenino

<strong>Kátia</strong>
A bocado quando fui de novo ao pe da gaiola, ja saiu mais outro do ninho, agora so falta um.
e este tava a coçar a cabecinha ao doentinho:) fiquei msm contente de se darem bem... hihi acho q ja se esta a habituar, ate porque ja soube pos poleiros mais altos e tudo, sozinho, vai ajudando com o biquinho, e as tantas ja la ta em cima, agora estava a almoçar, com eles la ao pe d mim, o pequenino subiu ate ao poleiro mais alto, adormeceu, e caiu, achei lhe graça porque quando chegou ca a baixo acordou sobressaltado. AHAHHA msm mt querido. Fico mt feliz de puder ajudar estes animaizinhos, q infelizmente nao nascem perfeitos...parece q uma pessoa ainda se apega mais qd sao assim 

-
- Membro Veterano
É verdadeNathalyGo Escreveu:A bocado quando fui de novo ao pe da gaiola, ja saiu mais outro do ninho, agora so falta um.e este tava a coçar a cabecinha ao doentinho:) fiquei msm contente de se darem bem... hihi acho q ja se esta a habituar, ate porque ja soube pos poleiros mais altos e tudo, sozinho, vai ajudando com o biquinho, e as tantas ja la ta em cima, agora estava a almoçar, com eles la ao pe d mim, o pequenino subiu ate ao poleiro mais alto, adormeceu, e caiu, achei lhe graça porque quando chegou ca a baixo acordou sobressaltado. AHAHHA msm mt querido. Fico mt feliz de puder ajudar estes animaizinhos, q infelizmente nao nascem perfeitos...parece q uma pessoa ainda se apega mais qd sao assim

Fico mesmo contente por si e pelos seus pequenitos

<strong>Kátia</strong>
pois... agora tb ando a tentar q fique mais mansinho, q se deixe pegar mas el é casmurra, porque nao s deixa apanhar, msm sem andar ele da as asinhas e escapa da mao :/ mas isso vai la com o tempo
ihih

-
- Membro Veterano
É isso agora tens de ter muita paciência com ele, ele não estava habituado a pegarem-lhe, mas isso vai la com o tempo
.
São tão giros os teus piriquitos !! Parabéns
O problema da patita do paquenino não me parece ser nada que o impeça de ter uma vidinha normal ( e ainda bem =)).
Ele já é bem grandinho, já pode bem tar fora do ninho, não tarda nada começa a comer sózinho
.
Dá-lhes alface e cenoura, eles costumam gostar muito
, os meus adoram
. Ah! e de maçã também
.

São tão giros os teus piriquitos !! Parabéns

O problema da patita do paquenino não me parece ser nada que o impeça de ter uma vidinha normal ( e ainda bem =)).
Ele já é bem grandinho, já pode bem tar fora do ninho, não tarda nada começa a comer sózinho

Dá-lhes alface e cenoura, eles costumam gostar muito

<strong>Kátia</strong>
olá, bonitos seus periquitos ingleses...
As fotos do filhote estão boas, porém, não consegui identificar se o que está torto, são as perninhas ou um dedo da pata apenas.
Alguns fatores fazem com que isso ocorra. Quando as perninhas ficam tortas, ainda quando filhotes, antes de sair do ninho com aprox. 25 a 30 dias, que pode ser:
_tipo do ninho, material de confecção ter enroscado alguma linha em seus dedinhos e ocasionado a lesão, como estão ainda em crescimento, acaba por ficar assim e acostumarem como estão.
_Nascer os filhotes cada um em dias diferentes, tornando-os de tamanhos desiguais, onde o maior prejudica o menor;
-A própria mãe ao deitar sobre eles pode ter machucado, também ocorre;
_E por último, pode ter havido ocorrencia de vermes,
que atacam o sistema nervoso da ave e a faz em alguns casos esta anomalia, geralmente ivermectina resolve, mas após diagnóstico de exame das fezes da ave, com acompanhamento de um veterinário, que não necessariamente deve ser de exóticos e sim de aves.
Esses periquitos são fáceis de tratar e cuidar e na idade que vejo este azulzinho ele com certeza está comendo sozinho.
E por favor, em hipótese alguma dê alface a qualquer ave que seja, pois o alface é muito prejudicial para o intistino de qualquer ave, sem distinção de raça, assim como o abacate, tomate e outros..
Se quer dar verduras, pode ser almeirão, rúcula, espinafre, couve, agrião.
Frutas quase todas, em especial não dar abacate, pois é muito gorduroso, abacaxi muito ácido e sobre a maça ela é ótima para as aves, mas não oferecer as sementes dela, pois possui uma enzima que prejudica.
Devo ter algo digitalizado sobre criação desta raça, que tornaria mais fácil pra ti, vou procurar, caso queira, estou a disposição...
Abraços...
Fausto...

As fotos do filhote estão boas, porém, não consegui identificar se o que está torto, são as perninhas ou um dedo da pata apenas.

Alguns fatores fazem com que isso ocorra. Quando as perninhas ficam tortas, ainda quando filhotes, antes de sair do ninho com aprox. 25 a 30 dias, que pode ser:
_tipo do ninho, material de confecção ter enroscado alguma linha em seus dedinhos e ocasionado a lesão, como estão ainda em crescimento, acaba por ficar assim e acostumarem como estão.
_Nascer os filhotes cada um em dias diferentes, tornando-os de tamanhos desiguais, onde o maior prejudica o menor;

-A própria mãe ao deitar sobre eles pode ter machucado, também ocorre;

_E por último, pode ter havido ocorrencia de vermes,

Esses periquitos são fáceis de tratar e cuidar e na idade que vejo este azulzinho ele com certeza está comendo sozinho.
E por favor, em hipótese alguma dê alface a qualquer ave que seja, pois o alface é muito prejudicial para o intistino de qualquer ave, sem distinção de raça, assim como o abacate, tomate e outros..
Se quer dar verduras, pode ser almeirão, rúcula, espinafre, couve, agrião.
Frutas quase todas, em especial não dar abacate, pois é muito gorduroso, abacaxi muito ácido e sobre a maça ela é ótima para as aves, mas não oferecer as sementes dela, pois possui uma enzima que prejudica.
Devo ter algo digitalizado sobre criação desta raça, que tornaria mais fácil pra ti, vou procurar, caso queira, estou a disposição...

Abraços...
Fausto...
Obrigada são lindos mesmo...
Pois alface sempre ouvi dizer q nao fazia muito bem, e nunca tentei dar, sequer. Mas fruta e aquele coisinho do choco tambem lhes dou... O azulzinho é muito fofinho ainda ontem adormeceu com o bumbum dentro do recipiente da comida, achei lhe uma piada. E no oto dia adormeceu no poleiro, e caiu, mas levantou-se logo e ficou como nada se passa-se. ahahah Sim...ele felizmente tem se desenrascado muito bem, e come sozinho, e bebe aguinha sozinho, estou muito contente por nao estar a estranhar a deficiencia dos seus pesinhos, na sua mensagem nao sabia se o defeito, o defeito são nos pesinhos, tanto eles sao de lado como os dedinhos são todos tortinhos, as vezes ficam uns por cima dos outros, nao deve ter sensibilidade nos dedinhos. :/ mas esta a ultrapassar muito bem...e isso é q é importante.