A iguana é um animal vertebrado, cujo esqueleto ósseo, apresenta algumas estruturas cartilaginosas. Sua temperatura corpórea depende do meio ambiente, sendo que são conhecidas como animais "pecilotérmicos ou ectotérmicos". Ela possui o corpo revestido por escamas ou placas dérmicas, com sistema especial de excreção de líquidos para evitar a desidratação.
A criação ideal consiste dos seguintes fatores: temperatura + umidade + luz + alimentação + espaço físico. Em terrários climatizados que utilizam termostato para manter a temperatura constante é necessário que haja, à noite, uma queda da temperatura de cerca de 5 a 8º C em pelo menos um local do terrário.
A umidade relativa do ar não é a mesma para todas as espécies e o criador deverá ter em mente, que regar um terrário e tampá-lo faz com que, evidentemente, a umidade aumente significativamente, reduzindo a circulação de ar, que pode ser pior do que a falta de água no terrário. O excesso de umidade prejudica a respiração e a regulação térmica e pode acarretar fungos no ambiente, letais para alguns animais.
Normalmente, as lâmpadas especiais para répteis que emitem radiação UV-B (fluorescentes) não produzem UV-A (incandescentes) e vice-versa. A administração de vitaminas e suplementos é praticamente diária para algumas espécies .A manutenção da água dentro do organismo dos répteis é extremamente importante e eficaz . As fezes e a urina são eliminadas com o mínimo de água , havendo grande quantidade de ácido úrico.
ALIMENTAÇÃO - De hábitos diurnos, a iguana se alimenta preferencialmente de insetos quando jovem e na fase adulta, torna-se praticamente vegetariana consumindo brotos, queijo branco, alface, escarola, laranja, banana, cenouras raladas, flores de hibisco, ipê, pétalas de rosa, entre outras. No inverno, devido à baixa do metabolismo, deve-se diminuir a quantidade de alimento ou até deixá-la passar algum tempo sem comer nada.
RAÇÃO - Existem várias rações importadas próprias para as iguanas. Varie a alimentação com frutas, legumes e verduras cruas, principalmente as de tonalidade mais escura e flores, como hibiscos, rosas e mel, complementando com proteína animal (pequenos insetos, principalmente grilos e baratas, ração para gatos à base de proteína animal e ração para peixes à base de vegetais) na proporção de 30% para Iguanas filhotes (até 2 anos, em média) e subadultas (de 2 a 4 anos) e menos de 5% para as adultas (acima de 4 anos). Dar comida duas vezes por dia.
DOENÇAS - A alimentação inadequada pode ocasionar um ‘’subcrescimento’’ do animal ou perda de peso. Concomitante com a perda de peso, temos a desidratação, perda de massa muscular chegando a caquexia. A obesidade é outro problema importante, pois os répteis em cativeiro têm uma tendência ao sedentarismo. A redução de peso é obtida com exercícios diários (necessita de um terrário com tamanho adequado), divisão da alimentação em períodos e quantidades adequadas e aumento na quantidade de fibra no alimento.
TERRÁRIO - Como é um animal de grandes dimensões, o terrário deve ser amplo, alto e com excesso de troncos e galhos. Este réptil precisa se exercitar para não ficar obeso. Necessita também tomar banho de raios ultravioleta. Um terrário para uma Iguana deve ter galhos para que o animal se esquente e descanse. Os galhos dever ser dispostos abaixo das luzes incandescentes para que o animal possa se esquentar. Algumas plantas também devem fazer parte da decoração, pois além de embelezarem o terrário, providenciam locais para abrigo e sombra, caso o terrário fique quente demais.
DECORAÇÃO - No interior do terrário uma estrutura vegetal (galhos e troncos), e um pouco de terra e pedrinhas no chão, que podem ser substituídas por litter (cacto ou casca de árvore moída, à venda nas pet shops) e carpetes atóxicos, mais absorventes.
ILUMINAÇÃO - Se o terrário tem menos de 50cm de largura, usar uma só lâmpada, a de tipo UV-B específica para répteis, que ajuda a sintetizar o cálcio e a vitamina D3 nas reações metabólicas, indispensáveis para a sobrevivência. Com mais de 50cm, o ideal é ter também a de tipo UV-A, que ajuda a manter a pele em boas condições. Para 1m de largura, colocar três lâmpadas: duas UV-B e uma UV-A.
TEMPERATURA - O ideal é que o terrário tenha ao redor de 29ºC durante o dia e 22ºC à noite, para reproduzir o ambiente típico do Iguana. O controle da temperatura é feito com um termômetro no terrário. É influenciado pelo aquecimento das lâmpadas, a rocha aquecida, o aquecedor com termostato e a temperatura externa.
AQUECIMENTO - O Iguana precisa de uma fonte de calor, obtida através de aquecedores de cerâmica, rochas ou placas aquecidas, ligadas ininterruptamente.
UMIDADE - Controla-se com um hidrômetro, em geral acoplado ao termômetro. Deve ficar entre 70 e 80%. Para aumentá-la oferece-se água em uma vasilha que serve para o Iguana resfriar-se quando a temperatura corporal ficar muito alta e para manter a umidade relativa do ar. Outra forma de umedecer o ambiente é borrifando água no terrário duas vezes ao dia ou conforme necessário.

FONTE: NOSSOS BICHOS