Bosques da Noruega

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

quinta mai 29, 2003 1:17 am

Nossa, são lindos!
Mas qual a(s) característica(s) pra se diferenciar essa raça das outras!?
Bazan
Membro
Registado: terça jan 01, 2002 1:01 pm

terça jun 03, 2003 6:50 pm

QUE ASPECTO DEVE TER UM BOSQUE DA NORUEGA?

Conforme o estalão, o seu pêlo é formado por uma capa interna lanzuda e por pêlo de cobertura liso, impermeável à água e suficientemente comprido. No período invernoso, apresenta a gorjeira, e os pêlos das patas posteriores são tão compridos que formam uns “calções”, assim como uma cauda longa que neste período é densa. No verão assiste-se a uma muda que altera o seu aspecto, reduzindo especialmente a sua gorjeira.
A cabeça do norueguês é típica; está contida num triângulo equilátero, o focinho é pontiagudo e o queixo pronunciado. As orelhas são largas na base, compridas e bem abertas. Os olhos são grandes, ligeiramente oblíquos e podem ser verdes, amarelos ou díspares.
O seu corpo está solidamente implantado sobre patas fortes, das quais as posteriores são ligeiramente mais altas que as anteriores.
É um gato robusto e o seu peso ideal é de 6-7 quilos para os machos e 5-6 quilos para as fêmeas. Todas as cores são admitidas excepto o color point, o chocolate e o lilás. A cor do manto não é casual: varia conforme as zonas de proveniência. Os mantos brancos ou cinzentos são frequentes nas regiões nevadas, os azuis ou negros nas zonas costeiras, os tigrados nos bosques, os vermelhos e tartaruga em zonas mais quentes.

Ana Bazan
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jun 03, 2003 7:14 pm

Olá

Achei muito curioso o facto de as cores terem a ver com a região de onde provêm, muito interessante.
A exposição é este fim de semana não é?

beijokas
Kathleen
Bazan
Membro

quarta jun 04, 2003 11:34 pm

A exposição é este fim de semana.
Apareçam e procurem por Forest Spirit Amadeus.
Ana Bazan
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quinta jun 05, 2003 9:05 am

Olá! :D
Que gatos lindos, Bazan!
Também adorei ficar a saber o que a Kathleen referiu:
Kathleen Escreveu: o facto de as cores terem a ver com a região de onde provêm

No entanto, surgiu-me uma dúvida:
Isso não segue uma regra sempre fixa, pois não? É que, então, como se explicaria a profusão de cores da ninhada da Hilda??? Resultam já da mistura de gatos provenientes de regiões diferentes, não é?
E já agora, a Hilda é oriúnda da Suécia (não me enganei, pois não?) - região onde neva muito - mas não é branca... como se explica?
Outra dúvida: se nascerem gatinhos colour point, chocolate ou lilás - não aceites pelo estalão - o que fazem os criadores??? Não acredito que façam o mesmo que os criadores de boxers quando nasce um branco (também fora do estalão)... Por favor, diz-me que não fazem isso!!!!
Bazan
Membro

quinta jun 05, 2003 11:52 am

Olá. Na realidade a distrubuição das cores não é regra. Faz-se referência à história, e à difusão da raça nas suas origens.
Na realidade a Hilda teve uma ninhada muito variada em cores, porque ela genéticamente transmite os códigos relativos à cor da pelagem. Assim acontece com o pai da ninhada. Neste caso as cores que a Hilda transmitiu são dominantes sobre as de Amadeus (pai). O leque de cores é variado mas, não devemos esquecer as diluições. O creme é uma diluição do vermelho, por exemplo.
A Suécia é um país onde neva muito mas a nossa Hilda nasceu numa pequena cidade (Tidaholm), junto ao lago Vattern.
Não devemos esquecer que não estamos a falar de gatos que vivem em perfeita liberdade. Estamos a falar de gatos totalmente domesticados logo, interferimos na sua distribuição. Eles vivem onde os seus donos vivem.
Visite o meu diário, vai gostar de ler a história da minha criação e como foi maravilhosa a minha visita à Suécia.
Ana Bazan
Bazan
Membro

quinta jun 05, 2003 12:04 pm

Olá. Na realidade a distrubuição das cores não é regra. Faz-se referência à história, e à difusão da raça nas suas origens.
Na realidade a Hilda teve uma ninhada muito variada em cores, porque ela genéticamente transmite os códigos relativos à cor da pelagem. Assim acontece com o pai da ninhada. Neste caso as cores que a Hilda transmitiu são dominantes sobre as de Amadeus (pai). O leque de cores é variado mas, não devemos esquecer as diluições. O creme é uma diluição do vermelho, por exemplo.
A Suécia é um país onde neva muito mas a nossa Hilda nasceu numa pequena cidade (Tidaholm), junto ao lago Vattern.
Não devemos esquecer que não estamos a falar de gatos que vivem em perfeita liberdade. Estamos a falar de gatos totalmente domesticados logo, interferimos na sua distribuição. Eles vivem onde os seus donos vivem.
Visite o meu diário, vai gostar de ler a história da minha criação e como foi maravilhosa a minha visita à Suécia.
Ana Bazan
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

quinta jun 05, 2003 12:09 pm

Olá Bazan,

Ai que riqueza os seus Gatos! :D se não em descrição e talvez depois em "pm"... algum disponível? hehehehe :lol: ... ... ando com umas ideias... ;)

Boas,
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

quinta jun 05, 2003 12:13 pm

Olá Bazan,

Ai que riqueza os seus Gatos! :D se não em descrição e talvez depois em "pm"... algum disponível? hehehehe :lol: ... ... ando com umas ideias... ;)

Boas,
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jun 05, 2003 2:32 pm

Olá

Bazan tenho de lhe dizer, adorei o seu diário. Escreve tão bem e descreve tudo na perfeição de tal forma que eu própria me senti a comer aquela comida e a visitar a casa da Hilda. Continue que quero ler as aventuras dos seus felinos.

Os seus gatos são magníficos.

Beijokas
kathleen
Bazan
Membro

sexta jun 06, 2003 5:35 pm

Olá e obrigada. Ainda bem que gostou do meu diário. Devo dizer que está por actualizar. Tenho aventuras para contar...!
Talvez, depois do meu regresso de Vinhais, vou levar no carro 8 gatinhos e 3 gatões! Já sei que pensam ser impossível... mas com os meus bosques a vida é um sonho e eles fazem questão de ir comigo para todo o lado. Vou tirar umas fotos nas cerejeiras, com os meus gatos no meio das cerejas. Se ficarem bem coloco-as no álbum.
Até breve
Ana Bazan
Bazan
Membro

domingo jun 08, 2003 10:37 pm

Olá. A exposição de Viana correu muito bem. Vi pela primeira vez os esfinge. Uma criadora espanhola levou quatro exemplares desta raça.
O Amadeus portou-se muito bem, ganhou o ponto para o campeonato internacional e fez no Domingo o melhor da variedade, o Best in Show ficando em 3º lugar do Best of Best. Apesar de todos os gatos apresentarem pouco pêlo os juizes gostaram tanto dos exemplares espanhois como dos portugueses. Os aplausos foram muitos quando o Amadeus ganhou o Best in Show, no Sábado foi um Main Coon (exemplar espanhol)a ficar com este prémio.
Aguardo a presença dos que não foram na próxima exposição em Penafiel.
Ana Bazan
Kathleen
Membro Veterano

domingo jun 08, 2003 11:09 pm

Olá

Os meus parabéns pelos resultados.

A próxima exposição é em Penafiel? Quando é?
Este ano não há exposição na Figueira?

Beijokas
Kathleen
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

domingo jun 08, 2003 11:29 pm

Boa noite bazan,

Eu não costumo frequentar o forum dos gatos, mas como quero iniciar-me também neste forum, nada melhor para iniciar a frequencia num forum que felicitar um dono extremoso pelos seus maravilhosos exemplares. Muitos parabens... Fiquei realmente maravilhada.

Sobre expos, desde pequena que os meus pais me levaram a expos tanto de gatos como de cães, resultados: uma paixão de 11 anos por uma raça de cão á qual me dedico de corpo e alma(Boxer) e mais recentemente pelas raças deste maravilhoso felino que é o gato, mais especificamente pelo Abissinio, Sagrado da Birmania e pelo Bosque da Noruega... Enfim, raças que pretendo antes de tomar uma decisão, de me aprofundar nos conheçimentos para depois tomar a opção certa, até lá a nivel de felinos faço-me acompanhar pelo meu Felix, um gato que salvei da morte á quase 10 anos atrás e que se tornou um amigo fiel tanto da familia humana como da famila "canina" e que tenho todo o gosto de apresentar ao "pessoal do forum felino" através do meu album.
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Kathleen
Membro Veterano

domingo jun 08, 2003 11:47 pm

Olá Joana

Bem vinda aqui ao forum dos felinos, vai ser bom poder contar com a tua participação.

Por acaso noto que no forum dos cães há algumas pessoas que têm gatos mas nunca participam aqui...

O teu Czar é lindo, um exemplar de boxer de sonho o teu Felix é um gatinho adorável e muito bonito.

beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”