terça ago 12, 2008 3:01 pm
Todos os escorpiões capturados por mim, foram colocados exactamente debaixo da mesma pedra onde foram encontrados, após não mais que 4 ou 5 horas, com excepção para um casal que capturei e mantive cerca de um mês, para estudo do comportamento da espécie e tentativa de reprodução em cativeiro.
Como animais capturados na natureza que são, comiam mal (apenas gafanhotos e nem sempre) e não consegui com que fizessem a cópula, pelo que os libertei tambem passado esse periodo.
Quanto ao veneno, eu suponho que seja semelhante ao B. occitanus encontrado em Paris, mas nao conheço nenhum estudo nem relatos fidedignos de picadas.
O unico que conheço, é o do meu avô que foi picado quando era mais novo uns 20 anos, ao apanhar lenha no monte aqui perto.
Ele diz que sentiu muita dor localizada, que inchou bastante a mão e que de noite dormiu mal e com ligeiras dificuldades em respirar. Ao outro dia diz que já pouco ou nada sentia.
Pressuponho, pelo relato, que será mais ou menos equivalente á picada de um vespão (aquelas abelhas enormes e gordas).
Nao sei o perigo que representa para crianças, mas a menos que ocorra alergia, nao creio que mate, mas creio que pode ser necessario um apoio médico.
No entanto, existe um montão de factores que podem condicionar isto, como o tamanho do exemplar, o sexo (fêmeas maiores e mais robustas) do exemplar, a quantidade de veneno injectada, o sistema imunitario de cada um de nós, etc etc etc.
Mas resumindo, o efeito vai alem de uma dor local e edema. Leva mesmo, pelo que conta o meu avô, a problemas respiratorios...