escorpiao

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
FlavioCruz
Membro
Registado: quinta jul 05, 2007 3:53 pm

terça ago 12, 2008 12:13 pm

hummm tou a ver... :D

Obrigado pelo esclarecimento P_R :) Não fazia ideia disso

Abraço
<strong>"Animals Have Rights, Too!"</strong><u> </u>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

terça ago 12, 2008 12:15 pm

P_R Escreveu:Ha tres espécies de Buthus na peninsula iberica.

> Buthus occitanus
> Buthus ibericus
> Buthus monticula (penso ser assim que se escreve)

Destas 3, apenas Buthus ibericus foi registado em Portugal. Ha uma grande confusão por aí, e tambem não te sei dizer ao certo a diferença dos ibericus para os occitanus, mas sei que tem a ver com os pedidalpos. Penso que uma das espécies (penso ser B. ibericus) tem um sulco na parte anterior dos dentes da pinça móvel!
Por acaso tinha ficado com a ideia que o lacrau que temos por cá era o Buthus Occitanus. Aliás ainda à pouco tempo tinha estado a ver uma página na net sobre isso mesmo. http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.a ... &iLingua=1

Outras fontes relatam que apesar de o Buthus Occitanus anteriormente se crer ser o único escorpião por terras lusas a verdade é que começam a ser relatados avistamentos de Buthus ibericus em algumas zonas do algarve. Não sei até que ponto esta informação é correcta
Vou pesquisar mais.
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça ago 12, 2008 1:54 pm

Antes de mais, uma correcção: nao inha a certeza como disse, e fui verificar e não é B. monticula mas sim B. montanus (é parecido, vá, sabia que tinha a ver com monte XD)

Throgarth, essa informação está, provavelmente, errada.
Já discuti isso em alguns foruns estrangeiros com gente que percebe (mesmo) de escorpiões e indicaram-me que em Portugal o que está documentado é mesmo o B. ibericus.

Provavelmente conhece-mo-lo como B. occitanus pois ha alguns anos nao se fazia a distinção dos espécimes que habitam a zona marroquina e os europeus. No entanto, as diferenças eram grandes, principalmente na potencia do veneno, pois a dos marroquinos é quase 5 vezes mais potente que a dos europeus, tendo capacidade para matar uma criança e até um ser humano adulto mais debilitado. (LD50. B occitanus "Paris": 4.15 | LD50 B. occitanus (Marrocos?): 0.9)

Deixo-te aqui um paper interessante, que me aconselharam quando discuti isso com gente que entende do assunto:
http://rapidshare.com/files/136772798/B ... e.pdf.html
P_R
Membro Veterano

terça ago 12, 2008 2:04 pm

Alias, posso-te provar o que digo.

Se leres o paper que te indiquei, veras que os B. Ibericus possuem um pequeno lóbulo no dedo móvel do pedipalpo!

Agora mostro-te fotos de dois espécimes que capturei em zonas distintas e, como podes reparar, junto á articulação do dedo móvel, tanto o macho (primeiro) como a fêmea (segundo) possuem essa caracteristica:

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

;)
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

terça ago 12, 2008 2:26 pm

Espero que não os tenhas libertado depois à porta de alguém.... :twisted:

Bem de facto a diferença da potência do veneno entre as duas espécies é abismal.

Mas em relação ao nosso Lacrau, que será então o B. Ibericus, qual a relevância médica do seu veneno. Representa algum perigo caso não seja alvo de tratamento médico, em especial em jovens, idosos e pessoas com maior sensibilidade, ou fica-se mesmo por uma tóxina com efeito meramente local, e dolorosa?
P_R
Membro Veterano

terça ago 12, 2008 3:01 pm

Todos os escorpiões capturados por mim, foram colocados exactamente debaixo da mesma pedra onde foram encontrados, após não mais que 4 ou 5 horas, com excepção para um casal que capturei e mantive cerca de um mês, para estudo do comportamento da espécie e tentativa de reprodução em cativeiro.

Como animais capturados na natureza que são, comiam mal (apenas gafanhotos e nem sempre) e não consegui com que fizessem a cópula, pelo que os libertei tambem passado esse periodo.

Quanto ao veneno, eu suponho que seja semelhante ao B. occitanus encontrado em Paris, mas nao conheço nenhum estudo nem relatos fidedignos de picadas.
O unico que conheço, é o do meu avô que foi picado quando era mais novo uns 20 anos, ao apanhar lenha no monte aqui perto.
Ele diz que sentiu muita dor localizada, que inchou bastante a mão e que de noite dormiu mal e com ligeiras dificuldades em respirar. Ao outro dia diz que já pouco ou nada sentia.

Pressuponho, pelo relato, que será mais ou menos equivalente á picada de um vespão (aquelas abelhas enormes e gordas).

Nao sei o perigo que representa para crianças, mas a menos que ocorra alergia, nao creio que mate, mas creio que pode ser necessario um apoio médico.

No entanto, existe um montão de factores que podem condicionar isto, como o tamanho do exemplar, o sexo (fêmeas maiores e mais robustas) do exemplar, a quantidade de veneno injectada, o sistema imunitario de cada um de nós, etc etc etc.

Mas resumindo, o efeito vai alem de uma dor local e edema. Leva mesmo, pelo que conta o meu avô, a problemas respiratorios...
Romba
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2008 10:07 pm

terça ago 12, 2008 11:26 pm

sao realmente animais lindo, eu tenho familia no algarve e numa zona de serra lá para os estorninhos já vi 2 e confesse que tive medo pois nao se moveram quando me aproximei ao contrario de outros animais. enfim o meu pai foi picado em pequeno e disse-me que foi parecido á mordida de um peixe aranha mas mais prolongado ainda . agora eu dido, PORRA!
Responder

Voltar para “Exóticos”