Bom dia a todos. Venho contar as novidades do cão abandonado na Estrada da Lagoa Azul.
O Lagoas, nome apelidado pelo facto de estar perto da Lagoa Azul, foi resgatado ontem com imenso sucesso por duas pessoas muito atenciosas da parte da Dra. Alexandra, pelas 16h30. Embora estivesse visivelmente assustado e debilitado, não foi complicado colocá-lo na carrinha.
Seguimos para o veterinário do Dr. Rodrigo em S. Pedro de Sintra e o diagnóstico não foi dos piores. Apesar do ar abatido a nível físico, abanava o rabinho e rosnava quando uma mão se movimentava para lhe tocar. Era uma mistura de comportamento, ao mesmo tempo que rosnava, abanava o rabo! Constatou-se que terá sido vitima de maus tratos e terá tido uma vida de sofrimento. As mazelas no seu corpo não deixam dúvidas. Devo dizer que fiquei impressionada com a veterinária que estava a dar-lhe assistência, uma atenção fabulosa, vê-se logo quem de facto se preocupa com os animais e não só o faz por sustento (todos precisam de dinheiro) como por amor e dedicação.
O nível de saúde não está dos melhores e além de febre desconfia-se que possa ter Leishmaniose, próxima semana saberemos o resultado das análises que foram para Espanha. O peso ronda os 33 quilos para um cão que deveria rondar entre 40 a 50 quilos. Pergunto-me como é possível que o ser humano consiga provocar tal estado num outro ser vivo…
Continuando. Após o veredicto seguimos rumo à APCA
http://www.apca.org.pt/. A Natália Correia esteve presente toda a consulta e quando chegámos à Associação o Lagoas foi pulverizado com spray de carraças e afins para entrar na sua futura casa que, esperemos ser provisória.
Cortou-me o coração ver cerca de 200 animais em latidos renhidos, num espaço que apesar de poucas condições, alberga os seus animais com a destreza necessária para não acontecerem acidentes maiores . São seleccionados de forma meticulosa para que não hajam peripécias que coloquem em perigo a vida de cada um. Fiquei impressionada como apenas duas pessoas conseguem com tanta afeição e humildade ajudar aqueles pobres bichos, cada um com uma história mais infeliz que a outra.
Entre alimentar, cuidar, limpar, os tratadores não têm tempo para brincar, “ como não há tempo para tudo, é mais importante que estejam num local asseado, quando sobra um tempinho todos os dias escolho um, abraço-o e canto-lhe uma canção”, diz um dos tratadores com um ar feliz mas ao mesmo tempo impotente por não conseguir fazer mais.
A Natália Correia mostra ter um coração gigante, com bastante orgulho nos seus cachorrinhos, chama-os pelo nome, conhece-os a todos e faz daquele espaço o paraíso nos poucos recursos que têm. “ Uma despesa de 6mil euros não é fácil de suportar, vivemos de donativos, ajudas de sócios e as dívidas aumentam. Cada mês que passa é uma luta para não lhes faltar o essencial de sobrevivência”. E penso eu, tantos outros tendo cuidados supérfluos enquanto estes subsistem das poucas doações. Tal qual a criança que em casa deita comida fora porque não gosta e faz birra enquanto tantas outras morrem à fome sem um pedacinho de pão para comer ou sequer uma ervilha crua para mastigar…
Em anexo apresento a conta que a Inês pagou pois eu não teria como dar esse dinheiro, 112.50€. Foi uma pessoa que apesar de ter animais a seu cuidado e de se encontrar desempregada, prontificou-se em ajudar. Assim sendo, o NIB da Pravi encontra-se em divulgação
NIB 0033 0000 4530 8483 78 805 para que não desconfiem da intenção. Embora eu não faça distinção se a conta é particular ou se pertence alguma associação quando me enviam os apelos, à partida acredito nas palavras das pessoas e faço os donativos sem colocar a credibilidade em questão. No entanto para os mais atentos esta é uma forma de confirmar que este acontecimento é real e ninguém está a viver à custa da generosidade das pessoas. Posso incluir ainda que foram doados 40€ faltando 72.50€ para saldar esta primeira dívida.
Preocupa-me agora o seguinte, é necessário encontrar pelos menos 4 madrinhas, incluindo eu. Se cada uma der 5€ por mês conseguimos pagar o mínimo essencial de despesa que a APCA terá de suportar para um animal deste porte. 25€ por mês é o valor que terá de ser feito ao
NIB da APCA “Por cada donativo, em dinheiro (através de cheque à ordem da Associação de Protecção aos Cães Abandonados, ou depósito na conta: 2070 5396 0009 do Banco Espírito Santo, balcão Estoril, ou ainda por transferência bancária, para o NIB: 0007 0207 0005 3960 009 97, poderá solicitar um recibo à Associação”.
Como tenho animais também, não poderei ajudar de outra forma, infelizmente o meu ordenado não é o ideal mas faço o que posso, sem deixar faltar o básico ao cão que possuo, as contas são divididas com o meu namorado e a gatinha fica ainda à sua responsabilidade. Como referi já é um esforço que estou a fazer, calhou-me um cão complicado, por vezes insuportável mas nem assim deixa de receber todo o amor e carinho pela família. Apesar dos pesares não me arrependo de assumir a responsabilidade de o ter acolhido juntamente com a minha família. As nossas vidas mudaram, é um facto mas nada como deitar na cama e respirar de alívio por não termos virado as costas, deixando um cachorrinho a morrer dentro de uma caixa. Aparte disto…
A minha grande preocupação será se confirmarem a Leishmaniose, nem quero imaginar a manutenção desta doença. Estive a informar-me e pelo que relataram não será fácil. No entanto vou continuar a lutar com esperança que alguém seja tocada no coração e tenha uma vontade enorme em adoptar o Lagoas. Será muito gratificante compensá-lo do sofrimento pelo qual passou com os seus 6 anos, dando-lhe amor e alegrias.
É importante referir que qualquer transferência deverá ter a indicação de ajuda para o Lagoas senão não saberemos para quem é a contribuição. Se não conseguirem fazer por multibanco a especificação podem enviar um email para
[email protected] dizendo o montante que transferiram para o Lagoas ou através de um sms Natália Correia 915133063 ou 964530419
No caso de ser o NIB da Pravi, fazer o mesmo para o email
[email protected]
Ficha do Lagoas:
Ronda os 6 anos, arraçado de Castro Laboreiro com Rottweiler
Agradeço desde já toda a ajuda que foi prestada por todos, confesso que fiquei verdadeiramente emocionada por ver que existem pessoas com um coração gigante e que se preocupam com os nossos animais! Embora sejamos poucos, se cada um ajudar da forma que puder podemos melhorar um pouco este mundo vil e cruel em que vivemos. E quem sabe com o tempo não consigamos passar esta mensagem a outras pessoas e sensibilizá-las para estas questões. Não obstante, gostaria de ajudar todos, mas todos os animais que passam por situações destas. É uma utopia querer auxiliar todos eu sei…
Nos próximos dias irei fazer uma cobertura fotográfica do espaço da APCA e levarei ração para ajudar.
Beijinhos e obrigada, obrigada, obrigada!